terça-feira, setembro 19, 2006

Supor ao invés de saber

Não nasci do amor romântico
Nem de parto normal!
Sou fruto de um buquê de rosas vermelhas
entregues com um cartãozinho careta,
de uma ação exemplar.
Das centelhas e centenas de palavras bonitas.
Sou a conclusão de uma relação carnal.
Então nasci, estou aqui!
No país do oba oba.
No país do carnaval.

Pronto para esquartejar o amor.
Parti-lo em pedaços.
Servi-lo em pratos plásticos
marmitas prateadas.
Em sacos de lixo preto que encobrem os corpos
no calçadão do Leblon.

SOU UM GOZO !!!!
Aliais, todos somos!!!
É pra isso que vivemos,
pelo gozo, para o gozo.
Gozemos !!!!

Gozemos da vida.
Gozemos do conformismo.
Gozemos da hipocrisia.
Gozemos dos preconceitos.
Gozemos da apatia.
Gozemos do amor,
pois no fim o amor é um gozo.

Andamos tão apáticos que só temos coragem para aplaudir.

Em tempos assim meus amigos,
é preciso ter sorte para não depender do mais forte
e é preciso ser forte para não depender só da sorte.

A vida sem arte é morte.
Sem arte a realidade mata.

E para se acabar com um sistema é preciso conhece-lo
profundamente, alimenta-lo como se alimenta um porco
que não sabe que mais tarde será servido no jantar.
Não se combate um sistema, mostrando quem é o alvo.
O alvo não pode saber que é o alvo, ora bolas!!!!
O sistema é um sistema, não é um teorema.

O Brasil é um precipício
e pelo visto, sempre foi assim !!!

Ajudando a desafinar o coro dos contentes.
Daquele velho anjo torto e muito louco
que por aqui um dia esteve.

Tico Sta Cruz

15 Comments:

Blogger Jana said...

E como diz um dos meus compositores preferidos:

Eu não estou interessado em nenhuma teoria
Em nenhuma fantasia, nem no algo mais
Nem em tinta pro meu rosto ou oba oba, ou melodia
Para acompanhar bocejos, sonhos matinais
Eu não estou interessado em nenhuma teoria,
Nem nessas coisas do oriente, romances astrais
A minha alucinação é suportar o dia-a-dia,
E meu delírio é a experiência com coisas reais
Um preto, um pobre, um estudante, uma mulher sozinha
Blue jeans e motocicletas, pessoas cinzas normais
Garotas dentro da noite, revólver: cheira cachorro
Os humilhados do parque com os seus jornais
Carneiros, mesa, trabalho, meu corpo que cai do oitavo andar
E a solidão das pessoas dessas capitais
A violência da noite, o movimento do tráfego
Um rapaz delicado e alegre que canta e requebra, é demais
Cravos, espinhas no rosto, Rock, Hot Dog, "play it cool, Baby"
Doze Jovens Coloridos, dois Policiais
Cumprindo o seu (maldito)duro dever e defendendo o seu amor e nossa vida
Cumprindo o seu (maldito)duro dever e defendendo o seu amor e nossa vida
Mas eu não estou interessado em nenhuma teoria,
Em nenhuma fantasia, nem no algo mais
Longe o profeta do terror que a laranja mecânica anuncia
Amar e mudar as coisas me interessa mais
Em Amar e mudar as coisas, amar e mudar as coisas me interessa mais
Um preto, um pobre, um estudante, uma mulher sozinha
Blue jeans e motocicletas, pessoas cinzas normais
Garotas dentro da noite, revólver: cheira cachorro
Os humilhados do parque com os seus jornais
Carneiros, mesa, trabalho, meu corpo que cai do oitavo andar
E a solidão das pessoas dessas capitais
A violência da noite, o movimento do tráfego
Um rapaz delicado e alegre que canta e requebra, é demais
Cravos, espinhas no rosto, Rock, Hot Dog, "play it cool, Baby"
Doze Jovens Coloridos, dois Policiais
Cumprindo o seu (maldito)duro dever e defendendo o seu amor e nossa vida
Cumprindo o seu (maldito)duro dever e defendendo o seu amor e nossa vida
Mas eu não estou interessado em nenhuma teoria,
Em nenhuma fantasia, nem no algo mais
Longe o profeta do terror que a laranja mecânica anuncia
Amar e mudar as coisas me interessa mais
Em Amar e mudar as coisas, amar e mudar as coisas me interessa mais.

Belchior

1:47 PM  
Blogger kk_baby said...

O Brasil eh realmente um precipicio e parece que sao poucos os que se interessam em reais e grandes mudanças.=/


espero que um dia esses poucos se tornem muitos.
=]

muito bom o texto tico um grande desabafo de tudo.


