sábado, agosto 05, 2006

Quando o que eu disse não foi o que falei.

Sinta o que um homem sente quando tem seus pensamentos editados.
Quando o que foi dito, não é expressado.
Quando o conteúdo é manipulado por quem tem nas mãos o poder da decisão final.
Sinta um pouco da frustração que já senti algumas vezes.
É mais ou menos isso, como olhar os comentários do post abaixo e perceber que tudo
o que você escreveu, pensou e quis expressar não passou pelo crivo dos interesses
de quem determina o que as pessoas podem ou não saber a respeito de suas idéias.

Daí que devemos sempre nos perguntar quando nos deparamos com uma manchete de jornal, uma notícia ou uma entrevista. A quem interessa o que estamos lendo ?
Peguem suas revistas, jornais ou assista a TV e ouse imaginar tudo que possa estar por trás de tantas edições. Quantas mensagens não puderam ser passadas, quantas idéias deixaram de receber a luz da reflexão coletiva, porque alguém decidiu o conteúdo do que chega até seus olhos e ouvidos.

Amo este espaço, porque aqui não tem censura.
Falo o que quero, penso a respeito do que desejo e sei que minhas idéias
estarão sempre chegando até quem se interessa de forma direta e objetiva, sem
atravessadores, embora esteja sempre pensando em maneiras diferentes de conseguir
infiltrar alguma coisa onde recebo o espaço.



Relaxe, goze e aproveite.

Tico Sta Cruz

26 Comments:

Blogger Trio Tiete said...

1º de Julho
Cássia Eller

Composição: Renato Russo

Eu vejo que aprendi
O quanto te ensinei
E nos teus braços que ele vai saber
Não há por que voltar
Não penso em te seguir
Não quero mais a tua insensatez

O que fazes sem pensar aprendeste do olhar
E das palavras que guardei prá ti
Não penso em me vingar
Não sou assim
A tua insegurança era por mim

Não basta o compromisso
Vale mais o coração
Já que não me entendes, não me julgues
Não me tentes
O que sabes fazer agora
Veio tudo de nossas horas
Eu não minto, eu não sou assim
Ninguém sabia e ninguém viu
Que eu estava a teu lado então
Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha,
Minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
Sou Deus, tua deusa, meu amor
Alguma coisa aconteceu
Do ventre nasce um novo coração

Não penso em me vingar
Não sou assim
A tua insegurança era por mim
Não basta o compromisso

Vale mais o coração
Ninguém sabia, ninguém viu
Que eu estava ao teu lado então

Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha,
Minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
Sou Deus, tua deusa, meu amor
Baby, baby, baby, baby

O que fazes por sonhar
É o mundo que virá prá ti e prá mim
Vamos descobrir o mundo juntos baby
Quero aprender com o teu pequeno grande coração
Meu amor, meu Tico...


bjs


Tâmera

10:13 AM  
Blogger ...εїз... said...

gosto do seu espaço.
gosto de falar sem censura.
gosto de ouvir você falando sem censura.
gosto de você.

:*

10:18 AM  
Blogger ...εїз... said...

ah: Relaxe, goze e aproveite.

;)

10:23 AM  
Blogger Dany Joplin said...

Olá Tico, td bem?
Já faz algum tempo q não comento mais aqui, é q tá uma correria minha vida, facul, trabalho, não tava dando mais tempo de entrar na net.
Adoro ler seus posts, e a cada dia admiro mais a sua inteligência e de como vc é um cara q se preocupa com a situação do país, e fica indignado com tanta injustiça.
Espero q vc sempre continue postando por aqui.
bjokas Dany_Joplin
Piracicaba - S.P.

1:44 PM  
Blogger Nathália said...

pois é, tico, a gente recebe muita informação "mastigada e digerida", e nem se dá conta disso. por isso que, na maioria das vezes, aceitamos sem problemas.

isso que dá confiar no ser humano - e no mais enganador deles, o jornalista.

bom final de semana!

1:44 PM  
Blogger *cL@üD!NhA* said...

