sábado, agosto 05, 2006

Quando o que eu disse não foi o que falei.

Sinta o que um homem sente quando tem seus pensamentos editados.
Quando o que foi dito, não é expressado.
Quando o conteúdo é manipulado por quem tem nas mãos o poder da decisão final.
Sinta um pouco da frustração que já senti algumas vezes.
É mais ou menos isso, como olhar os comentários do post abaixo e perceber que tudo
o que você escreveu, pensou e quis expressar não passou pelo crivo dos interesses
de quem determina o que as pessoas podem ou não saber a respeito de suas idéias.

Daí que devemos sempre nos perguntar quando nos deparamos com uma manchete de jornal, uma notícia ou uma entrevista. A quem interessa o que estamos lendo ?
Peguem suas revistas, jornais ou assista a TV e ouse imaginar tudo que possa estar por trás de tantas edições. Quantas mensagens não puderam ser passadas, quantas idéias deixaram de receber a luz da reflexão coletiva, porque alguém decidiu o conteúdo do que chega até seus olhos e ouvidos.

Amo este espaço, porque aqui não tem censura.
Falo o que quero, penso a respeito do que desejo e sei que minhas idéias
estarão sempre chegando até quem se interessa de forma direta e objetiva, sem
atravessadores, embora esteja sempre pensando em maneiras diferentes de conseguir
infiltrar alguma coisa onde recebo o espaço.



Relaxe, goze e aproveite.

Tico Sta Cruz

14 Comments:

Blogger Mulher Invisivel said...

1º de Julho
Cássia Eller

Composição: Renato Russo

Eu vejo que aprendi
O quanto te ensinei
E nos teus braços que ele vai saber
Não há por que voltar
Não penso em te seguir
Não quero mais a tua insensatez

O que fazes sem pensar aprendeste do olhar
E das palavras que guardei prá ti
Não penso em me vingar
Não sou assim
A tua insegurança era por mim

Não basta o compromisso
Vale mais o coração
Já que não me entendes, não me julgues
Não me tentes
O que sabes fazer agora
Veio tudo de nossas horas
Eu não minto, eu não sou assim
Ninguém sabia e ninguém viu
Que eu estava a teu lado então
Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha,
Minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
Sou Deus, tua deusa, meu amor
Alguma coisa aconteceu
Do ventre nasce um novo coração

Não penso em me vingar
Não sou assim
A tua insegurança era por mim
Não basta o compromisso

Vale mais o coração
Ninguém sabia, ninguém viu
Que eu estava ao teu lado então

Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha,
Minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
Sou Deus, tua deusa, meu amor
Baby, baby, baby, baby

O que fazes por sonhar
É o mundo que virá prá ti e prá mim
Vamos descobrir o mundo juntos baby
Quero aprender com o teu pequeno grande coração
Meu amor, meu Tico...


bjs


Tâmera

10:13 AM  
Blogger borboleta. said...

gosto do seu espaço.
gosto de falar sem censura.
gosto de ouvir você falando sem censura.
gosto de você.

:*

10:18 AM  
Blogger borboleta. said...

ah: Relaxe, goze e aproveite.

;)

10:23 AM  
Blogger Cláudia I, Vetter said...

BUENAS!!!!!!!
Pois é meu caro, mas entre tudo isso há um fato: das pessoas ouvirem e verem o que querem ouvir e enxergar. mas o equívoco também é nosso, ainda esperar dos outros o que esperamos de nós... Por mais que não queremos, nos expresssamos de tal forma que à tudo isso nos deixamos exposto. A frustração pelo outros chegam aos nossos olhos, ouvidos e sentimos porque nós queremos, por que assim os aceitamos...
É uma relatividade da qual não aprendemos a lidar na escola ou com nossos pais... talvez seja pela falta do mesmo, e mesmo assim, pela falta do buscar e sentir verdadeiramente o mesmo...
É o sentido perjorativo que evazamos cada dia mais; impedindo nossa expansão e crescendo nossa alienação... involuntária, de tão crescente.
[Lembra da preservação de quem realmente gosta de ti? Pois é, às vezes as coisas têm algum sentido - se bem que proferidas por mim é meio difícil..hehehe - e mesmo assim há a contravensão, mas ao menos, sensata, pelos outros, e principalmente, por si mesmo. ]
Pois é, pensar não dói, contrói. E sentir, nem sempre ensina, muitas vezes ridiculariza.
É a balança de nossos impulsos e sentidos, de nossa realidade e sacrifícios, de nossos vícios e indícios, do tempo, e de si mesmo.
Como você mesmo disse: " SEJA VOCÊ MESMO, SEJA VOCÊ QUEM FOR!!!!"
E além do mais, mesmo as portas estando abertas, ninguém pode arrastar ninguém por elas adentro... Consciência e inteligência não se têm, se abstem, se nasce com elas, e sem dúvida, as utiliza.

