quarta-feira, maio 17, 2006

Em busca de mim

Não tenho costume de colocar no Clube da insônia escritos de outros autores.
É simples de entender....
Este espaço foi criado por mim para um mero exercício da mente, com o tempo muitas pessoas passaram a acompanhar e
dentre um comentário e outro, eventualmente passo por momentos mais criativos e outros nem tanto.
Estou lendo muitas coisas ao mesmo tempo e quando passo por essa fase me proponho a absorver os elementos que futuramente atuarão na minha inspiração, ora intuitiva, ora induzida mas sempre voltada para o crescimento.
Aqui não me censuro.

Hoje separei algumas pérolas de um filósofo alemão muito interessante. Estou sob seu efeito. Quero compartilhar com quem me entende e me respeita, com quase todos que frequentam este canal.
Apresento aos que não conhecem ainda ....
Arthur Schopenhauer.

Meu primeiro contato com este senhor foi com um livro muito interessante que reúne textos de vários outros pensadores da história, chamado : "O amor segundo os filósofos."Me encantei com seu discurso cru a respeito desse sentimento e logo depois peguei um atalho através de Irvin D. Yalom para seus pensamentos em " A cura de Schopenhauer" que li recentemente e que indico aos que tem um certo distanciamento da filosofia.
Leiam e vão entender.

Vamos as suas pílulas:

" Cada vez que respiramos, afastamos a morte que nos ameaça (...)
No final, ela vence, pois desde o nascimento esse é o nosso destino e ela brinca um pouco com sua presa antes de comê-la. Mas continuamos vivendo com grande interesse e inquietação pelo maior tempo possível, da mesma forma que sopramos uma bolha de sabão até ficar bem grande, embora tenhamos absoluta certeza de que vai estourar. "


" A religião tem todas as coisas a seu favor : a revelação feita por Deus aos homens, as profecias, a proteção do governo, das figuras mais respeitáveis e importantes. Mais que isso, o enorme privilégio de poder gravar sua doutrina na mente das pessoas quando elas são crianças e, com isso, as idéias se tornam quase congênitas"

" A maior sabedoria é ter o presente como objeto maior da vida, pois ele é a única realidade, tudo mais é imaginação. Mas poderíamos também considerar isso nossa maior maluquice, pois aquilo que existe só por um instante e some como sonho não merece esforço sério "

" No fim da vida, a maioria dos homens percebe, surpresa, que viveu provisoriamente e que as coisas que largou como sem graça ou sem interesse eram , justamente, a vida. E assim traído pela esperança, o homem dança nos braços da morte."



Uma das que mais gosto :

" A flor respondeu: - Bobo! acha que abro minhas pétalas para que vejam ? Não faço isso para os outros, é para mim mesma, porque gosto. Minha alegria consiste em SER E DESABROCHAR "

" Se não conto meu segredo, ele é meu prisioneiro. Se o deixo escapar, sou prisioneiro dele. A árvore do silêncio dá os frutos da paz."


Eu deveria aprender mais com a seguinte :

" A primeira regra para não ser um brinquedo nas mãos de qualquer velhaco, nem ridicularizado por qualquer imbecil, é manter-se reservado e distante. "

Essa é a mais pura VERDADE :

" Poucas coisas deixam as pessoas tão satisfeitas quanto ouvir algum problema ou constatar alguma fraqueza em você "

Vou fazer uma pesquisa melhor a respeito.
Isso aqui é só para dar um gostinho aos leitores, para os que nunca pensaram em ler um filósofo ou mesmo para os que já se interessam por pensamentos.
Não deixa de ser um bom exercício também.
É gostoso refletir !!!!!



Pensem amigos.
O mundo esta cada vez mais saciando nossa ansiedade com o consumo desenfreado e enquanto nos dispersamos entre o próximo desejo que temos, de comprar algo que nos facilite o status, esquecemos que nossa maior riqueza esta dentro de nossos miolos e acabamos atrofiando a capacidade de ver o mundo com os olhos de crianças.
Quanto mais distantes estivermos de nós, mais abertos estaremos para que alguém dite o que devemos ser e do que devemos gostar.
Nem toda informação é conhecimento.

