sexta-feira, dezembro 01, 2006

Mácula

É difícil viver as verdades do mundo
quando o seu coração não se sente a vontade.

Olhei era lama
olhei era grama
olhei era asfalto.

É difícil viver as verdades do mundo
quando a sua alma canta e sua boca cala.

Olhei era rio
olhei era margem
e tudo entrou por um cano.

Difícil é viver as verdades do mundo
e não contaminar-se.

Olhei era vidro
olhei era concreto
Olhei e encontrei fezes humanas.

É difícil viver as verdades do mundo.
Infalíveis certezas.

Olhei era carne
Olhei era sangue.
Tapei meus olhos com as mãos.

Eram suas as mãos.

Olhei era noite.
Olhei era tarde.
Foi só um pesadelo ou toda essa estupidez é real ?

É difícil viver as verdades do mundo
quando seu coração não se sente a vontade.

Olhei era eu.




Tico Sta CRuz

33 Comments:

Blogger Leticia said...

Aiii... o "olhei era eu" acabou comigo!!
Será que somos assim mesmo?
Cheios de pré-conceitos, idéias, valores, crenças e certezas que só servem quando julgamos os outros?
Me nego a acreditar que somos 100% assim, embora já tenha me pego fazendo coisas que condeno...
Vida louca essa mesmo... todo dia revendo conceitos e me recriminando por fazer o que não devia.
Mas não somos deuses, por mais que alguém(ns) teime(m) em acreditar nisso!!
Ando numa fase que o que importa,no momento, é abusar dos bons sentimentos...

PS: Bom show amanhã em Pelotas!! E se rolar um day off aparece aqui no Cassino pra andar de vagoneta e ver o mar!!

6:39 PM  
Blogger Mariana Pacheco ♥↔♥ said...

OIE!

SEUS TEXTOS COMBINAM COM VC... ESSE SEU JEITO...
ENTENDE?

GOSTO DE VC...
GOSTO DE LER SEUS TEXTOS...
ELES FAZEM SENTIDO.

TE AMO!

BEIJOS!

MARIANA PACHECO

6:42 PM  
Blogger Danny Souza said...

AS VERDADES DO MUNDO
SIM...É DIFÍCIL VIVER
POIS QUANDO OLHASTES MAIS FUNDO
NÃO ERA MAIS
O QUE PARECIA SER....

BEIJOS...DANNY

7:44 PM  
Blogger M. said...

Fugir...correr correr sem chegar em qq lugar..imaginar,imaginar...sem sequer tornar real..mundo de possibilidades existentes na cabeça...mundo de texturas,cheiros,sentimentos...mundo de textos...mundo real?! Te digo moço,desde pequena a coisa que me deixava maisxcitada era o filme "Alice no país das maravilhas" ..desde meus sapatos as sombras no meu quarto..meus vestidos..tudo,tudo se tranforma...pausa!!!!! acabei de te rum "dejavu" (sério mesmo)...sou tão incostante...melancólica...palhaça..boba feliz...um explosão de qq coisa que vai lá saber o que realmente sou...enfim , ser humano normal...arghhh a palavra normal me tira do sério..por falar emnormal..hj não estou muito afim de virgulas...só "..." *rs* (doente)as palavras q estão juntas são culpa do teclado maluco...Será q todo mundo é assim?
pára olha...volta...olha de novo?

Beijos na nuca, Guilherme(digo Guilherme ,pq adoro esse nome adoro pronunciar "Guilherme" sonoro...)
M. (um pouco confuda hj)

8:19 PM  
Blogger ....:::: Anonima ::::.... said...

As verdades do mundo...
gostaria que muitas não fossem verdades...

Sorte Sempre!!!

2:41 AM  
Blogger Matreya said...

O QUE É VERDADE ?
O QUE VEJO POR AÍ ?
O QUE QUERO DENTRO DE MIM ?
ME SINTO À VONTADE COM O QUE DESEJO ?
MAS NÃO ME SINTO À VONTADE COM O QUE VEJO ?
ENTÃO ESTOU NA ESTACA ZERO...
É..NÃO ME SINTO À VONTADE COM ISSO..

TO SEMPRE AQUI..TÁ ?
EU...MATREYA

3:35 AM  
Blogger Vera Lucia said...