OBS.: Há um tempo atrás, escrevi algo sobre mais ou menos isso (ao menos, nesse prévio sentimento), talvete identifiques, ou não, mas mesmo assim, aí vai:
" Dá uma vontade...

Dá uma vontade de ocasionar tudo, e ao mesmo tempo nada;
Dá uma vontade de evoluir, e às vezes, de simplesmente regredir;
Dá uma vontade de parar na calçada, ou sem olhar para os lados apenas calmamente seguir nossa longa estrada;
Dá uma vontade de querer e ao mesmo tempo simplesmente se desprender;
Dá uma vontade de acreditar em uma linha imutável para o futuro, e ao mesmo tempo deixar render-se à arte do nosso fluir;
Dá uma vontade de lembrar e relembrar tudo, e outras vezes, simplesmente por uma lavagem cerebral se submeter;
Dá uma vontade de desfrutar de tudo, e ao mesmo tempo deixar a surpresa de uma conquista pra se buscar;
Dá uma vontade de ouvir a canção que fale da gente, e ainda assim esperar pelo silêncio que nos emudece necessariamente;
Dá uma vontade de viajar por todos os lugares, e ainda assim, apenas querer estar no mais distante confim;
Dá uma vontade de manter tudo o que for possível ativo, e logo querer que tudo esteje simplesmente, inerte;
Dá uma vontade de estar com você, e ao mesmo tempo, ter a companhia somente de mim;
Dá uma vontade de possuir muita quantidade, enquanto tudo o que mais esperamos, é qualidade;
Dá uma vontade de ser um astro do céu, e ainda assim ser apenas mais um grão de areia em nossa terra;
Dá uma vontade de fugir da realidade, e no entanto, apenas procurar saber o que é a verdade;
Dá uma vontade de apenas compreender a nossa essência interna, e no entanto, apenas vêm-se a observar a sua casca externa;
Dá uma vontade de excluir todas as questões, e enquanto isso, vivemos à busca de respostas;
Dá uma vontade de apenas ser uma estrela, e como ela ter um único brilho, e ainda ter a luz de uma constelação;
Dá uma vontade de expor a vida em um único momento, e no entanto, a sua maior expressão vêm em pequenas amostras,
Dá uma vontade de ter a graciosidade do vôo da borboleta, e de um leão absorver de seus movimentos, a precisão;
Dá uma vontade de aprender, mas no entanto parece ser tão difícil aceitar o sofrer;
Dá uma vontade de fechar os olhos e ver que tudo isso não passa de um sonho, e ainda assim, lutar por uma realização;
Dá uma vontade de falar tudo em todo o momento, e ainda esperar pelo mais calado olhar;
Dá uma vontade de explodir por tudo, e ainda assim, diante de tudo, querer apenas se conter;
Dá uma vontade de pelo resto da vida apenas sorrir, mas ainda assim querer o alívio e a glória de chorar;
Dá uma vontade de escrever uma poesia, e no entanto, tenho apenas palavras que discorrem as aparências do vão;
Dá uma vontade de ser aquilo que quero ser, e ainda assim, pretender aceitar aquilo que sou;
Dá uma vontade de encontrar a luz, e ainda assim, permanecer na escuridão;
Dá uma vontade de renunciar ao mundo, e ao mesmo tempo regojizar-se de tudo que ele à si anunciou;
Dá uma vontade de viver, mais ainda assim fazemos nossa maior vontade morrer; que é a de dizer todos os dias que ainda:
Dá uma vontade... "

É isso, assim, cordialmente, despeço-me...

2:34 PM  
Blogger Danny Souza said...

A CENSURA É FRUSTRANTE,
TOLHE..UMA IDÉIA..CORTA..UM IMPULSO
DEIXA UM VAZIO..UMA SENSAÇÃO DE INUTILIDADE..INCAPACIDADE ?
UM QUE DE "MAS COMO" ?
BROCHANTE EU DIRIA...
APROVEITO ENTÃO ESSE ESPAÇO
E NEM TÃO SILENCIOSAMENTE ASSIM..
GOZO...

COM AMOR
DANNY

4:17 PM  
Blogger Carla Aguiar said...