BUENAS!!!!!!!
Pois é meu caro, mas entre tudo isso há um fato: das pessoas ouvirem e verem o que querem ouvir e enxergar. mas o equívoco também é nosso, ainda esperar dos outros o que esperamos de nós... Por mais que não queremos, nos expresssamos de tal forma que à tudo isso nos deixamos exposto. A frustração pelo outros chegam aos nossos olhos, ouvidos e sentimos porque nós queremos, por que assim os aceitamos...
É uma relatividade da qual não aprendemos a lidar na escola ou com nossos pais... talvez seja pela falta do mesmo, e mesmo assim, pela falta do buscar e sentir verdadeiramente o mesmo...
É o sentido perjorativo que evazamos cada dia mais; impedindo nossa expansão e crescendo nossa alienação... involuntária, de tão crescente.
[Lembra da preservação de quem realmente gosta de ti? Pois é, às vezes as coisas têm algum sentido - se bem que proferidas por mim é meio difícil..hehehe - e mesmo assim há a contravensão, mas ao menos, sensata, pelos outros, e principalmente, por si mesmo. ]
Pois é, pensar não dói, contrói. E sentir, nem sempre ensina, muitas vezes ridiculariza.
É a balança de nossos impulsos e sentidos, de nossa realidade e sacrifícios, de nossos vícios e indícios, do tempo, e de si mesmo.
Como você mesmo disse: " SEJA VOCÊ MESMO, SEJA VOCÊ QUEM FOR!!!!"
E além do mais, mesmo as portas estando abertas, ninguém pode arrastar ninguém por elas adentro... Consciência e inteligência não se têm, se abstem, se nasce com elas, e sem dúvida, as utiliza.

OBS.: Há um tempo atrás, escrevi algo sobre mais ou menos isso (ao menos, nesse prévio sentimento), talvete identifiques, ou não, mas mesmo assim, aí vai:
" Dá uma vontade...

Dá uma vontade de ocasionar tudo, e ao mesmo tempo nada;
Dá uma vontade de evoluir, e às vezes, de simplesmente regredir;
Dá uma vontade de parar na calçada, ou sem olhar para os lados apenas calmamente seguir nossa longa estrada;
Dá uma vontade de querer e ao mesmo tempo simplesmente se desprender;
Dá uma vontade de acreditar em uma linha imutável para o futuro, e ao mesmo tempo deixar render-se à arte do nosso fluir;
Dá uma vontade de lembrar e relembrar tudo, e outras vezes, simplesmente por uma lavagem cerebral se submeter;
Dá uma vontade de desfrutar de tudo, e ao mesmo tempo deixar a surpresa de uma conquista pra se buscar;
Dá uma vontade de ouvir a canção que fale da gente, e ainda assim esperar pelo silêncio que nos emudece necessariamente;
Dá uma vontade de viajar por todos os lugares, e ainda assim, apenas querer estar no mais distante confim;
Dá uma vontade de manter tudo o que for possível ativo, e logo querer que tudo esteje simplesmente, inerte;
Dá uma vontade de estar com você, e ao mesmo tempo, ter a companhia somente de mim;
Dá uma vontade de possuir muita quantidade, enquanto tudo o que mais esperamos, é qualidade;
Dá uma vontade de ser um astro do céu, e ainda assim ser apenas mais um grão de areia em nossa terra;
Dá uma vontade de fugir da realidade, e no entanto, apenas procurar saber o que é a verdade;
Dá uma vontade de apenas compreender a nossa essência interna, e no entanto, apenas vêm-se a observar a sua casca externa;
Dá uma vontade de excluir todas as questões, e enquanto isso, vivemos à busca de respostas;
Dá uma vontade de apenas ser uma estrela, e como ela ter um único brilho, e ainda ter a luz de uma constelação;
Dá uma vontade de expor a vida em um único momento, e no entanto, a sua maior expressão vêm em pequenas amostras,
Dá uma vontade de ter a graciosidade do vôo da borboleta, e de um leão absorver de seus movimentos, a precisão;
Dá uma vontade de aprender, mas no entanto parece ser tão difícil aceitar o sofrer;
Dá uma vontade de fechar os olhos e ver que tudo isso não passa de um sonho, e ainda assim, lutar por uma realização;
Dá uma vontade de falar tudo em todo o momento, e ainda esperar pelo mais calado olhar;
Dá uma vontade de explodir por tudo, e ainda assim, diante de tudo, querer apenas se conter;
Dá uma vontade de pelo resto da vida apenas sorrir, mas ainda assim querer o alívio e a glória de chorar;
Dá uma vontade de escrever uma poesia, e no entanto, tenho apenas palavras que discorrem as aparências do vão;
Dá uma vontade de ser aquilo que quero ser, e ainda assim, pretender aceitar aquilo que sou;
Dá uma vontade de encontrar a luz, e ainda assim, permanecer na escuridão;
Dá uma vontade de renunciar ao mundo, e ao mesmo tempo regojizar-se de tudo que ele à si anunciou;
Dá uma vontade de viver, mais ainda assim fazemos nossa maior vontade morrer; que é a de dizer todos os dias que ainda:
Dá uma vontade... "

É isso, assim, cordialmente, despeço-me...

