sexta-feira, abril 13, 2007

Internautas e é só ?

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/04/12/295335831.asp

Esta matéria saiu no Globo, se refere a como os INTERNAUTAS estão
vendo as manifestações.

Leiam a matéria.

Posteriormente escrevi para a jornalista uma resposta para esses internautas.

O e-mail enviado para ela segue abaixo :
( depois volto ao debate )

Olá Luisa Valle

Me chamo Tico Santa Cruz e estou ajudando a organizar
muitas dessas manifestações que os internautas acham
que são ineficazes.

Primeiro quero salientar que existe uma distorção quando
tratamos estas manifestações como ATOS VOLTADOS PARA
A PAZ .

Isso é um equívoco e uma maneira que alguns estão tratando
o assunto por não ter o interesse de participar ou mesmo por
não conseguir expor em alguns veículos de comunicação o
verdadeiro TEOR de nossas mobilizações.

É fato que muitos dos envolvidos tem pouco conhecimento político e por razões obvias, tomados pela dor e pelo desrespeito do poder público com suas causas, acabam aderindo de forma espontânea
e usando o discurso de PAZ que sempre foi muito comum na mídia para expressar seus anseios.

No entanto, em todos os ATOS que estive presente e creio que POUCOS desses internautas estiveram, vi e fui responsável por
intervenções VERBAIS nos discursos como os acontecidos na
ALERJ e na Câmara em que os TEMAS estavam muito CLAROS
e pré estabelecidos ( pode ver uma matéria que saiu a duas semanas atrás na revista ISTO É, cuja a capa é o MINISTRO DOS TRANSPORTES que esta sendo investigado ) relacionados com
CAUSAS POLÍTICAS e cobranças de uma atuação MAIOR de nossas AUTORIDADES, no que diz respeito as suas responsabilidades.

Na porta da ALERJ, mencionamos os 55% dos deputados envolvidos em processos e cobramos da JUSTIÇA uma resposta
em relação aos crimes cometidos e as possíveis punições.

Nas manifestações, sempre levantamos a BANDEIRA DA EDUCAÇÃO E DO RESPEITO AOS NOSSOS IMPOSTOS.

Falamos da IMUNIDADE PARLAMENTAR.
Do fim do VOTO SECRETO NO CONGRESSO NACIONAL.
Tratamos da relação entre os CRIMES POLÍTICOS, desvios de verbas, corrupção, impunidade dos responsáveis, INCLUSIVE LEMBRANDO AOS PRESENTES que o STF está votando ( e isso não esta sendo colocado na mídia ) uma ação que dá direito aos políticos de permanecer com FORO PRIVILEGIADO, mesmo após o fim de seus mandatos.

No último protesto que reuniu milhares de pessoas na Candelária, vale ressaltar que BOA PARTE DOS PRESENTES VIERAM DE ARARUAMA, em ônibus fretados, muitos realmente são evangélicos, mas existem outras correntes unidas nesta FRENTE QUE BATIZAMOS DE RIO UNIDO CONTRA A VIOLÊNCIA.



Nas últimas reuniões que tivemos na ABI pedimos aos parentes das vítimas que abandonassem o DISCURSO DE PAZ que é muito evasivo e egoísta E TROCÁSSEMOS por conteúdos que mostrassem a população os motivos que CAUSAM A VIOLÊNCIA.

O descaso do poder público nas comunidades carentes, nas favelas, com relação aos SERVIÇOS PÚBLICOS OFERECIDOS.
Escolas, hospitais, áreas de esporte, cultura e lazer.

Essa semente vem sendo plantada a muitos anos e agora a SOCIEDADE ESTÁ COLHENDO OS FRUTOS que não poupam ninguém.
Estão todos com MEDO de sair de suas casas e a classe média e alta se colocando como VÍTIMAS da violência quando na verdade TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS por este sistema DESIGUAL que gera verdadeiros monstros.

Tenho acompanhado as discussões nos comentários e observo que muitas dessas pessoas não se envolvem nas ORGANIZAÇÕES de protestos ou mobilizações mas tem sempre RESPOSTAS E SOLUÇÕES ou críticas a quem está lutando realmente para mudar o quadro.

