domingo, agosto 19, 2007

CANSOU ?





A semana que passou foi extremamente importante para o Voluntários da Pátria. Estivemos em Salvador, Bahia. Berço de muitos movimentos culturais importantes, cidade de uma grande diversidade de estilos e naturezas diferentes.
Chegamos na madrugada de segunda feira.
Além de mim o grupo desta vez estava formado por:
- Igor Cotrim
- Betina Kopp
- Glad Azevedo

- Pedro Poeta
- Edu Planchet
- Tavinho Paes
- Melina

Conseguimos antecipar nossa ida o que nos rendeu um terreno grande a ser explorado. Inicialmente fomos convidados para fazer o circuito em duas universidades, UCSAL e UNIVERSO, mas por conta de novos aliados inserimos ainda no roteiro, FTC e Jorge Amado.

Primeiro dia.
FTC.
19 horas
.
Evento na praça de alimentação da Faculdade. Não chegou a ser divulgado por ter sido incluído em cima da hora. Pegamos os alunos de surpresa e tivemos uma noite especial. Abrimos com o pé direito e com a participação de diversos universitários que discutiram questões importantes, incluindo a influência política de Antônio Carlos Magalhães e o futuro do "coronelismo" no estado.
Por se tratar de uma performance social, as pessoas a princípio ficam um pouco desconfiadas e essa é uma parte recorrente a todos os 4 dias de evento, no entanto, após o desenvolvimento da proposta e com belas colocações de nossos artistas, a bola de neve vai se tornando cada vez maior até que o tempo fica em segundo plano e a poesia, a música e as reflexões em conjunto vão ganhando força. Nosso tema principal foi :
O QUE É ÉTICA?

Você saberia responder?

Segundo dia.
Faculdades Jorge Amado.
Aconteceu também na praça de alimentação. Sem roteiro e sem direção, iniciamos com música e seguimos com Tavinho, Igor, Betina e Pedro, mandando ver na poesia. Glad Azevedo, tocou Caetano, João Do Vale, Cazuza. Toquei músicas inéditas e alguns sons do Detonautas. Edu Planchet deu seu toque mágico e psicodélico levando o público ao delírio com suas canções que misturam poderosos refrões e textos inspiradíssimos. Praticamente um momento primitivo e tribal, com direito a dança da serpente e do FOGO. Foi sensacional. Vários alunos participaram, recitando versos e cantando canções como "Por Enquanto" de RENATO RUSSO. Tivemos participações também relacionadas a questão da Ética. Tratamos da HIPOCRISIA em relação as DROGAS e propusemos um debate honesto sobre o assunto, surgiu na pauta ainda IMPUNIDADE, CORRUPÇÃO e o papel dos estudantes na mudança do país.
Mais um dia a ser comemorado e celebrado com sucesso.

Terceiro dia.
20 Horas.
Universo.
De todos o que teve o ambiente mais formal. Com direito a camarim e outros mimos, muito bem vindos por sinal. Nosso aliado, amigo e agitador cultural João Luiz saiu do Rio de janeiro para participar e prestigiar o circuito no Campus de sua faculdade em Salvador. Falou sobre o Corujão da poesia que acontece toda terça feira no Leblon e ressaltou a importância do movimento estar ganhando proporções nacionais. Exaltou poetas locais e convidou Jota Veloso da família Veloso a participar com canções belíssimas gravadas por nomes importantes da MPB. De cara o público já se manifestou com um aluno recitando um poema de Manuel Bandeira e quando a porta se abre, vem um vendaval de coisas boas para enriquecer ainda mais o evento. Dois meninos de uma comunidade carente apareceram e deram uma lição de cidadania.
Cantaram músicas próprias e falam da importância de relacionamento entre pais e filhos. Emocionaram a platéia que aplaudiu de pé. Conversamos ainda sobre o PARADIGMA que permanece intacto em nossas relações sociais, voltamos a bater na tecla da Ética e no fim fizemos uma grande roda de abraços para celebrar tudo de divino que nos acontecera naquele lugar.
Foi a primeira e ÚNICA faculdade que teve a participação de professores. O escritor e professor de Literatura, Marcos Vinícius Rodrigues, leu versos de sua autoria e brindou a todos com belos significados.