2:34 PM  
Blogger BRUNA/CURVELO-MG said...

KRA VC É FODA, D+ MESMO...


EU TE ADORO!!!!!!!
TUDO QUE VC ESCREVE NO SEU BLOG PRA MIM KRA É LEI.....




TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMMMMMMMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOO.....
TE AMO!!!!!

2:49 PM  
Blogger Danielle said...

A CENSURA É FRUSTRANTE,
TOLHE..UMA IDÉIA..CORTA..UM IMPULSO
DEIXA UM VAZIO..UMA SENSAÇÃO DE INUTILIDADE..INCAPACIDADE ?
UM QUE DE "MAS COMO" ?
BROCHANTE EU DIRIA...
APROVEITO ENTÃO ESSE ESPAÇO
E NEM TÃO SILENCIOSAMENTE ASSIM..
GOZO...

COM AMOR
DANNY

4:17 PM  
Blogger 100 %detonautas... said...

âÊEEEEEE senti uma certa satisfação...uma certa alegria q naum senti nus post passadu!!:PP
Q otemuuuuuuuuuuuu!!fiquei muito felizZZz em ti ver e te sentir assim...pq vc merece...vc eh coliriu p nossos olhos e para nossa mente...
a gente ama vc demais ticoOoo..nunk se esqueça dissu!!E pode ter certeza q o clube da insonia eh tbm um pedacinhu de nois..um pedacinhu precioso e especial...e muito obrigada por nus presentear com ele viu?!!

e naum precisa nem dizer:relaxei..gozei e aproveitei...e aproveitarei sempreeeeee!!

Fica com Deus..tudo de bom..Otimas energias...eeeeeeeee...Aceleremmmmmmmmm p k p o maranhão p junto de nois fãs de vcs...A gente sente muita carencia de vcs...:PPP

Esperamus anciosos pela inclusao nu exxxxxquema!!hahahaha...


xeilins fofo =*****


www.flogao.com.br/ddzinha

4:35 PM  
Blogger Carla Aguiar said...

Acho que o que torna esse espaço aqui tão especial é justamente o fato de não existir censura.
Cada um escreve o que pensa, o que sente vontade. Idéias, reflexões, comentários inteligentes e oportunos, outros um tanto sem propósito ou fúteis, como os meus algumas vezes... *rs
Não consigo acompanhar diariamente o blog e tampouco participo ativamente, mas estou sempre por aqui lendo, me emocionando, aprendendo e às vezes até me preocupando...
Quanto aos elogios aos quais você se referiu no post anterior, muitas vezes tenho vontade de fazer mas acabo desistindo por achar que já estás cansado de ouvi-los. Por outro lado, acho que os faço de forma diferente e você acaba entendendo! Mas pra não deixar dúvidas, das próximas vezes eles serão feitos em alto e bom som! *rs
Você é muito especial.
Se cuida, querido!

Beijo grande!

6:07 PM  
Blogger Mundo de Gilcobain said...

ai q bom passar aki e ser a primeira pessoa á comentar!
cabei de ver a participação de voc6 no criança esperança,esnobei o resto do programa...soh de ver a nojetinha da Cláudia Leite me dá naúseas.... tow pendurada na net!
e tipo q foi muito lindo akela foto exibida do nosso cachos man... ei,xaudades de passar por aki!
tem um monte de comentário nos postes anteriores, vou já ver se foram aceitos...
ei lindo me diz uma coisa, mas uma vez vou te perg isso,por acaso vc recebeu uma carta q foi enviada pra gravadora, de envelope amarelo grande, com uns adesivos de sapinhos, alguma coisa colada do ceará music, duas fotos (uma 3x4 e outra q eu tow de boné e óculos escuro)pois eh... tem várias pág, escrevi faz uns 2 meses, mas numtenho certeza se ela chegou até vc!!!
queria mto q vc me disesse pode ser por aki mesmo!
só pra eu saber... ei quanto ao texto, pra variar tá mmuito bom viw? e vc tava lindo no criança esperança... te amoooooooo meu lindo! dias melhores para todos nós! vibrações detonáuticas

7:24 PM  
Blogger Matreya said...

