quarta-feira, janeiro 09, 2008

Seguindo a lógica do "Ibope".

Assista primeiro o filme, depois leia o texto.





Os institutos de pesquisa de opinião pública hoje se tornaram grandes impérios que ditam praticamente a ordem cultural, política e comportamental de boa parte do público brasileiro.
Digo público porque brasileiro é quase sempre espectador e não protagonista das ações. Deve ser pelo mesmo motivo que o que é ditado (e editado) torna-se em pouco tempo uma tendência a ser seguida (e perseguida), criando cópias idênticas, movimentos redundantes, celebridades instantâneas, verdades absolutas, conteúdos duvidosos, superficialidade dentre outros adjetivos dispensáveis ( o que não é o caso do filme que disponibilizei para vocês)
Não quero fazer o papel do recalcado que fica o tempo todo reclamando de um sistema do qual participa (ativamente). Seria até uma bobagem de minha parte competir com tantos que lutam por este posto no imaginário crítico da vanguarda do atraso. Ser cool, Cult, alternativo, qualquer rótulo desses que divide mais que agrega e limita mais do que orienta não é meu objetivo.
O fato é que somos um país de "Maria vai com as outras". Questionamos pouco, alguns por medo, mas a grande grande grande maioria por total indiferença.
O juízo que os outros fazem de nós por vezes chega a traçar a escolha por uma profissão, por um lugar para viajar, pelo parceiro(a), pelo cabelo, roupa, música, filme, corpo, adereços, times, comunidades, amigos e blé bli bli. É muito difícil ignorar a força dessa influência, pois até aquele que nega ser influenciado de alguma maneira já esta sendo. Mas descobrir de onde vem os moldes que seguimos pode ser um bom exercício de vida.

Até onde fazemos o que realmente acreditamos e onde abrimos mão de nossos reais objetivos para saciar o desejo ou a opinião de gente que muitas vezes sequer conhecemos?

O "Ibope" ( poderia ser Gillete para lâmina de barbear, Bombril para palha de aço, enfim) é o termômetro que rege por exemplo: quais os candidatos a um cargo político importante preferidos pelos cidadãos ( Mas o voto não era para ser secreto?( percebam quantos enfim vamos ler até o final) enfim ) Geralmente as pesquisas de opinião indicam os primeiros colocados e o público brasileiro apostando nessa informação opta por votar no "menos pior" quando a disputa está acirrada, deixando de lado as propostas, prioridades e todos os requisitos importantes para assumir um cargo público. Depois paga a conta pelo desinteresse. Essa é uma das modalidades que comprovam minha teoria que nem é bem só minha.
A outra são os programas de TV que tem um "medidor" de audiência. Quando a atração está dando "Ibope" deve ser mantida, repetida, sugada até o caroço o contrário a descarta temporariamente ou eternamente (relativo). A tal lógica indica que quanto mais gente assistindo mais caro fica o espaço para o comercial e mais dinheiro entra para a emissora, apresentadores e todos os envolvidos e interessados (dá até pra coprar ROLEX de 50 mil reais dentre outras utilidades). Que bom. Sendo assim, vamos explorar o máximo o que chama atenção.
O que te chama mais atenção?
O que mais chama a atenção do público brasileiro?
Ligue a TV aberta agora e veja o que está passando.
Enfim...
Quem decide o que vai assistir na telinha é você mas quem decide o que vai passar na sua 98polegadas é a massa. A massa é o grande alvo dos produtos oferecidos nos reclames, e no meio desta suruba toda está a qualidade, mas a qualidade é relativa. O problema é o padrão. O padrão quando assume a dinâmica torna-se uma fábrica ultrapotente de novos padrões e isso se refletirá no que vemos, ouvimos e escolhemos. Ou não.
Tudo bem isso deve ser mais uma teoria conspiratória do Tico Santa Cruz, mas pensando bem, quem é que garante que o que diz o "Ibope" é a verdade?


Então pegamos o carro. Ela passou a mão sobre minha calça e sentiu que algo estava saindo do controle. Paramos no meio da estrada velha de Quintamonandile e fizemos sexo.
Perto de nós só as estrelas e os planetas. A coloquei debruçada no capô levantei sua saia e cheguei sua calcinha para o lado. Passei meus dedos. Molhada. Mãos no peitinho, duros e rosados. Mãos na cintura. Mãos segurando os cabelos. Dançamos um novo ritmo, o seu ritmo. O verão tem dessas coisas, atiça a imaginação do que vem pela frente (ela fez plástica para sair no carro alegórico de uma escola de samba, ficou deliciosa). No rádio a música que paguei 100 mil reais para ser permanentemente repetida fazia sucesso, você sussurrava a letra no meu ouvido. Você está tão bonito, me disse olhando no fundo dos meus olhos. Acredito, respondi. “Me come mais forte”, falou.Não respondi. Amanhecemos juntos no motel mais caro da cidade mais barata. Liguei a TV e me vi atuando num programa da emissora que dizia que tocava música. Mas não estava tocando, estava atuando. Como estou atuando agora.
Isso é uma pergunta onde faltou o ponto de interrogação?
Fim.

Ps: Aguardem, vou tirar fotos pelado no próximo capítulo.

146 Comments:

Blogger auau said...

Boa parte da população brasileira atua, ou melhor, fica como maionete!!!
Pressa a um sistema que a comanda, também sou adepto a essa teoria, não é atoa que eu não bebo Coca-Cola!!(você realmente já parou para pensar no gosto ruim dessa bebida??Por quê te perguntam se quer tomar coca e não refrigerante???).
Se a moda é ouvir rock, quem não ouve não pode participar das conversas, a moda é saber tocar pandeiro, quem não sabe não pode ser meu amigo, você tem um tênnis que passa na televisão???Não????Sinto muito eu não saio com você!!!

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO MANIPULADO!!!!!



ps: prefiro não te ver despido hehehe!!!

1:55 AM  
Blogger Cinderela Compulsiva said...

aí fica difícil pra mim julgar, sou publicitária, não que eu concorde com isso mas os clientes precisam saber do ibope.

Quanto ao vídeo, muito bom, muito legal mesmo, adoro chaves e curto muito nirvana.


Aguardem, vou tirar fotos pelado no próximo capítulo :O nam nam esse Tico :P
Te adoro meu rei.
;*

4:11 AM  
Blogger Danny Souza said...

