quinta-feira, junho 15, 2006

Terra em Transe

Nós não estamos acostumados com poesia
Estamos acostumados com o dia dia
e a beleza que outrora emanava alegria
Hoje não preenche nossos vis corações.

Não estamos habituados as velhas canções
estamos enlatados até os ossos
E de que adiantam tantos esforços
se não enxergamos por entre os destroços
o que restou de nossas paixões.

Por entre um verso e um pecado
entre o milagre sagrado
entre o futuro e o passado
um presente servil.

A rotina te entorta
Sua natureza morta
e por baixo da porta
acendo o pavio.

Pra onde então me levanto ?
Não vejo em seu rosto sequer um espanto...
Escuto palavras vazias
mentiras que contam pra mim.

Asfalto rude favela
Imposto me bica a canela
Pergunto a ti se por ela,
serias capaz de morrer ?

Ah isso é história pra criança
hoje é cada um por si a favor do espelho
não compro, não vendo, não quero conselho
Não tenho, não aturo, não meta o bedelho
Não sonhe , não fale, não ouse pensar.

Estes mil dedos te apontam a sorte
por entre teus ternos com cheiro de morte
as almas se espelham e requebram quadris.

Torcem por que não há comida
Choram por que não tem dinheiro
Rezam pra que o diabo se afaste
mas quando encontram uma brecha
esquecem o que antes soava palavra de honra.

Marcha soldado
Leva tua vidinha de gado.
O bom da ignorância é não permitir-se oferece-la aos sentidos.
Dorme tranquilo.
Amanhã sempre será o seu dia.
Enquanto o futuro te espera.
O presente te escorre pelas mãos.

Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada Brasil.

Tan tan tan tan tãnananananananãnananã TÃ TÃÃÃÃÃÃÃ .

Aplausos !!!!!!!!!



Tico Sta Cruz

27 Comments:

Blogger Kari said...

Olha, a pátria é até amanda, mas num sei se é muito gentil não...

cara, acho que todo mundo vive te dizendo isso, mas tu escreve muito bem, visse?

caramba, é bom ver é existem pessoas inatisfeitas com essa situação que estamos vivendo, e é bom saber, que gente como tu, que influencia um monte de gente, pode colocar a "boca no trombone" e ser ouvido, e se fazer ouvir...

amanhã, mais uma vez o Brasil entra em campo, e mais uma vez, todos vão esquecer de tudo e colocar o "patriotismo" lá em cima... é uma pena que haja tanta alienação.

agora eu vô indo, que minha insônia tá quase acabando.

bjão

Karina Mendonça

11:10 PM  
Blogger borboleta. said...

clap.clap.clap.clap.clap ... muitos aplausos.
aplausos que fazem arder a palma da mão.
aplausos que se fazem ouvir pela terra de ninguém.
de ninguém ? será ?
já nem sei mais que mundo é esse chamado terra.
será meu, teu, nosso ?
quero que um et venha e me abdusa desse lugar insano, antes que o sistema o faça.
lugar maluco, com pessoas malucas que vulgarizam e futilizam os sentimentos, os direitos.
e depois se acham no direito de nos enfiar garganta abaixo suas palavras hipócritas.
afe ... tô cansada.
não quero saber de mais nada.
só quero tentar esquecer que sou mais um insana, por não poder fazer nada.
por não fazer nada sim ... porque já não acredito nas mudanças.
é, já são 03:38 do dia 16 de junho de 2006. daqui a pouco vou dormir, e acordar pra trabalhar. meu número de identificação é 1508. com ele eu acesso o sistema, do sistema, do sistema.
é, um número no sitema.
clap.clap.clap.clap.clap ... muitos aplausos.


*revoltada esses dias ... pow eu sou um número. o 1508 ... mas gosto mesmo é do sete7 !


um beijo treze13 !

11:43 PM  
Blogger borboleta. said...

*ps: esqueci de te ajudar na melodia:


Tan tan tan tan tãnananananananãnananã TÃ TÃÃÃÃÃÃÃ .

11:44 PM  
Blogger Kbeção said...