Quarto Dia.
UCSAL.
19 horas.
Sem dúvida o que mais nos causou ansiedade. Foi o CUCA da faculdade quem organizou e nos convidou primeiro para esta aventura na Bahia. Colocaram-nos num grande ginásio e fizeram uma divulgação interessante dentro do Campus da Federação.
A UCSAL é uma faculdade Católica e importante da região, o que nos levou a crer que seria o lugar onde encontraríamos um caldeirão de influências e assuntos novos. Estrutura de som muito boa embora tenhamos encontrado uma acústica desfavorável. Tudo parecia estar pronto para fecharmos o Circuito com chave de ouro. Mas adversidades acontecem e é bom que aconteçam para que possamos lidar com novas experiências.

Sem dúvida nenhuma foi o local que tivemos a maior dificuldade para obter atenção dos alunos. Muitos apareceram lá por curiosidade talvez ou pensando que seria uma festa e deram um show de falta de educação. É claro que a medida que o evento foi acontecendo o público foi sendo filtrado. Muitos alunos da Rede Pública compareceram e participaram conosco. O mais estranho era perceber que diante da possibilidade que tínhamos de interagir com os estudantes, boa parte deles parecia estar mais interessada em matar aula e passar o tempo do que se expressar
de forma construtiva. Contamos com a participação de um grupo de poetas locais e é claro com ALUNOS que estavam lá para desenvolver o propósito da iniciativa. Num determinado momento um grupo de calouros entrou amarrado e puxado por "veteranos" que participavam do TROTE da faculdade. Tentaram em vão invadir o palco, desistiram e foram brincar em outro lugar. Depois da turbulência conseguimos identificar as pessoas que estavam dispostas a colaborar com o evento e dai pra frente fluiu tudo muito bem. Foi onde sem dúvida tivemos a maior participação do público que subiu para cantar e recitar poemas, embora o ambiente estivesse caótico, foi um evento divertido e muito bem aproveitado, onde enfrentamos pela primeira vez a indiferença de muitos e a atuação de muitos outros. Diferente de tudo que fizemos até o momento. Elogios e críticas equilibradas.

Saldo total :

Quatro dias intensos de troca de conhecimento, debates, música, arte e cultura em geral. Participação do Voluntários em vários programas de TV e Rádio.
Pedido aos alunos das faculdades participantes doações de livros para que até o fim do ano possamos nos organizar para criar bibliotecas em áreas carentes, presídios, carceragens e orfanatos da cidade.
Intenção do Jornal A TARDE de promover junto com o Voluntários da Pátria uma GINCANA CULTURAL entre as universidades e escolas da região para que possamos estimular a doação e a criação desses espaços de leitura.


Contamos com a Participação de Aline Rosa da banda Cheiro de Amor e com a parceria de nossa querida Érica Saraiva, apresentadora de TV e Radialista que nos ofereceu apóio para conseguirmos estadia e alimentação e transporte, além de ter acompanhado e divulgado nosso trabalho na imprensa.
As passagens ficaram por conta da UCSAL.
A Universo nos ofereceu um maravilhoso Jantar.



Contratempos:

Nosso amigo Pedro Poeta que teria sua passagem de volta de ônibus bancada pela UCSAL, acabou ficando na pista. Tentou encontrar os responsáveis pelo acordo, mas não conseguiu.
Os dois primeiros dias não conseguimos apoio para as refeições noturnas **risos**.
Algumas faculdades confundiram as bolas na hora de divulgar o projeto e colocaram o nome do Detonautas, que não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o Voluntários.
( Mas dá pra entender ).

