terça-feira, novembro 20, 2007

Pico de audiência.

A noite dorme plena.
O telefone dorme pleno.
A pia da cozinha dorme plena.
O vazo sanitário dorme pleno.
O carro estacionado está.
O cachorro silencioso com seus olhos fechados.
O gato deitadinho num canto cochilando.

A noite segue seu ritmo em silêncio.
O fogão nada tem para aquecer.
A geladeira meditando.
Meus olhos estão em chamas.
As palavras são abrigo.

A TV já saiu do ar.
O rádio quieto.
Não há qualquer trabalho para a máquina de lavar.
Sapatos e tênis descansam tranquilos.
Janelas e portas trancadas.
Jornais de ontem já lidos.
Os instrumentos calados.
Só escuto um zunido.

Deve haver um mosquito por aqui acordado.
Voando perdido pela madrugada.
E as formigas o quê estão fazendo?
Sinos sem badaladas.
Brisa morna vela as árvores e flores.
O céu escuro não brilhará em vão.

Estamos nós aqui acordados.
Eu e as batidas do meu coração.

Tico Sta Cruz

37 Comments:

Blogger ** Renata Ferri ** said...

Solitário????
É nessa hora que a gente consegue perceber as coisas mais simples da vida!!!
Bêjo0s,
Rê!
Te amo MEU SANTO FORTE!

2:54 AM  
Blogger Vera Lucia said...

Então, éramos quatro.
E veja só... o cachorro e o gato, dormindo, tranquilos, lado a lado, em paz, apesar de seus instintos, de suas diferenças...
Se eles conseguem, porque nós, seres humanos, "superiores"?!?, as vezes, não conseguimos???

Um Bom Dia pra ti...

3:58 AM  
Blogger Junior São Gonçalo said...

Belo!

Um lindo poema.
Mas não sei se tão bom de ser sentido...nunca tive insônia. Adoro a noite, adoro essa sensação de silêncio, de calma, das coisas paradas... e a gente ali, ligado...
Mas constantemente não deve ser muito bom, imagino.

Sabe Tico, ontem mesmo conversava a respeito do "corre-corre" atual que todos nós vivemos.
Toquei nesse ponto, porque a noite em certas ocasiões, parece que não sofreu as "mutações" do nosso "novo mundo tecnológico".
A noite possui o seu encanto. Ela é verdadeira. O dia às vezes brinca de virar noite, às vezes fica nublado... E quem se rende ao seu encanto, normalmente fica apaixonado. Eu amo a noite.
Mas não estou falando de sair pra balada e tal. Não falo desse tipo de amor. Falo do amor pelas paisagens iluminadas pelo luar, do amor pela madrugada estrelada, do amor pela conversa calma, ventilada pela brisa lunar... A noite nos passa calma... nos faz pensar...

E lhe inspira a escrever belos textos, poemas, como este. Olhe por esse lado, caro amigo. Deixe essa palavra "pesada" de lado... a insônia é um termo médico...para você existe a noite, companheira...

e todos nós, aqui...

Forte Abraço!

JUNIOR

4:04 AM  
Blogger Kari said...

Eu sempre gostei mais da noite do que do dia. A madrugada então, sempre foi minha parte preferida do dia.
Mas, não tem nada pior do que acordar em plena madrugada, com aquele silêncio gigante, e não ter nada pra fazer... parece que as horas não passam, parece que a terra parou por alguns instantes...

Beijos,
Kari

4:21 AM  
Blogger Rafael Bulos said...

Oi, Tico.

Cara, não sei como você aguenta ficar perambulando durante a madrugada, claro que quando tem algo interessante à se fazer é até legal. Mas o silêncio da madrugada é ensurdecedor.

Tudo que eu posso te desejar são bons sonos. =/
Que você tenha mais sono >.<''

Abraço.

4:47 AM  
Blogger Manoela Zabotti said...

Aaah a noite!
Chega a ser irritante
Às vezes tão bela, encantadora.
Quando o silêncio se torna profundo, enquanto tudo dorme, as palavras são sua saída. Compreendo plenamente, já disse por aqui que desabafo escrevendo, e isso é um ótimo exercício, e me dá a oportunidade de apreciar seus belos textos.A diferença é que os seus são lidos e compreendidos, os meus parecem gritos vazios.Confesso que preferiria então observar você dormindo um sono profundo, mas este lugar deixaria de se chamar "Clube da Insônia".
Não sei se isso te faz bem, imagino que não. Como o Junior disse, a madrugada é sua companheira e nós também.

