quinta-feira, dezembro 20, 2007

Eles adoram me fazer de otário...

Ontem, dia 19 de dezembro de 2007 o site do jornal O Globo publicou uma matéria onde o Senador Cristovam Buarque (Pt) apresenta uma proposta polêmica onde FILHOS DE POLÍTICOS ELEITOS SERÃO OBRIGADOS A ESTUDAR EM ESCOLA PÚBLICA.
Este é um tema recorrente nas apresentações do Voluntários da Pátria e ficamos felizes ao saber que o Professor e Senador mencionado o levou para apreciação no Congresso.
Obviamente, seus colegas sacaram milhares de argumentos contra.
Leia abaixo a notícia.
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/12/19/327693564.asp

Imediatamente em apoio a iniciativa, escrevi uma carta para o site do Jornal.
Segue na íntegra a seguir.

Seria estranho se nossos políticos aderissem em massa ao projeto de tornar obrigatória a utilização por seus filhos do péssimo serviço público de ensino que é oferecido a população. Mais hilário e patético são os argumentos contra a iniciativa do Senador Cristovam Buarque. Antes de tudo vale ressaltar que a democracia sempre é evocada nessas horas, e sua retórica menciona a liberdade de escolha que todos os indivíduos têm perante a constituição. Uma grande falácia, pois olhando de perto, só tem direito de escolha quem pode pagar por isso.
Aqui no Rio de janeiro ainda temos o agravante defendido por nosso Ciber-virtual-Prefeito-César Maia, que exige a aprovação automática de alunos que não sabem ler nem escrever.
O Senador Romeu Tuma saca sua pistola e defende a “democracia” com as brilhantes pérolas: “O fato de tirar o direito a educação Religiosa, já que a escola pública é laica”.
Vejamos caro Senador, se olharmos de um ângulo oposto. Como fazem então as famílias que não tem condições financeiras de colocar seus filhos numa escola religiosa?
“O fato de prejudicar a escola particular porque os filhos de cerca de 60 mil políticos eleitos, seriam obrigados a estudar em escola pública”.
Este argumento é vergonhoso. Se 60 mil crianças deixassem de usar os estabelecimentos de ensino particular com certeza nenhuma dessas instituições iria à falência. Sabemos que muitas escolas particulares mal têm vagas para atender a grande demanda de famílias que fogem dos colégios públicos, além do mais, se partirmos desses números concluiremos então que nenhum político hoje matricula seus rebentos na educação estadual, municipal e federal, o que sabemos também que é uma inverdade, caso seja verídico, a religiosidade explicaria tudo?
“O fato de impedir a família de exercer o direito da livre escolha”
Este é o que evoca o princípio básico da tal democracia, mas esquece ou ignora quem por motivos econômicos não pode escolher absolutamente nada e diante da mesma constituição onde todos os cidadãos teoricamente têm os mesmos direitos. Argumento que só proporciona a liberdade defendida aos que podem comprá-la.
O Senador Tuma parece estar em pânico quando lança sua próxima cartada.
“Como é que você vai impor a alguém a escola em que ela vai estudar?”
Pois é Senador e como é que esse alguém faz quando sua única opção que é oferecida pela União e não proporciona um ensino digno e de qualidade?
“A própria pessoa e a família é quem deve decidir”
Lógico, a própria pessoa e a família que tem condições financeiras para decidir.
“Além do mais, para obrigar, você tem que deixar as vagas abertas, impedindo que outras pessoas possam se matricular”.
Ora, caríssimo Senador Romeu Tuma, nosso país não foi capaz de construir instalações de primeiro mundo para abrigar um Pan-americano? Não ganhamos o direito de sediar uma Copa do mundo em 2014 onde precisaremos reformar e erguer estádios que estejam de acordo com as exigências da FIFA?
Então por que não construímos mais escolas e pagamos melhor os profissionais da rede pública, para acolher os alunos interessados em estudar?
Dizer que não há vagas o suficiente é atestar que o BRASIL não oferece escolas suficientes para todos os cidadãos que tem direitos iguais e se não existe, não concorda que devemos urgentemente pensar numa forma do ensino público absorver os filhos de todos os brasileiros?