TO APROVEITANDO..
rsrs..

MATREYA

7:36 PM  
Blogger Khalee Duranki said...

Tico, entendo o q vc fala, interpretações subjetivas são algo bem complicado e imagino q quando a mídia começa a tecê-las sobre o que dizemos deve ser mais complicado...mas é tb como vc disse, relaxa e goza, deixa rolar, vc sabe qual foi a sua intenção ao dizer o q disse, vc sabe de vc.

peço desculpas por ter comentado seu post abaixo q vc pediu pra não comentarem. só quis deixar aquela pergunta mesmo.

acho MUITO legal q vc tenha esse espaço democrático e totalmente ao seu dispôr pra se expressar, sejam seus pensamentos, sentimentos, emoções, reflexões, TUDO...acho muito legal isso e fico mais feliz ainda de podermos trocar idéias sobre a vida e o q pensamos, de alguma forma.

acabei criando mais um blog, depois de fazer vários e deletá-los, e to aproveitando muito tb isso de botar pra fora o que represamos na gente, é muito saudável isso.

beijos!!!!!!!!! adorei ver vcs no criança esperança!!!!!!!!!

9:16 PM  
Blogger Mundo de Gilcobain said...

Sem nada pra fazer

Hoje eu sai, sem muita motivação sabe?
Aquela coisa meio sem graça...
De achar tudo muito estranho á sua volta...
De não se reconhecer no meio das pessoas...
Fiquei um tempo pensando, o que é mesmo que eu tô fazendo aqui?
Nem eu sei... eu fico confusa com essas minhas coisas!
Tá faltando alguma coisa, né? Eu sei que tá...
Mas num quero pensar muito nisso pra não me frustrar...
Eu sei que uma hora as coisas mudam de lugar...
Que tudo passa... que nada é pra sempre!
Que ninguém é igual á ninguém...
E blá-blá-blá...
Eu sou meio louca com minhas coisas...
Tenho minhas paranóias como todo mundo...
Tenho meus medos...
Minhas angústias...
E principalmente, desejos...
Você sabe qual é?
Hahahahahahahahahahahaha...
Adivinha...

by gilcobain

9:24 PM  
Blogger Mundo de Gilcobain said...

Hoje eu num tô muito inspirada não, mas vamos ver o que é que sai aqui... (risos)
Eu num sei bem o que dizer, tô me sentindo meio abobalhada po causa de um sentimentozinho filho da puta... aqueles que chegam sem pedir licença, sabe?
Que te deixei meio sem noção de tempo e espaço, que num te deixam nem respirar direito... (risos) aquela coisa meio de momento que vem quando você menos espera e quando vê, já foi... você já tá ali... tendo aluscinações, visões futurísticas essas coisas malucas, eu nem pensava que isso pudesse acontecer comigo!
Pra ser sincera tem tempo que num acontecia sabe?
Mas de uns dias pra cá... tenho pensado com muita freqência em uma certa pessoinha, que me tocou profudamente, daquelas que têm um jeitinho afável,que te conquistam sem querer, pois é essa pessoinha tem mexido muito comigo,meio que tirando meu sono!
Baby, você nem esperava por isso né? pois é querido, eu estou tão surpresa quanto você, sabia?! Eu te falei que não sei como isso aconteceu...
Essas coisas a gente não escolhe e nunca tá preparado né?
Quando você já foi... e já é meio tarde pra pensar em desistir!
E olha, eu não estou pensando em desistir... pelo menos não agora!
E veja bem... ainda vou te dar um pouquinho de trabalho! (risos)
Ow meu lindo não é justo desistir de uma coisa sem nem se quer ter tentado, pra ver como é que poderia ter sido... não é justo né?
Vamos dar uma chance pra gente?!
Eu espero que um dia você possa compreender os meus motivos, até agora estou tentando entender os seus, não quero te forçar á nada... apenas preciso tentar!
Segue aqui mais um dia em que eu estou longe de você e que estou torcendo pra um breve reencontro... Te adoroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

9:25 PM  
Blogger Mundo de Gilcobain said...