Beijo grande querido,
Fico feliz por ter voltado a escrever assim, matou a saudade!

5:29 AM  
Blogger Unknown said...

ah garotinhu...quanto tempo...vc nawm vem mais me visitar neh??poxa migo, dah uma passada por aki...tou com e-mail novo...drika_nettinhu@yahoo.com.br
Abraços...* seus posts estaum o máximo*

6:15 AM  
Blogger Cinderela Compulsiva said...

A pura realidade de uma noite de insonia. Perfeito, assim como todos os outros que você já postou aqui.
Fizeram um comunidade pra você meu Rei ... Tico Sta Cruz para presidente! hauahua :D o/ e eu estou la neh.

beeeejo de sua sempre, sempre fã.

8:14 AM  
Blogger Simplesmente Paris said...

"Rien que la nuit pour nous rapprocher de ce qui nous sommes vraiment".

Nada melhor que a madrugada para nos aproximar do que, ou, de quem realmente somos.

Mônica

9:17 AM  
Blogger (( Brunosauay )) said...

Eu sei muito bem o quanto sofre a pessoa q tem insônia, pelo menos eu sofro com isso.
Já passei e passo muitas noites em claro olhando pro teto so á escutar o silêncio da madrugada,em que os pensamentos na maioria das vezes se tornam minha companhia.
E uma sensação horrivel, em q as consequencias vem ao longo do dia e ao anoitecer recomeçar tudo outra vez.

A unica coisa a desejar e que na proxima noite nos tenhamos um sono tranquilo, e que esse pesadelo que vivemos acordados nos deixem em breve!

Bons sonhos pra nóis...

Abraço!

10:25 AM  
Blogger Khalee Duranki said...

é...nessa calmaria noturna que muita coisa vem à tona, especialmente dentro da gente, da nossa mente, da nossa alma..

e é ótimo quando sabemos valorizar esses momentos..criando algo. fazendo algo.

não fazer nada é fácil demais às vezes..temos que aproveitar.


beijos

11:19 AM  
Blogger Daniel Barros said...

Muito bonito o texto. Porém deve ser triste pra ti né??!?!?!
Eu gosto muito da calma que a noite nos traz. Mas tentar dormir e não conseguir é muito ruim.

Abraço rapaz.
E se cuide!

11:58 AM  
Blogger Emmanuel Feliphy said...

Pow Tico !!!
Eu n sei como eh sentir insonia, mas sei como eh sentir a noite !!
Eu fico estudando as vezes de madrugada e sinto bem as suas nuances !!
O silencio q ela passa, os detalhes como geladeira meditando, os grilos ( como eles fazem barulho... ), e depois vem o frio q bate forte umas 2 da manha...
Ate terminar com os passaros cantando qnd o dia começa a raiar !!

Se cuida cara !!!!
E continua escrevendo , virei um fã dos seus textos !!!
Fico vasculhando o blog atras d textos antigos !!!
Muito interessante mesmo !!!
Ate mais...

2:00 PM  
Blogger Junior São Gonçalo said...

PEÇO SUA LICENÇA TICO E AOS DEMAIS AMIGOS DO CLUBE, PARA "INTERROMPER" OS BELOS COMENTS E DEIXAR REGISTRADO UM FATO LAMENTÁVEL E IMPOSSÍVEL DE ACREDITAR:

Milhares de torcedores aqui no Rio de Janeiro (em todo o brasil também não é diferente) passaram 3 noites aguardando a troca de ingressos para assitir a uma partida do flamengo (a troca era mediante a compra de uma Lata de farinha lactea) e após a "longa espera" PROTESTARAM, isso mesmo, PROTESTARAM, pela pouca quantidade de ingressos que foi distribuído...

3 DIAS? MILHARES DE PESSOAS ACAMPADAS?

O RIO DE JANEIRO EM GUERRA?

ESSAS PESSOAS SÃO AS MESMAS QUE "RECLAMAM" QUE OS MANIFESTOS SÓ ACONTECEM NA HORA DE EXPEDIENTE?
MAS ELAS NÃO TRABALHARAM NESSES DIAS?

ESSA ENERGIA TODA PARA "PROTESTAR" POR CAUSA DO TIME DO CORAÇÃO, É A MESMA PARA LUTAR CONTRA OS IMPOSTOS QUE ROUBAM O "GANHA PÃO"???