O QUE É UM PARADIGMA ? É UM MODELO , UM PADRÃO SEGUIDO MUITAS VEZES INCONSCIENTEMENTE...
ESTÁ IMBUTIDO NAS " MODAS DAS NOVELAS " E NOS IBOPES DA VIDA...
ALGUNS CHAMAM DE " INSCONSCIENTE COLETIVO "..AQUILO QUE FAZEMOS E SEGUIMOS SEM NEM SABER PORQUE..
AGORA...SE É UM PADRÃO..UM MODELO...ALGUÉM O ESTABELECEU...ELE NÃO SURGIU DO NADA NÉ ?
CONSPIRAÇÃO ? COMPLÔ ?
BEM...PODERIA SER MAIS SUTIL...E QUEM DISSE QUE NÃO É SUTIL ?

ATRAVÉS DAS MÚSICAS REPETIDAS ESTRATEGICAMENTE QUASE QUE DE HORA EM HORA...DO BRINCO DA MOCINHA DA NOVELA QUE DE REPENTE APARECEM EM DOSES INDUSTRIAIS NOS CAMELÔS E QUE AS PESSOAS COMPRAM AS VEZES SEM NEM SABER QUEM É A TAL MOCINHA...DO PROGRAMA QUE SURGIU OU VIROU " CULT "...DO CANDIDATO QUE CRESCE DESESPERADAMENTE NAS PESQUISAS...E POR AÍ VAI...

E POR AÍ VAMOS...DISCRETAMENTE SENDO ENVOLVIDOS E ALIMENTANDO OS PARADIGMAS ESTABELECIDOS POR ALGUÉM. MAS SERÁ QUE ESSES MODELOS NOS ATENDEM ? SERÁ QUE REFLETEM O QUE REALMENTE QUEREMOS ? OU É DELICIOSAMENTE IMPOSTO (NOS DÁ PRAZER) E NÓS SEGUIMOS
COMO GADO NO PASTO..COMENDO O PASTO QUE NOS OFERTAM
COMO GADO NO CURRAL...COM A VIDA LIMITADA E DELIMITADA ATÉ AS CERCAS QUE NOS RODEIAM
PASTANDO E VIVENDO FELIZ NO SEU MUNDINHO...INDO PARA O MATADOURO... CEIFANDO VIDAS.. IDÉIAS E CONSCIÊNCIAS...

SOMOS ATORES ?

" Na curva do futuro muito carro capotou
Talvez por causa disso é que a estrada ali parou
Porém, atrás da curva
Perigosa eu sei que existe
Alguma coisa nova
Mais vibrante e menos triste

Eu vou fazer o que eu gosto
Atrás da curva do perigo existe
Alguma coisa bem mais nova e menos triste "

BEIJOS,

DANNY
P.S: OBAAAA ! AS FOTOS..rsrs..

5:11 AM  
Blogger ** Renata Ferri ** said...

O que dizer sobre este post!?????
Apenas o que havia dito no outro...VOCÊ nao está entre "as pessoas" que precisam de pornografia para conseguir o tal do IBOPE, e muito menos exibir seu corpo.
O que virá pela frente????
De Tico Santa Cruz..pode se esperar tudo!*Risos*

Bêjo0s,
Rê!
Te amo MEU SANTO FORTE!!

5:20 AM  
Blogger Canto das Brisas said...

Não me surpreenderia se Ibope manipulasse algum resultado de pesquisa. É uma empresa privada, multinacional, pode muito bem receber dinheiro, ou fazer um acordo por fora para mudar os resultados, só para continuar com esse padrão que rende mais...Quem ou o que pode provar essa farsa eu não sei, mas não podemos eliminar essa opção...É sempre bom analisar a situação em várias perspectivas...O lance é pensar a respeito sobre isso tudo...

Po, não era para vc ter falado que ia postar suas fotos agora...assim estraga a surpresa e o Ibope diminui...O lance é causar espanto!
Vc ainda tem que pegar a manha...uahauhauahuahauhauah
é sacanagem, eu sei que falou isso para continuar com sua "atuação" e assim, fazer uma crítica a esse sistema...
O verdadeiro espanto é como muitos não ligam para os padrões já estipulados...
duvido que nesse quesito o ibope esteja em alta...

abs
Vanessa...

6:42 AM  
Blogger Breno Barros said...

Tudo bem, somos mesmo um país de "Maria vai com as outras". Mas quem aqui nunca mudou o voto porque viu através de uma pesquisa Ibope que seu candidato não tinha a mínima condição de ser eleito? Acredito que Cristovam Buarque seria um grande presidente, mas votar nele seria dar chance ao tucanato voltar a reger esta contraditória nação.

7:19 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Muito bem Breno, é exatamente esse o problema, se o tal do "IBOPE" não divulgasse a tal da "Pesquisa" ninguém saberia quem está em primeiro, segundo ou terceiro , isso não influenciaria na intenção de voto e talvez candidatos sérios como o Cristóvam Buarque tivessem chances reais.
Temos que endender a qual sistema estamos submetidos, só para entender e participar caso seja um desejo.
Isso já faz uma grande diferença.

7:41 AM  
Blogger Nadine said...

Talvez eu seja muito paranóica, mas desconfio até da própria eleição. Tendo o político da esquerda vencido, fica mais facil acreditar que não é manipulado, mas quem me garante?
Não sei se estou muito fora da realidade, mas não confio em nada!

Eu sempre pensei na influencia do resultado do Ibope. E se ninguem tivesse desistido de votar no candidato do 1%, o campeão seria o mesmo?!?!?! E cá pra nós, pra que saber quem tem mais "chances", quem tá na frente? Qual é a vantagem? E será que o dito preferido é mesmo o preferido?

Acho que um dos grandes males da humanidade é a necessidade de ser aceito. É mais fácil ser "querido" se pensar, agir e falar como a maioria. Por isso é tão fácil sem influenciado... é mais fácil ser aceito, ter sobre o que conversar, ter onde ir com seus amigos "massa", enfim...

Tico Pelado?????
Ô loko!!!

(vai ficar como nos programas estilo Domingo Legal onde anunciam para "o próximo bloco" a atração que todos esperam e vão adiando, adiando, adiando e só vão exibir no último quadro? hehehehehe
Como eu estou sempre por aqui... demore o quanto quiser, hahuauhauhauhauhaahu)

Beijos e mais beijos

8:34 AM  
Blogger Le said...