Realidade total !!!

Pode virar música brother .. .

4:02 AM  
Blogger Rosane Silva said...

"Imposto me bica a canela" foi boa rss... foi mal mas não reisti e ri.

Pois é querido... agora vc expressou o mesmo tema com poesia... Ficou bom... mas tamos lascados...pq nem com um texto comum esse povo não entende, com poesia então, coisa que a maioria nunca leu uma sequer fica mais difícil...
Digo isso pq essa semana eu visitei minha família e cara..foi quase impossivel de explicar pra eles sobre o Voto nulo... incrivelmente ou não todos da minha família conhecem um "politico Honesto"...to boba com isso...rss
Serinho...to dando meu jeito de divulgar entre eles e meus amigos primeiro mas acho que mesmo vc tendo suas facilidades por ser famoso e influente tb deve ter essa dificuldade não é? Acredito que sim...
Bom..fora esses assuntos quero que saiba que te admiro pra caramba e acredito tb que tem muita gente aqui que te ama de verdade tb e ta pronta pra dizer uma coisa legal se vc precisar...
é isso... uma mão lava a outra...
idolos nos servem de exemplos e fãs servem de apoio nos bons e maus momentos...

4:57 AM  
Blogger Renato Junqueira said...

Poxa Tico,gostei do hino novo,não é uma coisa de se ter orgulho,mas pelo menos é verdadeiro hahhha...Infelizmente essa é a verdade,bom valeu ai,força a todos do D.R.C e po fala pro Renato ve se responde algum e-mail eu la ok?Valeu e ROQUE pra você cara!!!

Renato Junqueira,RJ

6:41 AM  
Blogger Dani Moreira said...

Aplausos!!!
Muito interessante!!!Adorei!
Me fez lembrar as histórias da época da ditadura, porque eles não queriam que o povo tivesse acesso à educação, éramos simples "soldados cabeça de papel, e quem não marchava direito ía preso no quartel", tudo me parece igual aquela época, só que desse vez inseridos em outros contextos, é só o que difere de antes!
=/
Beijos Tico
Amamos vc!

Dani Moreira

6:59 AM  
Blogger Dani Moreira said...

Aplausos!!!
Muito interessante!!!Adorei!
Me fez lembrar as histórias da época da ditadura, porque eles não queriam que o povo tivesse acesso à educação, éramos simples "soldados cabeça de papel, e quem não marchava direito ía preso no quartel", tudo me parece igual aquela época, só que desse vez inseridos em outros contextos, é só o que difere de antes!
=/
Beijos Tico
Amamos vc!

Dani Moreira

6:59 AM  
Blogger Daniela Priole said...

Oi Tico..

O mundo está ao contrário, isso tudo acontece porque o homem é um ser egoísta, a ganância em primeiro lugar.

As pessoas em primeiro lugar tem que mudarem as suas vidas, o seu modo de ser com os seus semelhantes e depois tentarem mudar o mundo, essa mudança tem que vir de dentro de nós.

Se essa mudança interior realmente acontecer, as nossas ações serão significativas e tudo pode mudar.
Força pra você nos guiar nessa empreitada pela vida.
Bjs enormes.

7:21 AM  
Blogger kk_baby said...

Pefeito para a atual situacao do pais..
onde a Esperanca eh a ultima que morre?


bjx Tico

9:22 AM  
Blogger Danny Souza said...

O TRANSE DA TERRA
QUE ME ABRIGA
ME INCITA
A QUERER LEVANTAR

OLHOS CERTOS
OLHOS ABERTOS
MEIO DISCRETOS
QUE NÃO CONSEGUEM ENXERGAR

A ESTRANHEZ DO MUNDO
NESSE SONO PROFUNDO
PRESA E ATADA
IMERSA A ME AFOGAR

UM GRANDE IRMÃO QUE OBSERVA
O CAMINHO QUE NOS LEVA
E NOS ENTREGA
A FUTURO NENHUM

COMO UM MATADOURO
UM POR UM..TODA HORA
CERCEANDO O DESEJO VINDOURO
COM PRESSA..SEM DEMORA...

