segunda-feira, junho 05, 2006

Ao meu amigo amado

Silêncio
Entre um mundo de silêncio
Onde o amor esta calado
E toda a universidade esperando a seleção Brasileira.
Daqui a pouco meu irmão, o Brasil entra em campo....
Vamos torcer e esquecer tudo.
Eles vão.
Eu não !
Eu não sei o que aconteceu ainda.
Que mundo é esse ?
Não me ensinaram na escola como me comportar diante
de uma perda como essas.
Logo você, meu amigo do peito
meu irmão querido, minha referência de equilíbrio.
Seu sorriso de menino.
Seu olhar de amor pelo mundo.
Sua capacidade de me aceitar com todos os meus defeitos
sem jogar na cara ou me cobrar ser alguém que não sou.
Talvez nunca tenha te dito isso, mas acho que sempre soube
do meu amor incondicional pelo seu espírito, pela sua essência,
sua sinceridade, seu respeito e sua capacidade de querer o bem das
pessoas e aceita-las como são.
Eu guardo aqui no meu peito cada momento que desfrutamos juntos.
Cada dia de diversão, de aprendizado, de dúvidas e de união.
Lembra quando pensou em sair da banda ?????
Lembra quando achava que talvez nunca conseguiríamos nos acertar
e prosperar nessa profissão tão concorrida e mal interpretada pela maioria que não entende que nós que nascemos para a arte, nós não somos nem melhores nem piores, somos apenas sonhadores que decidiram colocar em prática os nossos desejos de viver sem as amarras, sem as regras práticas do dia dia, sem a monotonia de uma rotina previsível e assim fomos construindo uma história que sempre teve como alicerce principal a honestidade, a verdade, a entrega, o respeito, o carinho e o desejo de propagar sorrisos, reflexões, questionamentos e felicidade.
Mas esse mundo é estranho irmão.
Ele não te merece mesmo, sempre te olhei tentando entender a qual tipo de planeta vc fazia parte. Por que na minha cabecinha egoísta muitas vezes, não conseguia entender de onde vinha tanta razão e tanto equilíbrio para lidar com as situações mais complicadas.
E me diga quando foi que te encontrei de mal humor ?????
Me diga quando foi que precisei de ti e não recebi em troca toda atenção necessária.
Nem mentir você sabia !!!!!!
Lembra quando sumi de casa e pedi para que se alguém te ligasse me procurando, dissesse que estava por ai, fazendo qualquer coisa e ao receber um telefonema de madrugada perguntando se meu paradeiro era na sua casa e você ficou nervoso e não soube o que dizer ....
Te perguntaram :
- Netto o Tico esta ai ?????
- não sei.
Foi o que vc respondeu.
A voz do outro lado, irritada com razão pelo meu desaparecimento
insistiu :
- Porra, como não sabe ????
Ele disse que estaria ai na sua casa !!!!

E você com toda sua honestidade e doçura respondeu novamente :
- Não sei .

Eu não fiquei com raiva de ti meu irmão, eu achei engraçado, por que naquele momento percebi realmente que você é uma pessoa totalmente sem maldades na cabeça. Sem malícia.
Já te coloquei em várias roubadas né ?????
Mas você nunca me condenou ou deixou de gostar de mim por isso.

Seus olhos sempre me passaram uma sensação de tranquilidade, como se estivesse anos luz na frente de 90% das pessoas que nos cercam . Sem preconceitos idiotas, não alimentava discórdia nem qualquer tipo de sentimento negativo. Um excelente diplomata.
As vezes meio sem noção em alguns comentários......
Como daquela vez que fomos dar uma entrevista para uma jornalista da Rede Globo e vc perguntou na cara de pau se ela apareceria com aquele sapado ridículo **risos***.
Te repreendi na hora, pedi mais cuidado com as palavras, mas depois entendi que não fez isso por mal, que sua intenção foi espontânea e que se todos fossemos assim seria mais fácil evitar mal entendidos.

Vou sentir falta de nossas partidas de videogame a noite no Buzão.
Da sua inteligência apurada e da sua capacidade de lidar com tanta facilidade com as novidades da tecnologia.
Eu te ouvir reclamar muito pouco, mas nas vezes que reclamei de você, sempre ouviu minhas críticas sem tentar se justificar. Mesmo estando certo e eu errado em alguns momentos.
Você segurou muitas ondas erradas minhas.
Muitos desequilíbrios meus !!!!!!
Sempre te amei pela pessoa que sempre foi nessa vida !!!!!!

Sabe, nesse momento, agora, exatamente agora. Estou sozinho no meu quarto, pensando um pouco em tudo que aprendemos juntos, em tudo que tivemos a oportunidade de compartilhar. Mas acima dessas afirmações, tudo o que você fez por mim e pelo nosso sonho.
Suas lindas melodias, suas lindas canções, suas lindas poesias.
Sempre disse para quem quisesse ouvir que se algum dia o Detonautas viesse a tirar férias e que se quisesse lançar um trabalho solo, individual, com suas composições, as pessoas iriam te ver com outros olhos, ainda mais atentos, tudo porque, você sabia como ninguém viajar do samba a Mpm, do pop ao Rock com a mesma facilidade que tinha de pegar um violão e dedilhar uma belíssima canção.

Você sempre será meu irmão, muito mais do que meus irmãos de sangue. Isso por que vivemos o que poucas pessoas viveram juntas na intensidade ao qual dedicamos nossos sentimentos.
Fica complicado pensar o mundo sem sua presença !!!!!
Fica complicado imaginar que vou olhar para o meu lado direito e não vou mais encontrar um dos grandes amores da minha vida.
Fica complicado pegar meu telefone e não ter a sua voz do outro lado me dando um pouco de conforto quando me pego em desespero por algum motivo qualquer.
Lembrar das noites em que tentei convence-lo a ir para as baladas comigo e que você se recolheu no seu quarto para descansar e se entregar ao seu sono tranquilo de quem cumpriu sua missão do dia e que no momento só deseja deitar com a cabeça limpa no travesseiro e sonhar um pouco.

Porque isso foi acontecer com vc ??????????
Eu preferia que tivesse sido comigo.
Trocaria de lugar se pudesse voltar no tempo e deixa-lo aqui nesse universo injusto, por que sem dúvida nenhuma sua forma leve de viver a vida deve ser um exemplo a ser seguido.

Sempre bonito, sem se preocupar muito em chamar atenção, sem se colocar de forma arrogante em lugar nenhum e sempre disponível para dividir com nossos amigos a consideração e o respeito que todos merecem.

Nos meus dias insuportáveis em que não aguentava responder mais as mesmas perguntas chatas em nossas viagens de divulgação, você assumia com propriedade a voz da banda e se prestava a falar sobre qualquer assunto de forma profissional e generosa.

Não sei como vai ser daqui para frente.
Sem nossas parcerias, sem nossos encontros casuais em que me sentia confortável só de saber que se me sentisse mal por algum motivo, bastaria olhar nos seus olhos e logo uma sensação de paz me invadia o coração.

Eu torcendo para que vc não cortasse o cabelo para que continuasse me divertindo com suas esculturas capilares e rindo até quase cair no chão quando percebia que as pessoas que não te conheciam te olhavam de um jeito estranho, sem entender direito o que se passava nessa sua cabeça maluca.

Não me cansaria de ser sua memória.
De lembrar das coisas que você sempre esquecia nos lugares.
Dos 300 telefones celulares que perdeu por ai.
Dos óculos escuros que voou pela janela do carro quando você colocou a cara para fora e tentou apitar.
Não vou me esquecer de nós três dividindo o quarto em Minas e lutando contra o sono para continuar a carreira vitoriosa de nosso representante no Box do playstation.

Você sempre me surpreendeu para o bem !!!!
Em todas as nossas divergências quando estava sozinho no meu quarto refletindo sobre minha postura, em alguns momentos tive vergonha de coisas que falei ou pratiquei, porque queria entender como você conseguia manter a cabeça no lugar e os pés no chão com tanta sabedoria e tranquildade.

A vida é estranha irmão.
Os homens não sabem mais o que estão fazendo.
Estão cegos pela ganância, pelo poder, pelo status, pela desigualdade.
O Brasil é um país injusto, disso nós já sabemos, o que nunca imaginei era que essa injustiça algum dia poderia ser mais injusta do que de costume.
Muitas vítimas inocentes morrem todos os dias por conta da ignorância, da Intolerância, do preconceito, da falta de amor que tomou conta do nosso país e sinceramente, não sei onde tudo isso vai parar.

Tenho muitas teorias a respeito de soluções, mas penso que são quase utópicas, porque falta vontade política, falta vergonha na cara do povo que esta anestesiado diante de toda esta loucura. A banalização da violência e a cultura do medo vendem muitos comerciais entre o Jornal nacional e a novela das Oito. Acho que não terá um fim do mundo como esta sendo previsto, ele já acabou faz muito tempo.

As pessoas ficam pedindo coisas para Deus, culpam os acontecimentos ruins de suas vidas pelo diabo, sempre encontram uma justificativa para leva-las para o lugar mais cômodo, por que assim encontram uma forma de não assumirem suas responsabilidades diante da convivência entre todos.
Se esse amor que elas dedicam a este Deus que tanto idolatram, sim, se esse amor fosse direcionado para os outros seres humanos, talvez as coisas pudessem estar um pouco diferentes.

E seus assassinos ?????
O que dizer deles ???????
O mais fácil seria escolher o caminho da vingança e torcer para que alguém os encontre e os mandem para o inferno, mas isso não vai te trazer de volta !!!!!!!

Penso que tenho duas escolhas nesse momento.
Voltar meu olhar para um sentimento de revolta ou tentar modificar minha mente reprogramando-a para a propagação do amor pelo próximo. O verdadeiro amor pelo próximo, a preocupação direta com as pessoas com as quais convivemos ou não.
Sei que se estivesse aqui do meu lado não hesitaria em me apontar a segunda opção como a ideal. Isso por que você sempre foi esse cara do bem que só queria ser feliz e fazer os outros felizes.