Agradecimentos:

Agradecemos a todos que participaram, as Tvs, Rádios e Jornais que cederam espaços para a divulgação do projeto. As Faculdades, alunos e interessados que participaram conosco destes dias mágicos. A todos os artistas que deram o ar da graça e enriqueceram ainda mais o circuito.
Obrigado ao Hotel Sol Bahia.
Restaurante Sal e Brasa.
Zezel Transportes e a nosso querido piloto Clóvis, que aturou nossas viagens verborrágicas.



SEGUIMOS AMIGOS.
Se cada um fizer a sua parte, podemos construir um Brasil melhor !!!


CANSOU ?


Então paremos de teorias e vamos partir para a prática.
O Brasil é uma democracia e todos temos o DEVER DE EXERCER A CIDADANIA.


RICOS , CLASSE MÉDIA E POBRES.
Porém, meditar não é o suficiente neste momento.
Se miséria e analfabetismo fossem contagiosos,
não teríamos tolerado tanto tempo.
Aviso aos navegantes :
NOSSOS PROTESTOS NÃO TEM ÁREA VIP !!!!!!!!
QUEM QUISER PARTICIPAR QUE JUNTE-SE AO POVO.


Propostas de mudanças ?


- FIM DO FORO PRIVILEGIADO.
- FIM DO VOTO SECRETO NO CONGRESSO NACIONAL.
- FIM DO VOTO OBRIGATÓRIO.
- QUE TODOS OS POLÍTICOS E SEUS FAMILIARES DE PRIMEIRO GRAU SEJAM OBRIGADOS A USAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS.
ESCOLAS, HOSPITAIS, TRANSPORTES e todos os outros que são oferecidos aos cidadãos comuns.


- EDUCAÇÃO POR UM PAÍS MAIS JUSTO.


Abs


Tico Sta Cruz






30 Comments:

Blogger Khalee Duranki said...

Não dá pra cansar...assim como não dá pra cansar de viver, Tico. Seguimos em frente lutando conscientemente pelo que acreditamos ser o melhor pra gente, individualmente e coletivamente.

Acabou o tempo de só pensarmos por partes, eu + minha família + sociedade...não é assim e nunca foi.

Cada ação nossa gera um efeito, uma reação.

Uma ação positiva vai naturalmente gerar outra igual.

A iniciativa que você teve de criar os Voluntários é mais uma maneira de ajudar realmente a melhorar as coisas nesse país e nesse planeta.

Sou testemunha e partícipe da energia LINDA que formamos nos eventos. Das vitórias de quem vai só pra assistir e consegue se vencer, superar a vergonha e o medo e subir no palco pra falar no microfone, pras pessoas, o que sente/pensa.

Minha memória mais recente é do circuito do Barra Garden, talvez tenha sido o mais lindo que eu já fui...mas não gosto de ficar comparando.

Foi demais a gente debaixo daquela chuva toda só falando poesias, cantando, felizes demais, unidos, NA MESMA SINTONIA E ENERGIA.

Não tem preço.

Como sempre digo, vamos em frente, a estrada continua, tamos assistindo o amanhecer de um novo ser humano...aos poucos...ele chega..


beijos!!!!!!!!!!!

10:40 PM  
Blogger Lary Lacerda said...

é... pelo visto a semana rendeu bons frutos!!!

Espero ve-los logo aki em São Paulo.

Não só eu, como muita gente...

Gostei do texto do arremesso, vc como sempre nos levando a pensar sobre coisas que estão escondidas dentro de nós...

AGIR é uma delas.

Beijos

Lary

10:44 PM  
Blogger Descortinar - Blog de Prosa e Poesia said...