É UM GRANDE erro achar que movimentos populares não ajudam a modificar uma situação. Em países europeus como a FRANÇA, ALEMANHA ou mesmo na ARGENTINA que é nossa vizinha, os MOVIMENTOS populares são fortes, organizados e contam com a população, normalmente atingem os objetivos.

No Brasil temos o péssimo hábito de criticar tudo e não apontar ou participar das soluções e fica muito confortável discutir sobre violência ou pedir paz, sentado na frente do computador sem colocar a mão na massa, sem partir para encarar a VIDA REAL, COMO ELA É.
As desigualdades nas favelas, a violência constante ao qual as comunidades estão submetidas e criando seus filhos que provavelmente não estão recebendo VALORES que a mesma sociedade COBRA POSTERIORMENTE mas não LUTA para oferecer.

Fico muito indignado ao perceber que para pular carnaval e para organizar festas e comemorações para times de futebol a sociedade é capaz de se mobilizar, mas para LUTAR POR SEUS DIREITOS não move UMA PALHA e ainda critica quem está fazendo SEM NEM AO MENOS SABER o que estão criticando.

Se estivessem presentes nessas mobilizações perceberiam que existem sim INTERESSES COLETIVOS com temas REAIS e políticos que são abordados e debatidos.

Eu mesmo levo a faculdades do Brasil inteiro incluindo escolas públicas um circuito de MÚSICA, POESIA E REFLEXÕES coletivas, que visa estimular a JUVENTUDE a participar de ações
em conjunto para pressionar o poder público no intuito de PREVENIR possíveis danos.
No Brasil as pessoas só tomam atitudes, DEPOIS que alguma coisa acontece, mas nossos movimentos que contavam com GATOS PINGADOS e que eram constantemente criticados por
alguns artistas inclusive, vem acontecendo desde antes da MORTE DO MEU IRMÃO RODRIGO NETTO, assassinado no RIO DE JANEIRO, mas não recebia atenção por se tratar de um assunto que parece POUCO INTERESSAR AS PESSOAS, política.

Temos que tomar muito cuidado com certas colocações, pois estamos num processo lento de estimular as pessoas a acreditar que precisam LUTAR POR SEUS DIREITOS de forma INTELIGENTE E EFICAZ. Temos que mostrar a POPULAÇÃO que vale a pena SIM, sair as ruas para expor sua indignação com a irresponsabilidade daqueles que nos governam.

Respeito muito o Sr Luis Eduardo Soares, sou leitor de seus escritos, acompanho suas caminhadas, admiro e concordo com ele quando diz que para se obter um resultado mais proveitoso é preciso ter uma bandeira, e NÓS TEMOS, mas ela se mistura a algumas outras que são diluídas por vivermos num país que tem MILHARES DE PROBLEMAS a serem discutidos e UMA POPULAÇÃO que não tem consciência do poder que pode emanar.

Temos que tentar conscientizar os cidadãos disso e não desestimular, pois o que parece é que estes INTERNAUTAS, desconhecem as causas de TODA ESSA VIOLÊNCIA a qual estamos submetidos e sendo assim acreditam em RESULTADOS IMEDIATOS para problemas que se perpetuam de gerações em gerações.
É exatamente pela indiferença dessas pessoas que estudaram, que podem sair de suas casas com assuntos inteligentes, que podem colaborar na organização desses protestos que somos tratados feito PALHAÇOS por parlamentares que se isolam em Brasília para discutir SEUS AUMENTOS de salários e quem pode ou quem não pode USAR CHAPÉU na CÂMARA.

A omissão é SEMPRE MAIS CONFORTÁVEL, pois basta fingir que não vê e apontar o dedo para criticar é uma prática COMUM de um povo que tem em sua história pouca mobilização popular para lutar contra a opressão a qual está submetida.

Enquanto forem somente internautas e não CIDADÃOS do mundo REAL, ficaremos distantes de resolver alguma coisa.

