sexta-feira, maio 13, 2005

Filosofem....

Se todos nós somos a favor da verdade e suponho que muita pessoas que não frequentam este Blog, se fossem perguntadas na rua sobre a questão da Mentira
feliz ou a triste verdade, responderiam a TRISTE VERDADE.
Porque ??????????

Será que é porque preferimos mentir pra nós mesmos???
Será que é porque é mais bonito se colocar dessa maneira diante das pessoas?
Será que é porque isso é o que esperamos dos outros de verdade ????

Se Todos preferimos uma triste verdade de verdade, porque mentimos ???
Porque o mundo é feito de tanta mentira ???
Livros de história com farsas e mentiras...
Ideologias baseadas em suposições e Mentiras...
Mentiras nos nossos lares....
Mentiras nas escolas
Mentira na política...
Onde se escondem as tristes verdades, se ainda com muita gente mentindo ainda temos
um mundo que se afunda em tristezas ???
São mentiras tristes ????
São verdades Falsas ????

Se vivemos muitas farsas ao mesmo tempo e não estou me referindo A QUESTÕES AFETIVAS ... porque então não podemos escolher que pelo menos as sejam FELIZES.....

Todos nós mentimos em momentos que poderiamos dizer uma triste verdade, não é verdade ?????
Existe alguém 100% verdadeiro ????
Existe alguém 100% sincero ?????

Desculpem amigos, mas dessa vez vou me colocar ao lado oposto do de vcs !!!
Eu minto
Eu sou falso quando preciso
Eu já inventei muitas coisas...
Já disse tantas outras que não foram verdades

Não importa o motivo...
Nesse momento não vou me colocar como o BEM ou o MAL...
Independente da mentira.....
Todos nós naum mentimos todos os dias em algum momento, nem que seja pra nós mesmos???
Será que adoramos contar verdades tristes para as pessoas e guardamos as mentiras felizes só pra gente .....

estaria eu, quando digo que MINTO ....
falando uma triste verdade ???
Ou estaria agora tentando manipula-los a achar que sou um cara tão honesto
que sou capaz de dizer isso só para que cause uma admiração em quem esta me lendo neste momento ...
Isso não poderia ser tbm uma feliz mentira???????????


O valor de uma verdade ou de uma mentira esta em que ??????

Porque nos enganamos tanto as vezes ???

Vamos refletir em grupo e por estar propondo obviamente um debate sobre o assunto, espero que todos façam seus comentários de maneira clara, objetiva e respeitosa e assim podemos filosofar, sem se apegar aos nossos falsos valores morais....para tentarmos entender um pouco mais de nós mesmos....

O espaço esta aberto.
Expresse!!!!!

Tico Sta CRuz

16 Comments:

Blogger Adriana Cunha said...

Bom... acho que alguns momentos nós não devemos usar a verdade pura e simples sabe... muitas vezes a verdade é tão desagradavel(assim como a do brasil) que algumas coisas, é como se fala, não foram OMITIDAS e sim NÃO CONTADAS... ai entra o bom senso... acho que a verdade deve sim prevaleser... mas em algumas horas, é nescessário mentir... enfim, ai está minha opinião.;.. Beijãoo e por favor divulgue sobre a festa do blog... =o*

4:41 PM  
Blogger Adriana Cunha said...

Sobre o coment da xinha, me intereço muito sobre esse assunto, por isso vou participar ativamente tá?*rs*.. então... realmente, isso é meio que cultural... pq os eua podem atacar o Iraque, por uma mentira tão grande, envolvendo tanta sugerada... Por isso que digo.. depende da mentira, depende da situação... "É A BUSCA PELO QUE É O BEM SEM SABER DIREITO O QUE É O MAL"... É isso... vou deixar as pessoas opnarem melhor né? rs =oP Beijos

5:17 PM  
Blogger Tathy said...

Eu já menti! Sim, todos mentem em algum momento da vida.Algumas vezes até gostei de mentir pq achava que a pessoa merecia. Que bobagem... Estou fazendo isso principalmente a mim mesma, mentindo que posso me sair bem sozinha... Porém, ando desejando ouvir umas verdades, quem sabe elas me ajudem a crescer um pouco, preciso saber o que eu tenho de errado pra tentar arrumar. O duro é achar alguém que tenha coragem ou desprendimento pra me dizer o que pensa a meu respeito, sem rodeios, sem segundas intenções...
Bjos...

