terça-feira, maio 17, 2005

Ginástica para minhas loucuras

Tenho pensado muito.
De fato ter começado um processo de terapia me fez perceber muitas coisas internas.Se já me interessava por psicologia e filosofia, agora estou amando mais.
Muito do lixo que venho retirando do meu HD vem abrindo espaços para que coloque em seu lugar informações interessantes e um pouco mais profundas.
Tem um lado muito bom, porque vamos nos entregando a novos conhecimentos e descobrindo mundos diferentes, pensamentos de outros ângulos e isso vai desencadeando uma infinidade de perguntas que nem sempre podem ser respondidas.
Conhecer um pouco este lado escondido da mente é uma viagem muito bacana, mas é necessário entrar sem ficar o tempo todo julgando-as com o mesmo espírito que carregavas.
Evitar a contaminação das novidades e contemplar de uma forma mais limpa tudo aquilo que estiver se passando ao meu redor. Essa foi a maneira que encontrei para tentar entender antes de tirar conclusões automáticas e acho que é fundamental para que a prática tenha algum efeito .

Por outro lado as angustias podem aumentar sensivelmente e buscar sempre, quer dizer : encontrar algo....
Esse algo pode vir com significados nada agradáveis, tornando-se até um pouco dolorido.
Estando preparado para não reclamar dos desconfortos é um bom começo para suportar as novidades.

Nietzsche diz que : " O melhor pensador é aquele que suporta o maior número de verdades"
Ou do meu ponto de vistas, o que consegue se guiar melhor pela intuição, não se perdendo diante de tantas regras.
Quanto mais o tempo passa, mais informações são colocadas a disposição, mais "Verdades" são ocultadas e mais difícil vai ficando de discernir...

VC pode pensar....
Mas cada um tem a sua verdade!!!!
- Sim.
Respondo.
- Mas os meus questionamentos atuais são firmados nas verdades impostas a todos nós, aos conceitos, aos dogmas, as crenças, as supertições. Creio que assim posso me envolver em várias correntes diferentes, recolhendo e colocando em prática no meu dia dia e aquilo que fora realmente analisado posso considerar verdadeiro ( Até surgir um argumento que me faça buscar por outros novos).

Também percebo que nem todo caminho que se abre é preciso ser trilhado, não me considero capaz de questionar minhas crenças "Divinas",sinto-me prepotente quando percebo que homens se acham tão inteligentes que são capazes de só se guiarem pela razão, ignorando as energias, os sinais, e todos os códigos que nos são enviados para que possamos sentir realmente uma presença superior, que não comanda tanto como tanta gente costuma acreditar, mas que tem uma influência fortíssima nas coisas que nos cercam.

Perceba o funcionamento de um Corpo humano.
Todas as suas células e como se relacionam tão harmoniosamente dentro de nós, comandando funções extremamente complexas e que não parecem fazer sentido sem acreditarmos que elas são apenas os "operários" que colaboram para que nosso espírito possa aprender coisas nesse planeta.

Cada ser humano é único, responde por suas experiências, por seus conhecimentos, suas informações. Por vivermos em sociedade acabamos descobrindo sensações em comum, experimentamos juntos uma série acontecimentos que vão sendo somados ao nosso HD conforme os encaramos nos momentos em que eles ocorrem. Tendo assim uma experiência igual, sempre um significado diferente.

Ex:

- Esta vc com todos os seus problemas, com todas as suas crenças e experiências andando ao lado de seu companheiro repleto de informações de vida bem diferentes.
Vc observa que uma árvore esta caindo no seu caminho e
nesse momento a imagem é congelada.
O que vc vai fazer ???????????

Provavelmente estamos todos pensando em coisas diferentes..... em reações opostas e assim sendo é ainda mais provável que isto só esteja acontecendo porque seu cérebro tem uma identificação própria para o caso tornando-se impossível de imaginar o que cada um cogitou quando congelou a cena.

Temos em comum a imagem do significado da palavra árvore, mas cada um pensou e viu em sua cabeça uma árvore diferente, como não descrevi o cenário, imaginamos
lugares infinitamente distintos.

Seguindo o raciocínio, perguntei o que vc faria e não comentei sobre os elementos que compõem a cena, restando imaginar onde ela esta caindo, o que e qual será sua atitude em seguida.