Como viver em sociedade, como me comportar diante do próximo, como encarar as corrupções e as imoralidades politicas, ética é isso é saber se comportar diante de determinadas situações, é a ética que nos faz viver bem em sociedade, é a ética que nos ensina a lidar com certas situações.
Viver a ética é viver em paz consigo e com o mundo, é saber administrar situações, pensamentos e até mesmo relacionamentos.
Embora muitos acreditem que viver a ética é algo totalmente desnecessário e que nos faz apenas submissos de um mundo onde não se pode fazer realmente o que se quer, acredito que viver a ética é acima de tudo ser humano e só não vive ela que está a parte das maldades feitas com a humanidade em sí.
Espero que a minha definição pessoal sobre ética esteja clara.
Ética foi uma das questões que gostei muito de discutir com meu professor de sociologia e achei de fato muito interessante assim como moral.
Acredito que esse amor a comunidade é algo que nasce conosco, essa vontade de fazer o bem, de fazer as pessoas compreender o quanto é importante seguir as normas para se viver em sociedade e que a base de é o conhecimento, e que o conhecimento enriquece a alma do homem e o faz se entregar a caminhos que de fato são muito mais agradaveis.
Parabéns, e força ai pra você com seu projeto.

2:12 AM  
Blogger Descortinar - Blog de Prosa e Poesia said...

Já ia esquecendo de comentar a atitude dos estudantes que agiram com tamanha falta de educação diante de um projeto tão bonito e grandioso.
Me sinto envergonhada ao ver que futuros profissionais, que personagens principais do sistema de educação que são os Estudantes podem tomar atitudes tão infantis diante de projetos sociais de tamanha importância não só para o local mas para o mundo.
Espero que um dia essas pessoas possam se concientizar e descobir que o mundo precisa muito mais do que momentos de algazzara, o mundo precisa de respeito e eduação.
E que comemorar e festejar é algo que não é restrita, que de fato é muito bom mas quando essa comemoração seja feita em local adequado e não em um local que não estava destinado a essa atitude.
Mas é isso ai...
Paz a todos

2:21 AM  
Blogger Ivani said...

Ticooo....

ESPERO Q VCS TENHAM GOSTADO DA MINHA TERRINHA MARAVILHOSA =D

realmente, foi mto bom!!!
sou aluna da Jorge Amado, e adorei fkar BEM pertinho d vcs, tinha momentos q Igor sentava com a gente no chão e tal!!
+ tb estive na UCSAL...e foram realmemte mal educados =\
na minha opinião a distancia entre o palco e a galera tb contribuiu e msm assim n justifica
Enfim...valew a pena para quem estava interessado em participar e ouvir vcs, encontrei varias pessoas q foram mais d uma vez como eu!!!

d vcs restaram ftos e lembranças maravilhosas das rodinhas e abraços gratuitos...kkkkk!!!

voltem msm ok
queremos acompanhar vcs novamente na entrega dos livros!

bjocas

4:43 AM  
Blogger Carla Aguiar said...

Li algumas matérias por aí e recebi comentários super positivos sobre esses quatro dias.
Adorei saber que a Rosa também participou! =)
Fico muito feliz em saber que vocês estão conseguindo chegar cada vez mais longe!
E enquanto não consigo participar, sigo fazendo aqui o que está ao meu alcance! ;)

Boa semana, querido!
Beijo grande!!!

5:49 AM  
Blogger Danny Souza said...

O MOVIMENTO VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA CONTAGIA..ALÇA VÔOS ESTENDO SUAS ASAS NOS MAIS DIVERSOS RECANTOS...ESPALHANDO..UNINDO AGREGANDO..
EXPERIÊNCIA ÙNICA DE TROCA DE IDÉIAS, REFLEXÕES, DE EXPANSÃO E DE CONHECIMENTO.
QUE AS SEMENTES ESPALHADAS NÃO MORRAM..FRUTIFIQUEM..QUE AS ÁRVORES QUE DESSAS SEMENTES SAIAM FINQUEM SUAS RAÍZES CADA VEZ MAIS FORTES NO CORAÇÃO DE CADA UM DE NÓS..E QUE CADA GALHO POSSA TRAZER TODOS PARA O SEIO DA MÃE ARTE...ARTE...ORIGEM E BERÇO DE TODAS AS MANIFESTAÇÕES E REALIZAÇÕES POPULARES...ARTE..QUE NOS ABRAÇA TODO DIA..MESMO SEM NOTARMOS...

VIDA LONGA AOS VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA !

COM AMOR
SEMPRE
DANNY

6:20 AM  
Blogger Kari said...