Participei ontem do Fórum de Segurança e pude entender o quão estamos longe de informações que são essenciais para mudanças reais no nosso convívio.

Se esconder atrás de uma tela de computador e reclamar da vida, realmente não vai ajudar em nada.

Espero que possa me dar uma chance de responder a estas pessoas.

Independente disso, continuarei lutando pelo que acredito.

Grande abs

Tico Sta Cruz


Manifeste sua opinião a opinião dos INTERNAUTAS.

12 Comments:

Blogger Clara Rocker said...

Oi Tico !!

Perfeito seu email para a jornalista ! Como vc costuma dizer se metade dessas pessoas que dizem que manifestações não adiantam de nada participassem pelo menos de um ato, certamente seria muito mais eficaz.
É por isso todo dia lemos notícias absurdas nos jornais, como por exemplo, que existe um projeto que querem aprovar que dá um aumento de salário de 82% para o presidente da república e 68% para os deputados, enquanto o dos aposentados variam entre 0,33 e 3,0% (se não me engano), quase ninguém se revolta... afinal... reclamar pra que né?

NÃO ADIANTA MESMO... AFFF...

E ASSIM A MAIORIA DOS BRASILEIROS CONTINUAM COMO HIENAS, QUE COMEM M**DA E AINDA ACHAM GRAÇA !


Bom querido... falando de coisas mais amenas... hoje fui procurar como vc sugeriu o significado de "Retorno de Saturno"... Estou adorando aprender sobre esse CICLO e fiquei surpresa em perceber que estou dentro do meu "Retorno de Saturno", vamos ver os frutos que colherei...

Bjão

Clara

12:26 PM  
Blogger M. said...

Olha, eu nem terminei de ler a matéria tendenciosa do jorna "O globo" . O jornalismo brasileiro e principlamete da tv Globo é totalmente sensacionalista! Isso é uma arma contra a população esse matéria é uma arma tendenciosa contra a populçação!Se uma pessoa pouco esclarecida ler aquilo,tem uma visão e interpretação miseravelmente destorcida do que é relamente o poder do povo...os protestos estão aí para acender essa vontade na população e um jornal como "O globo" deixa ser publicada uma matéria horrível dessa! Me deu nojo.Sinceramente.O jornalismo é perigoso demais. Ele que era para estar do lado nessa hora,como grande aliado faz uma cagada dessa.Vou voltar lá,pra ver quem foi o jornalista responsável por essa "maravilha" e meus "parabéns" ao editor! Eu só não vou a mais protestos porque estou morando longe,moro em maricá...e os compromissos as vezs não me deixam escolha,mas já fui sim e q]vou em todos que eu´puder!

Beijo na nuca,Guilherme.

M.

12:36 PM  
Blogger *Carol Carolina* said...

Tbm mandei um email para ela, e acho que foi bastante Infeliz em sua matéria, de péssima qualidade por sinal, pois ouvir apenas duas pessoas "entendidas" do assunto e não uma autoridade ou alguém que sofre com esse falta de tudo, e principalmente de segurança, é simplesmente ridiculo.
ao meu ver, por ja ter trabalhado em provedor de internet e editorial, essas pesquisas são raramentes 100% eficazes, e tudo tem relevancia. por ex: a faixa etária de usuários q respondem, se forem adolescentes terao uma opiniao, se forem adultos outra e assim por diante; ate mesmo o horário frequentado por eles na internet varia.
Enfim, são por essas e outras que nós, pessoas do bem, capacitadas de toda e qlq mudança, nos prejudicamos.
Com certeza po Antropológo vive bem seguro e nao necessita de nada, mto menos de se expor para fazer entao "bolar um plano" de ação que chame mais atenção, do que as meras manifestações q seguem pelo país.

Tico, tu nasceu para ir contra a maré, nós nascemos.
Eu sou a favor de fazermos ao mesmo tempo manifestações aqui em sp, pois acho q as pessoas estao achando q tudo só acontece ai no RIO. Tenho vias para realizar isso, e quero q conte comigo, e quero poder contar todos daqui, para juntarmos uma galera e sair as ruas.
E mais frente, sugiro ate uma viagem ate brasilia, essa seria demais.

