sábado, dezembro 22, 2007

Qual a vantagem?

Vou pintar minhas unhas de preto e tomar um bom banho.
Deixar minha mente viajar por entre os canos de água.
Não há alucinógeno melhor do que a imaginação
que cria e recria a liberdade sem limites.
Dopamina, Serotonina, Adrenalina, Oxitocina...
Sou mesmo exagerado, mas não sou poético
Sou absorvido pela poesia e absolvido pela dialética funcional da lógica informal
na antítese dos simplistas que consomem com seus olhos crus arco íris como se fossem pílulas compradas no supermercado divino.
Não é assim que funciona o amor comigo.
Não com palavras ou gestos repetitivos quase compulsivos, às vezes premeditados outras vezes possessivos, pré-estabelecidos com normas, etiquetas, objetos, símbolos, ritos de aprovação e demonstração aos demais, semelhantes ou desiguais que socialmente cobram-se o preciso com uma precisão que se perde entre juras e verdades com prazo de validade prestes a vencer.
O amor é o silêncio e o que não se pode resumir com palavras, é o que está distante da compreensão humana e o que não vende novelas e nem filmes por não estar disponível ao acesso superficial das necessidades imediatistas dos que cismam em objetivar e definir o que é o certo e o errado, o bom e o ruim, o bem e o mal, numa dicotomia irritante que não aceita as mil cores das borboletas coloridas facetadas nos átrios dos corações e dos becos obscuros que não foram descobertos, contudo existem na diversidade da capacidade sutil dos seres que habitam o sistema solar varonil entre galáxias distantes e ameaçadas por meteoros que prometem a qualquer momento chocar-se com a terra.

Bom, se eu te disser que estou trancado num quarto no meio do interior de São Paulo sem absolutamente nada para fazer e de saco cheio de ler todos os livros que trouxe para o “passeio”, conseguirás tu, entender que o pensamento me serve como um colete salva-vidas em meio ao mar de informações, imagens, criações, músicas e programações, jogos e diversões que poderiam distrair, mas que aqui jaz entre as dezesseis mil paredes que não são capazes de trancafiar meus sonhos e desejo?
Vôo pelas florestas e corro pelas ruas sem direção e quem dita a direção?
Pra onde?
Quando?
Qual?
Por quê?
Quem?

Os diálogos são infinitos, mas jamais poderá começar uma conversa com a pergunta:

Qual é a vantagem?

Se chegar até um qualquer e sem nada dizer lançar mão deste questionamento ele não conseguira respondê-lo.
Pois não existem vantagens sem um motivo real e honesto para obtê-las.
E tais vantagens nunca serão de fato vantagens se não puder compartilhá-las com quem ama.
E se não descobrir o amor, para que tantas vantagens?

Ser-tempo.


Tico Sta Cruz

23 Comments:

Blogger ** Renata Ferri ** said...

"...E tais vantagens nunca serão de fato vantagens se não puder compartilhá-las com quem ama.
E se não descobrir o amor, para que tantas vantagens?"

Comentar sobre isso!?

To numa fase legal..de descoberta de sentimentos e fatos!

Bêjo0s,
Rê!

Te amo MEU SANTO FORTE!

2:08 PM  
Blogger Tita said...

Oi Tico, interessantes esse texto, gosto dele, o silêncio do amor é uma das melhores partes dele, e se não tivermos eles do q vale o resto, gostei, gostei!

Tico, Feliz Natal pra ti e pra toda tua família e pro DRC tbm!
ótimos próximos shows e PAZ pelos palcos do Brasil!

Bejos!

2:26 PM  
Blogger M. said...

E se não absorver...mexe com a colher.




Beijo na nuca.

6:57 PM  
Blogger *Carol Carolina* said...

vantagens?
amor?
quem amar?
tempo?

“O tempo urge”

Entrar, cheirar e só depois sonhar.

Sonhar, agir e só depois pensar.

Pensar, reflectir e só depois falar.

O tempo urge…

Cheirar, sonhar e só depois entrar.

Agir, pensar e só de pois sonhar.

Reflectir, falar e só depois pensar.

O tempo urge…

Sonhar, entrar e só depois cheirar.

Pensar, sonhar e só depois agir.

Falar, pensar e só depois reflectir.

O tempo urge…

Entrar, sonhar e só depois pensar.

Cheirar, agir e só depois reflectir.

Sonhar, pensar e só depois falar.

O tempo acabou…"

*Tiago Sá Balão*

7:29 PM  
Blogger Tati said...

