segunda-feira, julho 16, 2007

Passado, presente e um pouco mais.


Na Copa do mundo de 2006, uma terça feira comum, dia de trabalho como outro qualquer.
Por volta das 14 horas se não me engano.
Fomos para o centro do Rio fazer uma das primeiras ações depois da morte de nosso irmão
Rodrigo Netto. De fato que nossos protestos ficavam restritos aos shows e blogs, basta observar os arquivos no site do Detonautas e verificar a autenticidade de minhas afirmações.
Mas o luto potencializa muitas coisas. A perda de uma pessoa próxima pode te levar ao caminho da depressão, consequentemente da passividade e da entrega a tristeza ou pode potencializar uma força que talvez nem tenha consciência de que exista dentro de ti.
Muitas saudades do amigo querido.

De lá pra cá muitas coisas mudaram.
Encontrei novos caminhos, novos amigos, novas abordagens da vida.
O Voluntários da pátria vem ganhando cada vez mais adeptos, mais força, mais gente disposta a colaborar. Sei que ainda estamos engatinhando, mas nossas ações em escolas, faculdades, carceragens, presídios, estão nos rendendo frutos. Isso tem alimentado minha alma e o desejo de poder usar a voz que conquistei com meu trabalho para transformar o que me cerca. Todos têm esse poder, basta colocá-lo em prática.
Regra número um é não esperar nada em troca e nenhum resultado imediato. Estamos plantando e temos 500 anos de um comportamento omisso contra nós. Talvez nem estejamos vivos para ver os resultados de tudo isso, mas garanto que espiritualmente o esforço vale a pena.

As fotos a seguir, preferi não divulgar na época para não desviar a atenção do assunto principal que são as mensagens estampadas nas faixas. O ato de estar completamente sem roupa em vias públicas foi feito para comprovar o comprometimento do povo brasileiro com a partida de sua seleção, embora fosse um dia de semana como outro qualquer e no horário de mais movimento no centro da cidade. Não que com isso pense em mudar a atitude brasileira de parar tudo para assistir a final de uma Copa América ou mesmo de deixar de trabalhar para acompanhar 11 marmanjos milionários correndo atrás de uma bola, também adoro futebol. Mas isso faria mais sentido se nossos direitos fossem respeitados ou mesmo se tivéssemos a mesma disposição para lutar para que nossos governantes e nossas autoridades colocassem em prática o que está garantido pela constituição e o que pagamos com nossos altíssimos impostos. O Problema do brasileiro é que ele não consegue equilibrar as coisas. De festas e celebrações todo ser humano gosta, mas em países vizinhos ao nosso por muito menos as pessoas se juntam para gritar por aquilo que desejam e não só pelo GOLLLLLL marcado.

Se estamos vivendo num país onde a impunidade impera. Onde a corrupção faz parte do nosso cotidiano. Onde nossos representantes estão cagando e andando para os interesses do cidadão. Onde a violência nos tirou o direito de ir e vir. Onde jovens e crianças estão distantes da escola amadurecendo uma nova geração de analfabetos, miseráveis e ignorantes. Estamos porque somos egoístas. Porque somos cúmplices. Porque se temos um plano de saúde ou uma escola particular para os nossos, dane-se quem não tem. Se moramos em condomínios cercados de segurança ou temos um carro blindado, foda-se quem não tem.
A Classe média é quem tem acesso a internet, a uma educação um pouco melhor, a informação e ao conhecimento e é a única que pode ajudar a cidade ou o país a ACORDAR para a realidade caótica a qual estamos todos submetidos. Você pode achar que está seguro e que nada acontecerá, mas acredite, o cerco está se fechando. Estamos uns contra os outros, enquanto nossos representantes estão enriquecendo e tripudiando de nosso sofrimento.
Até quando vamos deixar prosperar essa desigualdade num país que tem tanto dinheiro?
Até quando vamos tapar nossos olhos para problemas sérios que são tratados com tamanha indiferença e hipocrisia?
O que estamos esperando acontecer para que possamos nos unir, ganhar as ruas e fazer valer essa tal de DEMOCRACIA?

Abaixo as fotos que tiramos no protesto DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2006.
Em seguida informações sobre o PAN CIDADÃO.
Espero que o texto, a mensagem e a chamada para o próximo protesto digam mais do que a ausência da minha roupa. Afinal, é assim que estamos todos nesse país. De bunda de fora.


