quarta-feira, junho 01, 2005

Querer é poder ?!?!!!???!!!!!!

Querer é poder ?????????

Talvez ....
Poder é uma palavra ambígua que depende de outras questões para tomar significados.

Suponho num primeiro momento que usaremos a palavra em questão com o significado de um verbo... que corresponde a uma intenção clara, sendo conjugado da seguinte forma:

* Eu posso andar pelas ruas. Sou um cidadão livre e meu direito de ir e vir é garantido pela constituição.

*Podemos nos encontrar as 22:00 horas, não tenho nenhum compromisso que me impeça de te ver.

*Posso ser um grande médico no futuro, desde que estude muito e consiga frequentar uma faculdade.

Vamos ver em uma outra perspectiva:

*Sou pobre mas tenho o sonho de ter uma grande casa com piscina no melhor bairro do Rio de janeiro.... Posso?????

Sim, pode desde que consiga desenvolver maneiras para chegar até lá.
Um caminho seria descobrir sua aptidão e tentar desenvolve-la através dos mecanismos existentes ou ainda
inventar uma forma inteligente de acumular suas riquezas.
Tendo idéias pioneiras ou se esforçando muito nos estudos e consequentemente no trabalho.

Mas o sistema capitalista é cruel e não dá oportunidades.

Em parte isso é verdade, diria que o sistema dificulta muito as oportunidades, mas percebo que é necessário também grande força de vontade para encontra-las, cria-las e executa-las. Nesse caso específico, querer é realmente poder entrar em contato com o seu íntimo e incentiva-lo a cativar os caminhos possíveis.

O bom senso responde esta questão melhor do que ninguém, o "Poder" nunca será possível só pela força da expressão..... o "Querer" também deve estar associado a uma série de atitudes que o torne real.

Eu quero escalar o Everest.
Logo preciso me dedicar a exercícios físicos intensos e reunir condições que me levem até o local.

Fica bem claro que não basta só querer..... deve-se querer e fazer acontecer.

Tem outros casos em que o QUERER nem sempre é PODER.
Exemplo:

- Conheci uma mulher lindíssima, me apaixonei por ela, no entanto é uma pessoa que tem um compromisso estável, uma família harmoniosa e não demonstra nenhuma intenção em corresponde aos meus sentimentos.
Mas eu a QUERO!!!
Quero muito.
Posso te-la ??????????

Diria que pode tentar!!!
Mas que enfrentará muitas barreiras e a partir do momento que o seu querer depende da vontade de alguém para acontecer, ele esta seriamente comprometido... porque ninguém é obrigado a fazer nada por outra pessoa e simplesmente querer nesse caso depende muito mais do outro do que de vc mesmo. Quando associamos uma vontade a alguém, colocamos a situação em outras mãos e sendo assim não PODEMOS afirmar nada.

Temos que tomar muito cuidado para que o querer não se torne uma obsessão, isso só dificulta as coisas. Quando estamos obcecados por algo ou alguém, ficamos cegos e burros.

Assim enxergo uma face da frase que diz : "Querer é poder". Mas essa não é a única. Existe ainda uma outra conotação para a mesma afirmação.

Querer é poder !!!!!

Sim.
Quere é poder!!!!

Tenho o PODER dentro de mim de fazer algo acontecer.
Preciso estar certo de que sou capaz e para isso tenho que acreditar nas minhas condições de realiza-las. O querer pode nos trazer esse PODER.
O PODER de estar pleno, atencioso, intuitivo, aberto aos diversos caminhos que tenho para determinar meu objetivo e alcança-lo.
O poder da fé !!!
A fé tem poder.
Acredito que quando queremos muito uma coisa que parece impossível para as pessoas, esse estado de espírito é capaz de nos dar o poder para superarmos todas as dúvidas, todos os preconceitos, todos os obstáculos que estarão na rota.

Mais uma vez o PODER só perde o significado quando é atrelado a uma segunda pessoa.
Porque quando vc precisa de alguém para consumar algo, estará dando o PODER para essa pessoa e quando isso acontece passamos a contar com outros elementos....
como a Sorte, a boa vontade e fatores que envolvem interesses que não são os seus.