O Professor da Usp Roberto da Silva que acusa o projeto de delírio, também se baseia no mesmo principio de igualdade que não existe na prática desse país. Acusa a iniciativa se ser anticonstitucional. Mas o voto para negros e mulheres também já fora anticonstitucional. Fora nas ruas que conseguimos o direito pelas eleições diretas de modo que algo inconstitucional pode tornar-se constitucional se interessar a maioria.

O projeto está totalmente de acordo com a realidade do nosso país e obrigando os políticos a usufruir do serviço que nos oferecem talvez tenham mais responsabilidades no repasse de verbas, na remuneração dos profissionais e com o conteúdo do que é oferecido para a população.
Paremos de fingir de maneira cínica que existe igualdade e possibilidade de escolha para todos. Isso é uma grande mentira, defendida por quem ou não conhece o ensino público ou tem medo de se expor ao mesmo.
O documentário “Pro dia nascer feliz” mostra bem como o Estado trata deste que é o item mais importante dos pilares para que algum dia a idéia de democracia seja possível.

“Se o analfabetismo fosse contagioso, como a poliomielite, as autoridades competentes assim como os setores mais favorecidos da sociedade já a teriam erradicado.”

No Brasil, não interessa jovens questionadores, adolescentes letrados e preparados para disputar o mercado de trabalho de igual para igual e sendo assim prevalece a opinião e o desejo daqueles que sempre tiveram o que estão questionando, o direito de escolha.

Para fechar um trecho da música Haiti de Caetano Veloso.

"(..)E na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimuladoDiante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquerplano de educação que pareça fácilQue pareça fácil e rápidoE vá representar uma ameaça de democratizaçãoDo ensino do primeiro grauE se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capitalE o venerável cardeal disser que vê tanto espírito no fetoE nenhum no marginal (...)"

Tico Sta CRuz

16 Comments:

Blogger Unknown said...

NÃÃÃOOO...eles não adoram te fazer de otário...
Eles têm é MEDO de você!!!
Comentei lá no tópico, mas volto depois pra comentar aqui....tenho que absorver melhor suas palavras pois sua inteligência é mais rápida que a minha (rsrsrs)...tenho que perceber as entrelinhas!!!

2:54 PM  
Blogger Junior São Gonçalo said...

É simplesmente ridículo e ao mesmo tempo uma CONFIRMAÇÃO de que o ensino público no país é uma bosta, quando um político se posiciona contra esse projeto.

Qual o mal existente em utilizar o ensino público se o mesmo for de qualidade????

??????????????????????????????????

NÓS JÁ PAGAMOS IMPOSTOS PARA ISSO!

Eu queria muuuuuuuuuuito não precisar pagar faculdade particular mas também não ter que me matar por uma vaga numa pública!

Eu queria muuuuuuuuuuito não ter que pagar plano de saúde e utilizar o SUS mas sem ter que aprodecer e morrer numa fila de espera!

Eu queria muuuuuuuuuuito VER OS MEUS IMPOSTOS REVERTIDOS EM BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE!!!!!

Você já falou tudo Tico, respondendo aos "argumentos clichêsmáticos" dos opositores.
Não serei prolixo.
A verdade está mais que NA CARA!

ESTÁ NA HORA DA VERDADE!
NÃO TEM PRA ONDE CORRER!

SRS. POLÍTICOS, ENCONTREM ARGUMENTOS MAIS COERENTES... NÃO CAÍMOS MAIS NESSA TÃO FACILMENTE!!!

VOCÊS NÃO ME ENGANAM MAIS!!!!!!!!

A luta não pára!
Forte Abraço,

JUNIOR

3:17 PM  
Blogger Unknown said...