Vou te enviar um email do editorial do Terra, acho q vc pode usar de outros meios tbm para expor seu ponto de vista contra essa IMBECILIDADE que foi escrita pela senhora da comunicação, Globo!

beijo

3:20 PM  
Blogger Khalee Duranki said...

É, Tico, você não poderia ter descrito tudo de uma forma melhor e mais detalhada.

É sempre facílimo julgar os outros, julgar quem resolve tomar uma atitude pra procurar resolver uma situação...é sempre tão mais fácil não agir, só olhar, julgar e reclamar..

Perfeito quando você diz que 'Enquanto forem somente internautas e não CIDADÃOS do mundo REAL, ficaremos distantes de resolver alguma coisa.'

Mania que a gente tem de separar as pessoas com rótulos, né? Internautas, políticos, bandidos...são todos seres humanos!!! Temos que analisar é como agem e não padronizá-los.

Sobre as manifestações que realizam na europa, eu fui testemunha de várias em Paris, passei 6 meses lá e vi que por qualquer problema, de aumento de salário a outros, a população vai REALMENTE pra rua protestar. E não é esparsamente não!! É SEMPRE!!!!!!
E páram tudo mesmo!! Metrô, ônibus, trens..greve geral!!! é impressionante a autoconfiança deles. Ensina muito pra quem tá acostumado com a zona brasileira.

A gente se habituou demais a só cobrar dos políticos e não tomar outras atitudes. A mudança que a gente quer é a gente que tem que fazer. TODO MUNDO. E é o seguinte mesmo, o cara tá lá como deputado ou senador ou qualquer outro cargo e não tá correspondendo ao que deve ser feito, precisamos exigir que alguém capaz ocupe esse cargo.

Não pode mais existir essa barreira insuportável entre políticos x nós (plebe).
Chega!!!!!!!!

Só me vem à mente as idas à alerj, lotaaaaaaaada de ar...revoltante? é mais que isso!!!!! e ainda nos tinham prometido espaço pra falar e nos negaram!!! e nos expulsaram!!!
caramba, o negócio tá feio demais...

cada segundo eu acredito mais que se a gente não agir NINGUÉM VAI AGIR, Tico.

Graças à Deus que temos nos manifestado, que não estamos parados, conformados com nada.
Vamos em frente agora e sempre, porque é uma estrada longa mas a gente não pode parar, de jeito nenhum.

Ter uma vida com saúde, segurança e liberdade NÃO É privilégio!!!!!!!!!!! É pré-requisito de todos nós!!!!!!!!

4:19 PM  
Blogger Home Made Brownies said...

Oi Tico...
Concordei com tudo oq vc escreveu para a jornalista....

Eu e vários outros internautas, não temos acesso as manifestações...mas não é por isso que vamos achar um ato ridiculo da parte de quem faz.acompanho sempre as as manifestações, estou achando uma super atitude da parte de vcs, siarem de suas casas , correrem riscos de vida [ como vc msm disse ] sair por aí, manifestando...não acho q são ineficazes...só acho que se unirmos mais pessoas teremos um resultado melhor.

Beijos..

Mariana Pacheco

6:54 PM  
Blogger Marcos Seiter said...

Tico!

Por vivermos nesse país tropicalista onde a hipocrisia toma conta, temos que ver e perceber o quanto o povo é pusilânime. Agimos radicalmente contra nós mesmos. Nós deveríamos participar mais e contribuir pra que isso torne-se natural no habitat onde vivemos, onde compartilhamos idéias e onde percorremos o nosso dia-a-dia.

Através das reflexões que ando tendo, penso em muitos protestos e exposições de nossas indignações com o que estamos passando. E aos poucos estou demostrando aos meus amigos, aos familiares, aos contatos e aos desconhecidos o que penso, e o que deveríamos fazer pra que isso mude, pra que realmente exista um país com democracia e não com egoísmo, como os ladrões de gravatas agem.