9:39 PM  
Blogger danielemedeiros said...

Confesso que me senti meio mal quando comecei a ler seu post, me sentindo a garota mais mentirosa do mundo..
Mas entendo porque minto. Como vc falou pra sermos sinceros aqui, devo ser..
As relações humanas são muito complicadas, e eu sou uma pessoa que faz de tudo pra não magoar os outros, porque esse tipo de coisa me deixa realmente perturbada, de mal com a vida.
Então, muitas vezes minto para não magoar as pessoas, sendo aquelas que gosto ou mesmo as que não vou muito com a cara.
Às vezes gostaria de ser mais sincera comigo mesma e com os outros, porque no fim das contas, engulo muitos sapos e guardo coisas pra mim que não deveria, e posso acabar até adoecendo por isso. Mas como tudo tem dois lados..mudar minha personalidade assim é uma árdua tarefa..tenho até melhorado nesse aspecto, mas o mais importante é que eu me sinta bem e que faça bem ao mundo..porque afinal de contas, minhas mentiras talvez não sejam tão sérias..
Só sei que nada sei..
Esse negócio de filosofar vai me fazer estourar o limite nisso aqui..prefiro a partir de agora ficar só comigo.
Beijos!!

9:44 PM  
Blogger ... said...

Bom... penso da seguinte maneira, eu vejo dois lados totalmente opostos certos? Agora como saber usar a mentira e a verdade no momento certo? As vezes mentimos pq achamos que é preciso e não pq, é o momento certo, também mentimos sem necessidade!!!
Fomos criados deste pequenos a dizer a verdade, mas como seguir essa linha, se vivemos num mundo de mentiras???
Mentimos sim!!!
Muitas vezes somos falsos!!!
Mas me pergunto... será que realmente foi preciso??? Em certos momentos sim!!! Mas será que foi uma boa escolha???
A mentira e a verdade sempre andaram juntas, pq de uma certa maneira elas estão presentes no nosso dia-a-dia.

10:14 PM  
Blogger Susie said...

Oi gente!
Já menti qdo era criança, mas do colegial pra cá foram raras as vezes q menti. Eu mentia qdo precisava me preservar, visto por esse ângulo a mentira é uma auto-defesa q num prejudica ninguém.
O q eu faço pra evitar a mentira?
Fico em silêncio e depois, se valer a pena conto o q ocorreu, ou o q acho da pessoa, o q sinto etc.
Tento cultivar a verdade em tudo, até comigo mesma. Já briguei com pessoas pq falei umas verdades pra elas, foi bom? Com aquelas q eu não gostava foi pq não me importava se ia magoá-las, mas com as amigas a gente sofre pq tudo tem consequência e talvez as outras pessoas não querem mudar de atitude. Pq mentimos? Pra poupar alguém? ou pra maltratar alguém?
Vejo muitas pessoas fazerem coisas erradas, beber até cair, fumar cigarro por exemplo, fico quieta, já falei pra umas e elas não pararam e me atacaram, tipo me discriminaram e passei a não confiar mais nelas. Talvez se eu ficasse calada elas parariam de fumar por si próprias, mas agora não somos mais amigos e elas continuam fumando!
Sei lá, acho q mentir para fazer o bem é legal, mentir pra prejudicar não é! Dizer a verdade qdo é necessário é o melhor!
Abs pra todos!
Suzana.

5:34 AM  
Blogger Carla Aguiar said...

Já que é pra filosofar, acho que primeiro deveríamos pensar o que é a verdade??? A verdade é algo muito complexo e totalmente parcial, já que não existe a chamada verdade absoluta. E se esta não existe significa que existe também mentira na verdade, não é mesmo? Nenhuma verdade é pura...
Enfim, há mentiras que acabam se tornando verdades de tanto que são repetidas e há outras que se tornam verdades porque quem as inventou acredita realmente que elas sejam verdades...
Quanto ao fato de preferir tristes verdades a mentiras felizes, isso não quer dizer que não minto... É impossível viver sem mentir, por mais que desejemos o contrário. O mundo ideal é aquele no qual não há espaço para as mentiras, onde tudo e todos são sinceros. Mas a ideologia quando colocada na prática, nem sempre tem o resultado esperado. Esse mundo sem mentiras não seria possível! Primeiro porque somos humanos, cheios de defeitos, e depois porque vivemos em sociedade. E essa convivência só é possível porque existem as "mentiras sociais", aquelas necessárias para que nos enquadremos socialmente; a necessidade de mentir ou falar a verdade de acordo com a situação e até mesmo a hipocrisia em alguns casos.
Se todos dissessem sempre a verdade (?), o mundo seria um caos e provavelmente, a raça humana já até teria entrado em extinção...
Vou parar por aqui porque já ficou grande demais, mas isso é um assunto que ainda pode render muito mais!
Saudades de ti! Beijo grande!