Sendo assim, creio que se pedisse para vc descrever honestamente o que estava acontecendo quando estava caminhando, o motivo que o levou até o lugar onde uma árvore estava caindo, quais eram os elementos que compunham o cenário (se vc estava no campo, numa cidade) e o qual foi seu primeiro pensamento do local que a árvore atingiria, poderíamos descobrir inúmeras coisas sobre cada um de nós. Talvez traços da personalidade, os medos, como vc esta emocionalmente NESSE EXATO MOMENTO e comprovaríamos dessa forma que o PRESENTE influência nossas atitudes conforme nos observamos incluídos nele
Amanhã vc poderia imaginar a mesma cena com características diferentes e num futuro distante algo totalmente diferente e assim por diante.
Considero isso de grande , porque passa a ser um elemento a mais a ser consultado na hora de julgarmos as situações e até mesmo as pessoas.

Isso nos resume a uma incrível insignificância.Nos diferencia em espíritos, nos agrega a outros seres que estão com a energia semelhante criando então uma atmosfera compatível com a conclusão que vc tirou diante de tudo que te aconteceu....

Me faz pensar que só estamos nesse exato momento onde estamos porque NÓS E MAIS NINGUÉM fomos os responsáveis por isso, tirando a culpa de qualquer pessoa por nossos destinos.
Fazendo crer que podemos MUDAR SEMPRE que quisermos e que esse fato pode se tornar uma oportunidade interessante para gerarmos o cenário que desejamos desfrutar no futuro.

Deixar se levar pode ser mais fácil, mais agradável, menos dolorido e muito mais seguro. No entanto ter nas mão a caneta que vai escrever a próxima linha e se fazer consciente desse "Poder" é uma boa razão para questionarmos nossos valores, julgamentos, passos e etc.

Ter a coragem de recuperar sua caneta e não deixar que ninguém a utilize por vc, pode fazer sentir a energia que move as coisas,dependendo exclusivamente de ti adicionar ou subtrair elementos que possam dificultar.

Gire 360 graus.
Observe se não existe um fluxo interminável que captura e escraviza a maioria das pessoas em funções que nos atrofiam as oportunidades.

Não se deixe levar tão fácil.
Procure entender os humanos.
O porquê de algumas atitudes.
Procure perceber a diversidade das almas que vagam por este planeta.

Os cientistas podem clonar geneticamente um corpo, mas nunca clonarão as almas.
Buscar nossos motivos reais, se aproximar mais de nós mesmos é uma boa forma de nos relacionarmos com os outros.

Existe uma vida oculta dentro de todos.
Sedenta por coisas boas, novas...
Sedenta por um verdadeiro aprendizado...
Sedenta por experiências que nos façam evoluir.

Quero me escutar melhor!!!
Preciso crescer ...
Anseio por mudanças que tragam coisas boas.
Tento desviar do que pode me fazer mal, mesmo sabendo que o perigo dá prazer tbm....

Estou atento aos sinais, as pessoas próximas, as energias, a tudo que cerca minha vida, porque se não me preocupar com ela, quem vai faze-lo ????

Quero mergulhar nos pensamentos e sair eventualmente para respirar um pouco e voltar,e ir e voltar e tentar ir limpando o que tem de ruim, tentando acrescentar elementos positivos, sem reclamar de nada porque TUDO que acontece ou aconteceu do momento em que tomei consciência do mundo até o tempo que esta marcando no meu relógio agora, foi obra minha.
Não posso reclamar!!!
Quando algo não esta saindo como o desejado, procuro as respostas em mim e não nos outros, estando aberto ou não para ser influenciado.

A escolha é sua !!!!!

O que vc deseja, ser uma ovelha dentro de um rebanho que não te faz bem ou pular o muro e se arriscar a encontrar um lugar melhor ????

Guiar ou ser guiado????

Descubra a sua liberdade....
Em algum instante, sempre temos condições de modificar algo...


Vai perder a chance??

Faça de vc o reflexo das coisas boas que espera dos outros.
Crie seu próprio destino.
Tenha fé mas não se ilude.
Tenha razão mais saiba respeitar os sentimentos.
Tenha sabedoria mas procure perceber a ignorância. ( todos ignoramos algo ).

Onde estará a tal felicidade??????
porque ela é algum momento e não o tempo todo, ela é uma sensação e não a única, ela é como qualquer sentimento humano, transitória e mutante.
Tente se colocar diante da mesma o maior tempo que conseguir, desfrute o quanto puder e quando perceber que ela pode estar de mudança, busque um reencontro diferente, vivendo os dias, cada um com sua particularidade.
Se atrelar a sua felicidade ao infinito, nunca saberá o real significado.

Esse é o valor das coisas simples!!!

Aproveite a vida!!!!!!!!