Muitos me acham louco e dizem que eu não deveria me envolver nestes atos de protestos, nessas opiniões, mas eu não sou cego como eles( infelizmente eles são)sigo apenas minha índole de cidadão.

A gente tem como mudar sim a situação deste país tropical
abençoado por Deus e bonito por natureza, como cantava Jorge Benjor(Acho que é ele), quando acordamos do sonho profundo.

Soluções eu não tenho. Não sou um especialista no assunto, mas tento entender. E entendo quando vejo: que nada é inútil quando a união faz a força.

Continuarei nesta luta e procurarei por pessoas que realmente se envolvam como eu estou envolvido. Sei que sem atitude nada acontece, mas breve espero postar algo como: Protestos em Porto Alegre faz com que o governo revise suas medidas legislativas ou algo deste interesse;onde o povo tenha toda a participação possível numa mudança.Sei também se eu fizer uma convocação para um protesto, apareceram mínimas pessoas, mas sei que essas mínimas estaram ali de alma e corpo presente.

Marcos Ster.

8:15 PM  
Blogger Danny Souza said...

SABE TICO..AS VEZES ME PARECE QUE A MÍDIA FICA QUERENDO " MASCARAR " AS REAIS INTENÇÕES DAS MANIFESTAÇÕES..OK..ESTAMOS TENDO UM ESPAÇO...OS REPÓRTERES COMPARECEM..MAS QUANDO APREsENTAM SUAS REPORTAGENS SOMENTE MENCIONAM QUE ERA MAIS UMA MANIFESTAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA...A FAVOR DA PAZ..E SÓ ! NÃO MENCIONAM DO QUE SE É FALADO EM TERMOS POLÍTICOS DURANTE AS PASSEATAS...
* QUE FALAMOS DOS PRIVILÉGIOS DOS POLÍTICOS EM DETRIMENTO DAS CONDIÇÕES SUB-HUMANAS DE VIDA DA GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA...;
* QUE FALAMOS DOS AUMENTOS ABUSIVOS DOS SALÁRIOS DESSES SENHORES ENQUANTO O AUMENTO DE SALÁRIO PARA O CIDADÃO CHEGA A SER VERGONHOSO DE RIDÍCULO ;
* QUE FALAMOS DA IMUNIDADE PARLAMENTAR, DA OMISSÃO DO ESTADO NAS CAUSAS REALMENTE IMPORTANTES PARA A POPULAÇÃO , ENQUANTO O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS VAI PARAR NO BOLSO DESSES PARLAMENTARES NUM TOTAL DESCASO DO USO DA VERBA PÚBLICA ;
NÃO..ISSO NÃO FALAM...MOSTRAM NA MÍDIA O MOVIMENTO COMO UM PEDIDO VAZIO DE PAZ E SÓ..E COM ISSO O REAL SENTIDO VAI SENDO DILUÍDO ATÉ CHEGAR Á ESSAS AMEBAS PENSANTES DO MUNDO VIRTUAL QUE NÃO CONSEGUEM ENXERGAR 01 PALMO ALÉM DO SEU MONITOR...
REALMENTE..USAR UMA CAMISETA ESCRITO PAZ..ABRAÇAR A LAGOA E ACENAR COM LENÇOS BRANCOS É LINDO ! FAZ UM EFEITO ESPETACULAR ! MAS SÓ ESTÉTICO..SÓ VISUAL...NÃO TRAZ RESULTADOS CONCRETOS QUE É DO QUE ESTAMOS PRECISANDO...
MAS QUE NAÕ SE ENTENDA RESULTADOS CONCRETOS COMO A CURTO PRAZO...PROBLEMAS QUE FORAM CRIADOS AO LONGO DA NOSSA HISTÓRIA
NÃO PODEM SER RESOLVIDOS COM UM DECRETO LEI QUE ALTERE A MAIORIDADE PENAL OU QUE INSTALE A PENA DE MORTE..É TAPAR O SOL COM A PENEIRA..É PALIATIVO...É ESCONDER A VERDADEIRA ORIGEM DOS PROBLEMAS..E A ORIGEM ESTÁ LÁ...COM AQUELES QUE FAZEM E PROMULGAM AS LEIS..SIM..AQUELES QUE COLOCAMOS LÁ ! QUE ESTÃO SENDO PAGOS..E POR SINAL MUITO BEM PAGOS - AGORA COM TRABALHO SÓ 3 X POR SEMANA NÉ ? - PAGOS PARA MOSTRAR SERVIÇO..PARA LUTAR PELOS NOSSOS INTERESSES..QUE É EXATAMENTE O QUE ELES NAÕ TEM FEITO..
ESSES INTERNAUTAS NUNCA DEVEM TER IDO NUMA MANIFESTAÇÃO..POSTO O ´PÉ NUMA FAVELA...É..VAI VER QUE NO " SECOND LIFE " (mundo virtual) NÃO TEM DESSAS COISAS...