Perimetral- Candelária ao fundo


Veja o pão de açucar ao fundo



Aterro do Flamengo-Rio de janeiro-terça feira





Ih, sujou, os "Homi"




PAN CIDADÃO
Horário : 12:00h
Local: Cinelândia
Modalidades :
- Tiro ao alvo humano.
- Corrida do arrastão.
- Maratona de permanência em Filas de Hospital.
- Salto de Vala
- Corrida com dinheiro público.
- Corrida com obstáculos ( Obstáculos serão os corpos no chão )
- Nado sincronizado no cocô
Estamos precisando da sua ajuda !!!!!
Ainda faltam alguns itens para que possamos montar a cidade do PAN.
São eles :
- Podium ( para a premiação )
- Banners para as modalidades.
- MEGA FONE. ( para anunciar as provas )
- Sacos de Estopa.
- 100 camisas para dividir pelas equipes Serão 5 equipes.
Vermelha
Amarela
Branca
Preta
Azul
Participe.
Tico Sta Cruz - Voluntários da pátria
Rio de janeiro- Cidade em guerra.
Ps: Não deixe de ler abaixo e enviar e-mails para nossos SENADORES, eles terão mais férias a partir do dia 18 de julho.
Ps2: NO dia 18 de julho o Voluntários da pátria estará fazendo uma apresentação no BARRA GARDEN na Barra da Tijuca a partir das 18 horas. Doe um livro para o projeto CARCERAGEM CIDADÃ.





21 Comments:

Blogger Danny Souza said...

SIM..LEMBRO COMO SE FOSSE ONTEM...
MUITAS COISAS MUDARAM...
E OUTRAS AINDA PODEM MUDAR..
DO " LUTO À LUTA " !
A SAUDADE EXISTE...MOSTROU A FORÇA...E A FORÇA LEVOU À LUTA...
É PLANTANDO BEM QUE SE COLHE BONS FRUTOS..PRECISAMOS PLANTAR

COM CERTEZA..DESDE MUITO VOCÊ JÁ ESTÁ PLANTANDO...

COM AMOR

DANNY

3:51 AM  
Blogger Danny Souza said...

E COMO SEMPRE...
VOCÊ SABE RESPONDER AOS MEUS QUESTIONAMENTOS...
SEM EU NEM PRECISAR FORMULAR AS PERGUNTAS...

BEIJOS,

DANNY

3:55 AM  
Blogger Vera Lucia said...

Bom Dia,
Quero ajudar com a compra das camisetas.
Preciso de alguns dados que passei
por email.
Te aguardo!!!

5:04 AM  
Blogger Lary Lacerda said...

Difícil não notar a ausencia da sua roupa .... rs

Pq não tira uma assim só pra mim??

adoraria...

Eu entendi a msg que quis passar.
E sei mto bem o q sentiu e ainda sente com a morte do seu amigo...
Com meu primo foi igual!
e o pior é q até hoje não conseguiram pegar o bandido.
Já vão fazer 2 meses q ele se foi, e nada.
Isso é o q deixa minha família mais revoltada!
Eu nem tanto.... pq pra te falar a verdade, sei q ele pagará pelo que fez!!
E não irá demorar mto não...
Aqui se faz aki se paga.


To com saudades de vc.
e nada de aparecer né?! :(

não demora!!

beijos

8:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Tico!
Nada contra ao PAn e a Copa do Mundo, mas se todo mundo tivesse a mesma vontade em organizar e participar de coisas mais urgentes que grande país seríamos, não é mesmo? Como vc disse creio q não estarei viva para ver...
Estou tentando o podium com um amigo cenógrafo mas tá difícil. continuarei tentando.
Estarei presente mais uma vez, com a camiseta da minha prima Priscilla. Na manifestação anterior não deu p/ me apresentar pois cheguei um pouco depois.
Pior q tinha combinado com a Cleyde e deixei-a esperando mas nessa chegarei cedo p/ ajudar.
Até!
Fica na Paz!
Renata

9:20 AM  
Blogger Khalee Duranki said...

infelizmente eu ainda não conhecia vc e a banda e ninguém ligado a ela em junho do ano passado..

mas senti algo qdo vi a notícia da morte do Nettinho.

fico feliz de estar com vocês agora. de verdade.

eu não venho aqui concordar com tudo o que você diz, tico. eu não sou sua seguidora.

fiquei realmente preocupada quando soube do seu desmaio, como muita gente ficou tb...eu acho que vc tá realmente exagerando na dose.

não está sabendo respeitar você mesmo.

você consegue parar algum dia pra pensar em VOCÊ???????????