Meu marido as vezes pede para "diminuir" as minhas suposições sobre as teorias conspiratórias... mas aí estão elas, e viu como é difícil fazer a maioria enxergar!!

Olhem só: Recebo uma newletter de noticias (que se chama O FILTRO, o nome me dá medo, estou deixando alguém filtrar o que vou LER - ESTOU COMPACTUANDO COM ISTO TUDO - SOCOROOOOOO), mas vejam o que tinha.

As dez mais de 10 de janeiro
1.Censura - Seis emissoras de TV e os quatro principais jornais do Rio estão proibidos pela Justiça de veicular imagens e até os nomes de três universitários que, em novembro, agrediram um grupo de prostitutas num ponto de ônibus na Barra da Tijuca, informa O Globo. Como essa newsletter não está arrolada no processo, aí vão o nome dos envolvidos: Fernando Mattos Roiz Junior, 19, e Luciano Filgueiras da Silva Monteiro, 21. O pai de Fernando, que também se chama Fernando, disse na ocasião que a agressão “foi apenas uma bricadeira de crianças. Qualquer um já passou por isso quando adolescente”.
O FILTRO - Thomas Traumann

Até logo
Leticia/RS

8:43 AM  
Blogger LiLiTh* Eliane said...

A televisão foi criada para exibir comerciais e para não ficar enfadonho colocaram uma programação para entreter entre uma publicidade e outra.

O problema é que, mesmo com a tecnologia das grandes emissoras, o objetivo continua o mesmo.

É o grande ditador de moda, padrões, o que comprar, em quem votar, etc. Para a população resta o bom senso.

Mas bom senso todo mundo tem... o complicado é saber usá-lo!

8:44 AM  
Blogger Junior São Gonçalo said...

Uma grande nação de marionetes controlados por todos os lados.
Para tudo uma nova "moda". Para tudo uma nova "tendência". Para tudo um novo que "está dando certo". Para tudo um novo "para tudo". E assim vamos caminhando. Ficamos todos parados esperando o "novo para isso, novo para aquilo".
Não foi com total surpresa que hoje ao conectar-me surgiram as notícias do provedor: política (bem pequenino lá no lado da página, sem imagem), moda( fashion isso, daquilo - já com imagem), esporte (já com uma imagem maior) e... BIG BROTHER: SAIU O 1º BEIJO DA CASA!!! (total destaque)
Pensei: putz, ninguém nunca beijou ou assistiu um beijo???? Ah, mas estamos falando do tal "big brother" né.
Decidi trocar de página e conferir as notícias de um outro site. E assim fiz por diversos outros.
NADA DE DIFERENTE. Os mesmos "destaques", as fofocas de sempre e praticamente NADA de útil e interessante.
Isso acontece também com os outros meios de comunicação disponíveis. Experimente os jornais impressos (notícias de outras notícias e edições mal feitas) por exemplo.

Enfim, estamos "ABITOLADOS" num mundo de interesses. O que não vende, não tem espaço e não é importante. O importante é o que vende. Como você mesmo citou. Não importa a qualidade. Importa o quanto é comercial e POPular.

Por isso existem os lados "alternativos" e "undergrounds" da vida. Na contramão. Sempre na contra mão.
Tive essa absoluta certeza quando por exemplo, foi premiado aquela "música" que "bombou" ano passado e dizia talvez a grande vontade de um povo sem atitude que teve de esperar essa "música" virar sucesso para manda alguém "TOMAR NO CU". Não por coincidência um premio daquele canal "que dizia tocar música"...

É essa a nação que tem "elevados indíces de aumento na educação"
(hahahahahahahaha)
ACREDITEM, ISSO É NOTÍCIA!

Procurem olhar as notícias sobre política agora que estamos em praticamente vésperas de eleições municipais e observem "AS PÉROLAS" do nosso ibope e quanto os candidatos "JÁ FIZERAM" pelo povo.

"ACREDITEM"...podem "acreditar"...

Eu não acredito em tudo que o Tico fala, então vou me informar(rsrs)

Quem me garante que ele não "trabalha" para alguém que tem interesse que nós todos façamos e concordemos com tudo que ele dita aqui?????? Eu heim... (rsrsrsrsrsrs)

Acabou de passar na televisão enquanto fazia esse comentário:

CARRO TAL: "O CARRO DO ANO 2008"
(Como assim??? O ano mal começou!?)

Pois é...Notícias...

(que não influenciam em nada...imaginaaaaa...rsss)

Abraços,

JUNIOR

8:54 AM  
Blogger Kari said...

"SORRIA! Você tá sendo filmado
SORRIA! Você tá sendo observado
SORRIA! Você tá sendo controlado
'Cê tá sendo filmado! 'cê tá sendo filmado!"

Por algum motivo lembrei dessa música que gosto tanto...

Uma vez, estamos na sala de aula discutindo sobre a existência da "livre escolha" na televisão e, como você disse, ela não existe. Podemos ter o controle total do controle remoto de casa, mas não podemos controlar o que passa nos canais. Não escolhemos a programação, quem escolhe é, de fato, a massa.
Nunca tinha pensado no fato do ibope influenciar no resultado, mas estas certo, afinal, muita gente desiste de votar por pensar que aquele candidato nunca iria ganhar... Assim como o ibope influencia bastante no final da novela, mas não que isso seja algo relevante...

Ah! Quanto a foto pelado... Num precisa apelar, né? De apelação já basta a televisão....

Beijos

8:58 AM  
Blogger Cinderela Compulsiva said...

eu tive que comentar aqui denovo, eu concordo com o breno e com tico, se não ficassem divulgando quem está em primeiro ou segundo lugar não teria tanta mudança de voto e quem sabe alguém que queira realmente ajudar o nosso Brasil. Sempre fui contra a essas pesquisas, nunca mudei meu voto por causa delas e nunca vou mudar, elas deviam ser proibidas, o voto não é secreto? Vamos respeitar.

Graças a Deus alguém pensa que nem eu o/
bjooos meu querido rei.
;*

9:00 AM  
Blogger (( Brunosauay )) said...

Muito bem bolado, se não consiguimos concientizar as pessoas de uma maneira séria sobre o seu voto e tudo mais, vamos tentar isso então fazendo ou mostrando coisas engraçadas e estaparfudias, quem sabe só assim passam a frequentar mais este blog.