Puro
Inteligente ( lembra do seu teste de Qi ???? O mais alto de todos nós ???? )
Sensível até demais....... nós ficávamos te chamando de mocinha, mas até quando era sacaneado pela galera você conseguia levar tudo para o lado da diversão e nunca para o pessoal.
Quem era você de verdade ?????

Um anjo ???
Um buda ????
Um extraterrestre ????

Como conseguiu até nosso último encontro manter a alegria sempre disponível para quem quer que fosse ????
Como conseguia me incentivar em minhas crises existenciais ????
Sempre com bom gosto, bom senso e acima de tudo entendendo que somos diferentes mas que no fundo sempre desejamos a mesma coisa...... dar prosseguimento aos nossos sonhos !!!!!!

Você estará sempre comigo e tenho certeza que com todos nós, porque sua energia vital permanece em cada acorde de nossas canções. Nós fazemos sucesso cara !!!!!! E você viveu uma vida prodigiosa, vitoriosa.
Sei que não conseguiu ler até o fim o livro do Nietzsche, mas se a teoria que ele sugeriu a respeito do eterno retorno for verdadeira, tenho certeza absoluta de que você poderá repetir tranquilamente esta vida por muitas e muitas vezes, por que ninguém representou mais do que você o verdadeiro significado da palavra amor.

Eu sempre te amei e vou continuar te amando muito.
Vou te carregar na minha pele para sempre, para que lembre de como vc sempre agiu nos momentos de dificuldades, do seu equilíbrio e do respeito que sempre teve por mim.

Não sei dizer onde está e se esta em algum lugar que possa saber o que se passa por minha cabeça nesse momento, mas não posso deixar de expressar publicamente minha admiração, carinho e respeito pelo ser humano que sempre foi.

Quando estiver me lembrando de ti, vou lembrar de todas as coisas boas que vivemos juntos, do nosso companheirismo e do quanto você representou e representa um estágio de evolução espiritual que talvez eu nem consiga me aproximar nestes próximos anos que tenho para viver, mesmo assim obrigado por tudo.
Obrigado pelo privilégio de ter sido seu amigo.
Obrigado por ter me aceitado com todos os meus infinitos defeitos.
Obrigado pelas canções emocionantes que fez e por todo o talento que empenhou em desenvolver em prol do grupo.
Obrigado por tudo meu amor.

Te amo do fundo do meu coração.

Saudades
Do seu amigo
Tico Sta CRuz

53 Comments:

Blogger Carol Folha said...

amo você!

12:34 AM  
Blogger Kbeção said...

Tico que declaração mais linda, putz, eu e a Sta Cruz ficamos conversando, não acreditamos, estamos revoltados !!!!!!!!!!!!
Escrevi em meu blog uma declaração pro Netto, mesmo não conhecendo ele sinto que perdi um irmão, este cd atual, ouvir ele cantando tudo o que eu falei dormindo é demais, estou ouvindo à todo momento, como você falou o talento, a poesia, suas energias positivas, um dia se o Detonautas tivesse um cd só com as letras deles seria perfeito, eu percebi muito isso no cd novo, onde todos estão muito bons ...

Força Tico, vamos tentar se encontrar com o Netto pra ele ajudar à todos nós, tô muito mail !!

Abraço brother

3:15 AM  
Blogger Lucia Sta Cruz said...

Ticoooooooooooooo
tá doendo muitooo
cara, não consigo associar todos os fatos à pessoa
tem muita coisa errada e não é o crime em si...não pode estar acontecendo isso!
*indignação total
*revolta
*tristeza
*dor, mta dor
tem aquele papo dele estar num lugar melhor, mas a teoria é uma coisa, a prática que ferra tudo
compreender é mais difícil...
to pirando aqui, tá foda msmo

será que haverá justiça afinal???????????????????
eu espero sinceramente que sim.
mas eu não acredito ainda no que os meus olhos viram. nem no que eu já ouvi
meu coração tá dilacerado...e sangrando a cada minuto que se passa e se confirma o que eu não gostaria de confirmar

fica em paz aí, força pra vc.
eu sou fraca, não consigo por enqto
mas juro q vou tentar...quem sabe um dia

3:16 AM  
Blogger Verônica Tavaniello said...

Tico:

Lindíssimo O texto!!!
Nem sei o que dizer...
Neste momento meu rosto encontra-se enxarcado... enxarcado das mesmas lágrimas que me fizem chorar no domingo a noite toda, e me fizeram passar por muitos momentos de tristeza durante a segunda... penso, penso, penso... não vejo nada que justifique a situação em que nos deparamos... o país em que vivemos... os homens que se dizem nossos governantes e que não governam nada além dos seus próprios "umbigos"!!!!!
Os homens perderam a cabeça!!!
O mundo está perdido... e eu... choro... sofro... grito por dentro...
o que esperar do dia de amanhã??? Quem mais vão tirar de nós??? tenho medo!!!
Porque os melhores sempre se vão???
Sei de tudo o que você disse aí... sobre o carater, simpatia, inteligência, humildade, beleza interna e externa... ele realmente É fantástico!!! Nunca esqueço de um show de vocês aqui em Porto Alegre, quando entrei no camarim e tirei foto com todos... e ele realmente... é especial... tinha luz própria...sorriso contagiante... iluminado!!!
Espero de coração que vocÊ fique bem... sei o quanto dói porque em mim tb tá doendo... imagino o quanto pior é a sua dor... dor de amigo, irmão, cumplice, dor de amor...

SE CUIDA QUERIDOOOO!!!
VOCÊS SEMPRE ESTARÃO NO MEU CORAÇÃO!!! TODOS VOCÊS!!!

SERES ILUMINADOS!

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15010292855772618535
Coloquei uma foto minha e do Nettinho em homenagem!

UM BEIJO GRANDE,
PAZ,AMOR, SAÚDE PRA TODOS OS SEUS, TODOS OS MEUS, TODOS OS NOSSOS, TODOS AQUELES QUE VIVEM PELO BEM E PELO AMOR UNIVERSAL!

=*********************

3:36 AM  
Blogger Victor Sardinha CZ said...

NAO E JUSTO AMIGO PARA MIM ELE SEMPRE VAI ESTAR AO SEU LADO NO PALCO A CADA NOTA E MELODIA

MINHA SEDE DE SANGUE EXISTE POR TODOS OS ENVOLVIDOS

QUE DEUS ABENÇOE SUA PAZ E QUE SEU AMOR SE PROPAGUE

LEMBRO DELE PULANDO EM NOS NO SHOW DO KASEBRE SUA BONDADE COM NOS SUA PAZ EXISTENTE

ISSO NAO E JUSTO E O INFERNO SERA JUSTO E EU VOU ESTAR LA PARA VE_LOS QUEIMAR OS CORRUPTOS FILHOS DA PUTA QUE ENQUANTO ENGORDAM NOS MORREMOS EM UMA GUERRA MALICIOSA

ONDE A GANANCIA NOS GUIA EM UM SISTEMA CAPITALISTA QUE NOS EMPURRA A DERRUBAR O PROXIMO PARA VENCER

ABENÇOADO ELE POR FAZER ATER E SER FELIZ

NAO E JUSTO AMIGO

NAO EXISTE PALAVRA PARA CONSOLAR E SIM ATITUIDES A SEREM EXECUTADAS

VOU CONTINUAR MAS CADA VEZ ESTOU MAIS PERTO DO MEU LIMITE

CASO QUEIRA UM DIA FALAR COMIGO SEGUE MEU CONTATO

LESTAFDRACULAXX@HOTMAIL:COM

TE VEJO POR EM SHOWS ASSIM ESPERO
CONTINUAREI TENTANDO ALGUM CONTATO COMO DE SEMPRE POIS SOU COMO VC EM UMA VIDA DIFERENTE

SUAS LETRAS SEMPRE SAO COMO EU VIVO

ATE MAIS

VICTOR SARDINHA

4:19 AM  
Blogger Rtico said...

Força Tico...
Sei que é dificil mas estaremos sempre juntos e temos que aprender a superar as adversidades que essa maldita falta de incompetencia de politicos nos fazem viver...

O Netto virou uma estrela...estara o tempo todo brilhando, te olhando dos céus e muito orgulhoso por ter tido a oportunidade de ser muito mais do que seu amigo...seu irmao...

Temos que lutar pelos nossos direitos e precisamos de justiça...

A guitarra se cala pela violência mais não pode se calar a voz dos homens de bem...contamos com voce..

Força a voce, aos meninos, aos fãs, a familia...a todos que tiveram a oportunidade de conviver nem que fosse o minimo possivel diante daquele rapaz que mostrou a nós como se viver perante um país, perante um governo, perante as tristeza acima de tudo com muito amor...

Fique com Deus...

RENATO (RTICO)

Saudade Eterna....
Dor profunda...
Sentimento ruim
Um buraco no peito
Jamais cicatrizado
uma dor imensa...
Saudades....saudades...

4:24 AM  
Blogger Rosane Silva said...

Amigo querido...vamos proseguir seguindos os passos do nosso anjo...
Propagar o amor e o respeito ao próximo...
Lembrar dos momentos bons que ele nos proporcionou e de tudo que ensinou como o jeito doce de encarar os problemas.
Ele está vivo entre nós... E quando vc se sentir forte daqui pra frente pode ter certeza que é ele que estara fazendo vc se sentir assim de onde quer que esteja...

Vamos prosseguir ...não tão infelizes
..mas felizes por ter a oportunidade de ter conhecido um homem tão especial, raridade no mundo em que vivemos e nós fomos os felizardos de poder ter tido ele em nossas vidas!

Um abraço bem apertado querido Tico pra vc e todos!