Ainda bem que cada vez que "olhamos" para algo, temos a chance de escolher como queremos "ver". No teu texto tu também nos dá esta opção.
O BEM E O MAL sempre existirão, mas NÃO RECLAME MAIS, porque foi dado a todos nós, oportunidade de decidirmos qual o caminho a seguir.
Sei que talvez, SÓ POR HOJE, "as coisas" não estejam cor-de-rosa, mas não podemos pensar que NADA VAI MUDAR.
Sei, também, que nem sempre nossos OLHOS estarão CERTOS, e que as vezes a esperança, que dá coloração à nossa vida estará ali, para nos ajudar a tolerar alguma angústia presente, mas QUANDO O SOL SE FOR, poderemos ter uma nova chance, porque ele estará indicando que O AMANHÃ logo virá.
EI PERAÊ!!! mas quem é que pode garantir que "nós" teremos um amanhã???

Ótimo show para vcs hoje!!!
Beijos Tico!!!

4:59 AM  
Blogger fansdonetto said...

Esses textos não fariam sentido se fossem escritos por outra pessoa...
Acho que é isso que faz cada um deles tão único e especial...

Sim, é MUITO difícil viver as verdades do mundo
quando seu coração não se sente a vontade....

Espero que um dia tenhamos uma verdade que nos deixe a vontade, que nos deixe feliz...

Beijos

fer...

9:51 AM  
Blogger Cláudia I, Vetter said...

Saudações!!!

"(...) "De onde provém o sentimento da verdade?
"Em primeiro lugar: não tememos discrepar de nós mesmos; em segundo lugar: aumenta nosso sentimento de força, também contra nós mesmos."
(Nietzsche, "Filosofia Geral")

.
.
.
Os sentidos sentem e esperam explicações de outro sentido;
a gente se aceita se iludindo...
Mas pior...
Sentir não parece ter sentido;
O sentir poupa o sentido da razão;
Razão é dos sentidos.
E o sentir é evasão;
Evasão da loucura dos sentidos pelo sentir sem explicação...

SINTA!!

E a gente se perde no nosso próprio mundo dentro do universo em que vivemos...

"(...) "TODOS NÓS VIVEMOS EM NOSSO PRÓPRIO MUNDO. MAS SE VOCÊ OLHAR PARA O CÉU ESTRELADO, VERÁ QUE TODOS ESTES MUNDOS DIFERENTER SE COMBINAM, FORMANDO CONSTELAÇÕES, SISTEMAS SOLARES, GALÁXIAS. (...) CADA SER HUMANO É ÚNICO, COM SUAS PRÓPRIAS QUALIDADES, INSTINTOS, FORMAS DE PRAZER, BUSCA DA AVENTURA. MAS A SOCIEDADE TERMINA IMPONDO UMA MANEIRA COLETIVA DE ZGIR - E AS PESSOAS NÃO PARAM PARA SE ERGUNTAR PORQUE PRECISAM SE COMPORTAR ASSIM. (...)"

(Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho ~> SUPER-ULTRA-MEGA INDICADO [especialmente pra ti]...

Fique bem.

Cordiais cumprimentos... t+.

10:02 AM  
Blogger Carla Aguiar said...

Posso apenas dizer que estou com muita saudade?
Grata.
Beijo do tamanho do mundo! =)

10:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Verdades, verdades..o que é a verdade?
Você é uma verdade? Eu sou?
Quem é?

O que é a verdade?
O mundo é composto de verdades? Sim..mas não apenas delas..

E muitas vezes padrões são confundidos com verdades.

Verdades são como sóis que mesmo através das nuvens brilham, que mesmo que chova, relampeje, neve, mesmo com qualquer "obstáculo" ela sempre permanece e brilha.

Verdades...
Verdades não são interpretações..são verdades..

Quais são as verdades do mundo, Tico?
Serão verdades realmente?

Vamos colocá-las à prova.
Vamos testá-las de todas as maneiras.

Porque se não fizermos isso corremos o risco de deitarmos nossas cabeças sobre mentiras..inverdades..ilusões..

E ilusões não têm nada de verdadeiras.

beijos!!!!!!

11:24 AM  
Blogger *Carol Carolina* said...

Me chamou atençãoo título; Latim!
Acho que ainda me lembro de alguns estudos do meu colégio católico..no interior de sp, aonde cresci.

Como vc deve saber, varias outras palavras derivam de "macula", inclusive mágoa(me lembro de uma história sobre a Virgem Maria, que a professora contava todas as sextas-feiras....)
mágoa, mancha, algo escondido, que nao queremos ver, ou sentir ou quem sabe tocar.

Para mim é dificil viver assim; oras nao sei se estou num pesadelo, aprisionada no quarto mais alto da torre mais alta de um castelo, vigiada por um dragão enorme que cospe fogo, a espera da salvação; dentro de mim.
ou fora de mim...

tudo se confundi.oq seria menos pior? nos resta pensar. pensar???