8:09 AM  
Blogger Mulher Invisivel said...

Ai vc falou uma coisa certa!!!!!!!!!
Sempre achei vc meio sonso.(rs)
Tipo q vc não é obrigado a dar satisfação da sua vida pra nínguém,mas tem horas q quero ser tua amiga.Não aquela de ligar pra vc ou então saber da sua vida,mas sim aquela q pode dar a mão quando vc precisar,o conforto e a paz de uma verdade( o silêncio).
Quando escrevo aqui sinto q nós sempre vamos nos comunicar e revelar nossos sentimentos.
Vc podia mt bem me bloquiar.E não simplesmente vc respeita meu espaço .Isso é um tipo de verdade?Será q a gente comparar tudo o que nós discordamos é um tipo de verdade?
Eu tenho minhas opiniões a seu modo de agir,mas não tenho capacidade de debater isso com vc.Acho porque não tenho direito assim tento sempre aspirar momentos de prazer mental ao seu lado!Isso fortalece uma ernegia.Não quero saber se vc mente ou deixa de menti.Eu minto pacas e sei o meu limite e é isso q importa!!!
Ai vai rolar hoje festa lá em casa:Feijoada tu sabe...rs
vou aproveitar e mentalizar tudo de bom aqui no mundo!!!!!!!!
Depois continuo esse papo...
bjs
Tâmera

11:10 AM  
Blogger Thais Campidelli de Freitas said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:52 AM  
Blogger Thais Campidelli de Freitas said...

Eu acho que a mentira feliz, é a pior de todas...
Pois nós nos enganamos, e não há nada pior do que ser enganadooo...quando isso acontece atraves de nossos pensamentos e atitudes, isso se torna um problema ainda maior!!! Todos nós acho que meio que nos escondemos atrás das mentiras, pra protegermos o nosso próprio EU, de um mundo que é uma FARSA completa..
As pessoas te olham de uma maneira diferente, se relacionam de uma forma estranha...e isso tudo somado a correria do dia, e a falta de entendimento próprio gera a MENTIRA!
O valor da verdade ou de uma mentira está no SENTIMENTO...no sentimento de certeza para que aquilo que sente, seja uma verdade...e no sentimento de entender a mentira para saber e compreender por que mente, por pura comodidade? por puro respeito? ou por puro desprezo?

O valor dessas duas palavras por mim, só vai ser realmente entendido quando puder me isolar num lugar que é só meu, onde os olhares e as palvras maldosas não venham me taxar por algo que penso...pra entender isso tudo preciso... APENAS me encontrar...

Viagem total...
Mais acho que é isso que eu sinto nesse momentoo falando disso tudo..

Beijos pra vc Ticolino...
Ps: Tio Ed tá pedindo pra vc abrir seu email...!!!

Tatá
Campinas/SP

11:55 AM  
Blogger Priscila said...

A triste verdade é : se vc realmente quer que filosofemos...não pode nos castrar direcionando-nos a ser claros e objetivos...

Um filósofo odeia a moral,ela o prende... isso eu sei, mas se o ódio de todos eles fosse o suficiente para mudar essa visão do mundo através de seus livros e ideologias hoje poderíamos ter nos libertado desse "mal",podemos concluir que não é o suficiente, ou a força despendida para tal finalidade não foi tão grande assim.

Penso que todos nós vivemos em uma corda que hora pode estar bamba e hora pode estar firme.Quando ela está bamba, nossas açoes são direcionadas em prol apenas
de nós mesmos, o egoísmo toma conta, sentimos pena de nós mesmos...mentimos para não cair, aceitamos felizes mentiras, TUDO mesmo que ilusório serve de "força" para não cairmos...alguns não aguentam e caem...outros nesse momento se dão conta de que viver na corda bamba é arriscado e decidem tentar fortalecer a corda ...deixa-la bem firme, quando aos poucos vão sentindo que ela se fortaleceu, percebem que encarar a realidade não é tão dificil assim, NENHUMA triste verdade é triste o bastante para fazer cair quem está na corda forte, só cai quem preferiu ficar na na corda bamba...
Mas quem é forte o bastante para mudar de corda???