" O conhecimento é limitado, a estupidez é que não limites"

Com amor

Tico Sta CRuz

27 Comments:

Blogger ALANA ROSA said...

boa noite
legal vou procurar este livro que vc comentou.
^^
quando puder passe no meu blog, fiz uma poesia para vc, se chama sapatinho vermelho

para vc entender, assisto sempre o dvd, por isso fiz a poesia para vc.
bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!

1:57 PM  
Blogger Danny Souza said...

OI TICO...
LI SCHOPENHAUER NA FACULDADE E OUTROS FILÓSOFOS TAMBÉM
NO INÍCIO EU ERA RESISTENTE À FILOSOFIA MAS GRAÇAS A UMA PROFESSORA LINDA E MARAVILHOSA, UMA SENHORA IDOSA E EX-FREIRA MEUS OLHOS SE ABRIRAM PARA UM MUNDO NOVO . ELA MOSTROU A FILOSOFIA NA NOSSA VIDA DIÁRIA E NÃO COMO ALGO Á PARTE. ELA ATIÇOU MINHA CURIOSIDADE DO MUNDO E DE MIM.
ESSES PENSAMENTOS PARA MIM REMETEM Á EFEMERIDADE E À PAIXÃO...COMO AS COISAS PASSAM RÁPIDO..UM CICLO MARAVILHOSO JUSTAMENTE POR TER UM INÍCIO..MEIO E FIM..
BEIJOS NA SUA BUSCA
BYY
DANNY

4:18 PM  
Blogger Matreya said...

" ... E ESTOU Á ESPERA DE QUE
OS ANIMAIS E AS FLORESTAS EXIJAM A TERRA DE VOLTA ;
E ESTOU À ESPERA DE QUE OS AMANTES E OS SOFREDORES SE DEITEM LADO A LADO PARA O NOVO NASCIMENTO DO MILAGRE "
TAMBÉM COM AMOR...
MATREYA

7:02 PM  
Blogger Fernanda said...

Olá!
irei procurar por este livro...]Espero encontrar na bilioteca da universidade....

Abri meus olhos pra filosofia este ano passado quando me deparei com uma professora q nos mostrou a filosofia com outros olhos... amei...

Tico, tenha lindos sonhos verdes...
Bjus!

* Que Deus guarde pela vida de todos nós

9:41 PM  
Blogger borboleta. said...

" A flor respondeu: - Bobo! acha que abro minhas pétalas para que vejam ? Não faço isso para os outros, é para mim mesma, porque gosto. Minha alegria consiste em SER E DESABROCHAR "

... de todas a minha preferida.

gosto muito de filosofia e vou procurar por sua indicação. a sociologia é fascinante também ... pra uma boa introdução indico o livro "Um toque de clássicos" ... ele é uma introduçao dos pensamentos de Karl Marx, Émile Durkhein e Max Weber. é um livro bem teórico, a primeira vista pode parecer pesado e chato ... mas pra quem se interessa é um bom começo porque tem uma linguagem mais clara.
enfim, os dois assuntos me fascinam ...


beijo querido13
S2

10:04 PM  
Blogger Dani said...

Quando entro em contato com as idéias de alguns filósofos gosto de conhecer um pouco sobre suas vidas. De uma certa forma os pensamentos se tornam mais compreensíveis quando me aproximo do homem. Sobre Schopenhauer eu descobri algumas histórias. (A propósito, para ele história não passa de uma repetição de fatos que já aconteceram...)
* Ele e a mãe (escritora) não tinham o melhor dos relacionamentos. Sempre que se encontravam discutiam.Johanna, disse uma vez, que a tese de Schopenhauer não passava de um "tratado de farmácia", ao mesmo tempo que o filho declarava que a mãe somente seria lembrada por ter sido sua mãe, e não pelos romances que escreveu.
* Sabia que foi com Schopenhauer que, pela primeira vez na história da filosofia, a música ocupou o primeiro lugar entre as artes? Segundo tal concepção pessimista dele, o prazer consiste apenas na supressão momentânea da dor. Esta é a única e verdadeira realidade.Contudo, há alguns caminhos que possibilitam ao homem escapar da vontade, e assim, da dor que ela acarreta. E primeira via é... a da arte!
* Quando nos faltam argumentos, é preciso recorrer às ofensas ¬ sugeriu Schopenhauer,