4:25 AM  
Blogger Ajña said...

Um forte abraço.

Cléria

4:34 AM  
Blogger rose said...

O AMOR incondicional...

AMAR os defeitos,
AMAR sem preconceito,
Exaltar esse AMOR
Que agora dói no peito
Que é IMENSO em seus preceitos
Por quê tamanha VIRTUDE se foi?

Certamente uma falha randômica
Nesse sistema endêmico, podre e falido
Acabou-se o RESPEITO
Estamos sepultando nossa JUVENTUDE
Estamos perdendo nossos AMORES.

Ponto final.

Um abraço bm forte pra tds vcs!

4:38 AM  
Blogger Vera Lucia said...

Olha Tico, ainda não sei o que te dizer. Só uma coisa, talvez, a gente não aprende a perder as pessoas que amamos. Isso eu sei, porque já perdi muitos, vc sabe, e quando penso em perder mais algum, acho que não vou aguentar mais. Tanto sei que não se aprende, porque mesmo no caso do seu irmão de coração que eu nem conhecia, só pelo fato das coisas que vc falou de como ele era, e realmente, ele passava essa impressão pelo semblante que vi apenas por fotos, já estou sentindo aquela sensação horrível de estar revivendo um filme horrível, no qual, na verdade, não sabemos, com certeza, qual é o fim. Mas com certeza, onde quer que ele esteja, ele deseja que vcs continuem com o sonho que sempre uniu vcs.
Outra coisa, a gente pensa que não vai ter força pra segurar a dor e a saudade, essa última, vai ficar cada vez mais forte, mas a gente acaba descobrindo que tem sim. Eu acredito em Deus e acho que Ele não queria que os seus filhos matassem uns aos outros, por isso, não acredito que tenha sido vontade Dele a partida do seu amigo, mais, pra ajudar, ele envia forças para aqueles que vão ter que se acostumar com a sua ausência, que talvez, seja temporária. Quem sabe se algum dia não estaremos todos juntos? QUem sabe como é depois da morte??? Ninguém pode afirmar nada, pode sim, acreditar.
Eu acredito que o Netto está sendo recebido da melhor forma possível, porque foi a pessoa que foi. Agora se foi o fim pra ele, não sei. Prefiro acreditar que não. Que talvez a missão dele agora seja outra.
Um dia teremos todas as respostas.
Muita luz,

4:49 AM  
Blogger Danny Souza said...

NOSSO AMOR CONTIGO NETTO...SEMPRE !
E TE AMAMOS TICO, DEMAIS, VOCÊ, RENATO, CLÉSTON, TCHELLO, FABINHO, TODOS !
SAUDADE..VAZIO ENORME
TO CONFUSA E TRISTE DEMAIS
AMOR ...
RODRIGO NETTO
NETTO
NETTINHO
NÓS TE AMAMOS DEMAIS !
DANNY

6:11 AM  
Blogger Cá Farina said...

Se eu soubesse o que te falar teria te ligado.
Mas ao mesmo tempo que as pessoas que não fazem parte desse nosso mundo não sabem o que me dizer, eu não saberia o que lhe dizer.

A minha dor é muito maior da que a de muita gente, mas a dor de vocês que conviveram com uma ___pessoa tão perfeita quanto ele é infinitamente maior do que a nossa.
Infinitamente mais dolorida.
Olhar para o lado e ver que está faltando uma parte fundamental, que está faltando uma parte do seu coração ali naquele palco.
Cada novo show será uma emoção nova e diferente. Será uma dor e um aprendizado.
Um silêncio emitido que só vocês saberão qual é!
Se tivesse te procurado falaria que nenhuma dor física é comparável com a que sentimos.
Mas falaria que a alegria de ter convivido com uma pessoa especial, iluminada e phoda como ele nunca terá preço.
Eu SEMPRE, para o resto da minha vida estarei onde sempre estive, entre você e o Netto, por que é naquele pedaço de palco, de platéia que eu encontrava a energia que precisava.
E ainda vou encontrar, pq ele estará ali...com vocês.
Ele me conquistou aos poucos, assim como você. Veio chegando devagar e entrou de uma forma que não sairá nunca.
O jeito dele não há igual, a tranquilidade, serenidade, um olhar cheio de amor e um sorriso sem tamanho.
Brincadeiras que só poderiam sair dele, apelidos e perguntas óbvias. Todas características dele.
Características e qualidades que eu vou lembrar eternamente.
Parece que aqui na minha cabeça ficou tatuado a última vez que nos vimos...ele estava limpando o nariz e tirando sarro da minha cara. E depois soltou um sorriso de alegria, felicidade e cansaço.
Um cansaço que ainda tinha forças para aguentar fotos, conversas e palhaçadas.
Era visível nele uma pessoa superior, a intensidade de suas músicas, do brilho naquele olhar.
Ele não pertencia a esse mundo hipócrita. Ele era sensível demais, a alma dele chorava com tudo o que acontecia, ele não merecia tamanho sofrimento.
Não queira se colocar no lugar dele bonito, ele está bem melhor pq para onde ele foi não há corrupção, violência, não há coisas ruins, só as boas. Lá ele irá encontrar respostas que nós aqui embaixo tanto queremos saber.
Lá ele vai aprender muito, ele vai entender tudo o que aconteceu.
Pode ser que no começo ele fique meio perdido, achando que sua missão por aqui não era pra ter acabado tão cedo. Mas fica aqui para a gente um aprendizado enorme.
Uma vontade de morrer junto com ele que rasga o peito, a vontade de estar ali do lado dele quando acordar para sabermos que ele estará bem. Para darmos um abraço e dizer que está tudo bem.
Mas a minha preocupação nao é com ele, e sim com vocês. Como viver sem um pedaço do nosso corpo? É assim que vocês terão que aprender a viver.
Saiba Tico, que não só eu, mas muitas pessoas honestamente e infinitamente te amam e amam todos os outros e estarão sempre, sempre sempre ao lado de vocês.
Não preciso citar nomes, porque é como voce me disse uma vez.
é no olhar das pessoas que nós reconhecemos a sinceridade, o carinho e o respeito que elas tem por nós. E vc entende muito bem isso e sabe quem estará sempre com vocês.
Muita força , muita luz, muita coragem, muitos shows e um sucesso enorme e sem tamanho para que lá de cima o Netto sinta mais orgulho de vocês do que ele já sentia.

Rodrigo Netto - um anjo
Luiz Guilherme
Eduardo Simão
Renato Rocha
Cleston Oliveira
Fábio Brasil

NÓS TE AMAMOS!! SEGUIREMOS JUNTOS!!
NÓS TE AMAMOS!! SEGUIREMOS JUNTOS!!
NÓS TE AMAMOS!! SEGUIREMOS JUNTOS!!NÓS TE AMAMOS!! SEGUIREMOS JUNTOS!!NÓS TE AMAMOS!! SEGUIREMOS JUNTOS!!NÓS TE AMAMOS!! SEGUIREMOS JUNTOS!!NÓS TE AMAMOS!! SEGUIREMOS JUNTOS!!

6:21 AM  
Blogger Aline said...

Bom Dia,Tico!!!

Sinto muito, por tudo...
Sei, que não há dor maior que esta, a dor da perda, a perda de uma pessoa amada... e horrível o coração parece q vai sumir de tão apertado... e a angustia esta sim, e enorme, e parece tomar conta de todo nosso ser...
O q nos conforta e saber q com certeza a pessoa amada esta ,sem sombras de duvidas em um lugar muito, muito melhor q este aki ...
Força... e Coragem ... pra seguir em frente...
Com Carinho!
Aline - Jipa/RO

6:27 AM  
Blogger *Carol Carolina* said...

Essa amizade, irmandade,proximidade, equilíbrio, companherismo.....todas essas palavras e esse sentimento que vc descreveu, me são mto intimos. pq tenho o amor como meu guia. pq valorizo cada risada e ato de cada amigo verdadeiro q tenho ao meu lado. cada lágrima que alguém enxuga, cada ligação que alguém atende, cada apuro q eu passo, cada abismo que já me joguei e um anjo me buscou! amigos são como anjos, a verdade e o amor são sentimentos puros. esse olhar singelo, e esse amor que mta vzs pode parecer excessivo, é puro e simplesmente espontaneo. acho que agora mais do que nunca, me orgulho de sempre me doar e sempre desejar o melhor para cada "ser" q cruza meu caminho, nunca sentirei vergonha de dizer a alguem o quanto essa pessoa é especial e quanto eu o amo. Pq o amor pode ser sentido assim....de diversas formas. È mto triste ter um acontecimento assim, para que nós possamos abrir ainda mais nossos olhos e nossas vidas para o amor.e tentar resgatar de alguma maneira essa tranquilidade e paz que poucas e boas pessoas sabem passar.
È bom começo para quem ja sentiu dificuldade em demonstrar o amor por tudo.....soltar-se, livrar-se de tudo e todo pre-conceito. ser como vc descreveu ...simplesmente puro!
Já dizia Gandhi :"Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã"."Nas questões de consciência a lei da maioria não conta, por isso sigo apenas oq penso".
Acho que o Netto vivia mto bem isso!
Paz, luz e força!
beijos com carinho

*Carolina Augusta

6:46 AM  
Blogger *Carol Carolina* said...

Só mais uma coisa: lembrando os últimos textos que vc escreveu: "das trilhas ocultas" e "amor na galeria das máscaras"
questionamentos foram feitos, descrevemos situações,dúvidas e alguém sabia perfeitamente do seu motivo para viver, e do quanto amor deveria propagar..........creio que o Netto sabia bem disso tudo!
apenas uma citação.....
pensei em ligar, pensei em ir até o rj,pensei mta coisa....
mas tenho a certeza que mesmo de longe, vc sabe o quanto de energias boas envio a vc, e o tamanho do sentimento que dedico, puro e simples a nossa amizade, pq até nas amizades e em momentos simples, podemos demonstrar o amor!
se cuida, busque um pouco do equilíbrio que um dia ele passou para ti.
saudades imensas.....