DIAS IGUAIS

O DIA VAI PROSSEGUINDO E DAQUI Á POUCO O SOL IRÁ SE PÔR, LOGO A NOITE CHEGARÁ.
EU TÔ AQUI COM AQUELA SENSAÇÃO DE QUE EU NÃO VIVI BEM O DIA, DE QUE ELE PASSOU DESPERCEBIDO. QUE EU NÃO FIZ AS COISAS QUE EU DEVERIA OU QUERIA TER FEITO,MAIS UM DIA EM QUE EU TIVE QUE ME JUSTIFICAR,DAR EXPLICAÇÕES E ME EXPOR... É ASSIM MESMO, FAZ PARTE DA VIDA... UM DIA A LIBERDADE CHEGA PARA TODOS E UMA HORA A MINHA IRÁ CHEGAR, MAS ENQUANTO ISSO SÓ ME RESTA VIVER O QUE A VIDA ME PROPÕEM.
EU VOU TENTANDO ME DISPERSAR DO PASSADO, DE COISAS QUE NÃO ME FAZEM BEM, QUE NÃO ELEVAM MEU ESPÍRITO,VOU DEIXANDO DE LADO AS COISAS QUE ME INCOMODAM, QUE INSISTEM EM ME PUXAR PRA BAIXO... EU NÃO DESISTO! E POR ISSO PROSSIGO... NÃO SOU DO TIPO QUE SONHO COM UM AMOR PERFEITO, TALVEZ EU ATÉ ESTEJA SENDO UM POUCO INSENSÍVEL.
MAS EU AINDA ACREDITO NESSA CAFONICE DE AMOR Á PRIMEIRA VISTA, AFINAL NUNCA É TARDE PRA RECOMEÇAR! E EU,QUERO RECOMEÇAR...
NÃO QUERO REMOER MÁGOAS,MAS TAMBÉM NÃO VOU SER DO TIPO QUE PERDOA SEMPRE...
VEZ E OUTRA ME PEGO NESSA INÉRCIA, ME FALTAM IMPULSOS QUE ME LEVEM Á ACREDITAR NO NOVO, COMO SE AS DESILUSÕES FOSSEM ME ANULANDO AOS POUCOS E ASSIM EU VIVO...
NAQUELA DE ACHAR QUE A FELICIDADE NÃO ESTÁ AO ALCANCE DOS FRACOS, QUE CADA UM BUSCA E SEGUE AQUILO QUE ACREDITA,CADA UM SE EMOLDURA NO COTIDIANO QUE LEVA E ISSO ALGUMAS VEZES NOS IMPEDE DE NOS LIBERTARMOS. FELICIDADE?! ACHO QUE NÃO EXISTE,CREIO QUE TUDO SEJA APENAS MOMENTOS DE PRAZER E SURREALISMO... EGOÍSTA, EU? NÃO MESMO... ESTOU SENDO APENAS REALISTA!

tico aew alguns dos meus textos... bjus aceita aew...

9:26 PM  
Blogger Sil said...

Ñ fiquei frustrada pq escrevo p/ vc e ñ p/ q outros leiam... Por isso, sempre preferi te enviar e-mails!
Mas compreendo o q quer dizer...

Já te disse q vc me deixa relaxada!!! Gozar e aproveitar são conseqüências dessa libertação q vc nos proporciona...


Fique bem...
Bjs meu anjo


http://fotolog.com/silviacaldas

2:44 AM  
Blogger Lê said...

Não achei graça ter sido censurada, e compartilho a frustração da Danny!!
Mas, quem sabe eu ainda aprenda alguma coisa com isso, depois que a frustração passar...

6:06 AM  
Blogger Pensamentos _Meus_ said...

ISSO AI TSC . .O QUE IMPORTA E SE EXPRESSAR RELAXAR E GOZAR!