* Não tinha amigos. Ao menos não humanos. Sua companhia era um cachorro, um poodle ao qual deu o nome de Atma (o termo brâmane para indicar a Alma do Mundo). As pessoas, no entanto, apelidaram o cão de "Schopenhauer Júnior". Caminhava solitário com seu cachorro e falava sozinho na rua, em seus passeios ao fim da tarde.
*Nunca trabalhou. Dizem que para as finanças ele tinha um cérebro “não-filósofo”. Por isso teve dinheiro o suficiente para todos os dias jantar em restaurantes Sempre que ia comer, Schopenhauer colocava uma moeda de ouro sobre a mesa, à sua frente; e ao final tornava a colocar a moeda no bolso. Até que um garçom intrigado perguntou o significado daquela repetida cena. Ele respondeu que era sua aposta silenciosa, com a promessa de depositar a moeda na caixa de coleta de esmolas no primeiro dia em que os oficiais ingleses que jantavam lá falassem sobre outra coisa qualquer que não fosse cavalos, mulheres ou cachorros.
* Por trás do niilismo existe um humor ácido incrivelmente atraente ou uma singeleza incompreensível. Seguem algumas frases do filósofo: “A fé é como o amor: não há nada que a force.” “Geralmente as grandes paixões nascem com o primeiro olhar”.”Em geral chamamos de destino às asneiras que cometemos”.

* Meio gênio e meio louco como todos somos. Mas é como ele mesmo disse: “Ambos vivem em um mundo diferente daquele em que vivem os outros mortais”.
Até...

12:16 PM  
Blogger Ticomiah said...

Obrigado pela excelente complementação da história da vida de Arthur Schopenhauer "Reticências.."
Esse é o real objetivo desse espaço.
Muito obrigado pelo presente.

Tico Sta CRuz

12:27 PM  
Blogger *Carol Carolina* said...

Após um longo período apenas lendo, e jamais comentando, me decido, e crio um nome!
Me disseram uma vez que eu insistia de uma maneira mto suave, e não chata.Mas as vzs eu penso que, ainda sim, estou me superando.A melhor maneira de me fazer presente, era estar aqui. Com milhares de cabeças pensantes! e com uma bela e única intenção motivada por vc!respeitando sempre!
Dá para imaginar pq vc curtiu ler Schopenhauer, ele diz que; "um homem quando cai em si, se vê um ser movido por aspirações e paixões, que nos levam a sentir vontades, as vzs causando dor, por nao conseguirmos realizá-las, e provocar ainda mais aspirações, quase sem fim".
eu adoro ele, adoro filosofia, amo ler.acho bom saber lhe dar com essa contradição!
Ele acredita tbm que a arte é uma maneira de se livrar dessas vontades, pois apresentam um grau de objetivação, e servem mtas vzs como paliativo p/ o sofrimento humano.
A verdade é sua, vc quem faz.
cada um segue um maneira de amenizar dores e motivar aspirações.
Estou em busca do equilíbrio! e vc?

*Muitos beijos, se cuida

*Carol Carolina - Augusta

2:25 PM  
Blogger Leticia said...