6:58 AM  
Blogger Leandro Trocado said...

Que Deus tenha misericórdia da vida de Netto...
Agora ele alcançou a eternidade, e seu profundo amor como você diz que ele sentia, agora é eterno...
meus sentimentos Tico...

8:33 AM  
Blogger danielemedeiros said...

Lembro do dia em que conheci o Rodrigo Netto, depois de um dos zilhões de shows de vocês. Foi diferente de quando falei com você.
Devo confessar que me senti meio intimidada pelo seu olho, meio assustada com o seu jeito incrível, sem saber o que dizer..desconcertada mesmo, porque já te admirava muito antes daquele dia, por ver sua postura nas suas entrevistas e tal.

Com ele não. Foi num outro dia, e foi tudo muito simples..Ele me perguntou se o som do show estava bom, se onde eu estava dava pra ouvir tudo direitinho. Atencioso, com aquele olhar alegre, delicado, carinhoso..Depois de um tempo conversando com ele, achei que estava ficando maluca e que estava tendo algum tipo de alucinação.
Fiquei me questionando sobre a existência dele, sobre sua transparência, pois dava pra ver nos olhos dele que ele estava feliz, curtindo tudo aquilo ali (sempre admirei muito a paciência de vocês em receber tantos fãs no camarim)..

Tirei uma única foto com ele. Hoje não consigo para de olha pra ela. Não consigo parar de pensar em tudo isso. A vontade que tive no começo foi de me revoltar e me armar, coisa que não é natural de mim, uma menina de 25 anos..
Sei que ele não era meu amigo, só o encontrei 2 ou 3 vezes, mas acho que as pessoas especiais ficam, cativam, não desaparecem simplesmente. E ele nunca vai sair de seu lugarzinho no meu coração..

Perdi um amigo muito cedo, ainda na pré-adolescência. Sofri muito, até hoje sofro só de pensar. Hoje gosto de olhar pro céu e pensar que ele é a estrela mais brilhante que eu estiver vendo.
Meu céu ganhou mais uma estrela.

Tenha muita força. Muita serenidade. Milhares de corações estão caminhando junto com você agora. Se eu pudesse, seguraria sua mão e ficaria em silêncio nesse momento.

Porque não há palavras. Simplesmente não há.

Muitos beijos..
Dany

8:44 AM  
Blogger danielemedeiros said...

Lembro do dia em que conheci o Rodrigo Netto, depois de um dos zilhões de shows de vocês. Foi diferente de quando falei com você.
Devo confessar que me senti meio intimidada pelo seu olho, meio assustada com o seu jeito incrível, sem saber o que dizer..desconcertada mesmo, porque já te admirava muito antes daquele dia, por ver sua postura nas suas entrevistas e tal.

Com ele não. Foi num outro dia, e foi tudo muito simples..Ele me perguntou se o som do show estava bom, se onde eu estava dava pra ouvir tudo direitinho. Atencioso, com aquele olhar alegre, delicado, carinhoso..Depois de um tempo conversando com ele, achei que estava ficando maluca e que estava tendo algum tipo de alucinação.
Fiquei me questionando sobre a existência dele, sobre sua transparência, pois dava pra ver nos olhos dele que ele estava feliz, curtindo tudo aquilo ali (sempre admirei muito a paciência de vocês em receber tantos fãs no camarim)..

Tirei uma única foto com ele. Hoje não consigo para de olha pra ela. Não consigo parar de pensar em tudo isso. A vontade que tive no começo foi de me revoltar e me armar, coisa que não é natural de mim, uma menina de 25 anos..
Sei que ele não era meu amigo, só o encontrei 2 ou 3 vezes, mas acho que as pessoas especiais ficam, cativam, não desaparecem simplesmente. E ele nunca vai sair de seu lugarzinho no meu coração..

Perdi um amigo muito cedo, ainda na pré-adolescência. Sofri muito, até hoje sofro só de pensar. Hoje gosto de olhar pro céu e pensar que ele é a estrela mais brilhante que eu estiver vendo.
Meu céu ganhou mais uma estrela.

Tenha muita força. Muita serenidade. Milhares de corações estão caminhando junto com você agora. Se eu pudesse, seguraria sua mão e ficaria em silêncio nesse momento.

Porque não há palavras. Simplesmente não há.

Muitos beijos..
Dany

8:44 AM  
Blogger danielemedeiros said...

Lembro do dia em que conheci o Rodrigo Netto, depois de um dos zilhões de shows de vocês. Foi diferente de quando falei com você.
Devo confessar que me senti meio intimidada pelo seu olho, meio assustada com o seu jeito incrível, sem saber o que dizer..desconcertada mesmo, porque já te admirava muito antes daquele dia, por ver sua postura nas suas entrevistas e tal.

Com ele não. Foi num outro dia, e foi tudo muito simples..Ele me perguntou se o som do show estava bom, se onde eu estava dava pra ouvir tudo direitinho. Atencioso, com aquele olhar alegre, delicado, carinhoso..Depois de um tempo conversando com ele, achei que estava ficando maluca e que estava tendo algum tipo de alucinação.
Fiquei me questionando sobre a existência dele, sobre sua transparência, pois dava pra ver nos olhos dele que ele estava feliz, curtindo tudo aquilo ali (sempre admirei muito a paciência de vocês em receber tantos fãs no camarim)..

Tirei uma única foto com ele. Hoje não consigo para de olha pra ela. Não consigo parar de pensar em tudo isso. A vontade que tive no começo foi de me revoltar e me armar, coisa que não é natural de mim, uma menina de 25 anos..
Sei que ele não era meu amigo, só o encontrei 2 ou 3 vezes, mas acho que as pessoas especiais ficam, cativam, não desaparecem simplesmente. E ele nunca vai sair de seu lugarzinho no meu coração..

Perdi um amigo muito cedo, ainda na pré-adolescência. Sofri muito, até hoje sofro só de pensar. Hoje gosto de olhar pro céu e pensar que ele é a estrela mais brilhante que eu estiver vendo.
Meu céu ganhou mais uma estrela.

Tenha muita força. Muita serenidade. Milhares de corações estão caminhando junto com você agora. Se eu pudesse, seguraria sua mão e ficaria em silêncio nesse momento.

Porque não há palavras. Simplesmente não há.

Muitos beijos..
Dany

8:44 AM  
Blogger Luiza Helena said...

Um anjo...dói demais encarar a perda de um anjo, um amigo...
Ele não pertencia a este lugar q nós vivemos, esse mundo injusto, hipocrita, nojento.
Os bons momentos q passei com ele ficarão no meu coração pra sempre, ele me ensinou a gostar dele.
Não esqueço da última imagem q eu tenho dele, dentro do elevador panoramico do hotel em brasilia, com uma mão grudada no vidro e com os lábios mandando beijo, o último beijo...o elevador chega ao seu andar e ele acena, feliz, por mais um dia de show cumprido, vira as costas e parte...mal sabia eu q aquela seria nossa despedida.
Sempre atencioso, preocupado, amoroso, querido...UNICO!

Agora temos q fazer valer a pena tudo o q ele sempre quis.
É dificil...não existem palavras q possam nos confortar.

Tico, fique bem, estarei sempre junto de todos vcs, pro q for necessário, acho q vcs sabem disso.
Temos q amparar uns aos outros, e juntos nos reerguer.

beijos

9:27 AM  
Blogger Tathy said...

Não pude evitar as lágrimas enquanto lia o texto...o mundo é mesmo muito injusto!!!!
Pessoas iluminadas como ele deveriam permanecer mais tempo entre nós...para nos guiar e nos mostrar que o bem ainda existe!!!
Muita força para vcs do DRC e muita luz para o Nettinho lá em cima!!!!
Bjos...

9:30 AM  
Blogger Fernanda said...

Lindas palavras Tico...
Todos nós estamos sentindo de alguma forma a falta do netto... Claro q nem todos o conheciam pessoalmente e poucos tinham verdadeiro contato, mas quero que saiba que estamos todos juntos nessa dor, que estamos tentando compartilhar o maximo dela com vcs para tentar amenizar a angustia de saber que não o temos mais, a dor em ver que ele não estará mais no palco... Seguiremos fortes...
Ele está em paz agora...
Na paz que nós não temos aqui na Terra...

Bjus

9:41 AM  
Blogger ::..Bel..:: said...

Poxa...talvez eu seja uma de milhares de pessoas que venham a comentar nesse post.
Mas é impossivel não se emocionar e não pensar, que mais um Bom foi embora cedo demais.
O mundo precisava de pessoas como ele, apesar de que ele não precisava estar nesse mundo. Precisávamos viver mais com pessoas assim e assimilar sua espiritualidade, noção de vida e de respeito e amor ao ser humano.
Não sei o que dizer, realmente, somente o mundo perdeu alguem infinitamente valoroso aos dias que vivemos, alguem que tinha em mente com certeza a mudança disso, e não é de sonhos que são feitas as mudanças...
Mas temos que agradecer por ter tido no mundo alguem como este cara...é dificil engolir isso, assim á seco, como é dificil saber que aquela luz que estava sempre ao teu lado, não estará mais hoje nem amanhã...Mas estará sobre a tua cabeça, te vendo e dando toda a luz que que todos precisam pra seguir em frente. Ele tá voando sobre nossas cabeças nesse momento...Certeza!

