domingo, agosto 14, 2005

Penso logo Resisto .

Sou um animal Racional
Um animal antes de racional.
Todo animal age por instintos,
mas como penso, meus instintos estão sujeitos
a aprovação de minha consciência.
Minha consciência é fruto de milhares
de idéias e conceitos que outros animais racionais criaram.
As vezes não sei se estou agindo por instinto ou por
condicionamento.

A forma mais simples de ter controle sobre um animal
é domesticando sua natureza.
Como pensamos, conseguimos encontrar maneiras de
realizar certas proezas que parecem totalmente insignificantes diante da complexidade e da harmonia que existe no planeta terra.
O ato de pensar por si só já é uma escravização.
Estamos aprisionados em nossas mentes !!!!

Pense como seria se vc não pensasse ???
Como as coisas seriam mais simples, mais naturais.
Seriamos como qualquer outro ser, que nasce, cresce, se reproduz e morre.
Como qualquer uma dessas espécies que monitoramos com nossas tecnologias e acabam virando episódios no Discovery Channel .

Pra que tanto conhecimento ???
Pra que tanta tecnologia ???
Pra que tantas filosofias e ideologias ??

Para uma simples façanha.
Atrair atenção de outros animais racionais e escraviza-los a pontos de vista variados.

O pensamento nada mais é do que a capacidade que temos de criar maneiras para dominar nossos instintos animais.
O pensamento gera as necessidades.
O pensamento deseja o poder.
O pensamento produz inveja, produz ciúmes, produz até a sensação de que quando cedemos aos nossos instintos estamos agindo de forma equivocada.

O pensamento cria as guerras.
O pensamento gera as classes, as raças, os credos, os preconceitos.
O pensamento na verdade é um grande fardo que carregamos.

É a sensação de que podemos explicar coisas que não precisam ser explicadas.
É o desejo de inventar coisas que não precisam ser inventadas.
É a capacidade que temos de formular problemas para depois resolve-los.
Nada mais é do que um grande passa tempo.

O que deve ser mais divertido ?
Viver por viver ou ter consciência de que se vive ???
Como será que deve ser o dia dia de um ser que não pensa??????
Tudo igual o tempo todo.
Seguindo os sinais que seu organismo manda.
Tenho fome .....
Caça e come.....
Tenho sede ....
Arruma um pouco de água pra beber....
Chegou a hora de reproduzir....
Arrume uma fêmea e a fecunde.
São as necessidades orgânicas de suas células que os comandam.

Biólogos ,será por isso que não vemos um animal matando outro por motivo fútil ?

Acho que não existe a banalização da violência na natureza.
Creio que só nós seres pensantes é que atuamos dessa maneira no ecossistema, não só destruindo todo o planeta como nos destruindo e usando para isso uma grande justificativa.
Nossos pensamentos.
Nossas convicções.
Muitos paradigmas.

Enfim.......Pensar, pensar e pensar.
Cada ser humano é um universo de possibilidades.
Quando me sento num banco e fico observando as pessoas vagando pelas ruas, tento imaginar o que se passa na cabeça de cada uma delas.
Todas são focos infinitos de vontades.
Filhos, contas, negócios, mulheres, prazeres, vinganças, amores, diversões, músicas, riquezas...., e que por si só são muito importantes já que não temos como escapar desse"privilégio"que recebemos.

Por outro lado, podemos tentar explicar o mundo, mas não conseguimos explicar a questão mais importante que nos prende neste universo.
O que estamos fazendo aqui ??????

Explicam as religiões.
Explicam os profetas.
Explicam os curiosos.
Explicam os filósofos.
Explicam os professores.
Explicam os psicólogos.
Todos explicam do seu jeito, mas ninguém tem prova de nada.

Por tanto creio que o único motivo concreto que temos para
continuar o ciclo natural das coisas é o de buscar ser FELIZ. Usar nossos pensamentos para encontrar a felicidade a cada dia, a cada passo.
Tentar encontrar um equilíbrio entre nossos instintos animais e nossa visão racional do universo.

Ninguém tem prova de nada.
São milhares de teorias.
Algumas para justificar o enriquecimento de alguns.
Outras para motivar a inércia coletiva.
Outras que nos fazem crer que realmente vale a pena
lutar por algo que nunca vimos.
Todas com alguma característica envolvente.

Cada um acredita no que quer.
Já que penso e logo existo...
Então que minha existência seja explicada pela felicidade
que terei e que poderei proporcionar aos demais.