ISSO AI FALE O QUE VC PENSA NESSE ESPAÇO SEM RESTRIÇOES COMO EU FALO NO MEU, E OUTRAS PESSOAS FALAM NOS DELAS,, MAS EXPRESSAR O QUE SENTIMOS NAO SO EM BLOGGERS MAS NA VIDA ... SERA Q VALE A PENA.. PQ .POW EU TE CONHEÇO .. MEU PRIMEIRO SHOW FOI DO DETONAUTAS EM BUZIOS GERIBA EM 2003.. FORA OS OUTROS SHOWS Q FUI AO CAMARIM .E VEJO REALMENTE VE AQUELE VOCALISTA COM O CORPO TATUADO CANTANDO NO DETONAUTAS,UMA BANDA COMERCIA Q APAREÇE NA MALHAÇAO,... E VARIOS PROGRAMAS DA TV.. SABEM Q VC "TICO SANTA CRUZ"TEM ESSE LADO DE EXPRESSAO .. Q SE TIVER Q CHINGAR VAI CHINGAR SE TIVER Q ALERTA IRA ALERTAR . ACHO Q AS PESSOAS NAO VEEM ISSO ,, MAS ADMIRO ESSE SEU LADO ..QUE ESTAVA LENDO UMA MATERIA NO JORNAL DESSE DOMINGO ,COM LUCIANO HULCK, E ELE BOTA EM UMA PARTE DA ENTREVISTA , EU NAO DOU LIÇAO DE MORAL A NINGUEM . TIPO "SE BEBER NAO DIRIJA", "USE CAMISINHA" . .ELE DIZ Q . AS PESSOAS TEEM Q SE CONCENTIZAR E FAZER A COISA CERTA,ACHO LEGAL Q VC E TODOS DA BANDA SE PREOCUPAM COM AS COISAS PASSAM ESSA MENSAGEM DE VIDA E DE POLITICA PARA TODOS QUE ACOMPANHAO OS SHOWS E A INTERNET. 1 DIA EU DISSE AO MEU COLEGA . SE 80% DAS BANDAS DO BRASIL NAO SO AS FAMOSAS + TODAS AS BANDAS Q REPRESENTAM O BRASIL ,PASSASSEM ESSA MENSAGEM ADIANTE SERIA BEM LEGAL , PELO MENOS PARA OS ADMIRADORES DAS BANDAS SE CONCENTIZEM E FAÇAM SUA PARTE,, VLW TICO UM GRANDE ABRAÇO, SIGO COM VC ...

11:17 AM  
Blogger Michelle said...

Sem liberdade não há informação!!!

Bjs

12:01 PM  
Blogger ~Lana. said...

Relaxo, gozo e aproveito mesmooo.
amo esse seu cantinho, acho importante cada um ter o seu cantinho tbm, independente do que seja...
adorei vcs no criança esperança e a homenagem que vcs fizeram pro netto... a foto dele grandona lá de fundo, foi lindo mesmo. tô doida pra ver o clipe!
Gosto mto de vc,
se cuida viu...
bjss,
Alana.

12:07 PM  
Blogger flavinha! said...

Não sei quanto a vocês, mas vida pra mim ter que ter cheiro. Gosto. E FRASES. Não adianta dizer que um olhar vale mil palavras, que o silêncio diz tudo. Não, não e não. Eu quero sentir, tocar, cheirar, provar, morder e OUVIR. LER. Então, por favor, DIGA. Qualquer coisa que seja, qualquer frase, qualquer palavra perdida, FALE. Ou ESCREVA. Mas por favor, ETERNIZE. Palavras foram criadas para fotografar o coração. Então por favor, não poupe o mundo da sua essência. Click. Palavras são simples. Precisas. Lindas em sua pureza de ser dita. Ben(m) dita! Não precisa fazer pose. Deixe acontecer. Se a garganta der nó e a sílaba não sair, ESCREVA. Caneta e lápis na mão, SEJA. Mostre-se. Eu não me apaixono por pessoas. Eu me apaixono por frases. Me alimento de palavras. Verdades, incertezas, medos, doçuras e pequenas mentiras. Não importa. Eu quero provar seus verbos. Seus sujeitos. Seus objetos. Eu quero te ler. Te sublinhar. Te copiar. Te re-ler. Então, por favor, escreva-se. Inscreva-se. Eu quero te pregar num post-it pra nunca mais te esquecer. Quer saber? O que me encanta no mundo são letras, vogais, combinações inexatas entre o que quer dizer e o que se diz. Não precisa dizer bonito. Muito menos escrever bonito. Palavra vira poesia quando dita com a alma. Por isso, solte-se. Rabisque-se. Eu não vou analisar suas palavras. Eu vou apenas senti-las... Sentir você em cada letra escrita, em cada ponto, em cada frase desenhada. Por isso, permita-me. Eu não quero gramática, dicionário, frases de efeito, plágios descarados pra preencher vazio. Eu quero você. Você e suas palavras. Você e sua letra torta. Em qualquer frase, qualquer rima, qualquer asterisco no pé da página. Mas que seja você. Que brote do silêncio da sua alma bonita e se transforme em letras: palavras para eternizar a poesia que é seu coração!

P.S: Eu sou mulher de frases. Ainda bem que você tem palavra.


bjo,
Flávia

2:06 PM  
Blogger Reticências said...

Sou estudante de comunicação, trabalho com comunicação e em breve terei um diploma. Isso não é pouco. Clóvis Rossi disse que o jornalismo é a diária conquista de corações e mentes.