Já vi que a ida á Bahia foi maravilhosa.
Eu ainda espero que vocês venham pra o Recife. Vou ver se falo lá na facul.

Mais uma vez, parabéns aos Voluntários pelo belíssimo trabalho que vocês estão fazendo!

Beijo
Kari

7:34 AM  
Blogger Marcos Seiter said...

Olá, irmão!

Bah, fico pensando, fico sonhando com um Voluntários da pátria no Rio Grande do Sul.

Estou ai. Fico feliz por saber que este sonho possa se tornar realidade.

Aguardo vocês!

Para ler Érico Veríssimo, Mário Quintana e cantando músicas de artistas citados neste post e enfim o que há de melhor num evento puro de amor e ação.

ISSO É O AMOR!

aBS!

Marcos Ster
Abs

9:36 AM  
Blogger Rosane Silva said...

Vou falar a verdade para você. Eu desejo muito ser mais ativa nesse projeto ou até quem sabe desenvolver um próprio. Quero aproveitar esses encontros com pessoas interessantes para fortalecer minhas idéias, tirar minhas próprias conclusões.
Num show desses aí eu te agradeci por tudo que você é como homem e por compartilhar suas idéias conosco, e quero resaltar que você é uma grande influência e que através de você muitos com talentos escondidos vão aflorar.
Talvez eu não tenha desenvoltura teatral para fazer um trabalho identico ao do grupo que se formou, mas se ha algo de bom para oferecer em mim eu farei de tudo para colocar em prática.
Tenho que aprender a lidar com as situações novas da minha vida e com a garga de conhecimento que recebo todos os dias. Ser mãe, mulher, trabalhadora, estudante etc etc é complicado para uma mulher de 21 anos... mas sei que não é impossível ser mais que isso!
Um grande bjo e aguardo estar com vcs o mais breve possível!

10:46 AM  
Blogger Naty Ansbach said...

Linda foto. Adorei!
Já sinto até falta das manifestações...
Saudades do corujão da Poesia tb..

rsrs
Beijos

1:01 PM  
Blogger ** Renata Ferri ** said...

Aposto que foi ótimo esse tempinho na Bahia.
Bem cansar..! De que?
Ética!??? Não precisamos explicá-la e sim praticá-la.
Não vamos parar com nosso protestos, devemos fazer a nossa parte SEMPRE!
E seguimos em frente.!
Bêjo0s,
Rê!
Te amo MEU SANTO FORTE!

1:26 PM  
Blogger Unknown said...

Sensacional !! Estive na Universo e UCSAL, após o dia da Universo convidei várias pessoas para ir na UCSAL (seria o último dia), mas foi decepcionante ver que as pessoas não davam importância... mas isso não é motivo para fraqueza, e sim de força para continuar a luta !!
Agora que descobri o blog vou sempre acompanhar os passos de vocês, e ajudar no que puder !

uma abraço baiano !

2:23 PM  
Blogger Unknown said...

Lindo a unão do universo, quando as coisas são do bem....
Parabéns voluntarios da pátria...


Preciso de algumas informações sobre o movimento pois tenho um aqui na minha cidade com o mesmo objeito, se algum poder me ajudar...
auiriau@yahoo.com.br


paz e amor

3:57 PM  
Blogger Unknown said...

Meu querido Tico,

Nesses 4 dias q aconteceu o Voluntários da Pátria aqui em Salvador, só pude ter ido ao último dia q foi na Católica, mas valeu a pena conhecer o projeto, o qual tinha muito interesse em ver de perto, pois percebi pelos vídeos feitos em outros lugares ser bastante interessante e ser de uma grande importância para nós, jovens, q muitos se encontram desacreditados, mas participando do projeto, acredito q muitos mudaram um pouco seu modo de pensar...e o legal de tudo é q as pessoas são livres para fazer o quiserem, de recitar uma poesia, cantar, etc...show de bola essa iniciativa sua!...e falando do ocorrido na Católica, uma pena ter acontecido aquela falta de educação do povo, eu ficou com vergonha pelo q aconteceu, mas é isso mesmo, nem sempre as pessoas são educadas...mas no final deu tudo certo, como vc disse, só ficaram realmente os q tavam interessados...e a melhor parte foi o abraço grátis q aconteceu no final...e ainda bem q várias pessoas daqui tanta do rádio, tv, do meio artístico se interessaram em participar e apoiar como as minhas queridas Alinne Rosa e Érica Saraiva. Pode-se se dizer q teve muitos pontos positivos a se somar do q negativos.