SERÁ QUE SE FOSSE PARA DOAR PARA UMA CRECHE OU ORFANATO, AS PESSOAS COMPRARIAM FARINHA LACTEA??? OU COMPRARIAM FUBÁ??? OU MELHOR, SERÁ QUE COMPRARIAM???

ESTAMOS EM QUAL MUNDO????????????

NÃO É POSSÍVEL...

E o Major da polícia militar falou assim:

"é um desrespeito com o cidadão que está aqui tanto tempo esperando. Medidas urgentes e sérias tem que ser adotadas urgentemente, imediatamente. Vamos denunciar ao ministério público e fazer valer os direitos do cidadão e torcedor"

E AS PESSOAS QUE MORREM ESPERANDO NAS FILAS DOS HOSPITAIS???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

PUTZ...

DEUS DO CÉU, PAI, O QUE ESTÁ ACONTECENDO???

ALÔOoOooOOOO??? TEM ALGUÉM AÍ???

... ... ... ... ... ... ... ...

Sem mais, indignado totalmente,

JUNIOR

2:12 PM  
Blogger Suelen said...

Belo poema, mas é horrível sentir essa sensação... a noite adormece e vc se vê sozinho, apenas com suas batidas... seus pensamentos...
As horas passam e nada acontece.
É nessas horas que percebemos realmente o quanto somos dependentes de alguma coisa!!

Beijão querido!!
Amo-te!!

3:40 PM  
Blogger *Carol Carolina* said...

ao menos o coração bate!


enquanto o mundo dorme, tudo pode acontecer...




super beijo

5:08 PM  
Blogger Unknown said...

Meu insone Santo Forte.....Minha Santa Cruz
Quantas vezes me peguei em situação tão semelhante (só nunca tive cachorro, gato nem instrumentos...ah...por um tempo tive um piano e as vezes no silêncio da madrugada ele dava uns estalos....estranho!!!) ....acho que por toda minha vida...desde menina que me lembro que sempre adorei dormir de dia (e pouco) e ficar atenta, acordada, em atividade silenciosa....por toda a noite!!
Tanto que há muuuiiitooo tempo...no século, no milênio passado(ahahaha) escrevi essa poesia...mais precisamente em 17 OUT 1996.....(Licença de usar o SEU espaço??...onde o poeta, o escritor, o contador de histórias, o cronista... maravilhoso é vc....Graças a Deus!!!)

A NOITE

A noite é mansa
È minha melhor companheira
A noite dança
E seus olhos são todas as estrelas
A noite é feminina
A Lua também é
Ela transforma a menina
De repente em mulher
A noite é mágica
Ouço todos seus ruídos
Sinto todos seus fluídos
Os seus filhos são poetas,
Músicos, boêmios,
Bêbados, bandidos e os errantes
Mas quando chega mesmo
O que mais ela desperta
É a busca dos amantes
Que ao se encontrarem
Descobrem que a vida
Jamais será como antes
A noite é minha “bruxa” madrinha
Que carrega os sonhos do meu coração
Fundiu sua alma com a minha
E me inspirou essa canção

Beeeiiijooosss ...TODOS carregados de saudades...mas feliz por estes intervalos!!!

6:32 PM  
Blogger Lulu said...

muito lindo o poema :)

é, a insônia veio como um mal benéfico pra vc! Pra onde é que iriam todos esses pensamentos se não fossem as noites acordado?
Não sei até que ponto isso é ruim, mas pra mim ótimo, assim posso ler você todos os dias!

beijaooo, Tico!
:***

7:44 PM  
Blogger M. said...

"E de repente o telefone toca e é você
Do outro lado me ligando, devolvendo minha insônia
Minhas bobagens, pra me lembrar que eu fui a coisa mais brega
Que pousou na tua sopa. Me perdoa daquela expressãopré-fabricada
De tédio, tão canastrona que nunca funcionou nem funciona
E de repente o telefone toca e é você
Do outro lado me ligando, devolvendo minha insônia
Minhas bobagens, pra me lembrar que eu fui a coisa mais brega
Que pousou na tua sopa. Me perdoa daquela expressãopré-fabricada
De tédio, tão canastrona que nunca funcionou nem funciona
me perdoa a vida é doce
me perdoa a vida é doce
Me perdoa, me perdoa, me perdoa
São novamente quatro horas, eu ouço lixo no futuro
No presente que tritura, as sirênes que se atrasam
Pra salvar atropelados que morreram, que fugiam
Que nasciam, que perderam, que viveram tão depressa,
Tão depressa, tão depressa demais"
A vida é doce, Lobão.

6:19 AM  
Blogger Noli said...