Assim....
Fica mais fácil entender o significado de um lindo dia de sol, ou de uma tarde de tempestade.
Fica mais interessante olhar para estrelas, não tentar explica-las e sim contempla-las.
Sentir um arrepio ao ver uma linda constelação numa estrada escura onde o homem ainda não pôs em prática suas invenções inúteis.
Ser feliz com o que te faz feliz e respeitar a felicidade dos outros sem tentar explica-las também.
Porque qualquer tentativa de estimular uma verdade absoluta é a pura demonstração de que não somos capazes de carregar este peso imenso que nos mantém presos aos nossos próprios medos.
O pensamento é uma das poucas coisas que as pessoas não podem controlar, por tanto..... liberte-se e viva suas alegrias.

A arte não é racional é instintiva e por isso grandes artistas não conseguiram suportar por muito tempo a vontade que nós humanos temos de tentar achar um motivo que explique tudo.

A arte é uma manifestação natural, irracional, sensorial.
Por isso faz tanta gente se emocionar.

É o que penso no momento.
Mas.... logo posso mudar de opinião.

Sorte.


Tico Sta Cruz

12 Comments:

Blogger Tathy said...

Tá certo...Então como bióloga te respondo que o ser humano é o único aniaml que mata por outro motivo que não seja sua própria sobrevivência certo??? Depende...
Tudo depende do momento...
O certo é que o ser humano se tornou uma verdadeira praga solta no mundo!!! Não temos predadores, somos o topo da cadeia alimentar, não paramos de nos reproduzir e ocupamos e consumimos recursos que estão cada vez mais escassos. Daí acontece o que aconteceria com qualquer outra espécie se estivesse nas mesmas condições: entramos em COMPETIÇÃO!
O fato de termos pensamentos conscientes só faz com que tenhamos maneiras diferentes e requintadas de exterminar nossos concorrentes.
O pensamento tb faz com que tentemos criar justificativas para tais atos..."foi sem querer", "foi para me defender", "foi tudo por amor" e o mais cruel "foi em nome de Deus"...
Mas, no fundo isso se dá por instinto sim...rs
Bjos para ti!!!

5:03 PM  
Blogger Priscila said...

Eu poderia ler e nao comentar...
Eu poderia ler pensar pensar refletir e depois comentar...
Eu poderia nao ler o texto...
Eu poderia ler 1 vez e fechar o blog.
Eu poderia criar uma teoria em cima do seu texto..
Eu poderia nao estar aqui digitando...
Eu poderia estar dormindo..
Eu poderia nao estar pensando em algo que fiz...
Eu poderia nao estar pensando em algo que eu deixei de fazer...
Eu poderia estar tocando violao...pensando em uma forma de tentar ser mais honesta comigo mesma...
Eu poderia nao ter uma persona...
Eu poderia nao gostar de vc...
Eu poderia estar aqui
Eu poderia estar lahl
Eu poderia querer estar lah...
Eu poderia ter falado...
Eu poderia ter ficado em silencio...
Eu poderia ter ido dormir...
Eu poderia ter visto a Lua e as estrelas...
Eu poderia ser outra pessoa
Eu poderia ser alguem que invejo...
Eu poderia ser eu mesma...
Eu poderia me amar
Eu poderia nao amar
Eu poderia nao ver...
Eu poderia gritar...
Eu poderia cantar...
Eu poderia nao sentir
Eu poderia nao pensar...
Mas eu SINTO ....E PENSO!!!
SINTO DEMAIS!!!
PENSO DEMAIS!!!

7:23 PM  
Blogger ... said...

Nunca parei pra pensar que tudo isso se voltava para os nossos pensamentos!!!
Agora fiquei mais confusa ainda!!!rs*.
Mas também li o que a Tathy disse e acho que faz um pouco de sentido sim!!!
Sinceramente não sei nem mais o que dizer, fiquei bastante confusa com duas opiniões opostas, mas vamos lá!!!rs*.
Ahhhhh eu não consigo por aqui o que eu estou pensando...não tenho palavras!!!
Adorei a parte em que vc disse somos prisioneiros de nossas proprias mentes!!!
Bom quando eu me organizar eu tento por pra fora o que eu estou pensando agora!!!
Bjokas.
Paz e luz sempre.

7:45 PM  
Blogger Matreya said...

" PODEM TER MEU CORPO
MAS NÃO MINHA ALMA "
BEIJOS
MATREYA

3:33 AM  
Blogger Danny Souza said...