INFORMAÇÕES PROGRAMADAS
ENTREGUES EM NOSSAS MÃOS ATADAS
SONS DIFUSOS
QUE SE MISTURAM AOS NOSSOS SONHOS CONFUSOS

REPETIÇÃO..ALIENAÇÃO
EM ESCALA INDUSTRIAL
ÉS O FIO DA PRODUÇÃO
QUE TE SUGA
E DESTRÓI SEU CORAÇÃO

SUA ALMA EM PEDAÇOS
SEM SE NOTAR
JÁ QUE CATAS OS RETALHOS
ACHANDO QUE VAI MELHORAR

MAS NUNCA MELHORA
NUNCA ACABA
POIS O CÍRCULO VICIOSO
CONTINUA A CHEGAR NA SUA SALA

É NECESSÁRIO ACORDAR
SE DESAMARRAR
SAIR DA FILA
MESMO QUE ELA VOLTE A ANDAR

POIS O TRANSE NÃO É SÓ DA TERRA
É TAMBÉM DE VOCË
QUE MERECE DESPERTAR...

COM AMOR
DANNY

9:42 AM  
Blogger Cá Farina said...

É engraçado como a gente deixa de ver beleza, poesia, amor, paz , seja o que for, em coisas que antes faziam um sentido total e hoje, por um motivo, ou nenhum motivo essas coisas se afastam da beleza que antes eram perfeitas para nós e se tornam obsoletas!
Nao quero me apagar diante de qualquer derrota, muito menos da rotina!
Veja o espanto, veja a mentira, olhe nos olhos e nao veja a verdade!
Há pessoas assim, mas há pessoas de alma, de pura alma que ao voce ver e reparar verá uma verdade interior, uma vontade tamanha, uma vontade tao imensa e intensa quanto a sua.
Sofro por sofrer pelos outros, mas antes assim do que ser seca e fria enquanto os que amo sofrem ao meu lado. sofrerei eternamente a dor dos meus, assim poderei conforta-los sempre que precisarem, e mesmo que nao precisem, saberão que eu estarei la.
Tchello postou um texto que me lembra o seu finalzinho.
Dorme pois amanha sempre será o seu dia.

"Será que é o tempo que lhe falta pra perceber... Será que temos esse tempo pra perder... E quem quer saber... A vida é tão rara... (Tão rara). Eu sei, a vida não para... a vida não para não...a vida não para..." (Lenine e Dudu Falcão)

Seguimos juntos sempre!!!!!!!!

11:47 AM  
Blogger Atitude!!! said...

Tico tava lendo uns textos seus passados e vi vc dizendo que fez outro blog pros seus contoe eroticos e disse pra entrar em contato com vc, por email, ams naum tenho e gostaria de saber qual que era!!!!(nandet_gessinger@hotmail.com)

*Me faz bem ler o que vc escreve, pq parece que sabe das minhas entrelihas, do meu EU.... entende, muito massa...

4:49 PM  
Blogger Matreya said...

"Vocês que fazem parte dessa massa que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber

E ter que demonstrar sua coragem à margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem já sente a ferrugem lhe comer

Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz
Lá fora faz um tempo confortável, a vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia, os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada a única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada e passam a contar o que sobrou

Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz
O povo foge da ignorância apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos, contemplam essa vida numa cela
Esperam nova possibilidade de verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível, não voam nem se pode flutuar "
(Vida de Gado)
POIS É....
MATREYA...

7:02 PM  
Blogger Dani Moreira said...

Tico
me add nu msn!!

danielamoreira_20@hotmail.com

Ficaria contente!!
Beijos
Dani Moreira

7:26 PM  
Blogger Cláudia I, Vetter said...