Ola Tico

Entendo bem seus versos, suas palavras, olho para os lados e todo o meu quarto esta dormindo, menos eu, vejo as luzes se apagando, acendendo e por ai vai.
Este ano foi quase todo assim, as claras, esse ano lutei muito comigo mesma, crise existencial é osso, mas é necessario, estou precisando de cama, melhor de sono, acho que nós dois né meu lindo...

Mil bjos
te adoro

10:28 AM  
Blogger Daniel Barros said...

Parabéns pelo comentário Junior.

Não consigo entender o que passa na cabeça dessas pessoas que param suas vidas, mudam suas rotinas, para poder assistir há um jogo de futebol. Particularmente não tenho nada contra o esporte, até assisto de vez em quando. Mas dormir na rua durante dias por causa de um ingresso?!??!?! Será que o jogo é tão importante assim? Ou melhor, será que algum jogo vale isso tudo?? Será que após o jogo a vida dessas pessoas será melhor?? As escolas terão professores com salários dignos? Seremos socorridos quando procurarmos os hospitais públicos? Seremos respeitados pelas nossas "autoridades"?!?!?!?!?

Acho que não!

Tudo permanecerá igual. E enquanto esses "torcedores" continuarem agindo dessa forma nada poderá mudar. Enquanto a sociedade achar um jogo mais importante do que o que acontece no nosso cenário político nada poderá mudar.

Nesses mesmos dias outras notícias ganharam grande destaque na mídia nacional. Como por exemplo o caso da "menina" de 15 anos que ficou presa NA MESMA CELA COM 20 HOMENS. Mas não vi ninguém na rua protestando contra isso. Outro exemplo: "Juntos, o Senado e a Câmara gastam R$ 16,4 milhões por dia; mais de R$ 11,4 mil por minuto. Significa uma despesa de R$ 190, o equivalente a meio salário mínimo, a cada segundo."[fonte: Jornal O globo].

Alguém foi dormir na rua por causa disso?

Ahhh, isso não importa né?!?!? Política é pra desocupado né?!??!?! Não podemos 'largar o trabalho' para ir pras ruas protestar né??!?!?!?

Futebol é outra coisa.
Futebol vale a pena.
Futebol faz parte da nossa cultura né?!?!?

Política não!

Enquanto pensarmos assim teremos que continuar convivendo com os hospitais sem médicos, as escolas sem professores, a população sem dignidade, as ditas autoridades nos roubando, a polícia sem efetivo para cumprir seu trabalho, a corrupção cada vez mais ativa.

Esse é o nosso Brasil!

Tico, também peço desculpas por mudar totalmente o assunto. Mas acho realmente importante dicutirmos isso. Desde já desculpe-me por qualquer coisa.

Grande Abraço
Muita sorte hoje e sempre.

Daniel Barros

1:00 PM  
Blogger Borboleta Bia said...

Óbice,
Observar.

Óbice?
Por quê?

Já é dia!
Todos marcham e dormem plenamente.

Objeto,
Estático!

Objeto!
Humano.
Objeto!

Quero despertar.
Não da noite,
Nem com água fria,
Que arranca um rápido suspiro.

Quero ser a descarga da chuva,
Que cai lentamente, suave.
Escorre, desliza, flui entre labirintos dos canos,
Até restar gota única.
Que mata a sede do bicho homem,
Bicho gente,
Bicho escravo,
Bicho óbvio.

Seu próprio,
Óbice!

Beijos,
Gabi

2:05 PM  
Blogger Danny Souza said...

POIS É..
SÃO NESSAS HORAS
NA CALADA DA NOITE
NA NOITE NEM TÃO CALADA
QUE CERTOS SERES
CHEGAM E POUSAM...
SIM...SERES NOTURNOS
DAQUELAS ASAS NEGRAS
COMO AS NOITES DO MUNDO
E DE CERTAS VESTES BRANCAS
COMO INÚMEROS
LUARES PROFUNDOS....

BEIJOS NOTURNOS,

DANNY

6:06 PM  
Blogger Unknown said...

...então....mas voltando ao assunto que não é o assunto....
o que mais me chocou depois de ver todo esse noticiário sobre essa barbarie dos ingressos para o jogo...é que os que não conseguiram ingressos..."revoltados"...destruiram os alimentos ali mesmo no chão, para "protestarem" contra a "desorganização"..."indignados"!!
Bem...chego a conclusão de que só o futebol mesmo pra dar um descanso a essas mentes tão atormentadas por tanta coisa errada que se vê neste mundo!!! PUTZ!!!