Acho que o que torna esse espaço aqui tão especial é justamente o fato de não existir censura.
Cada um escreve o que pensa, o que sente vontade. Idéias, reflexões, comentários inteligentes e oportunos, outros um tanto sem propósito ou fúteis, como os meus algumas vezes... *rs
Não consigo acompanhar diariamente o blog e tampouco participo ativamente, mas estou sempre por aqui lendo, me emocionando, aprendendo e às vezes até me preocupando...
Quanto aos elogios aos quais você se referiu no post anterior, muitas vezes tenho vontade de fazer mas acabo desistindo por achar que já estás cansado de ouvi-los. Por outro lado, acho que os faço de forma diferente e você acaba entendendo! Mas pra não deixar dúvidas, das próximas vezes eles serão feitos em alto e bom som! *rs
Você é muito especial.
Se cuida, querido!

Beijo grande!

6:07 PM  
Blogger Matreya said...

TO APROVEITANDO..
rsrs..

MATREYA

7:36 PM  
Blogger Khalee Duranki said...

Tico, entendo o q vc fala, interpretações subjetivas são algo bem complicado e imagino q quando a mídia começa a tecê-las sobre o que dizemos deve ser mais complicado...mas é tb como vc disse, relaxa e goza, deixa rolar, vc sabe qual foi a sua intenção ao dizer o q disse, vc sabe de vc.

peço desculpas por ter comentado seu post abaixo q vc pediu pra não comentarem. só quis deixar aquela pergunta mesmo.

acho MUITO legal q vc tenha esse espaço democrático e totalmente ao seu dispôr pra se expressar, sejam seus pensamentos, sentimentos, emoções, reflexões, TUDO...acho muito legal isso e fico mais feliz ainda de podermos trocar idéias sobre a vida e o q pensamos, de alguma forma.

acabei criando mais um blog, depois de fazer vários e deletá-los, e to aproveitando muito tb isso de botar pra fora o que represamos na gente, é muito saudável isso.

beijos!!!!!!!!! adorei ver vcs no criança esperança!!!!!!!!!

9:16 PM  
Blogger Sil said...

Ñ fiquei frustrada pq escrevo p/ vc e ñ p/ q outros leiam... Por isso, sempre preferi te enviar e-mails!
Mas compreendo o q quer dizer...

Já te disse q vc me deixa relaxada!!! Gozar e aproveitar são conseqüências dessa libertação q vc nos proporciona...


Fique bem...
Bjs meu anjo


http://fotolog.com/silviacaldas

2:44 AM  
Blogger Leticia said...

Não achei graça ter sido censurada, e compartilho a frustração da Danny!!
Mas, quem sabe eu ainda aprenda alguma coisa com isso, depois que a frustração passar...

6:06 AM  
Blogger ~Lana. said...

Relaxo, gozo e aproveito mesmooo.
amo esse seu cantinho, acho importante cada um ter o seu cantinho tbm, independente do que seja...
adorei vcs no criança esperança e a homenagem que vcs fizeram pro netto... a foto dele grandona lá de fundo, foi lindo mesmo. tô doida pra ver o clipe!
Gosto mto de vc,
se cuida viu...
bjss,
Alana.

12:07 PM  
Blogger Dani said...

Sou estudante de comunicação, trabalho com comunicação e em breve terei um diploma. Isso não é pouco. Clóvis Rossi disse que o jornalismo é a diária conquista de corações e mentes.

Parece pretensioso. Mas o que leva alguém a escolher hoje uma profissão em que se trabalha muito, se ganha muito pouco, morre-se cedo e está todos os dias lutando contra a censura? Sim, porque existe censura em todos os lugares. Vejam Cuba agora. Se você é jornalista não pode entrar na ilha. Não interessa se está lixando para o octogenário Fidel. Interessa que você é jornalista e ponto.

Tudo bem, exemplos mais próximos? O Conselho Federal de Jornalismo que não saiu do papel. A polêmica rolou durante 2004. Os grandes meios de comunicação cantaram em coro: Censura! Os editoriais de jornais, revistas e tv protestaram. Não acharam justo um órgão que pudesse fiscalizar o que fosse produzido pelos meios de comunicação. Mas acham justo incluir esta ou aquela matéria em favor deste ou daquele anunciante.

Vamos à faculdade com o sentimento de atender ao interesse público. Usar a verdade como ferramenta. Mas é lá mesmo que os professores alertam: entre o jornalista e o público existe o patrão. Então, você tem que trabalhar para atender aos interesses da empresa em que trabalha antes de trabalhar pelo leitor/espectador/ouvinte.

