domingo, junho 05, 2005

Viagem ao fundo do universo.

Parecia que não ia acabar nunca
mas aprendi a viver o que tenho que viver.
No meu caso, a escolha foi não fingir que nada estava acontecendo
estava realmente passando por coisas estranhas
tendo sonhos estranhos
algo me dizia : " viva os momentos, tire proveito de tudo, não tenha medo,
até da tristeza é possível se perceber algo bom. Todas as angústias tem um
porquê, a dor no peito , entre o coração e o estômago é realmente insuportável
por segundos, mas vence-la é ainda mais incrível e animador"

Quando me notei dentro do furacão, parei de me debater feito louco e
rodei, rodei, rodei, até que meus olhos conseguissem perceber o que estava
rodando junto comigo. Parecia que o ato de lutar contra, pela simples razão
de não conseguir perceber como é sublime estar num momento de desconforto, pudesse ser uma solução.
Logo eu ???? Que sempre fui tão forte, que sempre busquei argumentos e explicações lógicas para tudo.
Não aceitava me olhar no espelho, olhar o mundo envolta e não achar graça nas coisas tolas que as pessoas me diziam, não queria ser simpático ou sorridente o tempo todo, simplesmente porque, também tenho meus momentos de baixa energia, minutos em que preciso estar de frente com todos os meus problemas internos, com minhas inseguranças, medos , revoltas, questionamentos. Pra que tapar o sol com a peneira?

Encontrar conforto no desconforto foi fundamental para que pudesse rever o caminho da luz . E a luz só brilha porque existe a escuridão.

Para ter a sensação de que estamos felizes, precisamos ter a de que estamos tristes.
Não é possível se viver só no sol . Sem a noite , não conseguimos perceber as cores lindas de um dia de verão, as flores colorindo a estação, as crianças sorrindo.
O mal é necessário para que possamos entender o bem !!!!!!!

Para se fazer escolhas é preciso conhecer as opções.
Para conhecer as opções muitas vezes é interessante vive-las por dentro, sentindo a vida pulsar.
Se sentir vivo, não é só viver o dia todo fazendo tudo e qualquer coisa.
Se sentir vivo é perceber como existem milhares de universos acontecendo ao seu redor
sem depender de vc pra nada !!!!!!
Observar estes mundos de fora é muito divertido.
Eles existem e pronto.

Sempre existirão coisas que nos incomodam, uma caminho para que elas não nos causem danos é entender o mecanismo que as faz gerar algum efeito nos nossos corações, ao conseguir mapear seu funcionamento, elas vão perdendo os significados, os sentidos e logo logo passam a não existir mais em nossas vidas.
Foi o que observei nesse período que vivi.

Tava tão complicado dar um sorriso sincero.
Porque precisava entrega-lo então ???
Agradar aos outros só por agradar é como jogar um presente em cima de alguém
sem que esse presente signifique nada.
Um agrado só deve ser feito, quando tem a intenção de ser realmente um agrado.
Quando vem de dentro.
Para vir de dentro é preciso que seus canais estejam limpos
Para limpa-los é necessário que tenhamos a consciência de que eles se sujam...
Quando achamos que não, a sujeira vai entupindo, entupindo e logo não passa mais
nada. Nesse instante entramos em contato com a nossa falsidade, com nossas mentiras, porque já estamos tão acostumados a fazer por fazer, que os sentimentos passam a não interferir mais nas ações enquanto que na verdade eles devem ser a mola que impulsiona qualquer atitude.

O que mais tem nesse planeta é gente vagando no automático.
Fazendo por fazer. Estando por estar.
É muito fácil estar assim, não exige nada !!!!!!

Nesses dias de breu, me perdi.
Aquilo deu uma sensação horrível de impotência diante da vida.
Por outro lado meus mecanismos de defesa estavam a flor da pele, tentando
encontrar soluções rápidas para a fuga.
Me vi dentro de um sistema viciado, que quando se sentia ameaçado, disparava um alarme e logo me " despertava" para algo que estava vivendo como se fosse um robô.
Me sabotei !!!
Desliguei o alarme antes que ele fosse acionado.
Resolvi ver o que aconteceria se ignorasse todos essas defesas que a muitos
e muitos anos vinham me " protegendo" .
Corri o risco, mas corri consciente.
Sabe o que vi ????????

Um mundo, uma infinidade de outras vidas dentro de mim mesmo.
Sedentas por um pouco de atenção.
Estavam sendo ignoradas por minha maneira egoísta de querer só um caminho
para resolver tudo.
Sabe o que acontece quando sempre damos o mesmo remédio para uma infecção?
Ela fica mais forte!!!!!!!
Vc vai tendo que aumentar a dose, e vai se afundando nisso até que mais nada faça efeito e quando acontece, insistir no mesmo método de cura é o mesmo que assinar a sentença de morte.