Se é o que dar realmente ibope, não custa nada a tentar.

Vai aí um video também,do jeito que o povo gosta. rsrs
Quem sabe possa ser ate o inicio da sua proxima postagem...

((Assista primeiro o filme, depois leia o texto))

http://www.youtube.com/watch?v=IfjoIEd6a5M

9:14 AM  
Blogger Cristal said...

Sabe Tico, eu concordo contigo sobre como somos "influenciáveis", só que não vejo isso como uma característica somente dos brasileiros, mas do ser humano em geral, principalmente no caso da TV, que tu mencionou.
Olha só o caso dos Reality Shows, até onde eu sei, os brasileiros copiaram essa idéia de outros países onde esse tipo de programa faz o maior sucesso, ou seja, altos índices no Ibope. O Estados Unidos é um exemplo.
Eu, particularmente não compreendo essa necessidade que tanta gente tem, de se tornar uma pessoa famosa.
Acho que só pode estar relacionado a alguma carência afetiva, baixa auto-estima, coisas desse tipo, porque não são só as pessoas que precisam de dinheiro que desejam ser conhecidas, admiradas e desejadas por muitas e muitas pessoas.
Quanto a TV se preocupar com o Ibope, não podemos esquecer que o nosso mundo, ou melhor, as pessoas que nele habitam, na sua grande maioria, são movidas a dinheiro, e a preocupação com o individual predomina sobre a preocupação com o coletivo. Uma Emissora de TV é uma Empresa, e as Empresas trabalham visando lucros, logo...

Agora, pra mim, o que os brasileiros tem de diferente é na questão política. Além de pensarem como tu mencionaste com relação a escolha do seu candidato, não questionam nunca, e eu acho que não é por medo, e sim, por comodidade, preguiça, o que leva ao conformismo.

Ei, não gostei de ouvir aquela voz linda do Kurt Cobain saindo da boca do Sr. Madruga, hehehe.

E quanto a tua foto nua, vai ter gente que ficará de plantão esperando. Para aqueles que se contentam em só olhar, é um prato cheio. Mas vem cá, não vale colocar as mãos ou um objeto qualquer bem lá na frente, como os modelos fotográficos costumam fazer. Ei, por falar nisso, tu vai fazer isso de graça??? (rsss)

Um abraço!!!

10:27 AM  
Blogger Daniel Barros said...

Realmente os "Ibopes" da vida influenciam cada vez mais nossas vidas. Muitas vezes indiretamente, mas sempre influenciam. Os maiores expoentes da mídia nacional, pertecem aos mesmos donos, os jornais estão repletos de notícias iguais, já manipuladas, pra que a alienação coletiva continue! Assim o Brasil continua sendo um país de "Maria vai com as outras". Não me conformo ao ver o quanto a sociedade está 'cagando' pra 'tudo' que acontece. Tudo de relevante né! Pq o que acontece nas novelas, nos BBBsss, nas vidas das [pseudo]celebridrades. A maioria sabe. A maioria comenta. O que acontece no nosso futebol tmb MANIPULADO, todos sabem. Muitos brigam por coisas pequenas como essas. E os poucos que tentam não se entregar totalmente a essas bobagens é sempre visto como o chato, o revoltado, o carinha que quer aparecer. Cada dia mais to tentando ligar menos pro que vão achar. É extremamente difícil, mas é isso que deve ser feito.
"Até onde fazemos o que realmente acreditamos e onde abrimos mão de nossos reais objetivos para saciar o desejo ou a opinião de gente que muitas vezes sequer conhecemos?"
Pois é, na maioria das vezes tomamos nossas decisões com o intuito de agradar a quem?!?!?! A "massa"?!?!? Pq me preocupar com quem não dá a mínima pra mim?!?!

Façamos a nossa parte!
Sejamos sinceros com nossos ideias.

e o resto?!?!?
Que se dane!

Abraços Tico!

Ps:Pelo que li ninguém comentou o último parágrafo! uheuheauuaeheahuauehhaeuhae

1:57 PM  
Blogger IGOR RAVELL said...

O TICO FAZ ISSO NÃO A AUDIÊNCIA DESPENCA(RISOS) COMO VAI COMPETIR COM O BBB8?(RISOS). BOM MÁS ANTIGAMENTE ERA PIOR SE CASO O PROTESTO CAUSASSE INDIGUINAÇÃO AOS REIS ERAM INFORCADOS OS PROTESTANTES, HOJE ELES JOGAM BOMBA DE "EFEITO MORAL" TE ESPANCAM E AINDA O PERSEGUEM, MÁS É O BRASIL NÉ^^.

3:00 PM  
Blogger Nêssa Martins said...

Olha, e mais uma vez, os comentários se tartam, do que você mesmo disse...

Mesmo se as pessoas não concordam com oque você disse, elas vão dizer que ficou ótimo, e que você disse tudo!

E por que?
Por que querendo ou não, você é "idolatrdo", tudo o que você diz está ccerto!

e ai vai seguindo uma coluna de posts e comentários como "Maria vai com as outars"!

è o que eu penso, e me desculpe se alguem se sente ofendido!!

também sou fão do Tico Santa Cruz, mas isso não me impede de dizer oque penso...

^^

Abraços!

5:35 PM  
Blogger Nêssa Martins said...

olá tico!

e mais uma vez a cena se repete aqui nos comentários...
Todos concordam com você, mesmo que não concordem com oque você escreveu...
Porque você é "top", na maioria das vezes, eles concordam pra não ficar feio!!

Claaro, porque discordar do TICO SANTA CRUZ, é até pecado!

(risos) as pessoas são sim manipuladas, muitas vezes até sem querer< mas o fato, é que aqui no clube, eu ainda não li nenhum post que discorde do que você escreve(não q eu me lembre).

acabam se tornando "maria vai com as outras"!

fazer oque né?
quem nunca foi manipulado, ou influênciado?
Quem é que nunca foi com a grande maioria?
(risos)

Desculpe se alguem não gostou!

è oque eu penso!

Ai Tico!
Fique em Paz!
Detonautas detonautáááás!

6:07 PM  
Blogger Pedro Monteiro said...

Sabe de uma Tico ?
Ainda acho que a culpa é do povo...
Pra citar um exemplo (bem ácido até):
Você é um cara informado e tenta passar um pouco da sua filosofia de vida e opiniões sobre "contemporâniedades" brasileiras... mas já reparou na quantidade de garotas que frequenta seu blog simplesmente pra flertar ou ter algum tipo de contato com vocÊ que não tange suas idéias ?