OBS: primeiro sentido do verbo latino "pensare" é suspender, pendurar (das conchas da balança), pesar, e nos deu, por via popular, "pesar". Do sentido concreto de "pesar" deriva o figurado de "pesar os prós e os contras", ponderar, examinar, que nos leva ao de meditar, refletir, próprio da forma culta "pensar".


Como pesar os prós e contras, verdade e mentiras do mundo de hj, dentro de nós?

Sempre somos nós..e nao os outros.
Nao sei se acompanhei a mágica do teu pensamento....cada vez m surpreende mais. é engraçado como podemos conhecer alguém quando nao estamos perto; cara a cara. o físico pouco importa quando o assunto é alma; alma amiga.

nao dispense nunca as mãos que amenizam os pesadelos das tuas noites!


beijo bem gostoso sabor de sábado de sol; pelo menos aqui em sp =)

*C*

1:39 PM  
Blogger Rose Araujo said...

é mesmo muito dificil tu incarar essa doidera que é a vida se a gente ñ tá se sentindo bem
se a gente num pode falar o que pensa
se expressar do jeito que a gente quer ou deveria querer
é dificil vc viver nessa doideira sem se contaminar com essa doença que está do nosso lado e a gente nem tá ligando
pesadelo ou realidade??
a primeira opção é a que mais sonhamos que fosse realidade né
mácula
essa é nossa realidade
mas ñ precisava ser tão mácula assim né
mas será que pra frente o mundo fica mais ou menos mácula??
ah
TDB pra todo mundo que visita o clubinho
TDB pra ti tambem ti
fuiiiiiiiii
Rosita

3:37 PM  
Blogger Rose Araujo said...

ah
e já ia esquecendo
só pra complementar...
vc me faz tão bem!!!!
hauhauha
agora sim
fui
bjs

3:58 PM  
Blogger Dani said...

O que dizer?

OS OMBROS SUPORTAM O MUNDO

Chega um tempo em que não se diz mais: meu
Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos
edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Carlos Drummond de Andrade

Uma semana de luz

3:11 PM  
Blogger Jackie said...

Olá mocinho :)

Há palavras exalando de mim, simultaneamente.
Uma profusão de verbos, adjetivos e nomes.
Pele, instinto, fomes e sedes... e todos os turbilhões dos recônditos mais raros.
Todas as intensidades do que se explica, mas jamais se define bem o suficiente.
Sigo numa velocidade só minha, sempre buscando algum lado da verdade, sempre buscando o caminho "certo" a seguir, sempre tentando descobrir quem de fato sou eu.
Nós fabricamos nossas idéias ou seriam elas parasitas, que precisam de nós pra sobreviver, penetrando sorrateiramente em nossas mentes e lá proliferando e alastrando-se por toda parte?

Jackie

2:34 AM  
Blogger Mulher Invisivel said...

Oi Tico hj é dia Mt especial!!!
Santa Barbara
Eparrei Iansã!!!

Que os ventos tragam energias positivas!!!
e leve com suas ventanias toda força negativa!!!

Ela nos proteje e sempre!

E hj tbm é um dia especial...

Paz e Força pra vcs Detonautas e Família!!!

Bjs

Tâmera

8:57 AM  
Blogger por júlia eléguida said...

e quando você olha e não vê, não por distração muito menos por desinteresse, mas ultimamente, as coisas parecem tão apagadas, encimesmadas em um mundo particular, e ninguém liga para o que pensamos, só pára o que temos, num redemoinho de ilusões e consumos, na irrealidade do disenso, num cotidiano amendontrador, ah a dor, de um coração que não consegue parar de bater, mas que ainda não esqueceu que viver é a melhor esperança que se tem para vim ver o que um dia seremos, o tempo que se passou sem saber, algo assim tão só, solidão, somente sudades de um adeus que não voltou...

11:18 AM  
Blogger Caroline said...

É difícil viver a verdade, mas é o que me faz bem...

As vezes eu olho e nao me encontro, e fica difícil entender algumas coisas ao meu redor...ou so uma questao de tempo, e é facil me encontrar.

Saudades de vcs no Rio
luz,
bjux e abraços:)

1:01 PM  
Blogger Naty Ansbach said...

muito bom heim :o)
Mtos bjos


Naty

6:23 PM  
Blogger Kbeção said...

É dificil viver as verdades do mundo
quando se perde um grande amor

Olhei era escuro
olhei estava amanhecendo
olhei e me vi sozinho


É dificil viver as verdades do mundo
quando se aprende somente na dor


Olhei, desperdicei tempo demais
Virei, será que ainda há tempo
Aqui, agora, nada faz sentido


É dificil viver as verdades do mundo
quando se tem um coração

Ele, não podemos passar uma borracha
Ele, tudo sente, mas nada pode
Ele, esta cicatrizado agora

É dificil viver as verdades do mundo
e se ajustar no canal programado

Esquecer as coisas simples
Retirar as coisas podres da vida
Viver em paz !!!