Nossa Tico ,que texto bacana! ( deu um nó na minha cabeça,mas gostei muito porque mexeu comigo ) e essas "inas" todas me lembraram a Betina.*rs
...Enquanto estava lendo, me veio à mente a música 'Only Time' da Enya ( talvez não tenha nada a ver com o texto ,mas pra mim faz muito o sentido pois acredito que o tempo traz consigo muitas das respostas para os questionamentos que nos afligem - não todas.)
(...)
Quem pode dizer aonde vai a estrada ?
e para onde vão os dias ?
Quem pode dizer quando os caminhos
se cruzam , que o amor deve estar
em seu coração ?
Quem pode dizer se o seu amor crescerá conforme seu coração quiser ? (...)
- Só o tempo.

8:05 PM  
Blogger Khalee Duranki said...

Qual a vantagem de continuar? Continuar vivendo...continuar tendo felicidades, tristezas, medos, coragem..

eu aqui, você aí...cada um em seu lugar e todos juntos além do que se vê..

falo pra uma nova amiga que agora dorme aqui em minha casa que ela deve procurar pensar em si..desprender-se de seus maiores apêgos...
quando falo pra mim a mesma coisa todo dia...mas aonde estão meus apêgos? os maiores já se foram da Terra...

tenho dado chance pra tristeza e pra depressão..de novo..

a vida na Terra é mais louca do que se pensa...só quem vive aqui sabe..

mas existe aquele momento em que a gente sente a sintonia perfeita entre várias mentes...e vemos que não somos só nós que chegamos às mesmas conclusões...

não estamos sozinhos buscando perder-nos um pouco em nossa imaginação...

no fundo somos tão comuns..
tão diferentes mas TÃO iguais..

tão capazes de partilhar visões
e tão medrosos de se aproximarem..

ilhas...famílias...
somos tudo.

9:05 PM  
Blogger ~Lana. said...

Humanos adoram vantagens, talvez elas sejam o portal de passagem direta pro afogamento perfeito !
E o amor?!
Pode ser que a gente nunca consiga transmitir em palavras!

Adorei o texto Tico!

Lana :)

10:40 PM  
Blogger Alessandra said...

Feliz Natal !


♥Feliz!♥.....♥Ano!♥.....♥Novo!♥.....

5:09 AM  
Blogger Junior São Gonçalo said...

Aventure-se no infinito de seu pensamento. És um grandioso e infinito ser habitante dessa galáxia plena expressante chamada VOCÊ.

Qual a vantagem?

Não se tira vantagem de nada quando você não busca uma vitória, um derrotado...e sim, uma simples forma de SER FELIZ em meio dessa selva de pedras,injustiças e questinomentos...

MUITA LUZ Tico!

Abraços!

JUNIOR

5:43 AM  
Blogger Luiselza Pinto said...

Excelente seu texto; creio que Heidegger andou permeando-o e você teve a capacidade de trazê-lo aos mortais que passaram os olhos nas suas linhas. Felicidades.

6:33 AM  
Blogger Carla Aguiar said...

Poderia comentar mil coisas, mas hoje aqui prefiro deixar só o meu silêncio.



[...]





Texto foda! =)
Beijo grande, querido.

10:36 AM  
Blogger Unknown said...

Meu bem quisto Santo Forte....Minha Santa Cruz
Sim...não há palavras suficientes em nenhum dicionário do mundo para explicar o amor!!!...há gestos, olhares, atitudes que as palavras não alcançarão jamais...
Essas dicotomias são um saco....ha respostas, sentimentos e diversidade para tudo...e vááááriiiiiaaaaassss formas de amar...de sentir...ha caminhos diversos para se chegar a muitos lugares .....
Se as respostas para os mistérios dessa vida fossem tão simplistas não haveria a vontade de buscar, de fazer o melhor exatamente por não se saber o que virá...
O que sei é que amor não ocupa espaço no coração....ao contrário, quanto mais o preenchemos deste sentimento, mais ele aumenta para podermos agregar mais e mais infinitamente....
Mais uma vez suas palavras me emocionam ....essa metáfora é perfeita ”...as mil cores das borboletas coloridas facetadas nos átrios dos corações e dos becos obscuros que não foram descobertos...” ...e meu amado ....como tantas vezes me sinto exatamente desta forma: “...conseguirás tu, entender que o pensamento me serve como um colete salva-vidas em meio ao mar de informações, imagens, criações, músicas e programações, jogos e diversões que poderiam distrair, mas que aqui jaz entre as dezesseis mil paredes que não são capazes de trancafiar meus sonhos e desejo?”
Não sou escrava da minha cabeça fervilhante que não me deixa dormir verdadeiramente pois as vezes me pego pensando e dormindo ao mesmo tempo, como costumo dizer, durmo em estado de alerta pois sei o que estou pensando enquanto durmo e não é sonho....são as duas coisas simultaneamente, dormir e pensar...e acredito que vc tb deve passar por isso, e agradeço ao Criador por poder exercitar a capacidade que me foi dada pois é exatamente essa capacidade de pensar que nos livra dos grilhões que muitas vezes a vida tenta nos colocar ....PENSAR É SER LIVRE, VERDADEIRAMENTE...e o muito pensar não me deixa apenas nesse posicionamento, me desafia a buscar efetivações ...
SIIIIIIMMMMM ...você É poético, além de absorvido pela poesia...e já descobriu a vantagem de AMAR...por isso é essa pessoa de qualidade incomensurável.....descobriu que o amor tem validade pelo BEM QUERER.....SÓ!!!
Vc é alguém que veio fazer morada em meu coração... só fez ele melhorar, crescer e trouxe infinitas coisas boas... e essa é a vantagem....Obrigada e todo o meu bem querer.....
Beeeiiijooosss.....TODOS