Saudações Tico!
Realmente a sua poesia é muito bela, repleta de situações q abominamos por ocorrer, + q praticamos todos os dias sem perceber... Mesmo q não chegue aos seus pés, aqui manda o q diditei hj em meu blog:

"Espécie Humana
Desde um começo, planejando o futuro em um disperdício presente;
Sofrendo pelo medo de obter uma dor da qual em si (deste ou de outro modo) já se fez permanente;
Procurando verdades ao ploriferar mentiras;
Esperando a paz que só pela serenidade e auto-conhecimento serão obtidas;
Buscando chegar às suas respostas, sem se permitir a indagações explorar:
Constrói a prisão da sua mente e a sua própria regressão ao querer manipular o destino de nossa natural e
ao tempo fluente, emancipação.
§
Hoje não estou c/ "aquEla" inspiração, mas, eu gostaria de falar sobre... e para "ilustrar", e deixar o meu post sábio, "peco" ao fazer minhas as palavras de Goethe, e registrar o seu dizer sobre a qual no título deste me refiro e obtem uma conexão exata ao q quero dizer e q ocorre em nossa vida contemporânea:

"(...) Como a espécie humana é uniforme! A maioria sofre durante quase todo o tempo,
apenas para poder viver, e os poucos lazeres que lhe restam são de tal modo cheios de preocupações,
que ela procura de todos os meios de aliviá-las; oh, destino do homem! (...)"
Retirado do livro "Os Sofrimentos do Jovem Werther". (...)"
Mas com todo o meu coração eu lhe digo; não adianta nós nos entregarmos às nossas fúrias mesmo q elas saibam as portas da bonança... Mesmo q as portas estejam abertas, não poderemos arrastar nada e nem ninguém por elas adentro. Nós nos preocupamos demais c/ o q vem a ser e manter o nosso corpo, + a nossa mente é muito + sentitiva, e a energia q nos move e nos faz estar aqui com certeza é muito mais especial...
Quando todos nós percebermos isso, deixaremos a morte ser a nossa conselheira, pois nossas mentes estarão para sempre interligadas... O corpo parece ser o instrumento para a busca do q não compreendermos, e sempre traz consigo a dor q nos entristece...
A percepção q os nossos sentidos e os + puros sentimentos captam ao deixar as coisas simplesmente fluirem, é o regojizo e a paz q fazem as coisas serem como elas simplesmente são: INFINITAS.
E no fim, basta queremos e estabelecermos uma conexão antes de tudo, com nós mesmos.
C/ um sincero carinho, despeço-me meu caro...

6:17 AM  
Blogger Rtico said...

Ticoooo....saudades...

Haverá um dia em que todos voltaremos a ser felizes...
Será o dia em que "Rosinhas" voltarão a ser flores...
"Garotinhos" voltarão a ser apenas crianças...
"Genuínos" serão coisas verdadeiras...
"Serra" será apenas um ambiente geográfico ou uma ferramenta...
"Genro" apenas o marido da filha...
"Lula" apenas um molusco marinho...
e "Severino" apenas o porteiro do prédio...

Abs...

Rtico...

9:09 AM  
Blogger Laura Assis said...

Eu fico me perguntanto:como sair dessa "vidinha de gado"?
O rebanho inteiro vestido de verde e amarelo,preocupado com a Seleção,cobrando dos jogadores...se cobrassemos metade do q cobramos dos jogadores dos políticos...
Precisamos nos unir, nos conscientizar.Não podemos aceitar que tanta gente pague com a vida.Precisamos saber escolher melhor quem nos representa.E, depois que esses representantes forem escolhidos, não podemos nos esquecer do principal:cobrar.

1:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi!
Acho que todo mundo anda ocupado com a copa... muito bacana as coisas que vc escreve...
A sensação de que somos impotentes, paira no ar...o povo é mantido na ignorância,assim fica excessivamente fácil para "eles" comandar a baderna toda...pobre pátria amada...

Te desejo, muitas energias positivas e Rock na kbç!
Cuide-se!
Um grande abraço!

7:09 PM  
Blogger Tathy said...

Tico, a vida é mesmo cheia de coisas ruins. Mas, nossos corações devem lutar contra isso!!!
O mal existe, então devemos acreditar que o bem também existe, mais do que isso...devemos começar plantando ele em nossos corações e esperar por dias mais calorosos...
É tudo uma porcaria!!!Não vamos deixar isso nos contaminar...
Bjos a todos!!!