E quanto a você, Senhor Tico Santa Cruz, fico imensamente feliz e realizada em saber que você conseguiu absorver o que ele pensava e sonhava. E que não é apenas um simples musico, mas um poeta, um homem que pensa com o coração e não só com a cabeça e com o bolso...
Não sabe o quanto me deixa feliz, saber do seus pensamentos, sentimentos, planos, de que eu gosto de alguem que tem realmente um valor...valores...fico até emocionada..acho melhor parar por aqui!
Um grande beijo
Que deus te guie e ilumine, junto ao Netto lá em cima..
Luz...muita luz, e quando olhar pro céu, veja o Netto...porque ele agora está onde sempre devia ter estado...junto as estrelas, ao Sol, a tudo que é supremo, como ele!
=***

9:55 AM  
Blogger Jackie said...

Oi mocinho

Hoje a dor me impregna.
Tatua alma, olhar e sorrisos.
Goteja os gestos, o gosto e o resto.
Descansa aninhada nas pegadas que deixo
A dor me beija permissiva.
Laciva e Pungente
E lentamente, me cala.

10:58 AM  
Blogger Jackie said...

Oi mocinho :'(


A dor me impregna.
Tatua alma, olhar e sorrisos
Goteja os gestos, o gosto e o resto
Descansa aninhada nas pegadas que deixo
A dor me beija, permissiva
Laciva
Pungente
E lentamente, me cala

11:12 AM  
Blogger Adriana Cunha said...

Essa era a teoria dele sobre como seguiria o Tom (email trocado em 15 de dezembro de 2004). "acho que o tom devia ser um espírito evoluído... acho difícil q ele ainda esteja entre nós... Ele deve estar em algum plano bem superior... Muito além do nosso universo... rs". Hoje, ele já descobriu se essa teoria era verdadeira. Só tenho a agradeçer todo o amor direcionado a mim por ele, e por vocês. Dizer que ele vai fazer falta, e importante dizer também que até o ultimo segundo de vida, ele viveu por amor. Acho que ele foi uma mistura de tudo isso que você falou. Mas hoje, pra mim, é o anjo mais lindo, sincero, puro, inocente, inteligente que conheço. Onde quer que esteja (talvez nesse universo longe ao qual ele se referiu, onde creio que esteja junto com o Tom, com o Lio e com todos os anjos, fazendo uma bonita festa da musica no ceu) eu te amo, um amor alem de tudo. Amor pelo que voce representa pra mim. Por todos os (poucos) momentos que vivemos juntos. Seja por email, telefone, e até ao vivo. Viva ao cara dos cachinhos que eram atirado com o maior sorriso em cima de mim pra tirar uma foto. Viva, o MR. alto que me zuava por eu ser baixinha. Viva aquele que me mandava email dos mais variados, desde os mais fofos que terminavam com "beijinhos" e os outros que nem abraço tinham rs*. Viva o ser humano dedicado. Viva o guitarrista, que ve na guitarra um instrumento de propagar coisas boas. Viva Rodrigo Netto. Beijos tico, estamos juntos e só assim vamos conceguir passar por isso. Se conformar, acho que jamais. Ele não merecia, mas infelizmente os bons morrem cedo e o inferno é aqui. =o*

12:46 PM  
Blogger Leticia said...

Não conheci o Rodrigo pessoalmente, nunca fui a nenhum show da banda. Mas estou impressionada como a ausência do Netto me tocou. Lembro das primeiras vezes em que os vi na televisão, quando pensei: "nossa, o único 'certo' é o guitarrista!".
Mas lembro principalmente de quando vi o Família MTV, e, num show, o Netto pegou a câmera e, com os olhos marejados, olhou pra banda e pro público e disse algo como "isso é que é viver"!
Talvez por isso que doa tanto a morte estúpida de alguém que não conhecia: pelos olhos verdadeiros e pelo sorriso meigo e sincero.
Sintam-se abençoados aqueles que tiveram o prazer de dividir a vida com um cara como o Rodrigo.
Eterno retorno aos homens de paz!

1:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nem sei o que dizer...

"Tico" nossas forças se renovam nas fraquezas, e as vezes Anjos vestidos de homens são enviados até a terra pra nos mostrar outro rumo na vida e nos ensinar a ser melhores como seres humanos, faz apenas poucos meses que eu comecei a ouvir o som de vocês e agora parece que eu perdi um membro da minha família, to sentindo uma dor enorme no peito nunca me ví tão triste assim, e eu nem posso imaginar então o tamanho da sua dor e da família dele.

Mais dias melhores viram, guarde no peito e com carinho td q ele te ensinou e ensine a outros também muitos precisam conhecer o verdadeiro amor ao próximo e como diz o sábio Renato Russo "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã", muita paz pra vc meu querido, e muita luz no seu caminho, no da família dele, no da banda e de amigos e conhecidos tb.

Abraços

2:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito lindas as suas palavras...ao mesmo tempo que tristes...saudosas...o que mais me surpreendeu, foi que de todas as tuas lembranças com ELE, todas mostram, que ELE era um ser humano incrível e iluminado, realmente um exemplo de bondade e amizade...você perde uma amigo, um colega , um irmão, o mundo perde um músico, um compositor, e de tudo isso fica o exemplo de ser humano que ELE foi.......

Guerras, mortes !!!!!!!
Quem é culpado ?
Governo? Povo? Quem?
O que importa agora ?
Crianças sem pais !
Pais sem filhos !
Tristeza !
Revolta !
Dor !
Onde tudo isso vai chegar ?
Será que o poder , o egoísmo , a ganância são superiores ao direito a vida ?
Tenho certeza que , para a maioria não , então:
Vamos lutar pela PAZ .
Qual arma devemos usar ?
O AMOR...
Tente , você será um forte guerreiro.

Um abraço!
Muita PAZ

2:49 PM  
Blogger *Carol Carolina* said...

Fecho meus olhos ao som da faixa 12 e Quase posso ver uma cena...
a mais inusitada de todas...
um camarim embaixo do palco...chove torrencialmente...
ou vc fica de um lado ou do outro..
pq no meio esta uma cachoeira de goteiras...
A maioria reclama, molham as roupas e os sapatos cheios de lama...
Ouço uma voz tranquila, quase rouca: "è para lavar a alma, vms logo tocar pra essa galera"
Foi a primeira vez que senti vibrações assim, uma banda tão sincronizada...foi a primeira impressão...foram os primeiros sorrisos...que eu dei, que eu vi.
Não era a melhor amiga dele, mas é preciso apenas alguns segundos e um olhar, para se captar a sinceridade do coração de alguém...
já havia percebido que estava cercada de olhares singelos e verdadeiros...
uma banda, amizades sinceras, luzes, acordes virando melodias, energias,sorrisos de alegria, glórias de vitórias! tudo do bem.
porque o bem sempre vence!será?
foi como vc descreveu...olha que pessoa maravilhosa o mundo perdeu, e que luz e cor o céu ganhou.
e como me falaram uma vez; "poucas pessoas transitam por caminhos assim...especiais, propagando o amor incondicionale, uma luz"
não paro de pensar em tudo, estou meio atordoada, por todos e por saber q esta sofrendo. sei que não vou encontrar respostas para tamanha perplexidade, mas to querendo encontrar a paz....mesmo que por enquanto, por alguns segundos, seja a paz interior....!!!
novamente......como forma de desabafo!

4:33 PM  
Blogger Paula Lopes said...

Com seu texto ,pude sentir um poco da dor que você esta sentindo.
Sabe é muito dificil esses momentos em nossas vidas ,nessas horas uma mistura de revolta com uma certa impotência envolve nossos corações e nos deixa sem saber em que direção devemos seguir.E posso te dizer que o amor é a direção .Mas tambem devemos tentar fazer algo para mudar,e ,é díficil pensar no que .Mas acho que agora chegou a hora de que pelo menos nossos jovens se levantem e lutem por esse país.Infelizmente a unica maneira de obter mudanças é aparecer alguêm que incentive o povo,porque o povo ta desacreditado,sem esperança e sem direção.É dificil mesmo resolver tantos problemas .
Mas nosso povo precisa se levantar.
A desculpa o desabafo,mas ,vejo tantas coisas e não posso fazer nada!!

B-jos
E que Deus te ajude asuperar mas essa adiverssidade

6:23 PM  
Blogger Eliane R. said...

De todos os textos que eu já li aqui no Clube, sem dúvida esse é o mais lindo e emocionante.

Desde domingo à noite, qdo assisti à notícia triste, sentindo as pernas trêmulas e o coração disparando, não consegui chorar... mesmo vendo às homenagens feitas, relendo os emails respondidos e olhando as fotos de shows, as benditas lágrimas ficaram presas... causando uma dor tão grande que é difícil até de descrever a sensação!!!

Não sou uma fã exemplar... até pouco tempo nem sabia que o Rafael da comunidade roque museu era irmão do Netto, nem sabia com quem namorava, assim como também não sei quase nada da vida de todos da banda.

Mas como não gostar de pessoas que mesmo no auge da fama são tão carinhosas e receptivas com o público???

Como não gostar de pessoas que, mesmo qdo não está com muita disposição, aceita tirar foto sorrindo, fazendo careta e gargalhando de uma merda qualquer que falamos???

Como não adorar uma criatura que baixa música tosca no celular e sai pelo hotel cantando e dançando com a meia do Bart Simpsom aparecendo por baixo da calça curta???

Se com tão pouco contato já estou triste, fico imaginando como está sendo doloroso para as pessoas que conviviam com ele diariamente!!!

E sei que qualquer palavra de consolo não vai apaziguar essa dor tão grande!

Esse texto fez, finalmente, as lágrimas saírem num desabafo incontido... por entre sorrisos... por descobrir pequenas coisas da sua essência... da sua pureza... honestidade e doçura.

O moço dos "caixus", de olhar doce e receptivo...

Dentre tantos, POR QUÊ logo ele?
POR QUÊ agora?
POR QUÊ, Deus?
Se ele era um representante do amor, da paz e poderia fazer mais em seu nome aqui????
POR QUÊ você não levou aquele que causa miséria? Aquele que causa a guerra?

Perguntas sem respostas...