Pensei ....
Foda-se, vou ver o que vai acontecer.
Vou ficar triste, vou viver minha depressão, mas não vou me colocar como vítima do destino ou como se fosse incapaz de resolver, culpando quem estava por perto ou arrumando algum argumento para justificar a minha falta de coragem para encarar os fatos.Esse é o caminho mais fácil de encontrar uma razão para momentos assim.
Culpar alguma coisa ou alguém.

Assumir o que estava acontecendo de igual para igual foi como mergulhar no mar que antes me afogava e abrir os olhos, nadar junto com o mundo infinito que existe debaixo da água, com os perigos e com os prazeres, me encantar com os peixes pequeninos e olhar nos olhos dos tubarões, subir para tomar um pouco de ar e logo mergulhar novamente, ainda mais fundo, nadando e aprendendo muito com o que antes me causava pavor.

Hoje, me sinto melhor.
Me sinto mais preparado.
Me sinto mais forte e mais feliz.
O mar ao qual me entreguei ainda tem muitos mistérios a serem descobertos.
Por hora volto para terra e vou usufruir do que aprendi nos dias submersos.
Os novos valores, os novos pontos de vista ....
Logo, se por acaso for puxado de volta ao fundo.... tenho certeza de que vou
conseguir manter a calma e encontrar novas opções para o eterno aprendizado
que a vinda neste planeta exige.

Abrir os olhos as vezes é complicado.
A luz pode cegar, mas se tiver coragem, logo logo estará vendo o mundo
por um angulo mais interessante.
Estou abrindo as portas sem medo.
Vou continuar a minha busca!!!!!!!!

Ps: Embarcar nessa viagem pode mudar muita coisa, inclusive algumas verdades que antes eram inabaláveis, se estiver satisfeito com o que tem, não se arrisque tanto.
Mudar significa abrir mão de alguns comportamentos,atitudes e convicções.
Busque sempre o melhor!!!!

Ps2: O melhor pra vc !!!!!!

Ps3: Vivenciando novas experiências não se cobre mais ser igual ao que era antes!!!


Sorte na de vcs!!!
Tudo de bom sempre

Tico Sta CRuz

16 Comments:

Blogger Susie said...

Nossa, eu tô muuuiiitttooooo contente de estar aqui com vcs!!!
Desde q vi vc na tv, desde q li na internet sobre a banda, ouvi os cds, de lá pra cá eu só venho me transformando!!! Muita coisa aconteceu na minha vida, na minha mente, no meu coração, é muita força, muita energia vibe positiva, espírito do rock, felicidade d+!!! Obrigada à todos q proporcionam essas alegrias, até ao cara q inventou o blog pra gente ficar se comunicando e ao cósmico, pq cada acontecimento e movimento tem uma razão de ser!!!
Abs pra todos, Susie.

4:12 PM  
Blogger Leticia said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

4:16 PM  
Blogger Leticia said...

Em algum dos posts anteriores mencionem que gosto de solidão. E é exatamente pelo motivo de que a solidão te faz enxergar quando teus "canais" estão sujos. Fica mais fácil. Porque quando estamos muito rodeados de problemas, de pessoas, de afazeres e compromissos, talvez não dê tempo de se auto-analisar. E aí irmão, tu te entopes de vez.
O Tico tem razão quando diz que a viagem do auto-conhecimento pode ser perigosa porque nos faz mudar o jeito de ver a vida radicalmente. Principalmente teus valores sociais. Se não estiveres pronto pra aceitar tuas mudanças, talvez estas, ao invés de te libertar, vão te afundar mais, pois irás ter adquirido uma nova idéia de vida, mas ainda não tens maturidade pra lidar com ela.
Tenha calma e paciência, mas comprometimento com a limpeza da tua alma.
E quando a tua "viagem' acontecer, enha orgulho de ser o que te tornarás. Não tenha medo de ser diferente. Abandone o precoceito pela mudança.
E se todos fossem como nós...

"Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz
Coragem, coragem, que eu sei que você pode mais"

4:20 PM  
Blogger Carla Aguiar said...

Muito bom saber que estás melhor e que te sentes mais forte e mais feliz!
Quanto às mudanças, elas são sempre bem-vindas e necessárias!
Eu continuo a minha busca diária, sem medo de errar e lutando pelas coisas nas quais acredito e pelo bem das pessoas à minha volta...
O show de Madalena na sexta foi ótimo, apesar do som um pouco ruim!
Pena não ter tido camarim, mas acho que as plaquinhas ajudaram a marcar presença... *rs
Luz!
Beijo grande!

p.s. Espero que Ricardo tenha te entregado o que eu pedi...