7:36 PM  
Blogger borboleta. said...

tum tum
relaxe seus braços
tum tum
relaxe sua mente
tum tum
silêncio
tum tum
relaxe relaxe relaxe
tum tum
tum tum
tum tum

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
apague a luz
e vem comigo
que eu tô precisando de vc
eu quero mais
enquanto o mundo dorme a gente faz a noite derreter.


Risos. Inevitável...acabei de carregar um video agora no youtube.

Só que coloquei umas batidas de coração aí, já que o seu ao menos bate.

Insônia é ruim...mas a madrugada é sensacional.

Estava ausente desde o capítulo 8...demorei pacas pra ler tudo hoje...a saga vai que vai.

Beijos ursinho.

3:35 AM  
Blogger Junior São Gonçalo said...

PS.:
Agradeço ao Tico e a todos os amigos que fazem desse espaço aqui, um ótimo exercício para nossas vidas e cidadania.

Aqui nós conversamos, debatemos, brincamos,tudo na sua dose certa, sempre com respeito ao próximo.

Aqui sim, existe uma democracia! Ou seria melhor chamar de Anarquia!?

Pois é.

Obrigado a todos! De coração! estamos juntos amigos, todos no mesmo barco!

Forte Abraço,irmão!

JUNIOR

4:27 AM  
Blogger Le said...

Cansei... e então Acordei.

4:58 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cara ! Sensacional teu show mes passado aki em marau .. as 2 horas valeram muitoo apena!!
te admiro cara!

5:42 AM  
Blogger Cláudia Vila Nova said...

E olha eu aqui de volta.Justamente num texto como esse...

Ah..como bom voltar aqui ,tava com saudade..

Beijos pessoa linda por dentro e por fora.

11:19 AM  
Blogger Unknown said...

O choro lava a alma e quem não chora sente o pesar no coração. O desgosto é um vácuo que gruda e inunda a alma. Devasta a vontade, mina a ação.

12:58 PM  
Blogger Tati said...

Sei bem como é isso...sou inimiga do sono... Mas comigo é diferente , sou insone por opção mesmo (às vezes ) leio , ouço música , penso ,re-penso, olho pro céu ( literalmente , claro ,porque o teto do meu quarto é tão estrelado quanto) daí quando da vontade , fecho os olhos e durmo...
É na madrugada que os pensamentos nada previsíveis e muitos menos impossíveis saem das gavetas de nossa mente para nos fazer companhia .Daí refletirmos sobre o que não estamos a fim e encontramos o que não estávamos procurando ..muito louco isso........
Estar em atividade em plena madrugada é bom e produtivo também.... mas o bicho pega é quando você esta exausto e necessita hibernar um pouquinho , recarregar as energias....Insônia parece confusão de fuso horário interno ( nossa de onde eu tirei isso * risos * ) .Enquanto seu corpo permanece estático em sua caminha tão cheirosinha , macia e aconchegante , a sua mente resolve dar umas voltinhas por aí ...


Beiijos, querido!

7:48 PM  
Blogger fellipe campos fernandes said...

Lindo poema!!!.
Passou a noite mira bolando pensamentos, formando idéias, admirando os detalhes da vida quotidiana, transformando a insônia, em um mar de palavras. Sei que ficar vagando pela noite não é uma das melhores coisas, mas você consegue designar esse momento na madrugada, para uma ótimo leitura a os visitantes do blog.

Abraço.
Muita luz no teu caminho.

3:11 AM  
Blogger Unknown said...

oi amore
andei meio sumida daqui do seu espaço
so Deus sabe o quanto tava ansiova pra ler tudinho que sai da sua mentte.
Tinha certeza absokuta que quando retornasse vc me surpreenderia novamente com seus textos e poesias como sempre o fez.
mil bijinhos

ana paula vivo pelo amor

8:32 AM  
Blogger Lívio. said...

Nessas horas é bom VIVER!


/forideass


abraço!

12:01 PM  
Blogger * Santiago * said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:27 AM  
Blogger Lê. said...

Eu acho isso tão "interessante".
Estar acordado, observando as coisas ao seu redor..
Nessas horas a gente percebe tanta coisa.Surgem tantos pensamentos na cabeça, e ao mesmo tempo, tudo parece vazio.

Ahhh... Não dá pra descrever!
EU não consigo.

Lê.

9:57 AM  
Blogger * Santiago * said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:45 PM  

Postar um comentário

<< Home