É assim meu caro... estamos de bosta até o pescoço!

Grande abraço!

7:03 PM  
Blogger Thais_Kawaii said...

É o que dá mais raiva e ver
todo mundo falando "ele robou mais fez" aiaia fazer é obrigação de qualquer político, roubar é crime
pra qualquer um. Mas como estamos todos acostumados a se conformar com tudo, o país vai continuar assim,o povo ama o pão e o circo,
cesta básica tampa tudo a tv e o futebol acaba com a angústia a casa do BBB deve ser linda ,
e a amazônia nem existe mais,
e viva a manipulação e o conformismo, o Brasil tem tudo pra crescer só falta o querer do povo,
e é verdade mesmo a mídia manipula tudo , todo mundo "vai na maioria"
assim caí logo todo mundo no poço é morre logo,o que falta aqui é opinião é AÇÃO!

7:11 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

Olha, recebi uma informação do meu departamento comercial de que o post anterior a esse com foto fora mais bem sucedido do que está tentativa de explicar o que não interessa. De modo que meu consultor de Marketing crê que será preciso uma manobra de risco para obter o alto índice de comentários e visitas. Numa reunião marcada agora por volta das 11:00h concluímos que um post erótico pode recuperar SIM a audiência, mas a foto nu não deve ser descartada, para muitos é uma boa saída e nunca digo nunca.

Uma coisa é certa, o teatro só tem graça porque existem coisas acontecendo por trás das cortinas, nos bastidores, não é conveniente expor o mistério, dessa maneira o relatório concluí, o caminho é o do meio.

Ãh?

9:33 PM  
Blogger Cinara said...

“Votar no menos pior”
Eis uma tecla que venho batendo há anos.
Se for assim, então pra que votar?
Já sabendo que vai continuar ruim!? Aí uma lógica que eu realmente não entendo.
Quanto à questão do ibope:
Nas ultimas eleições para governador, aqui em Alagoas, os dois candidatos com mais votos (os dois usineiros), segundo o ibope, ficavam sempre jogando um para o outro, a responsabilidade de ter “quebrado” o Banco do Estado de Alagoas (PRODUBAN).
Logo atrás deles, mas com uma grande diferença de votos, os dois candidatos que estavam em 3º e 4º lugar, devam show nos debates deixando os “primeiros” sem respostas, sem ação... Não só as propostas, mas principalmente, suas histórias políticas, eram decentes e transparentes.
Cerca de 90% das pessoas que conversei concordavam que os usineiros não estavam se saindo bem nos debates, mas, o ibope os apontava quase empatados, os outros dois estavam muito atrás, não tinham a menor chance... esse era o motivo que as pessoas davam pra não votar neles.
Quem ganhou????
TEOTONIO VILELA FILHO.
Agora estamos sofrendo as conseqüências. Em 1 ano de governo, todos os setores básicos já entraram em greve: educação, saúde, policia...
Acredito sinceramente que o ibope influencia na hora do voto, pois vivemos em um país em que as pessoas não conseguem pensar sozinhas, elas precisam de alguém dizendo por onde ir, que caminho seguir...
Alagoas está um caos...
Sem contar, que nós alagoanos, somos responsáveis pela volta (e permanência) de FERNANDO COLLOR na política.
Que vergonha!!!!!
O candidato que eu votei para governador teve apenas 3,94% dos votos, mesmo assim continuo com ele...


Os: Não perco o próximo capitulo.......rsrsrs.

Beijos!!!

9:52 PM  
Blogger Borboleta Bia said...

Tico, realmente acredito neste instituto e nos resultados divulgados por ele. As pesquisas são importantes para direcionar e focar os investimentos, afinal ninguém está no mercado para rasgar dinheiro. O problema é a forma como seus resultados são usados e aliados aos estudos comportamentais e psicológicos se torna uma ferramenta perigosa para a anestesia “geral”.
Como muitos gostam de encher a boca, vivemos num país democrático. Ela até completou a pouco tempo sua maior idade. Mas acredito que ela realmente existirá a medida que o nível de escolarização aumentar, o que resultará maior pluralismo. Serão novas fontes de poder e interesses, derrubando assim as fortalezas do governo autocrático. Ou seja, as pessoas começarão a rejeitar o que é imposto, a questionar o que é realmente anticonstitucional e assim dar início a “auto-expressão”. Mas enquanto os brasileiros acreditarem que alcançarão o nirvana tendo literalmente o controle da televisão nas mãos e achar que aquele lixinho que é depositado 24 h por dia na sua mente é extremamente necessário para ser aceito, a sociedade hierárquica onde a posição e o “berço” continuarão definindo a moral, não teremos um país igualitário, o público continuará com a sua visão arcaica perante assuntos realmente relevantes como drogas, orientação sexual, política, religião e violência.
Resumindo, se as pessoas buscassem a educação e o governo investisse nela, tanto os resultados de pesquisas poderiam ser divulgadas sem o risco de mudar os rumos finais e as marcas teriam uma barreira a mais para condicionar os consumidores.

Lilith, a televisão não foi criada para a publicidade, ela nasceu para oferecer o que a maioria do público tem interesse em consumir. Ela sobrevive com os investimentos vindos da publicidade o que atende a teoria do sistema capitalista. Se o programa é culturalmente duvidoso, mas chama atenção, assim como chamou a foto do Tico, a indústria do quarto poder manterá este caminho até o telespectador ou leitor não tiver mais interesse em consumir aquele tipo de conteúdo.
Com o público concentrado em determinado horário e de acordo com o perfil será direcionado o investimento dos anunciantes. Ou seja, a publicidade não define o conteúdo, ela mantém financeiramente a existência do veículo e programação. Não sou ingênua, tenho a consciência que a publicidade contribui para a permanência do lixo, mas se ela boicotar a programação, vai boicotar o produto do anunciante e não venderá. Resumindo, é uma bola de neve. Mas quando você tem cidadãos pensantes e quanto maior for o número deles, o conteúdo é modificado. Afinal, ninguém quer deixar de lucrar.

Gabi

2:25 AM  
Blogger Kari said...

Passeando pela internet e lendo uma matéria sobre ibope, lembrei logo desse Clube que está com o assunto no momento.