Eu sou suspeita pra falar, porque sou "engolidora" oficial de Schopenhauer. Admiro a singeleza genial, provavelmente fruto da solidão, como bem comentou a colega acima.
Existem vários livros de Schopenhauer à venda, mas pra quem tá começando, minha dica: Os livros mais conhecidos de Schopenhauer são:
1) Sobre a visão e as cores;
2) O mundo como vontade e representação;
3) Sobre a quádrupla raiz do Princípio da Razão Suficiente;
4) Os dois pricípios fundamentais da Ética;
5) Parerga e Paralipomena.
Existem vários desdobramentos destes livros, então cuidem pra não comprar a mesma coisa duas vezes.
Schopenhauer me encanta principalmente pela teoria da repetição dos fatos, pela iluminada análise do Idealismo humano, pelo desprendimento religioso e pelo conceito de vontade.
Schopenhauer me assusta com as elocubrações sobre a morte e com a Metafísica do Amor (??)
Mas, acima de tudo, Schopenhauer me faz pensar e a não me render à estagnação da verdade pura e simples.
Leitura mais que recomendada!

2:33 PM  
Blogger Leticia said...

Fui dar uma olhada nas minhas anotações sobre Schopenhauer, e resolvi complementar.
Além dos que postei acima, acho interessantes dois ensaios:
- Sobre a Liberdade da vontade (este nunca vi em livro, só fragmentos em outras publicações. Inclusive se algume souber se existe em livro, por favor me avise.)
- O fundamento da moral (este tem em livro)
Na verdade, acho que estes ensaios acabaram por ser incorporados por Schopenhauer nas suas publicações literárias, mas, cada um, se quiser, que tire a prova!
Por fim, ao reler o post da(o)"reticências" (...), levanto a questão aos que já entraram em contato com a obra do cara; seria Schopenhauer um niilista ou um realista??

3:03 PM  
Blogger Fernanda said...

Olá Tico!
Procurei pelo Livro na biblioteca da universidade e não encontrei...
Ai resolvi procurar no site da Saraiva...
Deixa eu ver se eu entendi.... Vc tinha dito q o Arthur era autor do livro "O Amor Segundo os Filósofos" certo?
Mais no site da saraiva ta dizendo q ele n é o autor não...
lá está assim...

Título: O Amor Segundo os Filósofos
Autor: Schoepflin, Maurizio
Editora: Edusc

E ai???? Ta certo? é esse mesmo o livro???
Queria saber pois fikei muito interessada...
Meu contato com a filosofia é muito superficial...
Conheço poucos pensadores e ainda sim muito por cima... Fico sem tempo de ler sobre eles pois tenho 12 matérias pra estudar pra provas e fazer trabalhos na faculdade... e trabalhando de domiungo a domingo fica dificil conseguir ler alguma coisa...
Se puder esclarecer minha duvida fico grata!
Ou alguém ai q estiver lendo e souber me falar....
Fike avonts!
O outro livro ta ok... O autor bateu com o q vc disse...

Bom... vou nessa....
Volte em breve!
Bjuus!


Sinceros são os dias, em que vivemos em busca de um amor.... Estranho amor...

8:21 PM  
Blogger Ticomiah said...

Boa Carol !!!!
Adorei estes pensamentos também.
Vou dar uma sugestão e fazer um convite, espero que aceitem. O que acham de criarmos um grupo virtual de estudo da filosofia ?????
Podemos usar o espaço dos comentários para os debates e sugestões de temas e filósofos, mas para que fique mais interessante, vou sugerir que todos os interessados leiam, pesquisem de descubram coisas sobre o tema em questão.
Como já estamos dando início a este processo, vou pedir para que todos trabalhemos então em cima do
SCHOPENHAUER, mais precisamente em cima de uma de suas principais obras "O mundo como vontade e representação". Não tenho este livro ainda mais vou procura-lo e adquiri-lo.
Vamos tentar então ????
Como não tenho experiência nenhuma neste tipo de atividade, vou seguinto intuitivamente, aberto a opiniões e sugestões.
Podemos começar debatendo a questão colocada pela "Lê",

seria Schopenhauer um niilista ou um realista??

e ai ????

Beijos

Tico Sta Cruz

Ps : Libelula, este livro ao qual me referi tem uma passagem do filósofo em questão, mas na verdade é a reunião de vários textos de outros pensadores refletindo sobre o amor.

8:32 PM

8:37 PM  
Blogger ... said...