é isso que me preocupa.

porque a gente pensa.


beijos

9:54 AM  
Blogger Unknown said...

Tico querido,os resultados já estão aparecendo.Acho que o fato do pessoal divulgar mais já é algo bom,falta mesmo a participação.
Só fico irritada com o fato da imprensa não divulgar,não sou contra o Pan mas agora que está acontecendo esse evento faz tempo que não vejo falar da situação da"Guerra Civil" do Rio.
Tudo de bom.
Tenho certeza que colherá coisas boas,você merece.
Bjão.

11:09 AM  
Blogger ** Renata Ferri ** said...

Oi Tico, tb lembro desse momento.
Vc fez muito bem em mostrar que nakele dia útil as pessoas só estavam interessadas nos 11 homens correndo atrás da bola.
As fotos estão lindas.!!
Vc é muito corajoso de fikar sem roupa.
Bêjo0s,
Rê!
Te amo MEU SANTO FORTE!

11:30 AM  
Blogger Unknown said...

No último domingo, 15/07, o Movimenta Brasil fez uma pequena manifestação.

Ficamos na passarela que cruza a Av. 23 de maio e liga o Detran ao Pq Ibirapuera. Estávamos em apenas 06 pessoas, com narizes de palhaço e portando faixas e cartazes direcionados à avenida para que os carros vissem o que estava escrito.

Muitos, muuuuuuuitos buzinavam em apoio, bem como alguns pedestres também.

Percebemos que uma grande parcela da população não estão satisfeitas com a política do Brasil, mas NINGUÉM ainda está disposto a dar a cara à tapa nas ruas.

Enquanto as pessoas não se conscientizarem que é preciso se mexer, nada nesse país vai mudar.
Pois é muito fácil aplaudir atitudes alheias, mas se manter distante como se vivesse num mundo à parte de tudo isso... como se nada do que ocorre afetasse sua vida e cotidiano.

Países vizinhos ao nosso, saem às ruas... o Brasileiro não!! Quantos membros existem em comunidades de protestos no orkut? Vááááááriossss... Cadê essas pessoas???

Essa apatia também é revoltante!
Pois esses ladrões de terno e gravata só fazem o que fazem porque permitimos!

E fica a pergunta que não quer calar: ATÉ QUANDO???

4:51 PM  
Blogger Suelen said...

Nossa quantas saudades do nosso anjinho!!!
Muitas coisas mudaram e outras estão por vir...
Espero realmente que um dia, essas pessoas acordem e vejam que se não lutarem... ficarem esperando a ajuda cair do céu, não conseguirão nunca viver numa sociedade justa e igualitária!!!
Bjocas no seu coração, meu querido!!!
Te amo muito!!!!

6:34 PM  
Blogger T. said...

aproveitando o espaço aqui no seu blog ( mesmo não tendo nada a ver com o post ), eu me pergunto: E agora, Marta??? Relaxa e Goza????????

9:03 PM  
Blogger se pudessemos ser virgens said...

poxa tinha feito um relatorio.mas o compu não ...foi. tudo que faz superar limites.dizia q aqui esta um silencio mórbido!moro perto do aeroporto!estou triste confusa.dizia mais..q te amo.bjos no lucas.e que toda vitoria do diadia é pra nossos todos bebes... que possam alcanzar algum objetivo.

5:55 AM  
Blogger dedeko said...

Tico eu estava pensando em um modo de ajudar com o pan cidadão, mas eu moro em são luís e fica bastante longe pra eu poder ajudar fisicamente nessa caminhada.

Então tive uma idéia, to fazendo um website para divulgar o pan cidadão!

Quando tiver pronto eu lhe informo sobre o endereço!!!

qualquer coisa entra em contato ou via e-mail ou msn!!!

andremoreira_slz@hotmail.com

grato....

8:00 AM  
Blogger Morris The Sant said...

�.�.THE�END �.�:
Neste momento,
deixo em silencio,
o meu conforto,
a esta trag�dia...
n�o divulgarei meus momentos
leiam se tiverem vontade
o que disse sobre o que noa se pode conter
e aqui pe�o
luz as vitimas
paz as familias!

8:53 AM  
Blogger Decifra-me ou te Devoro said...

A cada dia chego mais à conclusão de que o Estado é proprietário vitalício dos indivíduos.
Bem nos padrões do que dizia Hobbes, no Leviatã.