6:01 PM  
Blogger Danny Souza said...

OI TICO..
BOM DIA...
VOLTANDO AO MEU TRABALHO...MAS ANTES..MEU VÍCIO DE PASSAR AQUI...
SABE..TAMBÉM FIZ UMAS VIAGENS PARECIDAS...ESTAVAM DISFARÇADAS DE FÉRIAS..MAS ERAM VIAGENS PARA DENTRO DE MIM AONDE ENCONTREI PORTAS E CAMINHOS PARA UM UNIVERSO DIFERENTE..QUE AS VEZES EU IGNORAVA..MAS TAVA LÁ..QUEITINHO..ME ESPERANDO PARA SER EXPLORADO..COM TODOS SEUS MEDOS E INCERTEZAS..COM SUAS SAUDADES E ALEGRIAS..COM SEUS DESEJOS E SONHOS...HAVIAM ATALHOS..PERCO OS CAMINHOS..NORMAL..ESTOU APRENDENDO..PRECISO E QUERO CONVIVER COM ISSO..
O FUNDO DO MAR PARECE MAIS BONITO QUANDO VOCÊ SABE QUE TEM UM CÉU MUITO AZUL LÁ EM CIMA..OU UMA TEMPESTADE ACIMA DE NÓS..TANTO FAZ..EXISTE ALGO..E ISSO NOS IMPULSIONA...
MUDEI..TENHO MUDADO...SÓ AINDA NÃO CONSEGUI TOMAR AS RÉDEAS DE MINHA VIDA..MAS AOS POUCOS VOU PEGANDO...
SOU NÔMADE..VIAJANDO PARA DENTRO DE MIM..
ESPERO QUE SUAS VIAGENS ESTEJAM SENDO TÃO ENRIQUECEDORAS QUANTO AS MINHAS..
LEMBREI DO QUE VOCÊ JÁ POSTOU...BELEZA NAS COISAS SIMPLES QUE AS VEZES SE REVELAM MAIS PROFUNDAS QUE AS COISAS COMPLICADAS E DIFÍCEIS
MAS É LINDO MESMO ASSIM..E ESTOU DESCUBRINDO ISSO..
PODE ATÉ DOER..MAS É UMA VIAGEM BONITA E LOUCA..E NECESSÁRIA..
SORTE PARA VOCÊ TAMBÉM !!
BEIJOS DE ALGUM LUGAR LÁ NO FUNDO DO UNIVERSO...
BYYY
DANNY

3:53 AM  
Blogger Ajña said...

Tiquinho... rs

É isso... tiquinho de gente...
Uma pessoa linda!

Fiquei muito feliz agora às 7h da manhã ao ler isso tudo!!!

que bom! que bom!

Você é um ser!

Beijos!

Cléria ;)

Depois veja o do Bruce...
http://brucedenney.blogspot.com

Olha o que ele postou:
Índios Guatemala

He aha te nea nui o te ao
Maki e ki atu
He Tangata, He Tangata, He Tangata...


Pergunta-me
Quais são as coisas mais importantes do mundo?
E eu lhe respondo com convicção:
São as pessoas, São as pessoas, São as pessoas...

4:35 AM  
Blogger Jackie said...

Olá mocinho!! ;)

Três coisas semelhantes: Uma bela e bem trabalhada espada, que enferruja por não deixar a bainha; água plácida e reluzente, que apodrece pela estagnação; sabedoria, que evanesce pelo desuso.
Tudo aquilo que deixamos de usar, cedo ou tarde, nos abandona, pois apenas a decomposição espera por tudo que fica estagnado, na vida.
Estar no meio do furacão significa
mudar!Então...
Um brinde às mudanças e às viradas da Roda da Fortuna.
Beijinhos!

4:43 AM  
Blogger Kbeção said...

Parabéns Tico ...
Não ando escrevendo muito aqui, pois concordo com seus pensamentos e continuo na busca de sempre melhorar, sempre ir aos caminhos e me encontrar consigo mesmo !!!

Abraço irmão !!!

Ps: tive um sonho massa esta noite com todos da banda, acompanhei um show de vcs inteirinho, conheci todo mundo, parecia real mesmo, mas ainda vai ser !!!!

5:31 AM  
Blogger Tathy said...

Que bom que você conseguiu sair dessa mais forte!!!
Eu ainda estou no olho do furacão, estou começando a olhar em volta ao invéz de lutar contra...rsrs
Estou apredendo a abandonar a pessoa que eu era e a dar espaço para um novo ser!
Sinto um ciclo da minha vida se fechando e estou me preparando para o que se iniciará!
Positivas Vibrações!!!
PS: E a nossa Festa????
Um ano do Clube não pode passar m branco né?!!!