IRRITADA E REVOLTADÍSSIMA COM ISSO...

MAS TE MANDO BEIJOS !
DANNY

9:22 PM  
Blogger Unknown said...

Tico eis o seu direito de resposta publicado...

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2007/04/13/295352625.asp

Sabemos que os meios de comunicação manipulam, mas é por meio deles que conseguimos formar nossas opiniões; sejam os meio tendenciosos ou não.

Cabe a nós decidir o que ler, como ler e o tirar de tudo o que se vê, ouve e fala.

Exercendo nossa cidadania conseguiremos muitos resultados. Unidos, então, iremos mais longe!

Estou mais para ativismos ambientais do que sociais, porém ambas caminham juntas. Cada um fazendo o seu pouquinho é possível um Brasil melhor, basta acreditar.

Abraços a todos!

4:37 AM  
Blogger Unknown said...

Agora não falta mais nada né???
A imprensa tendenciosa agora fazendo o seu papelzinho de "opositora", valeu demais++++++++++++, isso não desanima nada nada, pelo contrário, agora q nós vamos lutar mesmo, q brincadeira é essa q estão querendo fazer com a gente??? Será q eles estão achando q essa matéria vai fazer alguém mudar de idéia??? Será q acham q tem alguém acreditendo nessa balela q colocaram no jornal???? Qto do nosso bolso não foi tirado p pagar esse tipo de reportagem tendenciosa??? Gente!!! Acorda!!! Ninguém é bobo não!!!!!!!!!!!!!!!!
Bjossssssssssssssssssssssssssssss
http://janaineturibio.nafoto.net/

8:27 AM  
Blogger Unknown said...

oiii querido!!!!

como vc mesmo diz...

poucas pessoas tem acesso a internet

e dizem q os internautas são menos enganados(+ informados) do q a turma q ñ tem acesso a internet

se essa maioria dos internautas tem esse pensamento q diz no jornal...então o q pensar da maioria dos brasileiros??

um tempo atras meu pai tava vendo jornal ai passou uma manifestação ai ele disse...pq ñ prendem esse bando de vagabundo q tah perturbando as pessoas

ai depois de um tempão quando começou a passar na midia a lei cidade limpa do nosso "querido kassab" eu vejo ele falando ...pq essas pessoas q trabalham com isso ñ monta manifestações contra essa nova lei

que confusão...

mas...tu deixou muito explicado!!!

o q os contra abordavam era de q manifestaçao sem motivo ñ adianta em nada
já q essas manifestações q estão rolando tem um direcionamento certo

então essas pessoas estariam de acordo sim com elas!!!

:)

bjuuuuuuu

7:05 PM  
Blogger Cláudia I, Vetter said...

Saudações!

Tenho que comentar que esta matéria foi mais uma das que querem constatar realidade e colocam um pouco mais de ignorância pela frente...
Olha, estritamente lamentável.

.
Desistir? Essa palavra nesse caso faz-me rir.

.

Cordiais cumprimentos...t+.

10:07 PM  
Blogger Unknown said...

Oi Tico por causa desse Brasil medilcre, as coisas estao assim..

Beijinhossss

te love

3:18 PM  

Postar um comentário

<< Home