Meu sagaz Santo Forte....Minha Santa Cruz

Bem....
TODOS NÓS DEVERÍAMOS APENAS USAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS, pois pagamos ....e muuuiiitooo.......impostos para termos os mesmos.
Se esse dinheiro fosse bem empregado não precisaríamos obrigar ninguém a nada, e tenho certeza que TODOS usaríamos os tais serviços e nos sentiríamos satisfeitos.
Essa teoria me lembra a forma de ensinar dos índios que colocam a mão dos filhos no fogo para saberem o que quer dizer quente, queima!!!
Será que não há outra forma??
Será que não deveríamos aprender melhor direitos e deveres do cidadão....cidadania?? Aprendermos que política não é assunto descartável e sim, que faz parte de nosso dia a dia?
Será que não há neste país pessoas honestas para votarmos e que realmente representem nossos direitos de forma que possamos escolher onde vamos estudar, onde vamos buscar por nossa saúde, onde vamos nos sentir seguros??
Será que mesmo que nossos representantes continuem errando, não somos capazes de fazê-los parar e cobrar efetivamente que façam o que ganham para fazer?
Será que chegamos a ponto de precisarmos tentar fazer com que essas pessoas sintam os mesmos horrores que passamos usando estes serviços ao invés de cobrarmos efetivamente que eles melhorem e que nossos impostos sejam revertidos a favor de TODOS??
Pressuponho que a vontade é de que eles sintam na pele o desserviço...e não MUDAR efetivamente o mal serviço oferecido, sendo assim...sempre poderá haver uma forma de burlar a lei ...pq neste país é assim mesmo...e as coisas continuarem da mesma forma.
Quanto aos filhos não terem culpa por seus pais....bem...muitos pais ruins têm filhos bons e vice-versa....consciência não é hereditário, porém...tb acredito que se educa mais por exemplo de que com palavras...e um mau exemplo pode ser um sinal a NÃO ser imitado....isso pode variar muito!!!
SOU PELA EDUCAÇÃO PARA TUUUDOOO ......não pela imposição
SÓ A EDUCAÇÃO MUDA...qualquer coisa....qualquer segmento....mas ela é mais lenta...mas eficiente e eficaz...duradoura
EDUCAÇÃO - Palavra Mágica!!!

Esse foi o comentário que fiz no tópico e ainda permaneço com a mesma opinião...o que quero ressaltar é a colocação da maneira como vc a faz aqui...como sempre audaz e brilhantemente inteligente.
A considerar:
A Constituição deve sim ser sempre defendida....ela é PERFEITA, muito bem escrita e prega a justiça e igualdade pra todos indistintamente....a falta de obediência e respeito à ela é que deve ser combatida e dentro deste conceito que coloco “minha tese”
Não podemos nivelar por baixo, colocando todos na pior escola e sim buscar soluções para melhorar as que existem....e concordo aqui que muuuiiitooo é preciso ser feito ainda...até porque, quando se chega à faculdade ou aos degraus acima dela, ai sim os que puderam pagar vão para as melhores que são as públicas mesmo...e neste ponto ninguém reclama, ao contrário, se “mata” pra entrar...
Parabéns por sua sagacidade...sua genialidade de fazer pensar, questionar e até tremer quem só olha pro seu próprio umbigo...esses egoístas que terão que parar pra pensar, ao menos por alguns minutos, em quem verdadeiramente é dono do que é apossado por eles...o mandato e o dinheiro público!!!
Beeeiiijooosss....Todos!!!

3:28 PM  
Blogger Borboleta Bia said...

Tico, quando li esta matéria pela manhã fiquei orgulhosa em saber que o Voluntários plantou uma importante semente. Veio na hora o encontro que você teve com o Cristóvão Buarque e a entrega do nariz de palhaço. Ele pode não dado o mesmo aos nossos políticos, mas sem dúvidas usou este “acessório” ontem em nome do povo.

Como “eu” adoro admirar meu umbigo e como dói quando tentam cortar o cordão umbilical de “nossas” crias.

Gabi

4:16 PM  
Blogger ** Renata Ferri ** said...

São hipócritas, não!?
Afirmam de uma certa forma que os serviços públicos não são de qualidade e que seus filhos não podem usufruir destes!
Bêjo0s,
Rê!

4:19 PM  
Blogger Juliana Cavalcanti said...

Tô chocada.Impressionante isso.

"O projeto está sendo criticado por parlamentares e educadores, que evocam o direito de livre escolha."