Sorte na viagem

Tico Sta CRuz

17 Comments:

Blogger kikaef said...

uffa..cheguei ao fim..*rs
enquanto estava lendo... refleti bastante sobre o texto... meus pensamentos se deslocou aqui da net, do q vc escreveu.. e comecei a pensar na minha vida... em alguns comportamentos do ser humano... diferentes do meu.. q porém não posso julgar... pois somos diferentes,nao na forma física.. e sim por temos almas diferentes...
me magoei bastante por esperar q as pessoas tivessem as mesmas atitudes q as minhas... porem hj d manha vi um texto.. q achei perfeito... me fez bem melhor... e até q se parece um pouco com a parte final do seu texto...

"Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada
um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei".
É ter humildade para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você".
É ter capacidade de dizer "eu te amo"!
SEJA FELIZ!!! "


saudadesssssssss..
beijosssssssss

5:20 PM  
Blogger Kgu said...

Véi esse texto ficou pequeninho né.... mais de boa curti muito a forma que vc espos e principalmente a maneira com que vc expõe essas experiencias e de certa forma cutuca a gente a refletir sobre muitas vezes assuntos tão banais mais que ao mesmo tempo tem muita relevancia...de boa já achava vc um puta cabeça agora então nem se fala e dia 4 tu vai tar aqui em Marília...to louco pra ver o novo show...ahhh se der da uma passada no meu flog www.flogao.com.br/kgu

Abraços e muito sucesso

5:29 PM  
Blogger Kgu said...

só corrigindo www.flogao.com.br/kgu

5:30 PM  
Blogger danielemedeiros said...

Nossa!! O post de hoje foi pra mim? Hehe..falando sério agora!

É muito bom o fato de você estar fazendo terapia estar te auxiliando em tantas coisas..entrei em conflito algumas vezes em relação à minha profissão, mas relatos como o seu me fazem sentir mais motivada nesse final de faculdade.
Estudar Psicologia é maravilhoso, embora às vezes tenha me sentido um pouco insegura em relação a isso. Antes de começar com a prática, imaginava se realmente iria conseguir ajudar uma pessoa de fato, mostrar a ela novas visões, entender uma possível razão para seus conflitos e aí por diante. Hoje vejo que há poucas coisas como atuar nessa área, e conhecer, mesmo que pouco, por enquanto, alguns "mistérios" do comportamento humano.
Mas fiquei super curiosa em relação a uma coisa: você sabe que linha seu terapeuta segue? Não que isso seja muito relevante, é que estou quase certa de qual linha seguir e acho legal saber.

Estudar Filosofia sempre foi um prazer sem par pra mim, e acho que todos deviam ter acesso a isso. Não formei opinião sobre origens, possibilidades e essências de conhecimento, só acho que talvez o melhor seja não se prender a nada e ser flexível..afinal, o mundo dá tantas voltas...

Fico por aqui por hoje..
Beijos!

7:51 PM  
Blogger _primavera_ said...

Salve, Salve, Bom Dia!

Somos diferentes nesta mesma história igual, ...como um calendário igual a séculos , mas com dias , horas, segundos tão diferentes..., tudo a seu tempo, esperando pra ser seguido...

Obedecer a convenções propostas de certa forma é necessário para a sobrevivência, e acho que são relevantes se optamos forçadamente com consciência de ser o melhor, mesmo que imposta desde sempre.
A vida deve ser como um calendário, como um sinal de trânsito, que também nos manda parar, andar e fazer como os outros, e que obedecemos, nem sempre de boa vontade, para que a vida continue.
O diferencial está nas escolhas... Podemos seguir regras, sim , mas podemos escolher como segui-las...
O calendário serve também para organizarmos os sentimentos. O que faríamos com nosso espírito natalino se não houvesse o Natal? Não teríamos como exercê-lo, ou esbanjaríamos em qualquer data, sem qualquer sistema. Há os que rebelam contra o calendário e vivem pelas suas particulares. Fazem carnaval o ano inteiro, reveillons todo fim de semana ou quaresmas permanentes. Não sendo assim somos considerados gente razoavelmente normal. Aceitamos as convenções do calendário como aceitamos as outras regras do convívio humano – inclusive as de trânsito - para não atrapalhar o fluxo social. E mesmo sozinhos precisaríamos delas. Não pela data exata, precisaria do sentimento, pelo menos uma vez por ano. Dias diferentes, pessoas diferentes, dias iguais, pessoas iguais.
...Como é raro você encontrar alguém com quem não compartilha um mesmo sistema de rios metafóricos, ainda que o rio que você conheça seja um afluente de um afluente do rio do outro. Você pode conhecer a nascente e ele a foz do mesmo rio.
Vocês podem precisar de um esforço para encontrar a ligação – um riacho que vai dar num córrego que deságua num braço morto – ou inferir uma ligação subterrânea ou, no caso dos sistemas não serem os mesmos mas serem próximos, improvisar um canal. Mas às vezes acontece de encontrar alguém com quem você não tem nem um córrego em comum.Nem um filete d’água.
Não é uma questão de experiência e valores diferentes, de convicções que não fecham e opiniões que não batem. Não é só a falta de assunto. É uma incompatibilidade total, irredimível sequer por, sei lá, um gosto comum por banana frita.
Vivemos num mundo em que todos vêm de uma determinada bacia de referências interligadas e é isso que nos permite até brigar sem nos estranharmos, ou até nos estranharmos sem brigar pra sempre. Mas que vez ou outra nos deparamos com o pior tipo de estrangeiro, um conterrâneo de outra bacia. Vemos as mesmas coisas, falamos a mesma língua, mas não adianta. Não temos os mesmos rios.