7:26 PM  
Blogger Danny Souza said...

COMO DIRIA LULU SANTOS...

" Não existiria som se não houvesse o silêncio
Não haveria luz se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim

Cada voz que canta o amor não diz tudo o que quer dizer
Tudo que cala fala mais alto ao coração
Silenciosamente... "

O AMOR É UMA SINFONIA DE SILÊNCIOS

BEIJOS,

DANNY

8:09 PM  
Blogger Carla Aguiar said...

Vi alguns vídeos do Summer Time.
Deve ter sido LINDO ontem! =)
Bom Natal.
Beijos, querido!

8:35 AM  
Blogger Marcos Seiter said...

Ainda tõ decobrindo o que eu não descobri!!!

Por que o amor é tão confuso, ou será que é eu que sou confuso?
Pois tantas coisas que tu disse aí é a real, como comando de ataque e defesa.

Abraço!


Marcos Ster

12:52 PM  
Blogger Paulo Mileno said...

Devo reconheçer, que tu tá falando bonito pra ca... Caramba
Seguimos.
Abraços
Saudações Voluntárias e Patrióticas,
Paulo Mileno

8:39 AM  
Blogger Suelen said...

Querido, adorei o texto!!
O amor não necessita de explicações... entendimentos... apenas sinta e viva intensamente este sentimento!!

Beijão!!
Te amo!!

2:09 PM  
Blogger Paulo Mileno said...

Quem escreve a lestras lemos? e entendemos? ... O pavio segue aceso em direção a bomba(!)
Abs,
Paulo Mileno

2:34 PM  
Blogger fellipe campos fernandes said...

Esse texto me fez refletir muito. Adorei!!!
As pessoas só sabem tirar vatangens uma das outras, utilizam essa vatagem, só em prol de seu beneficio, roubando, trapaceando, matando, extorquindo... sem escrúpulo algum, matendo em sigilo o verdadeiro significado do amor.

Tico, um feliz natal para você e seus familiares.
União, amor, sáude, harmonia...

Abraços.

3:03 PM  
Blogger Ana Cláudia said...

PRÊMIO Escritores da Liberdade
A Drica do blog Natureza Inconstante nos presenteou com esta indicação e agradecemos muito!

Tão legal quanto a indicação é a forma interessante de divulgação dos blogs e da oportunidade desses blogs se conhecerem.

Agora, como normalmente acontece no mundo dos blogs, escolhemos 10 outros blogs para receber o selo e postamos aqui. Depois visitamos seus blogs e comunicamos a nomeação para que cada um nomeie mais dez, e assim, sucessivamente. Então, segue nossos dez nomeados que são todos blogs que falam de assuntos delicados ou não, sempre com liberdade :

-blog Kálido
-Clube da Insônia
-Ética Já
-Folha Verde
-Fora do Manual
-Lucas, milagre da vida!
-Mude o Mundo
-Seção Karinassa
-Síndrome de Estocolmo
-O Chato

http://ofuturodopresente.blogspot.com/2007/12/prmio-escritores-da-liberdade.html

7:28 PM  
Blogger Son Pedro said...

uma das coisas mais lindas que já lí

8:03 PM  
Blogger Unknown said...

Ah, é sobre o amor?

Pois VIVA CAZUZA! Adoooooro um amor inventado!

E que primor esse texto, hein?

Na verdade, meu Rei, passei aqui para desejar-lhe PAZ e SAÚDE, a vc e à sua família! Todo o mais é consequência, acredite!

FORÇA, CORAGEM e LUZ para prosseguir sua caminhada nessa terra, que é de passagem mas é iluminada, necessária, verdadeira!

Beijos nessa boca LINDA, meu Rei!
Santiago

9:40 AM  
Blogger Marco Antonio Araujo said...

Deu até vontade de me entorpecer também com essas drogas do nosso corpo...

Vou tentar encontrar uma maneira de tomar uma overdose de mim mesmo.

5:29 PM  

Postar um comentário

<< Home