Parece pretensioso. Mas o que leva alguém a escolher hoje uma profissão em que se trabalha muito, se ganha muito pouco, morre-se cedo e está todos os dias lutando contra a censura? Sim, porque existe censura em todos os lugares. Vejam Cuba agora. Se você é jornalista não pode entrar na ilha. Não interessa se está lixando para o octogenário Fidel. Interessa que você é jornalista e ponto.

Tudo bem, exemplos mais próximos? O Conselho Federal de Jornalismo que não saiu do papel. A polêmica rolou durante 2004. Os grandes meios de comunicação cantaram em coro: Censura! Os editoriais de jornais, revistas e tv protestaram. Não acharam justo um órgão que pudesse fiscalizar o que fosse produzido pelos meios de comunicação. Mas acham justo incluir esta ou aquela matéria em favor deste ou daquele anunciante.

Vamos à faculdade com o sentimento de atender ao interesse público. Usar a verdade como ferramenta. Mas é lá mesmo que os professores alertam: entre o jornalista e o público existe o patrão. Então, você tem que trabalhar para atender aos interesses da empresa em que trabalha antes de trabalhar pelo leitor/espectador/ouvinte.

Desde o início do século XX, a imprensa é tratada como uma instituição com o objetivo de gerar lucro. É a regra, infelizmente. Lá nos primórdios, quando jornalismo nem era considerado uma profissão, ai sim, cada um era obrigatoriamente responsável por aquilo que escrevia. Defendia-se um ideal, uma corrente filosófica, política... Mas muitas vezes faltava a informação de fato. E o que é informação? Aquilo que desperte atenção. “O cachorro morder o homem não é notícia, mas se o homem morder o cachorro sim”. Ou que responda ao lead: o que, quem, onde, como e por quê?

A quem interessa o que lemos? A muita gente, estejam certos. Pensem numa coisa. Imagine um país com as dimensões do nosso. Ou até os estados em que vivem. Depois prestem atenção nos noticiários. As pautas são as mesmas. Como se nada além pudesse ser relevante. Acredito que em muitos casos o que mais interessa está nas entrelinhas mesmo.

Ninguém é capaz de captar o quanto é gratificante fazer uma entrevista. Tentem transportar isso pra área que cada um escolheu. É do caralho. Horas e horas a espera de uma entrevista. A espera por um minuto de atenção. Às vezes, literalmente um minuto. O desejo de fugir do comum, de cair no “mais do mesmo”. O entrevistado que não quer falar, o que fala demais, o que não quer gravar, o que grava com você... Depois o desafio de transformar tudo isso em uma grande matéria.

E muitas vezes ai está o erro. Para atrair as atenções, edições mirabolantes e manipulação. E o que foi dito perde o sentido. Ou pior, transforma-se em o que não era.

Por favor, há exceções. Tenho orgulho em dizer que faço parte desse time quem ainda acredita na verdade como nossa maior ferramenta. Que pode colocar a cabeça no travesseiro e dormir (ou perder o sono) sem o medo de ter manipulado, distorcido ou censurado quem quer que fosse. Não se trata do exército de um homem só.


Aproveitei ( e exagerei) para lembrar a todo mundo que se somos nós os consumidores da informação, não podemos perder a criticidade nem a busca pela liberdade de expressão. Todos precisamos de respeito. Inclusive a imprensa.

É bom escrever o que vem a mente, sem repreensão. Quem dera se o maior desafio de um jornalista fosse esse.


Que a liberdade perdure. Aqui e sempre.

6:14 AM  
Blogger Slipk-Down said...

Este é o nosso espaço :-)
Por mais diferenças que há entre nós aqui, seja estilo de vida, necessidades, sonhos e objetivos, temos o mesmo propósito, união, debater sobre todos os temas que nos vem à mente

às vezes acho que o site poderia ter mais moderadores, ou então poderiamos criar um fórum pra todo mundo postar idéias, cada semana elegermos uma redação, um tópico específico da semana .. .pensou quantas idéias e novos talentos surgiriam ??


abraço amigos

10:48 AM  
Blogger ROSA said...