A matéria era falando das emissoras de tv que aumentaram ou diminuiram o ibope. A Rede Globo, apesar de ainda ser a primeira, perdeu 13% dos seus telespectadores, e, quando questionada sobre isso, a assessoria da emissora respondeu: "Audiência é um assunto que deve ser trabalhado com muito critério, pois quanto menor a audiência de uma emissora, maior a proporcionalidade de seu crescimento, mesmo que ele não seja significativo".

Viu? Audiência baixa não é fim do mundo... hehehehehehe

Beijos

2:28 AM  
Blogger Carla Aguiar said...

"O juízo que os outros fazem de nós por vezes chega a traçar a escolha por uma profissão, por um lugar para viajar, pelo parceiro(a), pelo cabelo, roupa, música, filme, corpo, adereços, times, comunidades, amigos e blé bli bli."
Você tocou num ponto importante.
Todos acabamos fazendo isso, uns mais outros menos, e muitas vezes sem nem perceber.
Essa preocupação com o que os outros vão pensar acaba nos tornando influenciáveis, pois no fundo queremos " estar na moda", pertencer a um grupo e sermos aceitos. Ou não?
E é aí que a publicidade atua, em cima dessa nossa "fraqueza".
Ela é encarada como uma das grandes vilãs, mas o fato é que nós temos grande parcela de culpa sobre o modelo publicitário que nos é oferecido hoje em dia.
A mesma culpa que temos sobre a programação da tv.
Afinal, só existe oferta quando há demanda...

[Desculpe se ficou confuso. Queria até falar mais, mas estou com uma gripe tão forte que tá difícil até pra pensar...*rs]

E pense bem sobre postar uma foto nu. O sistema pode acabar saindo do ar, com tantos acessos. Hahaha


Beijo! ;)

3:37 AM  
Blogger mim said...

uma faca de dois gumes.
um brinde à realidade criada para o mundo.

4:26 AM  
Blogger Rafaella said...

Olá Tico, tudo bem? Sou Rafaella Malucelli, jornalista de Curitiba que estava na coletiva de imprensa da PUC-PR. A sua entrevista saiu na revista FreeX que sou editora e queria mandar alguns exemplares pra vc! Como faço? manda um endereço, por favor, no meu email: rafamalu@gmail.com com cópia para rafinha@revistafreex.com.br!!
Brigadão
beijos
rafa

5:18 AM  
Blogger LiLiTh* Eliane said...

Huuuummmm...

Se rendendo ao poder do Ibope?
Ou um tapa com luva de pelica para provar o quanto esse post é verdadeiro?

Acompanhando e deveras curiosa para o próximo capítulo e ver onde o barco vai parar!

6:49 AM  
Blogger edilza said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:35 AM  
Blogger ** Renata Ferri ** said...

Sou publicitária e sei muito bem qual o modo utilizado para dar IBOPE........
Como queria poder me expressar quanto ao post erótico e a foto nu...mas é melhor ficar quietinha! rsrsrs

Bêjo0s,
Rê!

Te amo MEU SANTO FORTE!!!

9:24 AM  
Blogger Cristal said...

Oi Tico,
Acabei de ler os comentários,e concordando com a idéia que a GABI e a CARLA passaram sobre o poder da demanda, lembrei da entrevista que li meses atrás, de um escritor de novelas da Globo, cujo nome não me lembro nesse momento, onde o mesmo dizia que teve que alterar o curso da trama que estava escrevendo porque o público estava manifestando descontentamento. Além de perceber esse descontentamento através dos picos de audiência que eles costumam medir, ele estava recebendo um record de cartas e emails do público.
Esse escritor se mostrava surpreso e até assustado com a mudança comportamental do povo brasileiro.
Quando o normal sempre foi as pessoas torcerem pelos casais românticos, pelas pessoas honestas e "boazinhas", o que estava acontecendo era o oposto. A torcida estava a favor daqueles que aos olhos do público são os "espertos", que antes eram chamados de "desonestos". Outro caso que ele citou é sobre os filmes de violência que ocuparam o primeiro lugar, que antes pertencia as histórias de amor, comédias, etc.
Eu não sei exatamente o que está acontecendo com as pessoas, mas também concordo que a única maneira de mudarmos esse quadro é tentarmos mostrar, começando pela nossa própria casa, o que consideramos ser o mais importante.

Então... caímos sempre na mesma frase: "pra mudar o mundo, é preciso mudar as pessoas..." e aí voltamos para a importância da educação...

Um abraço...

10:13 AM  
Blogger Rosane Silva said...

o QUE FAREMOS?
Tenho a consciencia de que por mais que eu tente nunca virei me livrar completamente da influência, ou seja, o que vc falou na frase "Mas descobrir de onde vem os moldes que seguimos pode ser um bom exercício de vida" faz pleno sentido para mim. Já tento fazer isso a muito tempo e recentemente vasculho o quesito religião..que por sinal já tomou grande parte da mídia não é...

E pô..."Você está tão bonito..."???? Não combina com o texto. Deveria ser algo do tipo:" Você faz tão gostoso" aí sim vc responderia "eu sei" e depois dava aquela finalização "sem responder nada"...

Olha eu me metendo na sua imaginação..rsrsr

Bjos

10:49 AM  
Blogger Junior São Gonçalo said...

Alô, Alô...Atenção!

Curso INTENSIVO grátis com técnicas para aumentar ibope com os maiores apresentadores da TV Brasileira:

JOÃO KLEBER(hilário);

RATINHO(culto);

CLODOVIL(machista);

VAGNER MONTES(escraaaaxa minha "puliçada")

e FAUSTO SILVA(pessoa bastante reservada)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Durante os intervalos, FLASHS DO BBB!!!

IMPERDÍVEL! VC NÃO PODE PERDER! ÚLTIMAS VAGAS!

Plim Plim!

(**risos**)

Abs!

11:29 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Veja...

11:46 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Como...

11:47 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

é fácil...

11:47 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Manipular...

11:48 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

A..

11:48 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Audiência...

11:48 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Com...

11:48 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Um...

11:49 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Pouco...

11:49 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Mais...

11:49 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

De...

11:50 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Cuidado...

11:50 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

poderia...

11:50 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

ocultar...

11:50 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

o ...

11:51 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

Criador...

11:51 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

De...

11:51 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

cada...

11:51 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

sílaba...

11:52 AM  
Blogger Cristal said...