Interessante como sempre, nunca me arrependo de dar uma passadinha aqui para ler esses posts!!!
Sempre gostei de filosofia, vou procurar esses livros pra ler!!!
Isso é uma filosofia para não filosofos como eu!!!
O trecho que mais chamou minha atenção foi o da morte e o da árvore do silêncio que dá os frutos da paz.
Realmente é a verdade.
Obrigada pelo toque, estava afim de ler algo relacionado a isso!!!
Paz e luz sempre.
Bjokas.

8:52 PM  
Blogger Fernanda said...

Obrigada por responder Tico!
Eu topo participar desse grupo de debate.... Estou compeltamente por fora do tema... Quase não leio mais e preciso voltar a exercitar minha mente... Este grupo vai ser um ótimo pontapé! hehehe
Como iremos fazer???
Vc abrirá um novo blog? Faremos por aki mesmo??? Vc irá criar um grupo (tipo o do msn)?

Vou procurar por este livro e em breve volto aqui para ver o que ficou decidido.... blz???

Sonhos verdes pra todos...
Boa noite!!
Bjus galera!

9:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

10:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não sei se devo,
mais vou dizer assim mesmo...
P/ mim a vida é meio contraditória
ou nós a fizemos tornar-se assim,
pensa comigo,
Nós damos a vida ao ser humano,
ao mesmo tempo o ser humano tira a vida do seu próximo, outro ser humano...
Então eu acho interessante o trecho que diz: "O homem dança nos braços da morte", ao mesmo tempo discordo dele, eu acho que é o homem quem brinca de ser Deus dando e tirando a vida, já que a maioria das mortes é por culpa do próprio homem.
E me atrevo até a dizer que a morte é a única inocente nessa história toda.

Bjinhos
bye bye

10:36 PM  
Blogger borboleta. said...

tico

interessante a sugestão !
vou procurar o livro também.

beijos

5:27 AM  
Blogger Fernanda said...

Aeee!!!
Encontrei o "O mundo como vontade e representação"...
Nas livrarias o preço dele está um pouco salgado... R$100,00.... Vi por R$85,00 tbm... mais tbm vi por R$120,00..
Mais felizmente na biblioteca da universidade tem ele... hehehe
Continuo aguardando por novas coordenadas.... E volto a perguntar... Onde iremos fazer os debates??? heheh To ansiosa.... hehhe
Bom, deixa eu ir trabalhar...
Bjuus galera!

6:04 AM  
Blogger *Carol Carolina* said...

Boa Libélula da noite! tbm encontrei o livro, na verdade recorri a um colega que sempre possui livros maravilhosos que me acrescentam muito!

Eu tbm topo participar desse grupo!!! sempre que puder estarei aqui, colaborando com minha medíocre cultura, e sugando de voces o melhor!
bom fim de semana a todos!

Tico, beijos pra vc!

6:23 AM  
Blogger Vera Lucia said...

Amei a idéia.
A princípio serei uma mera aprendiz, já que não conheço muito desse universo.
Uma nova porta foi aberta....
Muito legal isso...

6:59 AM  
Blogger Leticia said...

Adorei a idéia!!
O Mundo como vontade e representação é um livro caro porque é bastante grande, varia de 400 a 600 páginas, dependendo da edição.
Poderíamos fazer a análise e discussão por Título, pra não ficar muito pesado.
Dica: pra quem tá mal de grana mas manja inglês, dá pra baixar como e-book no http://books.google.com/
E só lembrando, a obra de Schopenhauer é de domínio público, então nem se preocupem com direitos autorais e/ou de propriedade.
Pra quem vai comprar em português, vale a pena o da Editora UNESP, traduzido por Jair Barboza. Pelo que sei é a edição mais completa.

Sobre Schopenhauer ser niilista ou realista, estou mais propensa a acreditar que ele era pessimista. Aliás, no Título IV do "o Mundo como vontade..." o próprio Schopenhaure assim se descreve...
Alguém dizer que há sofrimento em se viver está sendo realista. Agora, afirmar que o sofrimento É a vida, me sugere pessimismo.
No entanto, por diversas vezes já me peguei pensando que talvez o ache pessimista pelo fato de eu ser otimista.
Por horas também acho que nem realista, nem pessimista, nem niilista; apenas recalcado (no bom sentido da palavra, se é que existe!!).
É complicado, mas saboroso.
Boa leitura!!!