Que direito de livre escolha têm as famílias carentes de pôr seus filhos em uma escola?Elas simplesmente não têm ,pq só têm essa escolha,a de uma escola pública e só Deus sabe onde.Sem contar que para se conseguir uma vaga numa escola perto de casa não é assim chegar lá e pronto vamos fazer a matrícula,tem que saber se ainda existem vagas na escolhida.
Há uns 05 anos atrás existia um 0800 que era um absurdo..vc ligava p/ fazer sua matrícula depois ficava sabendo onde vc ia estudar.Isso é direito de livre escolha?Não sei se hj em dia é assim,mas se bem que não deve ser tão diferente.
Com certeza se o ensino de uma escola pública fosse bom,eles seriam os primeiros a terem seus filhos estudando em uma.Diferente de uma faculdade onde a melhor escolha é uma pública,federal.Pq é onde ensinam os melhores mestres.E lógico sendo assim,com certeza os filhos deles estudam ou estudarão em uma pq tiveram o privilégio de estudar nos melhores colégios e assim maiores chances de passar numa tão concorrida.Mas não é pública/federal?Devia ser o contrário...eles tiram a vaga de alguém que realmente não pode pagar uma faculdade.Isso qnd não vão estudar fora.
O ensino público no Brasil parece que cada dia está pior, infelizmente.
Político realmente tem o dom de fazer população de trouxa,é impressionante.Aqui perto de casa tem uma escola que "recebeu" mais de 1 milhão para ser reformada,tinha uma placa enorme com a informação.Eu passo por lá está o mesmo caco de sempre,o pior de tudo é que aparece na t.v a propaganda das melhorias da cidade incluindo a reforma dessa escola.Um absurdo isso,é revoltante.Onde esse dinheiro foi parar?O governo é uma merda,ng tem vergonha na cara de expor esse ridículo?
E achar que a gente vai cair nessa de que eles vão pôr seus filhos em uma escola pública?Nossa...a população como sempre sendo taxada de otária.
Realmente um país que vai gastar dinheiro sediando uma copa,na construção de estádios e etc...deveria estar bem em todos os setores.Mas como aqui tudo acaba em pizza dessa vez vai acabar em festa de copa.E enquanto o Tuma,o Lula e etc vão assitir os jogos nas sociais de primeiríssima ou na t.v tela de cinema de suas casas,a mariazinha lá do interior vai continuar andando uns 5 km p ir às sua aulinhas lá na escolinha de madeira de bambu com teto de palha de côco que a tia Ana dá aula por amor, pois nem salário recebe.
A ilusão de toda minha crença por um país melhor nunca vai mudar de nome..sempre vai se chamar governo.

Ótima postagem.
Bjs.

4:42 PM  
Blogger Daniel Barros said...

O que dizer né?!?!?!

Quando um deles tem uma idéia bacana, vem logo os outros com pedras nas mãos. Até quando? Até quando vamos aceitar viver dessa forma??? Não entendo o ponto de vista deles. Direito de escolha? Pq será que eu escolhi estudar 13 anos em escolas públicas? Será que eu acreditava que o ensino era uma maravilha??? A resposta é NÃO. Estudei pq não tinha dinheiro para pagar uma particular. Então os nossos queridos políticos podem escolher??!?! Mas a galera que não tem dinheiro pra bancar uma escola particular que se dane. Pelo amor de Deus, vamos fazer alguma coisa!!!!! Que esse projeto possa se tornar real.

Abraços.

5:10 PM  
Blogger Kari said...

Engraçado como eles frizaram tanto o direito de escolha e aí eu te pergunto:
Se vivemos em um país tão democratico, onde o dever de escolha deve ser preservado, por que eu, cidadã brasileira, não posso decidir por VOTAR ou NÃO VOTAR nas eleições? Cadê o meu direito de escolha???? Afinal, se eu não voto, perco algumas coisas, não é?