Sabe Tico, depois que eu terminei o meu comentário aí de cima, eu me dei conta do absurdo que são as coisas. Se existem tantas pessoas assim, que se importam com o destino ou a vida de um personagem de novela, ao ponto de dispor do seu tempo para escrever uma carta ou um email para o escritor, tu já imaginou se essas mesmas pessoas se importassem da mesma forma com o seu PRÓPRIO DESTINO, e escrevessem para políticos, revistas, jornais???

Abraço...

11:52 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

para ...

11:52 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

atingir...

11:52 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

um...

11:52 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

objetivo...

11:53 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

e...

11:53 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

quando...

11:53 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

uma...

11:53 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

farsa...

11:53 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

é...

11:54 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

criada...

11:54 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

por...

11:54 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

profissionais...

11:54 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

que...

11:55 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

de...

11:55 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

alguma...

11:56 AM  
Blogger ** Renata Ferri ** said...

...

11:56 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

maneira...

11:56 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

tem...

11:57 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

a ...

11:57 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

confiança...

11:57 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

cega...

11:57 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

de...

11:57 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

um...

11:58 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

povo...

11:58 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

que...

11:58 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

não...

11:58 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

é...

11:59 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

estimulado...

11:59 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

a...

11:59 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

desenvolver...

11:59 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

seu...

11:59 AM  
Blogger Clube da Insônia said...

senso...

12:00 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

crítico...

12:00 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

e...

12:00 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

o...

12:00 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

questionamento...

12:01 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

Torna-se...

12:02 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

TUDO...

12:02 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

Muito...

12:02 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

mais...

12:02 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

fácil...

12:03 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

afinal...

12:03 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

de...

12:03 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

contas...

12:04 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

tem...

12:04 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

coisas...

12:04 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

que...

12:04 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

ficam...

12:04 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

tão...

12:05 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

na...

12:06 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

cara...

12:06 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

como...

12:06 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

essa...

12:06 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

Manipulação...

12:06 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

fajuta...

12:07 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

que...

12:07 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

desenvolvi...

12:07 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

para...

12:07 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

aumentar...

12:08 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

o...

12:08 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

número...

12:08 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

de...

12:09 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

comentários...

12:09 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

Aposto...

12:10 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

que...

12:10 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

você...

12:11 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

olhou...

12:11 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

para ...

12:11 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

comentários...

12:12 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

e...

12:12 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

ficou....

12:12 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

curioso...

12:13 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

Parabéns...

12:13 PM  
Blogger Cristal said...

Puxa... essa eu tenho que tirar o meu chapéu pra ti.

Então... seria aquela outra forma de entrar dinheiro numa Empresa, nesse caso, as Emissoras de Rádio e TV. É mais ou menos como o Junior mencionou no comentário dele, estamos no primeiro mês do ano, e tal veículo já está sendo anunciado como o melhor do ano.
Essa também ficou muito na cara, mas tem casos que nem percebemos.
Tu tens razão, isso também acontece.

Então... olhos abertos e antenas do bom senso ligadas, sempre.

Mais abraços...

12:15 PM  
Blogger edilza said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:19 PM  
Blogger Clube da Insônia said...

Isso serve também para premiações e outras coisas do Gênero, quando um meio de comunicação forte quer, ele constroe ou destroe um MITO.

Atentos estamos nós aqui.

12:28 PM  
Blogger manuh said...

Parabéns, despertou sim minha curiosidade, e me vi assustada ao mesmo tempo, boa estratégia!
Como de costume, os textos eróticos devem render muitos comentários, e vejo que voltou à eles. Adoro o espaço por saber que ainda existem mentes conscientes nesse país, e assim como eu, concordam com você, e juntos geramos discussões saudáveis, abordando vários assuntos merecidamente discursíveis, mas, como já havia dito antes, os textos que arremetem tal tipo de discussão, interessam apenas aos realmente interessados,por isso estamos nós aqui, exercitando nossas mentes. Ah tanto pra se falar, sobre a comunicação, o IBOPE e as influências gerais, que faço das suas, minhas palavras. E ressalto sobre a menina que comentou em cima, que não concordamos com você porque você é Tico Santa Cruz, não. Se concordamos é porque as opiniões se identificam ou não. Acredito que este, não seja um espaço para vangloriar Tico Santa Cruz, concordando com tudo que diz, e torná-lo um "santo", um "deus", e sim para obter formadores de opiniões, e evitar que continuemos com essa sociedade influenciada e hipócrita.

Grande beijo.

12:52 PM  
Blogger ** Renata Ferri ** said...

Exatamente, ele constrói ou destrói...sem nenhum esforço! Assim como nos mantém preso a eles.
Bêjo0s querido!!!

1:06 PM  
Blogger Lulu said...

realmente, quando olhei a quantidade de comentários achei fora da média que sempre tem por aqui! bravo!

De um modo ou de outro todos nós somos influenciados pelo sistema, não há como fugir ou fingir que não...


-tá começando chaves, vou assistir!

1:08 PM  
Blogger Khalee Duranki said...

mas que blog cada vez mais original..ainda não li esse post inteiro pq to na estrada..mas foi engraçado ler seu ps e logo abaixo 130 comentários rs..
tá, uma parte deles seus mas mesmo assim..

tô em manaus..vim conhecer a terra do meu papai =)

maneiro estar tão perto da amazônia..

beijos, moço!!

1:17 PM  
Blogger Borboleta Bia said...

Está sendo fantástico este exercício. Confesso que fiquei feliz quando vi 130 comments. Achei encontraria muitas pessoas interessadas em aprofundar essa discussão.

Mas está esquentando...

Gabi

1:29 PM  
Blogger Kari said...

É por essas e outras que eu te admiro, sabia????

Tá pegando a malícia, né moçinho????

É sim! Quando um meio de comunicação decide, ele pode destruir ou levantar o que ele quiser.
E isso me fez lembrar de um documantário...
E falando nisso, já assistisse "Muito além do Cidadão Kane"? É um documentário proibido no Brasil, produzido pelo Chanel 4, mas dizem que é da BBC de Londres. É muito interessante e fala sobre a manipulação da Globo no Brasil. SObre o poder que essa emissora tem sobre a vida da população brasileira. É muito interessante mesmo. Recomendo.
Ah! É só baixar na net!!!

Beijão

1:32 PM  
Blogger Carla Aguiar said...

