terça-feira, janeiro 01, 2008

Receita de ano novo

Receita de ano novo
(Carlos Drummond de Andrade)

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?passa telegramas?)

Não precisafazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade,
recompensa,justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,você, meu caro,
tem de merecê-lo,tem de fazê-lo novo,
eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Valeu Júnior pela colaboração do poema.
Achei tão lindo que resolvi publicar.
Drummond fala de forma poética o que tentei dizer de forma direta.
Mas Drummond é Drummond e começar o ano com um Post dele é prenuncio
de um ano bom.

abs
Tico Sta Cruz

14 Comments:

Blogger Renan Moreira said...

Lindo poema.
Coberto de razão.

Dono de muita verdade.

GRande abs Tico.

12:02 PM  
Blogger Khalee Duranki said...

'..eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.'

é..mudar não é fácil..e talvez não tivesse graça se fosse..

sabe uma coletânea das obras completas do Drummond que o João tava sorteando no corujão? Ganhei semana passada! fiquei bem feliz! tava querendo faz tempo!!! \o/

beijos!

12:03 PM  
Blogger Tati said...

"É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre."

Simples assim.
:)

12:29 PM  
Blogger Manoela Zabotti said...

Ano Novo por Drummond!Perfeito.
Não poderia começar melhor.

À todos nós força pra continuar lutando
e conquistando, sempre.
À humanidade, desejo consciência.
Aos corruptos, vergonha.
À natureza, condições de continuar vivendo.
Ao país, soluções.
Ao amor, intensidade.
À vida, nós mesmos.

Grande beijo.
manuh

12:38 PM  
Blogger ** Renata Ferri ** said...

Especial esse poema!
Feliz.....!
Bêjo0s,
Rê!
Te amo MEU SANTO FORTE!!!

2:52 PM  
Blogger Eliane R. said...

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,você, meu caro, tem de merecê-lo,tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.

[b]PERFEITO!![/b]

Com todo o respeito ao senhor meu marido, à senhora sua esposa e quebrando uma regra que estabeleci como fã:

[b]QUE COXA, HEIM!!!!
Benza a Deus![/b]

3:51 PM  
Blogger Jackie said...

Olá mocinho,
Façamos desta nova contagem cronológia um meio para que possamos juntos ou individualmente contribuir de alguma forma para que 2008 seja O ANO, mesmo que nem tudo seja perfeito...
Feliz ano novo! Feliz dia novo! Feliz segundo novo! Feliz Micrésimo novo! Feliz atemporalidade! Feliz felicidade!

Beijos Enormes!!!!

4:14 PM  
Blogger Danny Souza said...

" mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas "

JUNIOR ARRASOU AO ESCOLHER ESSE POEMA..
E VOCÊ AO PUBLICÁ-LO
PERFEITOS !

QUE FAÇAMOS POR MERECER UM ANO TÃO LINDO QUANTO ESSE POEMA !
PRENÚNCIO
ANÚNCIO
DE MUITA COISA BOA POR VIR...

E VAMOS QUE VAMOS !
BEIJOS,

DANNY

4:18 PM  
Blogger Junior São Gonçalo said...

Eu é que agradeço, meu amigo!

Aliás, todos nós agradecemos ao Drummond por expressar dessa forma tão poética algo que todos nós sempre desejamos ao nosso modo.
E lembrei do poema assim que li o seu post.
Mas saiba que você sempre nos leva a ótimos caminhos do pensamento com a sua maneira de se expressar. Você fala a nossa "língua", é papo reto e aberto.
E sabemos do seu lado poético aflorado também. "Você me faz tão bem", por exemplo é um lindo poema, dentre tantos outros de sua autoria...

Mas como você mesmo disse, Drummond é Drummond...um grande SALVE a ele e a 2008!!!!

Valeu Tico! Forte Abraço meu parceiro! Tamojunto!

JUNIOR

4:31 PM  
Blogger Mulher Invisivel said...

desejamos mt sucesso pra vcs nesse novo ano!

ps:Macae foi fodaaaaaaaaaaa
nada melhor q esse show pra fechar com chave de ouro mais um ano q fica na memoria!!!

_________________
Semente do Amanhã
Gonzaguinha

Ontem um menino que brincava me falou
que hoje é semente do amanhã...

Para não ter medo que este tempo vai passar...
Não se desespere não, nem pare de sonhar

Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs...
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar!
Fé na vida Fé no homem, fé no que virá!

Nós podemos tudo,
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será.

Feliz 2008!!!

Trio Tiete (Tâmera, Thaís e Suellen) e Tia Marli

Bjs

5:22 PM  
Blogger Juliana Cavalcanti said...

Muito bom esse poema.Boa escolha!

(..)"Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,você, meu caro,
tem de merecê-lo,tem de fazê-lo novo,
eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre."

Pois é..precisamos acordar para alcançarmos o que desejamos desde sempre.E a chegada de um novo ano é o primeiro passo de nossas primícias ou a continuação delas.
A você e a todos um feliz novo ano que se inicia.

6:56 PM  
Blogger Bruna Pittynauta said...

Drummond é simplesmente maravilhoso! :)
Eu já conhecia esse poema, mas toda vez que leio, me encanto.

AH! Parabéns pela São Silvestre! E você nem tava com cara de cansado! hauha.. Acho que cansei mais do que você, andando de um lado pro outro, tentando descobrir onde era o que... hauhauah.. :D

bjus
Feliz Ano Novo

7:31 PM  
Blogger Izadora said...

Achei ótimo começar o ano com esse poema de Drummond Tico!
adorei! :)
beijão Izadora!

2:05 PM  
Blogger Unknown said...

Meu renovado Santo Forte....Minha Santa Cruz!!!

DRUMMOND É DRUMMOND...meeesmooo...aaaaamooooo e junto com Mario Quintana são os poetas que me embriagam...não consigo gostar de nenhum outro como deles!!!
O Drummond é sério...elegante e sempre sensato...o Quintana...só alegria....mesmo nos assuntos que não mereçam tanto este sentimento...e adoro esse positivismo dele!!!...então curta tb!!!

"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."
Mário Quintana

"O Ano Novo ainda não tem pecado: É tão criança... Vamos embalá-lo... Vamos todos cantar juntos a seu berço de mãos dadas, a canção da eterna esperança."
Mario Quintana

Beeeiiijooosss....TODOS NOVOS!!!!

5:29 PM  

Postar um comentário

<< Home