Desde o início do século XX, a imprensa é tratada como uma instituição com o objetivo de gerar lucro. É a regra, infelizmente. Lá nos primórdios, quando jornalismo nem era considerado uma profissão, ai sim, cada um era obrigatoriamente responsável por aquilo que escrevia. Defendia-se um ideal, uma corrente filosófica, política... Mas muitas vezes faltava a informação de fato. E o que é informação? Aquilo que desperte atenção. “O cachorro morder o homem não é notícia, mas se o homem morder o cachorro sim”. Ou que responda ao lead: o que, quem, onde, como e por quê?

A quem interessa o que lemos? A muita gente, estejam certos. Pensem numa coisa. Imagine um país com as dimensões do nosso. Ou até os estados em que vivem. Depois prestem atenção nos noticiários. As pautas são as mesmas. Como se nada além pudesse ser relevante. Acredito que em muitos casos o que mais interessa está nas entrelinhas mesmo.

Ninguém é capaz de captar o quanto é gratificante fazer uma entrevista. Tentem transportar isso pra área que cada um escolheu. É do caralho. Horas e horas a espera de uma entrevista. A espera por um minuto de atenção. Às vezes, literalmente um minuto. O desejo de fugir do comum, de cair no “mais do mesmo”. O entrevistado que não quer falar, o que fala demais, o que não quer gravar, o que grava com você... Depois o desafio de transformar tudo isso em uma grande matéria.

E muitas vezes ai está o erro. Para atrair as atenções, edições mirabolantes e manipulação. E o que foi dito perde o sentido. Ou pior, transforma-se em o que não era.

Por favor, há exceções. Tenho orgulho em dizer que faço parte desse time quem ainda acredita na verdade como nossa maior ferramenta. Que pode colocar a cabeça no travesseiro e dormir (ou perder o sono) sem o medo de ter manipulado, distorcido ou censurado quem quer que fosse. Não se trata do exército de um homem só.


Aproveitei ( e exagerei) para lembrar a todo mundo que se somos nós os consumidores da informação, não podemos perder a criticidade nem a busca pela liberdade de expressão. Todos precisamos de respeito. Inclusive a imprensa.

É bom escrever o que vem a mente, sem repreensão. Quem dera se o maior desafio de um jornalista fosse esse.


Que a liberdade perdure. Aqui e sempre.

6:14 AM  
Blogger Kbeção said...

Este é o nosso espaço :-)
Por mais diferenças que há entre nós aqui, seja estilo de vida, necessidades, sonhos e objetivos, temos o mesmo propósito, união, debater sobre todos os temas que nos vem à mente

às vezes acho que o site poderia ter mais moderadores, ou então poderiamos criar um fórum pra todo mundo postar idéias, cada semana elegermos uma redação, um tópico específico da semana .. .pensou quantas idéias e novos talentos surgiriam ??


abraço amigos

10:48 AM  
Blogger ALANA ROSA said...

OI
ENTENDO.
VEJA SÓ, TRABALHO EM UM ESPAÇO MARAVILHOSO COM PESSOAS MARAVILHOSAS, MAS COMO TUDO TEM MUDANÇAS, A MARAVILHA ESTA SE TRANSFORMANDO EM DOR DE CABEÇA, TUDO POR QUE NÃO E PASSADO PARA O NOSSO GRUPO AS INFORMAÇÕES CERTAS,PARA VCS ENTENDEDEM.
TRABALHO EM UMA ONG E FAÇO BONECAS E DOU AULA DE BIJUTERIA, E FIQUEI SABENDO EM MEIO A UMA VISITA QUE O NOME DA BONECA TINHA MUDADO, PARECE BESTEIRA, MAS NÃO É NÃO, EU QUE SOU A MAIS INTERESSADA QUE FAÇO COM TODO AMOR E CARINHO A BONECA FIQUEI SABENDO POR ULTIMO UMA COISA QUE DEVIAM TER DISCULTIDO COMIGO E NÃO RESOLVIDO ISSO DE PORTAS FECHADAS, ME SENTI E ESTOU ME SENTINDO MUITO OFENDIDA, MAS NÃO E POR ISSO QUE VOU DEIXAR DE ENSINAR, HOJE ENFRENTEI UMA SALA CHEIA, E SAI DE LÁ COM A ALMA LAVADA, MEU DIA FOI SALVO SÓ POR ISSO, PELA VONTADE DAS CRIANÇAS DE APRENDER.
BOM, ACONTECE MUITO ISSO EM TODOS OS LUGARES MANDAM AS INFORMAÇÔES CONFORME O QUE QUEREM QUE SAIBAMOS, QUANDO NÓS SOMOS OS MAIS INTERESSADOS NO MEIO DISSO TUDO.

BJS.

@>--

ADORO ESTE ESPAÇO AQUI!!!

3:24 PM  

Postar um comentário

<< Home