PAZ e beijos no coração!

7:42 PM  
Blogger borboleta. said...

Me emocionei com suas palavras. Não era pra menos. Todo amor puro e verdadeiro emociona, causa alegria e mais amor.

Do Netto, ficará pra sempre na memória a doçura, a alegria, o sorriso sempre estampado no rosto, por mais cansado que ele estivesse. Sua inteligência, serenidade.


Eu tenho o amor como um sentimento nobre e puro, valioso pos si só. Como você mesmo disse, Netto era grande propagador do amor.

Diante disso, faço um pedido a todos: Vamos amar mais ? Vamos respeitar o amor ? Vamos transmitir amor ? O máximo que pudermos ? Mesmo que seja uma troca entre nossos companheiros mais próximos, pois seria hipocrisia dizer que o amor vai mudar tudo e todos, pois não vai. Muitos não acreditam e muitos desconhecem ainda o real sentido do amor.
Mas ao menos entre nós, podemos sim transmitir amor. Com essa troca nossas relações já seram mais puras, honestas.
Enfim, cultivem o amor sempre !

Tico,

Sabes o quanto gosto de vc. Estarei sempre aqui. E sempre vou repetir pra tu ficar bem !

Força, fé e amor.

Te amo.

um beijo e um abraço virtual bem apertado ... espero logo poder te abraçar de verdade.

8:55 PM  
Blogger Jamili Limma said...

É ESTRANHA A SENSAÇÃO QUE TENHO COMIGO...
EU NÃO ACOMPANHAVA O TRABALHO DE VCS A FUNDO...
MAS QUANDO FIQUEI SABENDO DO QUE ACONTECEU, ENTREI EM CHOQUE...E CONTINUO AINDA...
UMA AMIGA MINHA É MUITO FÃ DE VCS, E NO PRIMEIRO INSTANTE PENSEI NELA...EU ESTOU ACOMPANHANDO O ESTADO DELA...PRA UM FÃ NÃO É FÁCIL PERDER UM ÍDOLO REPENTINAMENTE!!! IMAGINO PRA VCS QUE CONVIVERAM DURANTE TANTO TEMPO COM ELE!!!
O TESTEMUNHO DELA NÃO FOI DIFERENTE DO SEU...FALOU DA BOA PESSOA QUE ELE É, DA PAZ QUE ELE PASSA, DO QUANTO ERA ATENCIOSO...
MAS AINDA ASSIM, A SENSAÇÃO QUE TENHO COMIGO É ESTRANHA...
EU NÃO ERA FÃ DE VCS, MAS TB SENTI MUITO ESSA´PERDA...
E AI COMECEI A FUÇAR, PQ TAMBÉM SABIA QUE VCS NÃO TINHAM SE AFASTADO DA INTERNET!!!
E SOMENTE POR ISSO ESTOU VINDO AQUI...PRA DAR O MEU APOIO...
NÃO , NÃO NOS CONHECEMOS...MAS ACREDITO QUE AS ENERGIAS POSITIVAS QUE ESTOU ENVIANDO ESTÃO CHEGANDO ATÉ VCS!!!
ACHEI FANTÁSTICA ESSA SUA HOMENAGEM!!!
MAS COM CERTEZA ENQUANTO VCS A ESCREVIA ELE ESTAVA AI DO SEU LADO VENDO TUDO!!! A ENERGIA DELE ESTARÁ SEMPRE COM VCS!!!
É TÃO LINDO VER QUE EXISTEM AMIZADES COMO A DE VCS,
E PESSOAS COMO O RODRIGO!!!
MUITO ESPECIAL O QUE VC FALOU SOBRE TRANSFORMAR ESSA PERDA EM UM MOTIVO PRA VC DAR MUITO MAIS AMOR AO PRÓXIMO!!!
FIQUEI FELIZ EM LER NO BLOG DO SITE DE VCS, QUE VCS CUMPRIRÃO A AGENDA DE VCS NORMALMENTE!!! VC NÃO TEM IDÉIA DE COMO EU FIQUEI FELIZ POR VCS!!!
E É ISSO AEH!!! COM CERTEZA O NETTO TB APROVOU MUITO ESSA ATITUDE DE VCS!!!!
MUITAAAAAAAAAAA FORÇAAAAA!!!
QUE DEUS ABENÇOE ESSE REINICIO DE VCS!!!
E QUANDO VCS VIEREM Á SANTOS, PODE TER CERTEZA QUE ESTAREI LÁ!!!
E EM NOME DE TODOS OS FÃS DE REVOLUCIONNÁRIOS(CHAMPIGNON) E TH6 (MARCÃO) EU DESEJO TODA ENERGIA POSITIVA DO MUNDO PRA VCS!!!!
UM GRANDE BEIJO!!!!
PS: SOBRE O TEXTO FALANDO DE PAZ...CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO QUE VC DISSE!!!

3:44 AM  
Blogger borboleta. said...

Passei aqui de novo, pois seu texto me faz conhecer/entender um pouco mais do Netto a cada leitura, lembrar com carinho.

E um trecho me fez lembrar de uma cena de sábado a noite.

"Eu torcendo para que vc não cortasse o cabelo para que continuasse me divertindo com suas esculturas capilares ..."

Eu, Jú, Marilia e Simone, após comentar que uma das ultimas fotos do flog dele, parecia que tinha raspado os caixos, fomos pra frente do pc, pra ver o show de Brasilia. Demorou pra filmar o Nettinho ... quando filmou a primeira palavra foi: Ufa ! ... ele continuava com seu cabelão cacheadinho.

Mas são essas as lembranças que quero/queremos ter né ? De alegria, amor, sorrisos, das esculturas capilares como vc mesmo disse que causavam olhares duvidosos ... e muito mais.

Desculpa escrever isso, mas não pude evitar a lembrança de nós 4 em frente ao computador ...

Aqui, o sentimento está confuso ainda. Imagino aí. Nada do que eu diga vai te confortar, e não vou tentar.

Força, fé e muito amor querido.

um beijo

5:53 AM  
Blogger Clara Rocker said...

Querido Tico !!!

Lindo lindo lindo seu texto... texto não declaração de amor puro e verdadeiro !!
Lí entre lágrimas e sorrisos imaginando as situações que descreveu...
A dor com os dias vai amenizando um pouquinho deixando lugar pra essa saudade, essa lembranças das coisas maravilhosas que viveram e viverão sempre !

Muita muita força pra vc, pro DRC pra todos nós !

Ele etará sempre aqui em cada um de nós !

Um enorme beijo !!
Amo vcs !

DRC / FAMÍLIA DRC PRA SEMPRE !

Estaremos aqui ! Podem contar sempe conosco !!

Fica com Deus!

6:06 AM  
Blogger Mulher Invisivel said...

Tico saiba q nos todas Trio, fãs em geral. estamos com vc!!
Falta palavras pra descrever o q sinto...A única coisa q posso dizer q estou sentindo mt dor...mas veio o Dian pra nos preencher esse vazio q estamos sentindo!!
O importante agora eh rezarmos pra ele...e pedi a Deus pra q ele faça sua justiça, com quem fez isso com nosso amigo!!!
Deus vai ser justo!!!!
Rezei mt ontem, e tenho certeza q deus vai me atender...ele vai ser fiel comigo!!!
Orei mt msm, pedi com coração!!!
Tico quero q saiba q estamos juntos nessa!!
Conte com todas nos!!!
Força...Te amo pra caramba!!
Quero agora te dizer a todo momento q te amo...q vcs DRC são tudo na minha vida...sem vcs eu me entrego ao sofrimento!!!
Te amo mt mt mt mt...
To mais triste pq nunca pude dizer isso ao Netto...mas nas minhas orações ele vai escutar!!
Bjsss
Força pra gente!!!
Suellen do Trio

6:59 AM  
Blogger Eugen said...

Belas palavras meu amigo.. Perdemos um grande.. Mais milhões de pessoas, eu estou certo, estão enviando energias positivas pra vc e pros outros igualmente camaradas..
Grande abraço e mta força.

9:36 PM  
Blogger Filipe Anderson said...

Conheci o Rodrigo este ano quando o Detonautas esteve em Porto Alegre... do pouco que conheci posso dizer: um cara humilde, pés no chão, batalhador, piadista, grande músico...

li seu comentário no site dos Detonautas. posso dizer uma coisa - temos que lutar para um mundo melhor todos os dias. descobri q este é meu grande objetivo, espero q seja de muitos outros.

"O SOLDADO DA PAZ NÃO PODE SER DERROTADO
AINDA QUE A GUERRA PAREÇA PERDIDA
POIS QUANTO MAIS SE SACRIFICA A VIDA
MAIS A VIDA E O TEMPO SÃO OS SEUS ALIADOS

ARMAS NO CHÃO
FLORES NAS MÃOS..."

9:37 PM  
Blogger Fernanda Chaves said...

Obrigada a você, meu querido, por ter compartilhado com a gente a intimidade de vcs.
Foi muito bom saber que ele era assim o tempo todo, e não somente nos shows, que infelizmente eram os únicos momentos que eu estava com vocês.
Minha lembrança mais forte do Netto é de quando a gente foi para o show de Itaipava que não aconteceu por causa da chuva que impossibilitou o lugar. A gente ficou num barzinho lá no shopping de Itaipava e ele estava em pé. De repente começou a pular para os lados cantando a música "Quem quer pão" da Xuxa. Todo mundo caiu na gargalhada, foi ótimo.
A primeira coisa que me vem à cabeça é o sorriso dele. Nunca vou me esquecer.
Um grande beijo, muita força mesmo. Sei que não participo mais da vida de vcs como antigamente, mas para mim nada mudou. Vocês continuam sendo os mesmos de 5 anos atrás.
E eu amo vocês! De coração!

6:29 AM  
Blogger Pâmela R. said...