7:58 PM  
Blogger ... said...

Sem aplausos!!!
Esse país não merece!!!

8:21 PM  
Blogger Kari said...

Olha, a pátria é até amanda, mas num sei se é muito gentil não...

cara, acho que todo mundo vive te dizendo isso, mas tu escreve muito bem, visse?

caramba, é bom ver é existem pessoas inatisfeitas
com essa situação que estamos vivendo, e é bom saber,
que gente como tu, que influencia um monte de gente,
pode colocar a "boca no trombone" e ser ouvido, e se fazer ouvir...

amanhã, mais uma vez o Brasil entrou em campo,
e mais uma vez, todos esqueçeram de tudo e
colocaram o "patriotismo" lá em cima... é uma pena que haja tanta alienação.



bjão

11:08 AM  
Blogger *Carol Carolina* said...

Acabo de voltar da praia..uma delícia, litoral de sp. Comecei pelo guaruja aonde tenho casa, depois fui para são pedro na casa de um primo, e depois praia da baleia. São pedro peguei meus primeiros jacares, tentando surfar com meu primo-afilhado de 11 anos, o qual carreguei par essa expedição.eu sabia q a acompanhia de uma criança iria me fzaer mto bem.ouvimos músicas, demos risadas, o DRC ganhou mais um fã, pq ele amou "Apague a luz", e fez o comentário: Dinda, se divertir é tão bom né?! eu óbvio sou suspeita para falar dessa música. Enfim, caminhando na areia, com o vento gelado o sol batendo sobre tdos os lados do meu corpo, sentia uma força, uma luz, e uma ferveção de sentimentos.questionamentos.pensei em largar tudo, pensei em desistir dessa vida de cão, de gado,pensei em gritar para ver se esse nó preso na garganta de tantas indignações e dúvidas saia para fora. e percebi mtas coisas.
Senti a poesia, dei valor a esses dias, me senti mais leve, senti amor por pessoas e coisas, senti paz...me diverti, e desejei que tudo oq eu estava sentindo não fosse abafado pelo dia -a -dia maldito que vivemos na cidade grande ou em qlq lugar..ou lugar nenhum. cansei de servir o dinheiro e o sucesso. resolvi fazer mudanças profundas em mim. acredito que sempre posso estar crescendo e trazendo algo de melhor. peguei estrada com dor n coração, meu afilhado ficou chorando, disse q sentia minha falta, q queria sair mais e viajar mais. pq eu gordinha, fofinha e linda, e ele precisava de mim. não asisti o jogo, voltei dirigindo, ouvindo the doors, me acalmandando e me preparando para mais uma semana, mais batalhas, mais guerras.
Aplausos para quem consegue tirar da vida momentos assim, poesia, amor, paz, sorrisos de alegria,infantis, momentos em familia, momentos de solidão, de reflexão.aprendi que preciso perder meus medos, e deixar o mar me levar, me lavar,relaxar, se não nunca vou conseguir pegar a onda perfeita que passei a buscar....mesmo com o mundo do avesso,e parecendo estar tudo perdido, e um pouco atrasado, eu espero que ainda de tempo.....de consertar o q esta em nossas mãos.
Pq a gente busca viver novas emoções sempre? que vem e vão, pq não cultivamoso amor mais que as emoçãos?!pq não unimos tudo?A sociedade colocou em nós quando crianças, alegorias que fazem a gente interpretar nossas vidas. o tempo é agora, o daqui a pouco não existe mais, eu percebi q perder ilusões é gratificamente, as regras quem faz é vc, para viver a sua vida, as expectativas que geram as decepçãos, chega de esperar...atitudes,comprimentos,comentários,sentimentos, a felicidade,o sucesso, meu deus não somos passageiros da vida, não somos cobradores, nem apenas espectadores, somos sobreviventes, dormimos e acordamos todos os dias, vms nos permitir viver.
ainda tenho uma mania péssima, uma compulsão por repetição.....
acabei fugindo do seu texto, e dividindo com vc como estou me sentindo hj, escrever faz bem, por para fora, assim não nos sentimos tão rídiculos perante a vida...