E quanto as escolas... De fato, vergonhoso demais esse debate.
Os políticos demonstraram um certo pânico, ou foi impressão minha?
Não, acho que não foi. Ficaram assim, pois sabem as verdadeiras condições das escolas públicas e dos ensino(ás vezes até da falta dele).
É uma vergonha esse país.
Hoje li no Jornal do Commércio, aqui de Recife, que vão contruir uma arena para o Clube Náutico Capibaribe, e a mesma servirá para a COPA de 2014. O custo da arena é de R$ 250 milhões. Com esses duzentos e cinquenta milhões de reais, creio que muitas escolas poderiam ser construidas, não só em Pernambuco.
Creio também que, se os políticos não fossem tão ganaciosos e nem tivessem a conta bancária tão cheias, que os salários dos professores poderiam ser melhores. Mas parece que ninguém está disposto a perder a mordomia, não é?

E também não acho que esses filhos de políticos saindo das escolas públicas iriam prejudicá-las. Bom, e se prejudicasse não haveria problema algum, afinal, educação é um direito de todo cidadão. A educação pública deveria ser a melhor do país, como até, em alguns paisses do mundo.

É, agora é só esperar e ver onde esse debate vai terminar... só espero que o projeto não termine na gaveta, como tantos outros...

Beijos

6:17 PM  
Blogger Unknown said...

A você e a minha querida torcida do Vasco...rs

Eu votei no cristovam pra presidente! Acredito que a educação é a ÚNICA saída efetiva para o país! Pena que os resultados são tão a longo prazo...

Quyerido, você diz sempre tudo e não sobra quase nada para acrescentar.

Então, passei aqui só para cumprimentá-lo pelo show em JF, apesar da platéia esnobe dessa cidade. Sempre assim!

Tirei algumas fotos (489.762, pra ser exata...rs) e postei no flog. Dá uma passadinha lá? Vc tá um trem de doido... ;)

Vou lá ler a versão do gato!

Beijos nessa boca LINDA, meu Rei!
Santiago
www.winsantiago.nafoto.net

6:42 PM  
Blogger Auíri Au said...

Concordo com o projeto e já mandei o meu email para o Cristovam apoiando a sua inciativa...

luz


Auíri

8:58 AM  
Blogger Cinderela Compulsiva said...

Viu? E ainda tem gente que diz que não adianta tentar mudar o Brasil, que fazer isso é arriscar sua própria pele, mas sempre tem um retorno, alguém vai se consciêntizar, se pelo metade dos brasileiros que quer mudar isso tivesse atitudes como você já teriamos mudado muitas regras nesse país.
Eu fico muito orgulhosa por suas idéias estarem passando por discussões isso quer dizer que pelo menos você está sendo ouvido.
Meus parabéns meu rei.
Sua eterna adimiradora
;*
Um feliz natal para você e um ano novo cheio de luz para todos os voluntários da pátria.
Amo demais vocês.
beeeejo

3:09 PM  
Blogger Suelen said...

Como estes senhores políticos conseguem ser tão hipócritas e contraditórios??
Usam argumentos sem nexo para tentar enrolar aqueles que td aceitam!!
Apoio essa iniciativa do Cristovam... assim quem sabe eles tomarão algumas atitudes a favor da educação que anda segundo nosso presidente evoluindo...

Seguimos...

Beijão querido!!
Te amo!!

3:21 PM  
Blogger Tati said...

Sim, eles adoram nos fazer de otários...

Mas NÓS seguiremos em frente! Porque quem ACREDITA sempre ALCANÇA !! Não importando o tempo que demore; façamos a parte que nos cabe!

Beijo grande!

5:14 AM  
Blogger Danny Souza said...

COMENTEI NO ROQUE CLUBE PORQUE NÃO ESTOU CONSEGUINDO POR AQUI DE JEITO NENHUM..ALIÁS...NEM SEI SE VOU CONSEGUIR POSTAR ESSE COMENTÁRIO..rsrs..

BEIJOS,

DANNY

7:56 PM  
Blogger Carolina Martins Ferraiolo said...

Brilhante meu irmão!

Democracia para quem? Mostremos um pouco de realidade ao ilustríssimo senador.

6:06 AM  
Blogger Altieres said...

Eles querem te fazer de otario, mas jamais consiguiram.

6:07 AM  

Postar um comentário

<< Home