Oi Tico!
Eu sempre leio teu blog, mas nunca comento.
Acho seus post ótimos, admiro a clareza com que você consegue passar suas idéias.
Sou muito fã da banda e como todos, estou chocada e muito triste com a partida do nosso Amado Netto.
Esse seu post me comoveu muito, chorei bastante ao ler sobre a relaçao de vocês, de tudo lindo que existiu, tudo que vocês viveram...
Netto será mais uma estrela que foi para o céu e nos iluminará de lá, trará energias positivas pra nós...

Saudades imensas dele, dói tanto, machuca tanto essa perda...
Não me conformo, não entendo, nao consigo entender.
Já tá fazendo falta por aqui...
Foi por causa dele que eu me interessei pela banda, foi com ele que tudo começou pra mim.
SAUDADES, SAUDADES, SAUDADES!

Mas algo me dá uma certeza de que ele está bem, está em paz.
Um dia nos veremos novamente.
Enquanto isso não acontece, a gente segue junto e unido por aqui.
Tentaremos levar a PAZ adiante, levando boas energias, levando a FÉ em um mundo melhor, acreditando que sonhar é preciso, que não vale a pena desistir de lutar.

NETTO, TE AMO MUITO!
OBRIGADA POR TUDO SEMPRE.
SAUDADES, SAUDADES!
SEGUIMOS JUNTOS QUERIDO!
x:(

7:10 AM  
Blogger Daniela Priole said...

Acredito nesse amor.
No amor puro de irmãos.
A dor pela perda de um ente querido é enorme...todos nós sabemos.
Como fã de todos vocês e também sofrendo muito, resolvi procurar algo que me confortasse..não tenho religião..acredito em um Deus.
E pelo o que eu encontrei..vou deixar um trecho aqui..acho que todos nós devemos agora nesse momento desejar PAZ a ele, que sabia o que era a PAZ e pregava ela muito bem.

"Os pensamentos que dirigimos a essas pessoas recém desencarnadas influenciam muito nesse período extremamente delicado que TODOS NÓS PASSAMOS quando desencarnamos. Podemos estar sentidos com a temporária separação, mas devemos ser um pouquinho menos egoístas e passarmos a pensar mais no bem estar desse irmão do que na nossa carência de não ter mais esse ente querido ao lado.
Para isso, vamos nos esforçar a irradiar pensamentos de entendimento, de resignação ativa, de paz, de amor e tudo mais que for de positivo que lembrarmos, que vier na nossa intuição."

11:03 AM  
Blogger ... said...

Escrevo esse comentário com uma grande tristeza no coração.
Quando uma amiga me ligou para dar a noticia, não acreditei, pensei que fosse mentira da midia, mas quando vi que era verdade senti uma enorme dor e sensação de perda...como se alguém muito próximo, um parente, amigo tivesse ido embora.
E até agora eu não me conformo...não mesmo...ele não merecia isso!!!
Fico pensando em vocês(D.R.C), na família e na Alyne...vocês tiveram a maior sorte do mundo em conviver com uma pessoa tão especial quanto ao Netto.
Sei que essas palavras não daram conforto, mas é a única maneira que encontrei de expressar meus sentimentos e principalmente minha dor.
A violência tirou ele de nós, e agora me pergunto o que podemos fazer para que a violência não leve mais inocentes embora???
Faço minha as suas palavras Tico, que vc disse no velório.
A revolta é demais, mas nada vai trazer ele de volta.
Que mundo é esse???
Que país é esse???
Onde o dinheiro é quem manda, onde pessoas de bem nem podem sair mais as ruas com tranquilidade, onde a justiça não é válida.
Esse é o nosso país, nosso governo!!!
Mas apesar de tudo, ainda tenho esperanças que esse mundo melhore, que o amor vai ser a base de tudo, e a igualdade e a justiça será o foco principal.
Não sei mais o que dizer...só sei que ele faz muita falta!!!
Desejo toda a força do mundo para vocês, afinal não vai ser nada facil.
Teremos que aprender a viver sem ele. :(
Bom...deixo aqui meus sentimentos de saudade, de carinho, de afeto e de revolta.
Só tenho a agradecer por ter conhecido ele!!!
Foram poucas as vezes que conversamos, mas já foi o suficiente para saber que ele era um anjo, um ser uluminado, evoluído, um cara que passava tranquilidade no olhar.
Sei que um dia, todos nos encontraremos novamente, mas enquanto esse não chegar, lembraremos dele sempre com um sorriso no rosto, pois ele foi um ser grande ser humano.

NETTINHO NÓS TE AMAMOS!!!!
SEREMOS SEUS ETERNOS FÃS.
VOCÊ SEMPRE ESTÁ VIVO DENTRO DE NOSSOS CORAÇÕES, E SEMPRE SERÁ LEMBRADO COM MUITA ALEGRIA.
TE ADORAMOS MUITO, MUITO, MUITO, MUITO...
DEIXO AQUI MEU SINCERO ABRAÇO, UMA GRANDE BJOKA E MINHA ETERNA SAUDADE.

Beatriz Koth.

9:06 PM  
Blogger Dani Moreira said...

A dor é imensa..estou sofrendo mt toda essa semana..
Mas Tico, toda força pra vcs, pq devem seguir em frente sempre!!!é assim q Netto quer..onde ele esteja!
fiz uma homenagem à ele e confesso q ele foi meu impulso para criar meu blog!
FORÇA!!!
Netto é um ser especial, está em paz concerteza!Está no coração de cada um!
BEIJOS

7:45 AM  
Blogger Borboleta Bia said...

Toda palavra é pequena para dar conforto.
Fiquei emocionada, ri e fiquei em silêncio ao ler este texto, que de forma bela foi escrito com coração.
Tenho certeza que cada pessoa que de fato ama vocês, de alguma forma está presente neste momento. Não tenha dúvidas, são muitas!
Vou dar apoio as decisões tomadas por vocês, sei que não serão fáceis, mas ouçam o coração.
“Paz . exe”, um dos meus textos preferidos aqui no clube, ficou com uma “releitura” linda, áspera, ácida, e com farpas que cada um de nós precisa ser atingido nesta terra de ninguém. Quem não o conhecia pode achar oportunismo, mas não se preocupe com isso não. O mundo está cheio de tolos.
Em um instante tudo pode parecer escuro, mas o caminho ainda é muito longo, o sonho não acabou. Apagaram a luz, mas esta estrela precisa repercutir de forma positiva.

Tem uma citação de Salvador Dalí que cabe a todos que se dedicam à arte:

"Se morro, não morrerei totalmente."


Muita FORÇA Menino!
Gabi

10:46 AM  
Blogger Paula Lopes said...

Tico
Sou muito fã do seu trabalho, e, ultimamente tenho comentado alguns de seu textos. Mas gostaria de te dar um toque, e não me leve a mal por favor.Tome cuidado com o que você escreve,com o que você fala e até como você age depois do acontecido com o Neto.Eu sei que você não deve nada para ninguêm ,mas, melhor do que eu ,você deve saber que a mídia adora inventar coisa para obter o chamado "ibop ", e que são capazes de qualquer coisa para isso .Então controle suas emoções quando tocar no assunto referido,tenha cautela.A e novamente por favor ,não me interplete mal.
E não poste esse comentário no blog tá, pois é só um toque para você.

Muita Força
B-jusss
Paula Lopes

6:02 PM  
Blogger Atitude!!! said...

tico, foi a primeira vez que entrei aki em seu blog e tenho que te confessar que li esse texto mil vezes em lagrimas... talvez nem fosse esta sua intenção, mas diante de tudo foi como reagi!
Palavras de conforto vc ja ouviu muitas e aki fica mais uma pessoinha que te deseja toda paz interior e que este teu coraçãozinho permanessa bem firme ta? fique bem...

9:24 PM  
Blogger Lais Camargo said...

Soh uma coisa a dizer, e que ele ja disse em alto e bom tom como sempre:

"Coragem,coragem se o que vc quer é aquilo que pensa e faz...Coragem coragem, eu sei que você pode mais..."

Um amigo nunca é apenas um amigo, depois de um certo tempo a gente percebe que eh parte nossa, nessas horas, uma parte de nós vai embora e logo se preenche, pois sua essência jamais se perderá enquanto vc existir para lembrar. Força sempre
blessed be,
Lais

6:15 PM  
Blogger Cláudia I, Vetter said...