=*

1:47 PM  
Blogger ~Lana. said...



eeeeee Tico,
o texto que eu tanto gostei! Brigada por ter postado ele tá?! =D
Tenho nem o que dizer sobre... falou tudo!

"é preciso ter sorte para não depender do mais forte
e é preciso ser forte para não depender só da sorte"

Saudades já,
te mandei um e-mail dps vê lá.
Bjss,
Lana.

1:49 PM  
Blogger Sil said...

Claro Hall veio abaixo com esse poema...
Eu só posso fazer uma coisa:
*APLAUSOS*

Te amo querido felino!

Meu post mais pervertido:
http://fotolog.com/silviacaldas

4:21 PM  
Blogger ALANA ROSA said...

BOA NOITE!
LENDO O TEXTO SENTI O QUE SENTI NO SHOW, ARREPIOS, CORAÇÃO BATENDO FORTE.
PARABÉNS!!!!

@>--

4:31 PM  
Blogger Renato Junqueira said...

Putz cara, eu estava naquela noite maravilhosa no sábado, curtindo o meu aniversário, o show foi muito marcante,foi o meu primeiro, de vários outros que quero ir. Você falou muitas coisas interessantes durante o espetáculo, esse poema foi uma delas,realmente muito bom cara, e me marcou também aquela dissertação sobre o "Amor" durante "Só por Hoje", "o amor é revolucionário,acreditem!", e eu acredito. Falei com vc no camarim, não sei vai lembrar de mim, eu tava com meus pais, e vc disse "Ih mas veio todo mundo é?" ou algo do tipo,foi na hora que o Gabriel tava lá e deu o seu telefone "234-5678" pra uma fã doida lá hahhahahahahha, adorei essa tirada dele. Muito legal o seu relato no site oficial...realmente a indiferença é foda, mas ela está aqui desde sempre, e temos que conviver com ela, e como vc disse, "sobreviver a ela". Valeu ai cara, vcs realmente são pessoas legais, vcs são muito gente fina.

Abração cara,
Renato Junqueira, RJ.

Ae se quiser ver algumas fotos do show, inclusive da gente(ficou engraçada,mas serve como uma lembrança boa) é só ir no meu blog "Terra Estranha" o link é; www.terra-estranha.blogspot.com valeu,tchau!!!

6:03 PM  
Blogger Danny Souza said...

E DAS ENTRANHAS
SAIRÁ A REVOLUÇÃO
NA LUTA DE QUEM APANHA
OU
NUM SIMPLES ESTENDER DE MÃO...

LUZ
AMOR
AÇÃO !!

DANNY

6:12 PM  
Blogger Mulher Invisivel said...

Desculpa mais não posso resistir...

"... não sou filha do Gozo sou filha do Bozo..." rs*

Gozar??? Ui! Mto bom...
Cara na minha filosofia, "o gozar" é chegar no "PARAISO"...
Já que não acredito nem em céu e nem em inferno...
...A SENSAÇÃO PERFEITA...

Eu adoro o PARAISO...
Oh! Paraiso... toda hora é bem vindo!
huahuahauauhauahuaauh

******************
Louka

6:26 PM  
Blogger Khalee Duranki said...

A vida sem arte é morte porque a vida É arte...sempre...pra isso existimos todos..mas muitos esquecem e cegam suas vidas com rotinas insípidas destruidoras.

para acabar, transformar, esse sistema em que vivemos, precisamos nos acabar e nos transformarmos tb. uma coisa está ligada à outra.
é nos transformando que irradiamos a energia transformadora, e cada um que agir assim, vai mudando tudo...


O MUNDO é um precipício, Tico, e faz tempo mesmo.....mas existe sim esperança. Se não existisse por que estaríamos aqui???? :-)


Sábado vc disse tudo: O Amor é revolucionário.

Não esperemos mais.

A hora é essa.


Beijos e muita Luz!!!!!!!

@;-

9:37 PM  
Blogger Matreya said...

LITERALMENTE FALANDO...
SE SOMOS SOMENTE FILHOS DE UM (ou mais..rsrs..) GOZO(s)...
SERÁ QUE É POR ISSO QUE É TUDO SACANAGEM ?
SERÁ ?

MATREYA

9:39 PM  
Blogger Sil said...

Curioso esse comentário da Thaís...
No show, antes de entender vc falando q tds nós éramos filhos do gozo, eu realmente entendi vc dizer q era filho do Bozo!!! uahuahuahuah
O q ñ deixaria de estar certo, pois me sinto uma palhaça diante de td isso q acontece em nosso país!!!

Eu até pensei q usasse aquele tênis pelo parentesco!!!!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHA
Adoro brincar com vc!!!

Sabe como é:
"É q eu só quero brincar c/ vc..."
E td mais q diz a música...

Bjos

P.S.: Prometo que ñ comento mais...
nesse post, é claro!