Siga sempre em frente com esse projeto maravilhoso!! Volte sempre com o Voluntários da Pátria, q estarei sempre presente, e senão pode estar lá participando, de alguma forma estarei sempre ajudando vcs.

Peace and Love!

Bjos no coração,
Lu D'Oliveira
;)

___________________POSITIVE VIBRATIONS!

4:18 PM  
Blogger Sôninha said...

Fala mano,

Eu estava lá na Jorge Amado, e adorei o grupo e conhecer voce e voces brasileiros que tambem pensam como eu e agem como eu, conte e contem comigo, um me ga abraço Tico, se cuida
beijos
Sonia

A unica q te deu um abraço e nao tirou foto c vc, lembra acho q fui a ultima tambem a faze isso na Jorge Amado

Beijao

4:20 PM  
Blogger Simplesmente Paris said...

Oi Tico
Apenas duas coisas que gostaria de dizer:
Parabens por coragem que e vontade que esta mostrando a muitos
e
Força , não desista , porque o que esta fazendo esta abrindo o caminho para coisas muito grandes, tenho certeza...
Continua Por favor!!!!!!
Que voces continuem tendo inspiraçao e vontade para mostrar o caminho

Beijos a todos e
Valeu!!!!!

Monica

4:27 PM  
Blogger borboleta. said...

não!

:)

4:49 PM  
Blogger *Carol Carolina* said...

qdo eu começo a cansar de ficar cansada , eu entro aqui e vc me reanima!

força.
confio em vc.
bjo enorme de saudade

6:01 PM  
Blogger Jeniffer Santos said...

Uma noite muito especial,uma noite de conscientização,de liberdade de expressão,uma noite para tentar fazer as mentes dos jovens acordarem para a realidade do Brasil e se movimentarem....Essa foi a noite que tive com os Voluntários da Pátria,aqui em Salvador.

OBR TICO E VOLUNTÁRIOS!

beijos e abraços!

6:02 PM  
Blogger Suelen said...

Querido, que bom que as apresentações do Voluntários tenham sido um sucesso. Infelizmente algumas pessoas continuam apenas flutuando neste mundo, como é o caso desses jovens que vc citou, fico triste... pq eles não tem a noção do que perderam.

É impossível se cansar... quando estas situações nos afetam frontalmente... tb concordo que meditar não é a melhor escolha, temos é que agir!!!

Continuo tentando, insistindo...

Bjocas, te amo!!!

7:33 PM  
Blogger Junior São Gonçalo said...

MARAVILHA!!!

Um movimento simples, verdadeiro no seu objetivo...Repleto de Luz e muita Disposição...

VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA !!!

Fico muito feliz, de coração. Tenho um profundo sentimento por todos Vocês.
Luta, Amizade, Companheirismo e Amor!

SEMPRE!!!

Nunca cansaremos!
Temos energias para ir até o infinito...Movidos por sentimentos bons, energias positivas e muita luz!!!!

SEGUIMOS EM FRENTE!!!!

Grande Abraço Tico!!!

AMIZADE!

Junior

9:27 PM  
Blogger Paulo Mileno said...

Cansaço? Acabei de chegar... Sou jovem... Fora os contratempos(acontece)...
VIVA OS VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abração!!!
Paulo Mileno

7:13 AM  
Blogger Unknown said...