Cordiais comprimentos à todos...
De um post sincero ao meu blog aos fatos já sarcasticos dessa imprevisível vida- irônica ou não- aqui repito o que coloquei ontem no meu blog e mesmo q não faça diferença, foi do + puro e sincero sentimento q surgiu, e aí está:
"(...) Um dos principais fatores q gera a "lista" de vítimas mortais em nosso mundo (em nosso país principalmente) é a VIOLÊNCIA. Da qual basta ligarmos a tv, lermos 1 jornal, ou simplesmente olharmos à nossa volta para vê-la em todo o contexto q abrange... Pois é, abrange mesmo, pois basta PERCEBERMOS (e não só CONSTATARMOS)aonde ela está nos agredindo, pois não é só a violência física; ela é moral, é ética e nos fere mais do q imaginamos... é um fruto do qual colhemos e semeamos todos os dias... (já se tornou "inconsciente"...) O nosso "bem" gera uma adversidade.Logo, esse “mal” afeta de uma determinada forma, da qual na maioria das vezes não queremos ver, pois exige uma puta revolução de conceitos e valores, da qual esperamos dos outros e é inteiramente nossa... Tudo isso nos gera uma realidade da qual vivemos e felizmente - ou infelizmente - não podemos fugir...
Podem ser experiências, crenças, estatísticas ou relatos históricos; + antes de tudo são fatos q nos dominam diariamente. e se continuarem sendo sepultados-vivos como recentemente são, logo serão uma enorme assombração, que talvez não se contentará c/ uma tardia reflexão... PENSE NISSO!!!
( Pensei nisso tudo após esta segunda* saber que no dia anterior houve o falecimento do guitarra da DETONAUTAS R.C., pois é algo q aparentemente choca, pois é uma pessoa q "conhecemos", ou ao menos pela sua "posição social" se torna alguém q ouvimos muito falar, e presenciar a saída dessa pessoa em nossas vidas através de uma das conseqüências da nossa falta de percepção ao nosso contexto (a violência), ela nos traz a morte - um fator do qual julgamos um fato "normal' da nossa existência, + ao sentir a angustiante dor q o fardo de sua presença, sua passagem da qual leva nosso passageiro à algum confim q não chega ao nosso conhecimento, e nesta viagem terrena - aos q lhe vêem partir- traz consigo uma viagem pessoal à poços imensuráveis de um véu de tortura e de já uma insubstituível nostalgia, q lhe torna o mais pesado ser existente... E indescritivelmente deve doer, principalmente ao se saber q ocorreu pela falta de preparação q nos cerca e q nos deixamos dominar... E o pior - se é pode ser ainda + - é q isso ocorre todos os dias, c/ milhares de pessoas q não conhecemos, + amanhã podemos ser + 1 e para outros espectadores dessa tragédia q se tornou nossa realidade, seremos +1 ator fatal do roteiro q fizemos à nossas vidas... É HORA DE ACORDAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
"(...) A ALMA DO MUNDO
Mas almas, que partilham de sua vida digna, / Ele ama comoa si mesmo; valiosos como seus olhos / Para Ele aqueles são: jamais Ele os deixará:/ Quando morrerem, o próprio Deus morrerá:/ Eles vivem, vivem em eternidade abençoada.
(...) [ Tu não partiste tendo partido, onde quer que estejas, Nele deixas teu olhar observador, nele, teu coração eternecido.] (...)" Ralph Waldo Emerson
"...A vida continua e se entregar é uma bobagem...", apenas nos entregaremos aos seus desejos e mais puros sentimentos; a grandeza q exaltava seu ser e tornava-o e nos tornará os mais nobres seres...
T+... ( E especialmente p/ os fãs e para os DRC's: FORÇA SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!!!!!!!!)
*" I FELT THE EARTH ON MONDAY. IT MOVED BENEATH MY FEET.
IN THE FORM OF A MORNING PAPER. LAID OUT FOR ME TO SEE. ..."

6:31 PM  
Blogger borboleta. said...

RESPEITO E AMOR !

Que não seja só da boca pra fora.
Espero mesmo que possamos parar e refletir o quanto isso é importante hoje, na atual circunstância em que o mundo vive, com total frieza e descaso.

Vamos respeitar e amar. Começando por nossa familia e amigos que estão sempre ao nosso lado, nos apoiando sempre !

Não vamos deixar que exista um descaso com o sentimento do amor. Todo ato de amor, não importa qual seja, por quem seja, deve ser respeitado.

Não vamos botar nas nossas bocas as palavras RESPEITO e AMOR para figurar situações ... vamos realmente agir, por favor !

Eu amo, eu digo que eu amo, do fundo do meu coração ! Não importa o momento, a situação. Se me dá vontade de abraçar e dizer que eu amo, se me dá vontade de mandar um email dizendo que eu amo, ou telefonar pra dizer que eu amo ... eu faço, eu escrevo eu falo.

Vamos monitorar nossas atitudes. Vamos nos policiar a cada gesto ou palavra, se estamos respeitando realmente nossos companheiros de trabalho, nossa família, nossos amigos.

Chega de segundos interesses, dissimulações e seres humanos fracos, que vivem de falsidade. Hipocrisia não !

AMOR E RESPEITO, sem máscaras por favor !

S2 S2 S2

8:23 PM  
Blogger Leticia said...

Eu vou aproveitar o espaço que o Tico disponibiliza aqui pra gente pra tentar fazer a minha parte na mudança de atitude da sociedade.
Eu moro em uma cidade pequena no extremo sul do Rio Grande do Sul. Assim, mobilizações sociais como passeatas e protestos nunca fizeram muito sentido aqui. Mas nunca me dei por vencida, sempre pensei que eu, como cidadã instruída de um país carente de educação, tinha que fazer a minha parte.
Alguns anos atrás trabalhei em uma Creche como Secretária. Parte do meu trabalho era cuidar das crianças entre 10 e 15 anos enquanto a professora se ausentava. Como não sou educadora, no início ficava apenas conversando com estas crianças e tentando botar ordem em uma classe de, em média, 20 alunos. Fiquei impressionada e estarrecida de como essas crianças eram carentes de informação, apesar de estarem na escola. Sabiam fazer contas, mas sequer conheciam o nome do Presidente da República. Foi aí que me surgiu a idéia que quero dividir com vocês.
Conversei com a presidente da creche que me deu um espaço semanal de uma hora para conversar com esses alunos. Então, nesses encontros eu levava todas as principais notícias da semana, recortadas de jornais e revistas, e começava a debater. No início foi muito difícil, pois estas crianças moravam no bairro mais pobre da minha cidade, e, por conseqüência, viviam um mundo muito diferente do meu. Escutei muitas delas afirmando que “o meu pai bateu na minha mãe porque ela merece”, “eu roubei sim, mas não tem problema porque pra ele não faz falta”, “quando eu fizer 16 anos eu vou poder vender maconha e ganhar dinheiro”. Os mais velhos, com 15 anos, se revoltaram comigo, alegando que não fazia diferença na vida deles tudo o que eu estava tentando ensinar. Mas eu estava disposta a provar o contrário, QUE INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SÃO AS MELHORES ARMAS PRA SE FAZER A DIFERENÇA.
Todos eles tinham uma história pra contar sobre o pai ou o irmão que estavam presos, sobre a mãe que era prostituta e principalmente sobre como “o crime compensa”. Um dos meninos até me confessou que pedia dinheiro no sinal e guardava até ter o suficiente pra comprar uma arma.
Toda semana eu voltava com meus recortes, e tentava ensiná-los o que era política, dívida externa, a importância do voto, da informação. Conversávamos muito sobre tráfico de armas e de drogas, sobre pequenos furtos, grandes roubos, sobre a banalização da violência. Sobre AIDS, amor, ódio, inveja, indignação. Me dediquei principalmente aos maiores, tentando mudar a visão da violência como pré-requisito pra se conseguir alguma coisa. Algumas vezes tive que barganhar, comprava roupas e comida pra família do menino que queria comprar a arma, em troca da sua palavra de que não a compraria. Aprendi com eles que, apesar de serem “ignorantes”, cumpriam suas promessas, e nunca prometiam o que sabiam que não poderiam fazer.
Esse trabalho que desenvolvi durante 10 anos (desde os meus 17) não necessitou de nenhuma habilidade especial, nem de dinheiro, só de tempo e de vontade.
Hoje tenho orgulho de dizer que, das crianças que passaram por mim, muitas delas não se renderam ao ciclo social de marginalização em que viviam. O menino que queria comprar uma arma hoje tem 23 anos, se chama Romário, e é gerente regional da empresa que, dez anos atrás, a meu pedido, o contratou de office-boy, mas com a condição de que não parasse de estudar. Romário vai se formar em administração esse ano.
Perdi contato com muitas destas crianças, algumas acabei encontrando no presídio, onde trabalho com a Defensoria Pública. Um deles ao me ver lá chorou e me pediu perdão por não ter sido forte o suficiente. Mas se comprometeu comigo, ali mesmo na prisão, de que tentaria mudar de vida. Eu me comprometi a lhe arranjar um emprego digno. E vou fazê-lo, custe o que custar.
Muitos dos meus “alunos” tiraram seus títulos de eleitor aos 16 anos, e nunca mais se venderam pela cesta básica.
A mãe da Gabriela, uma menina que conheci com 10 anos, largou a prostituição porque a filha pediu. Ainda hoje passam trabalho, muito mais do que na época em que a mãe se prostituía, mas se tornaram pessoas melhores. Gabriela é vendedora de roupas, faz cursinho pré-vestibular, que fazer faculdade de letras e hoje está no meu lugar, fazendo a mesma coisa que eu fiz durante 10 anos.
ESTE COMPRIDO RELATO É PRA LEMBRÁ-LOS DE QUE NÃO É IMPOSSÍVEL FAZERMOS NOSSA PARTE. COMO EU, TU PODES TENTAR MUDAR A VIDA DE ALGUÉM QUE ESTEJA PRÓXIMO. ORGANIZEM-SE EM SUAS FACULDADES E ESCOLAS, OU JUNTE UM GRUPO DE AMIGOS E SE PROPONHAM!!!
REQUER TEMPO E DEDICAÇÃO, MAS É POSSÍVEL E VIÁVEL A QUALQUER UM DE NÓS.
É a primeira vez que eu conto isso pra alguém. Sempre tive receio de ser taxada de utopista. Tinha medo de que alguém me tirasse a esperança de fazer a diferença. Muito menos queria que a “exposição” do trabalho que eu realizei se tornasse um motivo pra ser exaltada como pessoa. Porque sou uma pessoa normal, como vocês, não sou melhor do que ninguém, e nem fiz tudo o que podia fazer.
Não quero que ninguém me parabenize, porque fiz por obrigação pessoal, não por aplauso. Quero com isso apenas que um de vocês possa fazer o mesmo.
Fiquem bem.

5:05 AM  
Blogger Fernanda said...

Duvida....
Onde está a bandeira do Brasil nos shows de vcs???
Protesto????

Bjinhuuus

10:42 PM  
Blogger juninho said...

oi landro, faz um favor para mim manda um beijo pra todos da zona leste d porto velho ro para meu colégio são luiz trabalho a noite manda uhum abraço para meu amigos da luma transporte xauuu;;;;;

10:01 PM  

Postar um comentário

<< Home