Digo que é muito mais fácil e mais cômodo viver na bamba...as pessoas parecem ter pena, se aproximam pra tentar te "ajudar", vc sente mais pena de si mesmo...É UM CICLO VICIOSO!!!Te deixa miope...

Cada um nasce com uma moral, com uma identidade que o faz ÚNICO, mas o próprio ser humano também quando adulto faz questão de torná-la "única para todos", alguns se sobressaem(A Igreja foi e é um dentre vários exemplos) e fazem com que a sua moral e conceitos sejam iguais , e por algum motivo (que eu tb não sei qual é) os outros(nós)decidem deixar aquilo que o tornam únicos e seguem a maioria...tenho umas suposicoes...
Pra ser aceito??? Por se sentir menor??? Por pena de si mesmo??? Por estar na corda bamba???
O fato é ,se cada um vivesse com a sua moral, com a sua verdade , a sua mentira, a sua personalidade ÚNICA, seriamos mais livres...as regras criadas,as leis, tudo que nos torna MASSA deveria deixar de existir ou seja...a Sociedade Coletiva e as "regras" que a permeiam não existiriam...o que não acho ruim ...pois se tudo isso fosse realmente algo produtivo para convivermos bem coletivamente não viveríamos o caos de hoje.

A minha conclusão é...tentem ser atemporais, vivam o presente como se ele estivesse em qualquer momento da história e não em 2005, pensem estar em uma época que ainda não existiu...tentem não se CONTAMINAR por NADA que seja seguido pela maioria,NADA!!!! e então comecem a olhar pra si mesmos: conheçam a si mesmos!!!sua essencia...

Acredito que dessa forma todos irão preferir a verdade SEJA ELA qual for, triste, feliz, triste e feliz...mas não esqueçam de antes buscar a verdade em si mesmos...
Já dizia um grande filófoso "se nunca nos procuramos,como havíamos de nos encontrar?"

2:10 PM  
Blogger Danny Souza said...

SIM TICO...
APESAR DE EU TER PREFERIDO A TRISTE VERDADE...NA VERDADE...ISSO É UMA MENTIRA..PORQUE A VERDADE DÓI..
NÃO SEI DOS OUTROS..MAS SEU TEXTO ABRIU ESPAÇO PARA EU ME QUESTIONAR AINDA MAIS..QUE VIVO MENTIRAS...MENTIRAS QUE NÃO ME AGRADAM..MAS AGRADAM O MEIO ONDE VIVO..
PORQUE ?
SADOMASOQUISMO ?
PORQUE É TÃO DIFÍCIL NOS ACEITARMOS ? PORQUE A VERDADE DÓI E A MENTIRA É MAIS CÔMODA ? SIM..PODEMOS ADAPTAR NOSSAS MENTIRAS ÁS NOSSAS NECESSIDADES...
MINHA VIDA NÃO É UM LIVRO ABERTO..SIM..MAS SERÁ QUE POR VIVER TÃO FECHADO EU REALMENTE SEI O QUE HÁ DENTRO DELE ? SERÁ QUE TENHO CORAGEM DE LER TODAS AS PÁGINAS..AS ENTRELINHAS ?
NÃO...
AS VEZES CRIAMOS MENTIRAS EM CIMA DE SITUAÇÕES QUE NÃO TEMOS FORÇAS PARA ESQUECER..OU PARA CONVIVER..
E ASSIM..O LIVRO VAI SENDO ESCRITO TOTALMENTE DIFERENTE DO RASCUNHO...
PORQUE ?
SERÁ QUE É PORQUE TENHO RECEIO DE QUE AS PESSOAS NÃO ME ACEITEM COMO SOU ?
MEU VERDADEIRO EU ESTÁ NTERRADO NO MEIO DE TANTAS MENTIRAS...DE VEZ EM QUANDO ELE APARECE..E LÁ VOU EU RESTRINGI-LO..
PORQUE ESSA NECESSIDADE DE ACEITAÇÃO ?
É TÃO BÁSICO ASSIM QUE PRECISO VESTIR UMA PERSONA ?
É PRECISO CORAGEM PARA ENFRENTAR AS VERDADES..
ELAS DOEM..AS VEZES MACHUCAM...
O CAMINHO É TORTUOSO
ADMIRO QUEM ENFRENTA SUAS MENTIRAS E CHEGA Á SUA VERDADE...
INFELIZMENTE..NÃO SOU ASSIM...
BEIJOS...DE VERDADE...
BYYY
DANNY

3:12 PM  
Blogger rose said...