A-D-O-R-E-I
viajar...
Flores da estação de hoje:
"beijos diferentes de uma pessoa igual".
Vibração do bem,
de quem te quer bem,
_primavera_

10:18 PM  
Blogger HOLOCAUSTO said...

Será a felicidade um sentimento?

5:52 AM  
Blogger Gika*DRC* said...

Adorei oq vc escreveu..
demoro mais li tudo..
*rss..

beijos Tico..
tudo de bom!!

6:06 AM  
Blogger irmaos do surf said...

Acho que ninguem é Feliz e sim está Feliz por um instante, um momento, um dia, uma semana, mas nunca a vida toda!
A Felicidade é um estado de espírito quando a alma e o corpo se encontram e se Harmonizam, e cada um tem uma maneira diferente de chegar a esse encontro. Vivemos na busca pra que esse momento dure o maior tempo possível.
Se não vivermos em busca da Felicidade, qual será o sentido da vida?
Para essa busca temos que nos conhecer, para sabermos o melhor caminho.
Sonhar é buscar a Felicidade!
Tornar um sonho realidade é estar Feliz!

bjs
Tarsyla

6:11 AM  
Blogger Slipk-Down said...

Não estou conseguindo pensar direito, minha cabeça esta explodindo, muitas vezes fico sem saber como me expressar, todas as coisas que o Tico escreve me identifico nos pensamentos dele, fico meio perdido, ele já responde por mim ...

Um grande abraço

8:36 AM  
Blogger Rose said...

Se alguma coisa me incomoda, me angustia o fato da impotência.
Me sinto assim em alguns aspectos da minha vida, em algumas escolhas que fiz. A Impotência diante de uma situação que, naquele momento, se mudada, vai gerar dor à vc e decepção aos que vc ama.
Ao contrário do que escuto mt, a FELICIDADE não pode ter um "preço", se não, não é plena, torna-se conflito, mesclando momentos bons com momentos tristes.
Quase penso que ela não existe, mas ainda bem que lembro o sentido daquele AMOR incondicional,
o prazer de ter meu corpo íntegro e saudável,
a lucidez de pensamentos que podem errar mas não podem deixar de aprender a lição,
o respeito telúrico e celestial, terreno e divino,
e o respeito ao convívio com o ser humano, tão esquecido ultimamente...
Penso em como é grande a minha sorte e sorrio...
Mas não pense que me conformo com todo o resto, não!
Não tenho "peninha" de mim, e se um dia a balança da harmonia mostrar pra mim que o saldo está sendo negativo, pego minha caneta e pulo a linha. Posso até virar a página.

Lindo Sta. Cruz, prepotentes são aqueles que só se guiam pela razão.
Nunca sinta-se prepotente em achar-se superior em visão, fé, respeito e inteligência. Isso, pode parecer estranho, mas é humildade.
Reconhecer que vc não é o único comandante dessa sua máquina linda e tatuada,
que existe uma força superior que "não comanda tanto como tanta gente costuma acreditar, mas que tem uma influência fortíssima nas coisas que nos cercam." é ser intelgente e não prepotente!


Tem dias que eu quero AMOR, noutros só ALEGRIA!

Selinho bem gostoso p vc!

Rose

9:16 AM  
Blogger Tathy said...