10:37 PM  
Blogger Dani said...

Acho que faço parte da minoria que não esteve no Claro Hall semana passada. Culpa da geografia. Ah, e dos deveres também. Mas, em nome daquelas pessoas que não estiveram lá agradeço a publicação. Espero ouvi-la em breve.

Conjecturas:

Somos filhos do gozo. Ainda bem que é assim na maioria dos casos. Filhos de um momento de prazer. Talvez com histórias parecidas com a do post abaixo. Talvez planejadas seguindo o roteiro do politicamente correto. No final somos todos filhos da intolerância, do efêmero, do descartável.

A arte traz poesia à vida. Ela tenta color o que a tv e os jornais mostram em branco e preto.

E se os problemas não passassem de uma piada sem graça? Ou de um homem de peruca e nariz vermelhos e macacão azul? Acho que estão mais para João bobo. Por mais que tentamos atingi-lo com força ele sempre volta. Às vezes até somos atingidos. É, bobos somos nós, não o brinquedo. Gozado.

Gozado como os filhos. Que podem não ter nascido do amor de seus pais. Mas devem ser criados por amor.

Omnia vincit amor. Mais do que minha nova tatuagem essa frase representa uma grande aspiração. A de que o amor vence tudo. Mais vasto que o mundo, são os nossos corações. Já dizia Drummond, o cara do anjo torto...

Se país do carnaval é um precipício temos duas certezas. De que estamos no fundo dele. E que existe algo lá fora nos esperando. A tal ação e reação de Newton, a mesma que dá força ao joão bobo pode ser usada em nosso favor, quem sabe? Gozar sim. Mas de uma vida melhor. Sem esquartejar, mas compartilhar o amor.

8:46 AM  
Blogger Rosane Silva said...

me de licença..vou colocar esse post abaixo da sua foto no meu flog...

lebro muito bem de um texto que vc escreveu no blog.
Vc falou sobre um pai que viu que aquele vocalisat tatuado e cheio de palavrões tinha muito a dizer...(foi algo do tipo)
Acho que foi isso que vc quis dizer no final, anjo torto...

Sei que vc falou o que sentia, muitos entenderam, outros entenderam errado e a maioria não entendeu porra nehuma né...mas acredito que pra vc o que importa são os pouco que te entenderam. esses sim fazem a diferençana sua vida.
Te adoro.. sou uma desses poucos...

bjos

9:11 AM  
Blogger Borboleta Bia said...

Pão e circo para o povo!
Circo de horror no show da reeleição,
E a estrela acabou sendo um adesivo apagado na memória de uma esperança perdida.
O showmício acabou, mas os provedores dos engodos continuam fazendo suas ofertas.
Quando deitei nos braços da mãe gentil já era eterna a dívida externa,
Deram-me de presente uma merdocracia com direito a ratos envolvidos com sanguessugas e mensalões.
A justiça tarda e falha.
Será o que o futuro nos reserva?
...
Chegará o tempo em que não avistaremos ninguém que possamos responsabilizar.
Realmente é preciso ter sorte pra não depender do mais forte.
É preciso ser forte pra não depender só da sorte.
Já que as emissoras de rádio se parecem piratas.
As TVs parecem primatas também culturalmente falando.
E os jornais coniventes com a falta de cultura, de educação, não ensinam a pensar, mal informam.
Minto, ensinam suas fórmulas de pensar.
Enquanto isso as escolas são depósitos de jovens passivos,
E favelas depósito de humanos.
Chega de escândalo, porque se contar ninguém acredita.
Para encerrar esse breve estilingue fragmentado de alguns pindoramas,
Resta acreditar que a vida não é só isso,
É só mania de procurar o que há de errado.
Mudar para muitos pode ser apenas um olhar distante do saber,
Basta então um querer entender.
Goze da vida para que sua arte imite a vida,
Seja um tradutor do tempo em vive.

Com carinho,
Gabi

Ahhhh, já ia esquecendo... nem sempre temos um final de palavras previsíveis *risos*

3:15 PM  
Blogger Caroline said...

oie!!
confesso que as vezes nao suporto pensar em qualquer tipo de sistema e alvos, pq é um saco ficar ouvindo a mesma coisa sempre do Brasil, dos candidatos e presidentes. creio que nunca trocamos de politicos, so trocam os nomes. Quando sera que o Brasil vai deixar de ser um pais do futuro (como dizia Renato Russo)?? pq se realmente é um precipicio, tem muitos se jogando de la de cima, talvez fica + facil, melhor do q encarar a realidade. ja perdi varios sonos, esse pode ser + um!!!

seu texto esta muito bom mesmo, te amoO muito,
e tb estou desposta a desafiar o coro dos contentes!!

sorrisos*
muita luz:) de coraçao S2
carol

10:15 PM  

Postar um comentário

<< Home