Nossa...que jornada Tico...mas deve ter sido de extremo êxtase neh...=]
E não podemos cansar...temos q seguir em frente sim...eles querem que desistamos...mas não vamos desistir nunca.
Quero ver sim os filhos dos políticos nas escolas públicas. Sou professora do Estado, e cada dia que passa mais triste e receosa fico com a Educação do País.
Não vim aqui chorar minha condição de educadora (quer dizer a falta de condição), você bem deve saber pelos noticiários as duras batalhas que estamos travando com o Poder Estadual.
Enfim, por esses e tantos outros motivos que vivo e sinto, que meus alunos vivem e sentem é que gostaria muito de ver o filho do Governador numa sala de aula de alguma escola pública.
Parabéns por todas iniciativas e por sempre tirar de nós o melhor.
Abçs.
Vanessa

4:15 PM  
Blogger Unknown said...

Oi Tico tudo bem?

Sou estudante da UCSAL, faço Direito e estou no 5º semestre. Estive presente no evento que ocorreu e fiquei muito chateada com a indiferença e falta de educação de muitos dos meus colegas. Quando entrei para a faculdade tinha orgulho de dizer que estudava lá, hoje já não tenho tanta certeza disso... A questão da Ética que tanto foi citada no dia e que tanto os nossos professores batem na mesma tecla nas salas de aula não foi praticada, e nem é, muitos deles não sabem nem o que ela significa. O trote do curso de Direito mostrou quem serão os futuros operadores jurídicos, não entendi porque eles entraram lá fazendo aquele anarquismo e ridicularizando os calouros. Assim como eles atrapalharam o evento, eles atrapalham as aulas, os professores, e fazem da universidade o palco da bagunça, sujando a imagem da Ucsal e de muitos dos seus bons alunos. Muitos alunos e professores não souberam o que aconteceu nesse dia, por isso estou disposta a escrever uma carta destinada aos meus "queridos colegas", para que pelo menos alguns deles caiam na real. Estamos precisando é de gente como vocês, VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA DE VERDADE, que deixam suas cidades, família, trabalho, e desbravam o Brasil tentando de alguma forma fazer brotar novamente a semente da esperança em nossos corações e mesmo com toda indiferença, seguem firme porque sabem que ainda existem pessoas decentes e que lutam por um País melhor.
Valeu a pena ter ficado com vocês até o final e ainda contar a dedo aqueles que sobraram junto comigo, eram tão poucos que coubemos todos em cima do palco, ainda com espaço para dançar hehe.

Eu gostaria que você me enviasse um trecho de alguma música sua que tenha haver com tudo isso que estamos vivendo para colocar na carta.

Que o projeto de vocês continue colhendo bons frutos, e eu vou manter contato com alguns colegas, vi que tem uma menina que fez uma comunidade no orkut para arrecadação de livros, vamos juntos nessa caminhada.
Se quiser ver como vai ficar a carta me manda algum e mail para te enviar ok?

No mais, é só. Abraços em todos os voluntários da Pátria que estiveram na Católica.

lumarfalcao@hotmail.com

Lumar Falcão.

8:28 PM  
Blogger Descortinar - Blog de Prosa e Poesia said...

Mudar o mundo de fato é algo muito dificil para um só ser humano, mas se cada um fizer a sua parte concerteza o mundo poderá ser mudado.

Adoro seu trabalho, de fato você é um grande poeta.
Espero sua presença em minha página pessoal. Ficaria honrada com sua presença.
Tá ai o site...
www.vaniacanto.blogspot.com

atenciosamente
Vânia do Canto

4:40 AM  
Blogger Kbeção said...

Olá Tico, passo aqui pra deixar um recado:

http://www.noticiaslinux.com.br/nl1187742824.html



encontro de software livre no Rio, conheça cara, os ideais, a cultura, o software, inclusão digital, espero que compareça ...

sou de SP se não pode crer que estaria ai

abraço

Slipkd

6:08 AM  
Blogger May S2 said...

Boa Noite à vocês Voluntários da Pátria,
Oi Tico!!Como vai?