Queira muito e assim terás algum poder.
Queira poder fazer as coisas acontecerem.
Não dependa dos outros para conquista-las.
E use o seu querer e o PODER de poder, para o bem.

Lembre-se, quem só se preocupa em ter poderes para finalidades obscuras, para controlar outras pessoas, manipular situações, para fins materiais, vantagens e coisas do gênero, acaba por criar espaços para o próprio fim. PODER demais não é tão necessário e agradável quanto pode parecer!!!!

VC pode fazer o que vc quiser....
é só dar o primeiro passo, mas tudo tem consequências, dependerá só de suas intenções.

Eu quis !!!
Eu faço!!!!
Mas não me coloco numa posição melhor que ninguém.
A diferença é que suportei mais do que algumas pessoas as dificuldades e plantei coisas positivas, nunca passei por cima dos outros e não me lembro de ter desejado o mal de para o meu bem.....
Assim....
Tenho plena consciência de que mesmo quando outros tentaram me prejudicar ou me desestimular.... tive o PODER do querer para me ajudar a seguir enfrente.

Ainda não tenho tudo que quero e não me refiro a objetivos materiais.
Meus objetivos estão sendo cumpridos etapa por etapa e vão ganhando novas formas a medida que observo que o caminho que escolhi me proporciona uma infinidade de opções.

Vou lutando e querendo até o final.


Sorte amigos.

Tico Sta Cruz

8 Comments:

Blogger Priscila said...

Não sei se vc tem noção do qto tem me ajudado a seguir o meu caminho...e ir atrás do que eu realmente amo...
Se Deus quiser e com a minha persistencia tudo que estou planejando pra minha vida vai dar certo.
Bjos

7:28 AM  
Blogger Susie said...

Ah, tô de acordo com tudo q vc falou!!!
Esse negócio de querer é poder depende do q vc quer. A gente não pode querer certas coisas, quer dizer, a gente pode querer mas não conseguimos realizar pq fogem do nosso alcance, como mudar a fórmula da água ou parar de respirar, ou de sentir sede, fome, ou qdo gostamos de alguém mas esse cara já é casado, tem namorada ou é noivo, ou n situações q apenas querer não basta pra poder ser real. Parece q há uma lei no universo q uni algumas coisas q tem a ver e impede a união de outras q por alguma força não se unem. O legal é q somos inteligentes e qdo não dá certo de um jeito a gente busca outra coisa, outro amor, outro trabalho, o ser humano tem a capacidade de solucionar os problemas, superar os obstáculos, o q passou, passou, e assim surgem novas descobertas, experiências, emoções e vc percebe q querer o melhor é poder progredir, evoluir, q querer sempre algo nos move pra viver a vida! Talvez seja por isso q sempre queremos, querer é + importante do q poder talvez pq nos direciona pra crescer!
Abs pra todos, Susie.

9:03 AM  
Blogger Tathy said...

O meu maior problema é que eu não tenho certeza das coisas que eu quero.
Não sei se realmente quero, ou só penso nelas porque me foram impostas...
Não falo sobre coisas materiais...se fosse isso seria mais fácil.
Essa história de ter um sonho e lutar por ele até realizá-lo é muito bonita, mas, até agora não funcionou na minha vida...
Talvez eu ando desejando coisas que não são para mim, sei lá...
Estou num momento de reflexão sobre isso, o que realmente eu quero pro meu futuro???
Tá difícil...rs
Bjos!!!

9:31 AM  
Blogger Danny Souza said...