É dificil viver as verdades do mundo
quando as coisas perdem o sentido

Olhei, era eu.

1:18 AM  
Blogger Pâmela R. said...

Acredito que cada pessoa tem seu 'mundo' e suas verdades surgem a partir disso.
Mas tbm acho que pra cada uma delas todas essas verdades são dificeis de aceitar...
Na minha vida tem tantas verdades que eu corro p/ não encara-las, p/ não bater de frente... Sei que elas sempre estarão lá, porém prefiro evitá-las...
Concordo contigo. É complicadissimo viver com as verdade qdo o coração não se sente a vontade... =/

Pô, seu post me tocou a ponto de me fazer pensar e entristecer...


Um beijo!

4:35 AM  
Blogger *Carol Carolina* said...

Venho aqui buscar gás para minha vida, e energia p/ prosseguir.

Quero um post novo!
daqueles que me fazem viajar...como em contos de fadas!
fechar os olhos e imaginar....
doce realidadesonhada!

Aguardo tua inspiração divina, e sei que será o que eu preciso!

Sonhei...

beijos enormes de saudades gigantescas

8:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Sr. Luis Guilherme, vulgo TICO:
Sentimos sua falta nas últimas noites de poesia.
favor compacerer assim q possível.

ando inspiradíssima e escrevendo (e falando) várias poesias, quero compartilhar com vc. ;-)

amei saber do poemashow no circo voador.
vai bombar geral, só quero ver!!!!!!

e eu vou falar lá tb, pode ter certeza!!!!!!!!!!!!!!!!!! \o/ \o/ \o/

beijos, querido!!!!!!

8:16 PM  
Blogger Rosane Silva said...

Show esse texto.
Sei lá...estou vivendo uma fase em que nada me parece real... nem o amor e enm o ódio... no fim tudo é a mesma coisa..tudo leva ao mesmo lugar.

Textos como o seu de hj me ajudam a viajar mais ainda...


Bjos... ta indo muito bem... mas cuidado pra não pirar igual a mim.

3:48 AM  
Blogger Jana said...

Texto lindo, cheio de dissabor...

Podemos nós suportar as estações da vida?

Abraços

10:11 AM  
Blogger Mulher Invisivel said...

e só pra não passar em Branco!!!

Salve Nossa Senhora da Conceição!!!

Salve Oxum! Mãe das Cachoeiras e da Beleza

Q ele traga beleza por dentro e por fora
pa todos nós!!!

Bjs
Tâmera

7:42 AM  
Blogger Pamella Vidal said...

Tico, meu ..mais uma vez sem coments pra vc brother...
quem nao conhece a tua essencia,nao conhece tua alma, meu brother
sem nem oq dizer de cada texto seu:)
sigamos sempre juntos!
beijos saudades

10:02 AM  
Blogger Lais Camargo said...

é...
como se o mundo tivesse uma frequência e tudo q vc mais quer é extinguí-la.

olhei era só espelho.

4:26 PM  
Blogger Carla Aguiar said...

Por onde andas???
Saudades, moço... =)
Beijo grandão!

1:24 PM  
Blogger Jana said...

Quando vai nos presentear com mais um texto bom?

Te mando um cheiro de rosas, feche os olhos e sinta...

Abraços

6:23 PM  
Blogger Mariana Pacheco ♥↔♥ said...

ola! bom.. estou aqui para falar de uma coisa muito ruin...
se vc tiver acesso ao orkut, abra esse link e veja essa palhaçada q estao espalhando por ai

http://www.orkut.com/FlagCommunity.aspx?cmm=14790810

estao falando assim "O DETONAUATA FOI DETONADO"

q palhaçada é essa?

tava trocando uma ideia com uns amigos, q queria ver, em relaçao a vcs, oq vc poderiam fazer, publicra no blog algo a respeito... divulgando a palhaçada sobre o Netto.

estamos preocupados... ]

espero resposta meu e-mail, para qualquer duvida eh marianapc12@hotmail.com

sorte!

vamo virar esse jogo!

7:14 PM  
Blogger Rique Farr Sunsa said...

Acho que nem sempre nos vemos desse jeito.
Por isso gosto de visitar esse espaço.

Nas extremas imensidades uma constelação reflui...

A libertação de todos os conceitos pré-estabelecidos só se dará quando o homem ver inserido em seu espelho a imagem de quem ele critica.

Rique Farr Sunsa

4:35 AM  

Postar um comentário

<< Home