7:00 AM  
Blogger Ticomiah said...

Certo.
Vamos fazer o seguinte então.
Eu tenho que achar o livro, neste fim de semana estaremos na estrada e assim sendo, creio que só conseguirei compra-lo na segunda feira. Quando estiver de posse do mesmo vou fazer como a Lê sugeriu, discuti-lo por título.
Vamos criar este grupo por aqui mesmo, nos nosssos coments, eu posso fazer uma primeira colocação e o que acontecer depois disso vamos debatendo, quando alguém quiser expor algo de interessante eu publicarei na página principal e seguiremos os debates ok ????

Muito bem ...

Só deixar um aviso, que o Clube segue normalmente. Eventualmente vou colocando meus textos também e pra quem tiver curiosidade, o Clube esta numa página de uma revista de música interessante que é a LABORATÓRIO POP ( www.laboratoriopop.com.br ) vou variando os assuntos por lá tbm.

Beijos a todos

Obrigado.

Tico

7:59 AM  
Blogger Dani said...

Oba!!! Convite excelente. Com certeza esses "encontros" serão enriquecedores.

Até breve

8:56 AM  
Blogger Fernanda said...

Oba!!!
Adooooro!
Vou hj mesmo procurar o livro na biblioteca da universidade... Vou começar a lê-lo e espero que até segunda eu ja tenha lido uma boa parte... O ruim é q tenho concurso publico domingo... To meio estrassada... rsrsrs mais vamos começar!
Tico, encontrei o livro na saraiva... Pela net da pra ver q só tem um (uma edição diferente)disponível...
Na siciliano perto de casa não tem... Bom, vc da uma procuradinha q vc encontra hehehe
Bjuus!

9:26 AM  
Blogger Paula Lopes said...

Gostei muito das citações de SCHOPENHAUER .Acho que vo ler o livro que você indicou,pois ,estava mesmo queredo ler alguma coisa na area da Filosofia.Sabe faz pouco tempo que encontrei o seu blog,mas tenho gostado muito.
A se vc puder comenta o meu blog
to no início ,mas gostaria de ver um comentário seu la ,blz.
B-jusss
a t+
spaceofmusic.blogspot.com

6:14 PM  
Blogger Rosane Silva said...

E aí? tudo bem?! Espero que sim!
Entendi perfeitamente o que você fez...ou você pensa que eu não falo pras pessoas oque eu colho de interessante aqui do seu blog?
As frases que vc considerou mais interessantes eu apoio tb mas uma em especial me tocou: "A maior sabedoria é ter o presente como objeto maior da vida"
Eu quero um futuro sim, mas esquecer de viver esses momento é suicídio pra mim..aprendi a dar valor a cada momento e a cada pessoa saber aproveitar o que ela tem a oferecer.

1000 bjos cara... é um prazer ser sua fã e do DRC...

7:01 AM  
Blogger Lilis said...

Oi, Tico,
Assim como o Brasil, compartilho com vc a sua dor.
Moro no Rio, e meu pai já foi assaltado 3 vezes. Graças a Deus não reagiu.
Li a sua carta de amor ao Netto e senti vontade de chorar. A sua dor. A dor da humanidade. A dor do carioca.
Só sinto pelo seu equívoco no que diz respeito a idolatrar a Deus. Pois se os homens o idolatrassem e cumprissem os seus mandamentos amariam ao próximo como a si mesmos. Não matariam. Não roubariam. Tenha certeza de que não foi Deus que se afastou do homem. E sim o homem que se afastou de Deus.
Um beijo no seu coração.
E torça para humanidade encontrar verdadeiramente esse Deus que só prega o amor.

Beijos com carinho. DE VERDADE, A vc todo o meu sentimento.

4:44 PM  

Postar um comentário

<< Home