O PODER DO QUERER..O DESEJO TEM FORÇAS.MAS PRECISA ESTAR CONJUGADO COM UMA DISPOSIÇÃO FÍSICA DE LUTAR..DE REALIZAR..DE SE MEXER E NÃO FICAR PARADO ESPERANDO ACONTECER APENAS PORQUE TENHO O DESEJO...
É..ATÉ QUE PONTO ESSE DESEJO NÃO PREJUDICA NINGUÉM ? SIM..PORQUE UMA VONTADE DE ATROPELAR..PASSAR POR CIMA...ESVAZIA NO FIM ATÉ O MAIS PROFUNDO DOS DESEJOS...
PROCURO SABER O QUE QUERO...MAS SEM LUTA NADA SE CONSEGUE...
PODER É QUERER...TODO PODER POSSUI UM QUERER MUITO FORTE..QUASE IMPLICITO...QUE TE IMPULSIONOU ATÉ ONDE ESTÁS...UMA FÉ EM ALGO QUE TE JOGOU PARA A FRENTE...QUE TE FEZ VER QUE VALERIA A PENA...NEM QUE FOSSE PARA TENTAR..MAS VALERIA A PENA.
PODER X QUERER...AS PALAVRAS SE MISTURAM E SE DISSOLVEM EM SI MESMAS..DIFICIL DISSOCIA-LAS UMA DA OUTRA...FATORES EXTERNOS E INTERNOS ESTÃO ENVOLVIDOS...
AINDA NÃO SEI DIREITO O QUE QUERO..MAS TENHO BEM CLARO NA MINHA MENTE O QUE NÃO QUERO...ISSO JÁ É UM CAMINHO...
AOS POUCOS ESTOU ACORDANDO E DESCOBRINDO MINHAS POSSIBILIDADES...ALGUMAS ANTIGAS..OUTRAS NOVAS..TENHO FÉ NELAS...MAIS UM CAMINHO...
E ASSIM...VOU INDO...
QUERO MANDAR BEIJOS P/ VC..
POSSO NÉ ??
JÁ MANDEI..rss
BYYY
DANNY

10:53 AM  
Blogger ... said...

Nossa... esse texto mostrou mais uma vez, o que eu realmente precisava ler para conseguir meus idéais!!! Sempre ouvi essa frase, mas com esse seu texto consigui interpretá-la melhor...
Com suas palavras de força e coragem tenho um pouco mais de otimismo para enfrentar os obstáculos, porque sempre que tento fazer algo ou alguma coisa sempre tem gente, que diz que ñ sou capaz, que ñ irei conseguir!!! Porque dizem isso ñ sei, mas com essas pessoas por perto sempre fico desgostosa, sem força de vontade...
Agora com o seu blog no ar e seus textos interessantes, tenho força para enfrentar as energias negativas e lutar pelos meus objetivos!!!
Valeu Tico!!!
Mais uma vez seus textos me deram uma visão melhor de tudo!!!
Gosto muuuuuito de vc!!! De verdade!!! Só te vi uma vez, mas acho, acho ñ tenho certeza que nos veremos de novo!!! E que assim seja, pq tenho muuuito pra falar com vc!!!
Bjussss
Te admiro muito!!!

8:45 PM  
Blogger Kbeção said...

Muito bom o texto, assino embaixo, vivo da mesma maneira, sei o que quero e estou percorrendo os caminhos ....

Abraço !!

4:59 AM  
Blogger Babi said...

incrível mesmo como você consegue colocar o que penso em ótimas palavras!!!

há uns tempos usava um nick assim "nunca dependa de ninguém". pq depender das pessoas é uma merda msm, é como vc disse "quem falou que elas precisam te ajudar?". se ela simplesmente não quiser, te deixa esperando e foda-se...

temos que chutar as pedras que estão na nossa frente, esquecer dos desaforos e xingamentos, pq se queremos, vamos conseguir chegar no topo, assim como vc chegou...

... o que pra mim é um exemplo citar! afinal, vc lutou, lutou e conseguiu conquistar um grande objetivo!! e é um espelho para que eu lute, lute e conquiste os meus sonhos também!

grande beijo tico e tudo de bom!!

Babi

10:33 AM  
Blogger _primavera_ said...

Salve Salve Bom Dia!!!

Hoje definitivamente Querer é poder!
M-U-I-T-O-B-O-M!
e Obrigada...

Flores da estação de hoje:
desejos...
Abraços
de quem te quer bem
_primavera_

7:03 PM  

Postar um comentário

<< Home