Tudo o que você faz o Estado interfere. Sua vida é totalmente controlada pelo Estado. Em tudo o que você produz, o Estado ganha a uma parte.
Se você não concorda com o Estado, tendo razão ou não, é preso ou, ao menos, humilhado, excluído e leva porrada dos capangas pagos pelo Senhor Estado.
O Estado dita o que é feio e o que é bonito.
O Estado dita o que é bom e o que é ruim.
O Estado dita o que é certo e o que é errado.

Mas ele está preocupado com o seu bem, com a sua felicidade? Certamente, nem um pouco. Ele só quer se sustentar, se manter dominando as gerações seguintes.

Tenho dito e continuarei dizendo.....ainda há tempo....nem td está perdido por mais q a luz esteja a anos-luz de distância.....Temos o número.....a voz e a força....e aos poucos o despertar.....!!!

10:03 AM  
Blogger Alessandra said...

rsrsrsrsrsr,vc é louco mutio legal suas fotos, gostaria de saber onde mandar os livro eu quero doar ums,mais eu moro aqui em sampa

2:01 PM  
Blogger Raísa, said...

olá... meu nome é Raisa, tenho 13 anos, visito seu blog... nem sei quanto tempo, desde quando eu achei o endereço no site da banda.
Hoje eu resolvi comentar, mas pra falar verdade, ontem eu tentei comentar, mas essa página de comentários naum abria nem sob reza braba.
Acho legal você expor os seus pensamentos, idéias, revoltas. eu também faço isso no meu blog...
www.goma.de.mascar.zip.net
resolvi falar o q penso no blog porque eu cansei de tentar falar e conversar com as pessoas sendo que elas tem uma opinião totalmente diferente da minha.
algumas semanas atraz eu tive que mudar o endereço do meu blog porque fui alvo de critico pelo simples fato de eu ser completamente contra a transposição
do rio São Francisco, que eu acho que essa tranposição vai ter consequencias irreversíveis. Eu até tive fazendo umas pesquisas pra saber exatamente como é esse projeto ridículo, pensei que o "excelentíssimo" presidente de uma merda queria bricar de presidente mas agora eu vejo que ele quer brincar de ser Deus.
Quero dizer que também estou disposta a mudar esse país, pode ser um processo longo, mas vamos conseguir.

2:23 PM  
Blogger eXpaço said...

BOA NOITEEEEEEEEEEEEEEEEEE

ESCREVO EM APOIO A LILITH....ALIÁS, ELA JA DISSE TUDO..ATÉ QUANDO SEREMOS APÁTICOS??
SENTADOS NA POLTRONA VENDO A VIDA PASSAR.....VENDO O JOGO DO BRASIL...VENDO OS POLITICOS NOS ROUBANDO???
NEGLIGENCIA DAS AUTORIDADES E MAIS UMA ACIDENTE AÉREO NO PAIS......E A FALTA DE SAUDE NAS COMUNIDADES POBRES? E A GUERRA NO RIO?? E A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS??? E O RESPEITO COM A SABEDORIA DOS NOSSOS IDOSOS E SUAS APOSENTADORIAS???? E ONDE ESTÃO AS PESSOAS SE MANIFESTANDO?????

SEGUIMOS EM FRENTE, EM 1, EM 2, OU EM 1000!!! NAO VAMOS PARAR

ABS
CARLOS MARCHI / SP
MOVIMENTA BRASIL

3:14 PM  
Blogger Morris The Sant said...

Tive uma resposta da carta
ao senado

Muito bom isso
ao menos uma pessoa viu

memso querendo fazer propaganda de seus serviços
mas enfim

foi bom
Otimo

TICO 100% Justiça

L.Navarro

4:20 PM  
Blogger ** Renata Ferri ** said...

Oi Tico...fiz um post pra 'vc', no meu blog.
Passa lá..é especial.
Coloquei lá meu lado erótico..que vc me ensinou a expressar através de seus textos.
Bêjo0s,
Rê!
Te amo MEU SANTO FORTE!!!!

5:09 PM  
Blogger Khalee Duranki said...

sobre o circuito no barra garden ontem: AMOR TOTAL. foi o que senti com todos que tava lá..naquele dilúvio,numa noite perfeita entre amigos e seres com sonhos iguais...

desculpa se peguei pesado no primeiro comentário que fiz a esse post...

mas se lembre disso: nos preocupamos com vc tanto quanto vc se preocupa com todos e como amigos se OCUPAM de amigos.

:-)

beijos e um abraço, valeu muito!!!!!

9:43 PM  

Postar um comentário

<< Home