OI
ENTENDO.
VEJA SÓ, TRABALHO EM UM ESPAÇO MARAVILHOSO COM PESSOAS MARAVILHOSAS, MAS COMO TUDO TEM MUDANÇAS, A MARAVILHA ESTA SE TRANSFORMANDO EM DOR DE CABEÇA, TUDO POR QUE NÃO E PASSADO PARA O NOSSO GRUPO AS INFORMAÇÕES CERTAS,PARA VCS ENTENDEDEM.
TRABALHO EM UMA ONG E FAÇO BONECAS E DOU AULA DE BIJUTERIA, E FIQUEI SABENDO EM MEIO A UMA VISITA QUE O NOME DA BONECA TINHA MUDADO, PARECE BESTEIRA, MAS NÃO É NÃO, EU QUE SOU A MAIS INTERESSADA QUE FAÇO COM TODO AMOR E CARINHO A BONECA FIQUEI SABENDO POR ULTIMO UMA COISA QUE DEVIAM TER DISCULTIDO COMIGO E NÃO RESOLVIDO ISSO DE PORTAS FECHADAS, ME SENTI E ESTOU ME SENTINDO MUITO OFENDIDA, MAS NÃO E POR ISSO QUE VOU DEIXAR DE ENSINAR, HOJE ENFRENTEI UMA SALA CHEIA, E SAI DE LÁ COM A ALMA LAVADA, MEU DIA FOI SALVO SÓ POR ISSO, PELA VONTADE DAS CRIANÇAS DE APRENDER.
BOM, ACONTECE MUITO ISSO EM TODOS OS LUGARES MANDAM AS INFORMAÇÔES CONFORME O QUE QUEREM QUE SAIBAMOS, QUANDO NÓS SOMOS OS MAIS INTERESSADOS NO MEIO DISSO TUDO.

BJS.

@>--

ADORO ESTE ESPAÇO AQUI!!!

3:24 PM  
Blogger Laira said...

Tico..... Sempre li os textos do Clube da insônia, sempre fiquei maravilhada com vários deles, mas não sei pq, nunca comentei, nunca senti essa necessidade, na verdade achava(e ainda acho) o meu comentário inútil. Não me pergunte o pq estou comentando agora, se acho isso tudo, não saberia responder.Adoro este espaço.Acho que foi uma idéia perfeita, deixa fã e ídolo um poco mais próximo... Amo, admiro os Detonautas, apesar de nunca ter ido a nenhum show(vontade não me falta..).Quero muito ir no que vai ter sábado no Claro Hall, no Rio, mas minha mãe não deixa, pois começa muito tarde e ela tem medo da violência dessa cidade.A q ponto chegamos!!!!!!Expressoa aqui, todo o meu amor pela banda, pelas músicas, expresso a minha tristeza pela morte do Netto,pela injustiça.. + nesse mindo tão injusto não podíamos esperar outra coisa, não é mesmo?
Também amo escrever, desabafo através dos meus textos. Gostaria muito que você(Tico) leia esse meu comentário, saiba que eu existo.. Pois estou escrevendo tudo isso somente para os Detonautas Roque Clube. Vou pôr aqui um texto que escrevi, o que eu mais gosto (geralmente detesto tudo que faço).

Amor sem barreiras

É tarde. O céu estrelado e a lua cheia marcam a bela noite. O mar, calmo e paciente reflete a sua paixão nas águas puras que abrange.
A sua face esbranquiçada e reluzente diz tudo: não quer ficar sozinha, ama e quer ser amada. Quer estar perto, tocar, experimentar a nova sensação que contagia q que é pioneira.
Ele, por sua vez,se afasta. Sente o mesmo, mas tem receio. É grandioso e se acha um ogro para aquela pérola tão pequena e delicada. Sente-se culpado por não se achar capaz de cuidá-la, mas sabe que está em boa companhia.
O caminho se encontra tristonho como o leite derramado em um chão macio. Suas fiéis escudeiras tentam tornar tudo mais alegre e realmente conseguem! Só que o efeito só é visto e sentido para os espectadores. Para ela, tudo é monótono, medonho.
Ele a ama, ela o ama, mas por vontade divina nunca poderão estar juntos. É como carma, aquela paixão fulminante destrói os seus corações, corrói tudo por dentro e forma feridas incuráveis.
Infelizmente, o fato é irreversível. Eles não poderiam se apaixonar e , toda noite, ficarão se olhando, se desejando, contudo nunca se tocando.
Todos sentem o amor no ar! Por isso a noite na praia se torna tão bela, o luar parece ser tão deslumbrante, as estrelas enfeitam o azul-marinho, o mar traz a calmaria, porém tudo com um toque de melancolia.
Taí, espero realmente que tenha lido.
AMO VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bjss..

8:10 AM  

Postar um comentário

<< Home