a admiração q eu aprendi a sentir por vc, é pq vejo em ti, alguém tão simples como eu, tão cheio de dúvidas e defeitos, buscando sempre a verdade e um andar superior da vida, que ensina a tapa,que da oportunidades, que encara a realidade, que não tem pressa, mas sim determinação.
Obrigado pela companhia, mesmo que pelo blog, não precisamos estar com alguem pessoalmente para senti-lo presente.
um grande beijo, bom fim de domingo e força para o início da semana
Carolina Augusta


Ao som de Nando Reis :

12:43 PM  
Blogger *Carol Carolina* said...

Desculpe os erros de digitação....fui escrevendo e nem revisei!

12:59 PM  
Blogger Rosane Silva said...

Pôxa..pq não aceitou o meu comentário? falei alguma ocisaque não te agradou? Se falei desculpa tá...
Té mais!

1:26 PM  
Blogger borboleta. said...

... será que agora vai ? já nem lembro mais o que tinha escrito no primeiro, que deu erro ou não foi aceito [**risos**], mas foi bem mais do que vou escrever agora:


*aplausos*

6:10 PM  
Blogger ALANA ROSA said...

BOA NOITE.
ESPERO QUE ESTEJA BEM.

SEI QUE NÃO FIZ FALTA, MAIS SENTI MUITA SAUDADE DE LER E POSTAR AQUI,
TENHO PENSADO MUITO,E NÃO CONSIGO ESQUECER UMA FRASE, ( ONDE ESTA O AMOR).
COMECEI HOJE UMA NOVA FASE EM MINHA VIDA, VOU TENTAR PASSAR ALGUMA COISA A UM GRUPO DE ADOLESCENTES QUE SÃO QUASE DA MESMA IDADE QUE EU, ESPERO PODER DOS CINCO, CONSEGUIR MUDAR UM POUQUINHO QUE SEJA AS VIDAS DELES E COM ISSO MUDAREI A MINHA TAMBÉM, POIS ESTAREI ME DOANDO, E COM ISSO APRENDENDO MAIS E MAIS.
PODE NÃO SER MUITA COISA MAIS PARA MIM, NOSSA, ESTA SENDO TUDO.
TENHO PASSADO POR MUITAS COISAS E O QUE ME MACHUCA MAIS, E PENSAR QUE POSSO DEIXAR DE EXISTIR E DEIXAR QUEM AMO PARA TRÁS.
MESMO NÃO TENDO CONTATO DIRETO COM VC, SOFRO POR SABER QUE SOFRES E ANDO COM MEDO DE TUDO.
NÃO VEJO GRAÇA ALGUMA ESTAS FESTANÇAS, COMO VC ACHO DE MUITO MAL GOSTO.
SAIO DE CASA COM MEDO DE NÃO PODER NUNCA MAIS ABRAÇAR MEUS PAIS, OLHAR MEU SOL E MINHA LUA.
ACHEI INTERESSANTE APROPOSTA DO GOVERNO DAR A DEVIDA ATÊNÇÃO A POPULAÇÃO, E SO ASSIM PODER PARTICIPAR DA COPA, DESCULPA LI ISSO EM OUTRO LUGAR MAIS TIVE QUE COMENTAR, E UMA VERGONHA!!!!
NAS ELEIÇÕES TAMBÉM VOTAREI NULO!!!!
SÓ TEM LADRÃO SAFADO, A MINHA VONTADE E DE ESCREVER UM MONTE DE PALAVRÔES, MAIS NADA VAI ADIANTAR. SEI QUE VOU CONSEGUIR, UM DIA BATER NO PEITO E GRITAR COM TODA FORÇA DO MUNDO E COM MUITO ORGULHO, QUE SOU BRASILEIRA!!!!


TE DESEJO TUDO DE BOM.

@>--

4:08 PM  

Postar um comentário

<< Home