Como é difícil assumir que somos os únicos responsáveis pelo o que nos acontece né???
Sairmos da confortável posição de vítimas do destino ou do acaso! Não mais poder colocarmos toda a culpa na "sorte" ou no "azar"...descobrir que não existem conhecidências e sim providências...rs
Quando enfim passamos a enxergar que podemos ser o que quisermos no começo assusta...mas, com o tempo vamos aprendendo que isso pode trazer muito mais realizações. Isso aguça nossos sentidos, instiga a busca do caminho que nos fará crescer e elvar a alma.Não podemos mais reclamar, aprendemos a conviver com os nossos erros.
EU SOU O QUE EU QUERO SER!!!
Que delícia poder dizer isso! Mesmo com essa briga interna e esse questionamento do que pode ser melhor pra mim. Existe um mundo dentro de mim que coexiste com o mundo exterior e nem sempre eles vivem em harmonia...rs
Mas, agora que eu assume minha "caneta" não vou reclamar das minhas angústias, muito menos permitir que alguém tente tirá-la de mim!!!
Bjão!!! Tathy.

9:51 AM  
Blogger Danielle said...

OI TICO..
ESTAVA EU PASSANDO EM FRENTE A UM CYBER QUALQUER COISA PONTO COM..rss..QUANDO PENSEI..VOU DAR UMA OLHADA NO CLUBE..E ACHEI ESSE TEXTO AQUI..
VIAGENS..TO VIAJANDO..JÁ ESTOU NA SERRA..TO APROVEITANDO E FAZENDO MINHAS VIAGENS INTERNAS TAMBÉM...SABE..SEI QUE SÃO NECESSÁRIAS..MAS AS VEZES TENHO MEDO..MAS SOU CURIOSA E SIGO EM FRENTE...ENCONTRO CADA COISA..E TAMBÉM OBSERVO...OLHO..PERGUNTO..
USO MEUS ESTOQUES DE DISQUETES E CDS DA VIDA PARA ENCHER MEU HD...ACHO Q PRECISO DE MAIS MEMÓRIA..
SEDE DE CONHECIMENTO...DE ESCREVER..USAR CANETA? MELHOR LÁPIS..rss..POSSO APAGAR..
QUERI VERNOVOS ÂNGULOS..COMO UM PRISMA...QUE SÃO TODASAS CORES EM UMA SÓ...SONHO..ACHO QUE SIM...MAS ISSO FAZ PARTE DE MIM...VERDADE..NÃO POSSO EVITAR..
SABE..É GOSTOSO TAMBÉM VERAS PESSOAS NAS SUAS ESSÊNCIAS..SENTEI NO MEIO FIO E FIQUEI OLHANDO...E RIA SOZINHA..E MEUS OLHOS TAMBÉM SE ENCHIAM DE LÁGRIMAS SOZINHA...
GOSTEI DO TRECHO DE NIETZCHE...TEM UM DE UM FILÓSOFO MEIO DESCONHECIDO..
" FOI ATRAVESSANDO OS RIGORES DO INVERNO QUE O TEMPO CHEGOU À PRIMAVERA.. "
" É ESBARRANDO EM MARGENS OPOSTAS..QUE O RIO CHEGOU AO MAR.."
EM QUE ESTAÇÃO CADA UM ESTÁ ?
ESTOU EM MEU CAMINHO PARA O MAR...
DE PRANCHA E TUDO...rss
É EXERCITANDO MINHAS LOUCURAS..QUE TREINO MINHA MENTE....
INDO PARA A ESTRADA DE NOVO..E..
BEIJOS DO FRIOZINHO DA SERRA...
BYYY
DANNY

9:59 AM  
Blogger Déia Laila said...

Cara, muito bom ler esses seus textos. Eu estudo matemática, tudo pra mim é lógica...fico lendo tentando achar lógica em tudo...é ótimo, me ajuda a pensar organizadamente...ai não posso escrever muito, tenho que trabalhar..
TE AMO...
beijos

10:12 AM  
Blogger Helen* said...

me senti como se estivesse em uma aula na minha faculdade... não esqueceu que faço psicologia né? e pode apostar que mudei muito desde que comecei a cursar. é o máximo, pelo menos pra mim.

10:57 AM  
Blogger Tatá said...

Tico...
Leia seu email...

Abração Tio Ed

PS: Volto pra ler o texto depois.
Estou no trampo.

3:01 PM  
Blogger Erika said...

Kerido Tico
Isso é tudo o q eu precisava ouvir,
brigada mais uma vez, suas palavras são como bálsamo!!!!
Beijos

7:21 PM  
Blogger Bia Koth said...

Caraca, que texto bem feito!!! AMEI!!!
Realmente era tudo que precisa ler para ter uma visão melhor das minhas dúvidas...
Valeu Tico!!!
Adoro os seus textos!!!
Bjussss
Até +...
Luz e paz sempre.
Bjusss... Beatriz
Fuiiiiii

11:04 PM  

Postar um comentário

<< Home