TAMBÉM OLHO E IMAGINO O QUE SE PASSA NA MENTE DE CADA UMA DAS PESSOAS..EM CADA UM..UM MUNDO..E PENSO..
SIM..SEI QUE PENSO DEMAIS..ME SINTO PRESA À TANTAS TEORIAS..TAMTOS PARADIGMAS E PADRÕES A SEREM SEGUIDOS QUE ACABAM ESBARRANDO NAS IDÉIAS QUE INSISTENTEMENTE CONTINUAM A VIVER DENTRO DE MIM..
ESSAS IDÉIAS FAZEM PARTE DO MEU INTINTO ? DA MINHA MENTE, LIVRE E DESNUDA DE TUDO O QUE HÁ AO REDOR ?
SERÁ O MEU " EU " CRU ?
FICO EXCITADA E ANIMADA COM TAL SENSAÇÃO E AO MESMO TEMPO ME SITNO CULPADA POR TENTAR FUGIR DA RACIONALIDADE...
AÍ..MAIS UMA VEZ..MAIS UMA DE TANTAS OUTRAS VEZES..PARO..E OLHO AO REDOR..PROCURO VER AS COISAS EM SUAS PEQUENAS PARTES E GRANDE ESSÊNCIAS..
COMO VOCÊ DISSE..UMA TARDE DE TEMPESTADE..O CÉU ESCURECENDO E A CHUVA CHEGANDO..
UMA NOITE COALHADA DE ESTRELAS..E MEU OLHAR SE PERDE NO INFINITO QUE ELAS REPRESENTAM..
AS MONTANHAS AO LONGE E A VONTADE DE ESTAR LÁ..NÃO SEI ONDE..MAS LÁ..
AÍ VEJO QUE A MENTE PODE APRISIONAR..MAS A ALMA TEM A CHAVE PARA SE LIBERTAR E PROCURAR A FELICIDADE QUE ENCONTRAMOS EM TODAS ESSAS COISAS AO REDOR..
E SER LIVRE..E SER FELIZ..
E NESSES MOMENTOS EM QUE ESTOU COMIGO MESMA..COM MEUS INSTINTOS PULSANTES E VIVOS É QUE EU COMUNGI COM A NATUREZA..E ..SEI LÁ..TALVEZ EU FAÇA PARTE DELA..
SABE TICO..TEM UMA MÚSICA DO JOHN LENNON.." WATCHING THE WHEELS " DO ÁLBUM " DOUBLE FANTASY "..SIM..O ÚLTIMO DELE..
NESSA MÚSICA ELE BEM FALA DE FICAR SENTADO OLHANDO AS RODAS DOS CARROS E VIAJANDO E SE LIBERTANDO EM SUA MENTE..ACHAM QUE ELE É MALUCO..MAS ELE NEM LIGA..
QUEM SABE..TALVEZ SEJA POR AÍ NÉ ??
BEIJOS TOTALMENTE LIVRES E IRRACIONAIS PARA VOCÊ !!!
BYYY
DANNY

3:45 AM  
Blogger Tarsyla said...

O pior que fazemos na vida é tentar entender e achar explicação para tudo!
Não sabemos que há coisas na vida que não tem explicação!
É apenas sentir, deixar vir a tona nossos instintos e aceitar...


mil bjs
Tarsyla

5:52 AM  
Blogger Kbeção said...

Tico já te passei diversas vezes um link de um site chamado somostodosum, é muito interessante os artigos que se encontra lá, tudo se relaciona ao caminho da luz e viver em busca da felicidade, todos já tentaram explicar o porque de tudo mas ninguém sabe, eu também acredito que viver em busca de ser feliz consigo mesmo sem questionar tudo ao redor é a melhor solução, aprecisar as coisas boas onde o homem não pode chegar ...
Apreciar a arte, cada um tem uma, um dom, praticando esses requisitos muita desgraça não existiria neste mundo !!!

Abraço broher e até sábado !!!

9:06 AM  
Blogger Kbeção said...

Só uma coisa, eu não me aprisiono aos meus pensamentos, o que quero faço e vou em busca, talvez por isso que para mim muita coisa não interfere em minha vida ...
Vivo bem comigo mesmo, vivo de bem com a vida, aprecio a natureza, aprecio música, esportes, leio, escrevo, busco meus sonhos e objetivos, se todo mundo fizesse sua parte ocmo faço a minha acredito que o mundo seria uma grande família !!!

9:10 AM  
Blogger Danny Souza said...

É TICO..
NÃO TENHO JEITO MESMO..rsss
JÁ ESTOU EU AQUI DE NOVO LENDO O POST..
BEIJO
DANNY

9:15 AM  
Blogger Priscila said...

"Sinto que ele eh movido SOMENTE pelos seus instintos" vc ouviu isso???
Olha eu pensando demais de novo...
Assumo, SIM eu penso demais!!!!!
bjos

1:08 PM  
Blogger Mulher Invisivel said...

só vim dizer que quem botou fogo no gerador do show foi o Tico... *rs*
Thais, Tâmera, Suellen e Renatinha...
Família TrioTiete

3:24 PM  
Blogger ... said...

Se um dia não tivermos dúvidas, não teremos rumo pra seguir a vida!!!
Essas perguntas nunca terão respostas...não adianta!!!
Nossa finalmente uma conclusão!!!
Bjokas.

10:47 PM  

Postar um comentário

<< Home