7:19 AM  
Blogger Priscila said...

Aprendemos muito com você
Com suas tristezas
Alegrias
conquistas
batalhas
enfim...
Sinto que esse mergulho profundo realmente é necessário em alguns momentos.
E acho que vc mergulhou de uma forma brilhante, e nos ensinou esse método, mais difícil porém com o resultado extremamente enriquecedor.
Eh muito facil mergulhar dentro de si mesmo, e ficar em depressão se lamentando e culpando os outros realemente...
Enchergar os proprios erros, as proprias fraquezas e criar uma base pra poder voltar pra superficie me parece muito mais dificil mas da mesma forma tambem podemos dizer que o resultado é infinitamente melhor.
Saber a hora de mergulhar´...eu nunca soube, acho que ainda nao mergulhei de verdade, bem lah no fundo...tenho medo...muito menos do que tinha antes...mas ainda tenho um pouco, o fato de saber q tenho ese medo jã eh algo importante pra mim e batalhar pra encontrar as respostas desse caminho ainda desconhecido.
Quando tiver algumas...mergulhar no fundo nao vai ser mais tao dificil...como acredito que nao foi com vc....foi um mergulho ou viagem como queira chamar...bem sereno...em paz...
Bjos
PS- E A FESTA DO CLUBE DA INSONIA??? DESISTIU??

11:38 AM  
Blogger ... said...

Esse texto lembra muito o que a minha mãe fez no primário, o nome era: "Uma viagem fantástica".
Concordo com vc em várias partes, principalmente na parte em que fala que para ser feliz, precisamos saber o que é a tristeza.
Mudar as vezes é necessário, mas somente para aquilo que será bom pra vc mesmo, também precisamos viver experiências diferentes, para saber qual caminho seguir.
Seu texto é maravilhoso!!!
Paz e luz sempre.
Bjos Bia.

10:21 PM  
Blogger Mayara said...

Sinto grande satisfação em poder ter acesso a estes escritos que descobri eventualmente. A partir de então passei a ouvir as músicas da banda, que de alguma forma me passam uma mensagem de conforto e me mostram que não sou a única a ter pensamentos que vagam nas noites de insônia!!!

12:16 AM  
Blogger Danny Souza said...

AH..GOSTEI DO SHOW DE MADALENA..
TEVE ATÉ UM RODEIO ANTES...
PENA QUE NÃO TEVE CAMARIM, MAS TAMBÉM A VIAGEM IA SER LONGA NÉ ?
MAS VALEU MESMO ASSIM !
BJNHS
BYYY
DANNY

8:40 AM  
Blogger rose said...

No auge da minha crise de abstinência, não consiguia criar mais nada, não conseguia trabalhar, olhava pra tudo aquilo e sentia raiva, queria quebrar tudo...

Nunca mais consegui terminar um trabalho, vou tentar de novo agora, depois de três anos.
Foi tão radical a mudança que eu sofri por abandonar um vício, que uma pessoa que vendia algumas peças minhas me perguntou se eu havia sofrido alguma perda, tamanha era a transformação de comportamento que eu estava vivendo naquele momento...

Hoje tudo passou, sou outra pessoa, embora mais saudável me sinto ainda um pouco vulnerável na hora de enfrentar um problema,
Não tenho mais a minha "bengala"...
Mas vou superar essa fase também, basta ter coragem pra enfrentar as mudanças SEMPRE!!!

Tem muitas passagens neste txt, Lindo Sta. Cruz, que me fizeram lembrar desta época...

Bjo!

11:44 AM  
Blogger Mulher Invisivel said...

Oi cara, tenho exatamente 2min pra comentar aqui pois tô numa Lan como sempre.
"...por falta de computador em casa, eu fui, como nunca havia ido antes..."

Eu acho que esse texto fala de mudança...
Cara, tá ai alguém mudar tanto como eu...
Já fui Santa, já fui doida, agora sou Louka...
Bem mudança é bom...
Eu gosto de mudar, rotina, jeito, as posições claro! Essa eu mudo sempre... *rs* Mudar é bom demais...
Quando achar uns trocados em casa eu comento mais...
Beijunda!
Thais Louka
Salve TrioTiete!

2:01 PM  
Blogger danielemedeiros said...

Depois de tudo isso só tenho uma coisa a dizer: li seu post na hora mais certa...
Muito obrigada pelas palavras..
Beijos!
Dany

10:09 PM  

Postar um comentário

<< Home