A mídia realmente é capaz de manipular qualquer coisa.
Não é à toa que é chamada de "quarto poder".
Mas insisto em dizer que ela não é a grande vilã sozinha.
Somos facilmente manipuláveis. Se não ficarmos atentos, acabamos "caindo" mesmo.
A culpa é de quem (ou de que) afinal?

3:30 PM  
Blogger Danny Souza said...

LEMBROU-ME " O SHOW DE TRUMAN " OU O " CIDADE DAS SOMBRAS "...
OBSERVADOS
ANALISADOS
E
MANIPULADOS...

BJSS

DANNY

3:57 PM  
Blogger Daniel Barros said...

[Surpresa]

Essa é a palavra!

Isso aqui ta bem 'animado'!

Abraços!

8:11 PM  
Blogger Lucky Luciano said...

Eu crescí vivenciando o atraso cultural e tecnologico do Brasil. Hoje trinta anos depois temos as informações em tempo real e as coisas são simultâneas...mas o atraso cultural continua e a falta de recursos ainda gera votos num país que cria o problema prá lucrar com a solução.
Valeu!!!

10:14 AM  
Blogger fellipe campos fernandes said...

Os telespectadores são as marionetes da mídia. Se deixam influenciar por BBBs, novelas, carnavais... tendo como o princípio a modinhha que está na tv. Essa forma de agir, as vezes pode se tornar algo hediondo. O Ibope, altera muito nas decisões de algumas pessoas, chegando no acaso de até trocar seu candidato, por que passou na tv, que o Ibope de tal candidato tava acima do seu . Assim influenciando na decisão do povo, que se deixam levar facilmente por tais questões requisitadas no debate. Protagonizando esses governos ilícitos anos e anos. Falta cultura e informação nas telinhas de sua televisão de plasma.

Surpreendente recorde de comments. Já passou de 100. A audiência só está aumentando. Rumo as 200 comments. A sua ideologia está dando certo.

Abraço parceiro.

11:16 AM  
Blogger Monica said...

Adoro os debates sem soluçoes que você lança, realmente funciona, o seu Ibope cada vez mais alto, sua inteligencia realmente nos faz rir, como você brinca com palavras e faz todos cairem na dança, continuo aqui ouvindo, assistindo, tenho minha opiniao e acho que realmente a soluçao seria um sonho, quasi impossivel, grandes inspiraçoes, curto pra caramba, minha opiniao : te admiro !!!

1:49 PM  
Blogger Tati said...

A mídia exerce sobre nós um poder fascinante, no entanto, muito perigoso, nos cerca e ataca por todos os lados , age no desejo e sobretudo, no nosso inconsciente.Enfim, captura nossa vontade para que consumamos uma nova identidade , falsa.

(...)“Uma coisa é certa, o teatro só tem graça porque existem coisas acontecendo por trás das cortinas, nos bastidores. Não é conveniente expor o mistério.Dessa maneira o relatório concluí: o caminho é o do meio.Ãh?

Daí eu me pergunto : No caminho do MEIO , o qual damos o nome de mensagem, existe a verdade por trás da mentira ou a mentira por trás da verdade? Porque ambos são manipuláveis.

Como você mesmo disse, temos que descobrir de onde vêm os moldes que seguimos, ter discernimento suficiente para nos libertar dessa corrente que nos leva a lugar nenhum e por fim decidir por conta própria o que é bom ou ruim para nós mesmos.

quanto a pergunta :“Como estou atuando agora.
Isso é uma pergunta onde faltou o ponto de interrogação?”
-Acho que sim. Não dizem que a vida é um teatro? Pois então. Atuar é agir . Estamos todos atuando. Muitas vezes, por hábito ou conveniência , utilizamos “máscaras” para encenar os vários “personagens” que vivem dentro de nós. Agora se são retratos fiéis da verdade, ai é outra história...

ps1.:esse seu depto de consultoria de mkt mostrou eficiência e está de parabéns,merece aumento.( de trabalho*rs )

ps2.: E Junior, se nesse curso intensivão grátis, precisarem de um 'bom'marketeiro manda chamar o Milton Neves *rs

:)
beijos!

7:08 PM  
Blogger Borboleta Bia said...

A educação, a busca pelo conhecimento só tem sentido enquanto constituir a consciência crítica da realidade. Podemos fazer parte do MEIO, mas não se deixar consumir por ele. Tati, como o Tico comentou acima, somos seres influenciáveis, o que de certa forma nos torna seres “frágeis” quanto o que nos é apresentado como verdade. Nos resta então questionar o que nos é oferecido para que não sejamos transformados em objeto.

Gabi

6:20 PM  
Blogger the tonautas said...

E tudo isso por causa de um novo corte de cabelo.

Chaos estava certo...

4:55 AM  
Blogger Daniel said...

Caro Tico,

Bom, já devo estar parecendo um disco arranhado mas, fazer o que, mais uma vez, só vislumbro uma saída: investimento e reforma da educação, tornando-o mais interessante e buscando a criação de um verdadeiro senso-crítico nos jovens estudantes.

Agora, falando de mídia e informação, já é milenar a discussão sobre verdade e conhecimento.

Muitos são os filósofos que dedicam boa parte de sua vida a discussão do tema 'ideologia', buscando uma forma de captarmos a realidade que nos cerca de uma forma mais transparente, sem distorções.

Bom, o problema é que a questão é complexo, sobretudo após a descoberta, por aqueles que detêm ou desejam ter poder, da eficiência manipulatória dos modernos meios de comunicação.

Nada mais eficiente para tornar um indivíduo passivo e resignado com a realidade que o cerca do que educá-lo mal, metê-lo num emprego de 40h semanais e disponibilizar, sempre que possível, uma telinha de tv para ver depois de um dia estafante de trabalho.

Ah, e não devemos esquecer as religiões, que metém na coitada da cabeça do indivíduo que tudo que é bom é obra de Deus, tudo que é ruim é culpa do 'demo' e que tudo um dia vai se resolver, pois Deus é Fiel, tudo me fortalece, blá blá blá... E o homem nisso tudo? E o tempo de estudo trocado por umas sessões de descarrego? E o voto no bispo/ padre ladrão? Nada disso é culpa do homem... A eleição do padre/pastor é obra de Deus e sua prisão é culpa do capeta! HaHaHa!!!

Um abraço a todos! Viva o rock n' roll consciente!

7:06 AM  

Postar um comentário

<< Home