O conflito entre VERDADE ou MENTIRA, está lá atrás, na CULPA.
Se a VERDADE te usa de forma positiva e não te custa nada, vem naturalmente.
Sim, pq tudo tem um custo.
As relações, afetivas ou não, moralistas ou não, claras ou reticentes, ou esta q mantemos aqui, no seu blog, têm um custo!
Não enxergar isso é infantil.
Se tenho que cerciar minhas palavras, não há debate ( alguém flw isso e concordo!)

Hoje, posso dizer sem medo algum, que só uso a mentira para me preservar e a quem eu amo, da maldade alheia.
Pq vou expor uma ferida aos abutres? Eu Minto, então!

Agora qd se trata de atitudes e meus valores morais, minha postura, minha personalidade, meus gostos e meu perfil, é na VERDADE que eu me calco. Ainda mais se for pra deixar bem claro que, embora eu necessite de conviver com algumas pessoas socialmente, EU NÃO SOU COMO ELAS.
Sou tatuada, perua, roqueira, culta, e tenho mt orgulho de não ser hipócrita. Adoro escutar q isso ou aquilo não combina comigo! É o meu estilo, quem quiser q ature!

USE A VERDADE SOMENTE QD TIVER CERTEZA DE QUE OS ABUTRES NÃO VÃO FAZER A FESTA!

P.s.: Tava Lindo no show em Salvador! Temos q nos contentar com a TV... Não sei o q q os cariocas fizeram a vcs...

Bjo na sua boca.

12:39 PM  
Blogger Kbeção said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

9:29 AM  
Blogger Kbeção said...

Olá Tico ...
Me fez refletir bastante este texto, sou um cara que sou o que sou e procuro sempre manter a verdade, para mim não existe uma verdade triste, ou é ou não é, podem até me achar radical demais, mas acredito que não existe meio termo, um exemplo disso é com música, adoro a banda por completa, desde a 1a música até a última, não consigo gostar de um trabalho de alguém pela metade, assim como não acredito que tem pessoas que dizem amar você mas por tal motivo não podem ficar com você...
Reflito muito sobre tudo isso, sou muito sentimental, muitas vezes até afasto as pessoas de perto de mim por ser como eu sou, dou muito valor às palavras que saem da boca das pessoas, um determinado pensamento se colocado de uma forma duvidosa, pode mudar e muito para mim a visão que tenho dessa pessoa...
Enfim, posso afastar as pessoas de mim, podem não me entender muitas vezes, mas não quero quem não procura me entender, quem n senta e debate comigo, quem não me conhece como sou ao meu lado, muitas vezes me sinto só, alias moro só, mas prefiro continuar assim, tendo apenas poucas pessoas e poucos amigos, mas pessoas verdadeiras e sinceras...
Admiro muito você. escreve bem, pensa por todos os lados, nunca se julga o dono da verdade, por isso estou sempre aqui e espero continuar podendo participar de todos os momentos do blog e da banda...
Um abraço

9:31 AM  
Blogger Andréa Laila said...

Bom, eu não bem sei o que dizer sobre "verdade" e "mentira". Uma palavra anula a outra, uma coisa ou é verdadeira ou é falsa, não existe a 3ª opção...o princípio do 3º excluído...
Agora o que exatamente significa cada uma dessas palavras é difícil dizer. Acho que posso atribuir algumas propriedades a elas, porém, de acordo com o que eu aprendi desde que nasci. Por exemplo, aprendi que trair é errado...por que????? Colar na prova é errado....por que???? E a honestidade???? Quem fala a verdade é honesto???? E quem falou que é verdade??? Não sei...vou pensar mais sobre o assunto..
Um beijo,

5:36 AM  

Postar um comentário

<< Home