Como já havia postado antes,estive presente no evento que ocorreu na UCSAL e fiquei super chateada com a falta de educação dos estudantes que esquecem que UNIVERSIDADE,é um luigar para o desenvolvimento crítico, é o local em que podemos debater e discutir sobre todos os assuntos; pois nós somos o futuro desse país, e devemos lutar por ele.


Nesse dia, percebemos como muitos nem têm noção do significado da palavra ÉTICA!!!!!
Eu tive que ir embora antes,por isso não presenciei o trote do curso de Direito,mas pelo que eu li,me deixou extremamente chocada,no entanto, sei que AINDA existe MUITAS pessoas como esses...E o pior,muitos só estão lá,na Universidade,porque os pais querem,ou por farra, ou porque é a necessidade do mercado;e sem falar nas escolhas das profissões.


Salvador,como muitas outras cidades; está SATURADA de faculdades, em cada esquina, com cursos como o de Direito.
É na UNIVERSIDADE que podemos nos reunir e discutir,como exemplo esse tema.A falta de investimento na Educação,e na falta de oportunidade de todos,em entrar numa Universidade, já que as públicas não têm vagas para todos, e nem todos possuem condições para pagar uma particular...
No entanto, as pessoas estão mais individualistas.Cada qual se preocupa com o seu,e assim a vida vai seguindo.


Antigamnete,na época dos meus avós e meus pais, a hora da janta, era um momento sagrado pois era o momento dos pais conversarem com seus pais,mas hoje em dia,tem pais que nem veêm seus filhos.Falta comunicação,é por isso que tantos jovens estão desorientados, e praticando tantos crimes.
Como podemos perceber, a partir de um único tema,pode-se desenvolver outros tantos.
Por isso sempre que estou precisando conversar,como estou agora, entro no blog de vocês... Estamos precisando é de pessoas como vocês, VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA DE VERDADE.E como vocês,eu acredito e ainda tenho esperanças.
Mas não adianta ficarmos esperando,por isso QUERO participar de alguma forma dos VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA.


O povo brasileiro necessita-se de conscientização,e,é exatamente o que vocês fazem.

Desejo e espero que o projeto de vocês continue colhendo bons frutos.E espero está participando com você.

Vou deixar mais uma vez meu e-mail,para você me auxiliar,como eu posso ajudá-los;mayannapimentel@gmail.com

Um grande abraço e beijos à todos.

5:14 PM  
Blogger Unknown said...

Faz tempo que nao escrevo aqui...mas leio tudo sempre que posso. Se CANSEI? Desta Patria JAMAIS me cansarei...Quero um Brasil melhor!Nao desisto.
Seguimos em frente nessa luta diaria que agrega cada vez mais adeptos!
Parabens pela iniciativa a todos os que disso participam.

10:25 PM  
Blogger Unknown said...

Maravilha Sr. Santa Cruz e compania!!!
Sucesso total a passagem de vcs por aqui, na Bahia de todos os santos!!
realmente o último dia, foi um tanto quanto lamentável!!(mas acontece, viva as diferenças!!)
esperamos anciosamente o Retorno dos Voluntários à Bahia no fim do ano!!!
pode ter certeza que vcs cnseguiram cativar e formar muitos Voluntários por aqui!!!
força e sucesso, pra todos vcs, q vcs brilhem com toda intensidade em todos os lugares por onde passarem!! Edu Planchê, é o cara, as músicas insanas dele, não sairam da minha cabeça por uma semana!!! "Procure em cada canto o bjo da serpente arreendida!! kd? kd? kd?" (um dos hits!!) o Igor my god!! perfect, o cara põe a alma nas declamações!!(nao q os outros tb não o façam!!) Betina, ah linda ela, meiga suave, e ao msm tempo intrigante!! entre outros q me esqueci o nome, mas q ficaram guardados na minham emória cada um com sua singularidade!!! E o Tico!!(sem comentários!)acho q muitos aqui jah ressaltam as trocentas qualidades dele, então estaria aqui chovendo no molhado!!
grande bjo Tico
;)Gláucia

8:03 PM  

Postar um comentário

<< Home