terça-feira, abril 15, 2008

Revirando o passado.

Estive remexendo umas coisas antigas. Textos, músicas, poesias, desabafos, cartas, milhares de escritos que tenho desde comecei a escrever. Sempre guardei tudo, guardo até hoje. É o meu tesouro. Embora não seja saudosista ou mesmo nostálgico tenho um imenso carinho por esse material. Separei uma música antiga, que inclusive está cifrada que é do ano de 1995 e uma crônica que escrevi para o jornal da escola no ano de 1994.

Publicarei ambas neste blog antes da mudança.
Começo hoje com a música.

Título: “Eu sei”
( acho que sempre fora um título bem comum)

Eu não acredito num amor sem compromisso
Sem intenção.
Eu não acredito numa guerra sem abrigo.
Sem proteção.

Eu consigo acreditar, sei mentir.
Também sei sofrer
Sempre que posso sigo em frente sem saber por quê.
Eu sei, mas não vou admitir.

As pessoas mentem a verdade e acreditam no que não vêem.
Fingem sua solidariedade, sentem pouco e falam sempre o quê?

Que a culpa é do outro.
Que o erro não é seu.
Não admitem as fraquezas e recorrem a Deus.
Eu também recorro, mas não vou admitir.

Criam estórias e personagens, criam monstros para se divertir.
E quando o final se aproxima ninguém quer admitir.
Eu já não consigo mais me olhar e não ter vergonha.
Faço parte dos boçais que investe mas não sonha.

É claro que eu sonho, mas não vou admitir.

......................................................................................

Escrito em 1995 aproximadamente.

Tico Sta Cruz


30 Comments:

Blogger Staingreber said...

Tico, massa essa letra ..
Estou aqui no seu blog pela a primeira vez.. Venho mais por gostar da sua forma de pensamento perante a vários dramas e descasos da sociedade e a sua desenvoltura a escrita e talz ..
Vejo você como entre outros como uma pessoa positiva que traz valores para as pessoas ao todo contribuindo para a libertação de idéias e pensamentos..
Tenho projetos contra a violência e contra a desigualdade social em minha cidade. Pretendo fazer um documentário e distribuir em escolas e talz .. o que me dá mais animo é ver que tem pessoas como você, que poderia estar fazendo outras coisas pensando em outras coisas ou talvez pensando somente em você sabendo que no meio artístico é difícil ver alguém com algum interesse real de ajudar alguém sem se promover com a situação.Você é uma das pessoas que eu apoio não só você como Gabriel o pensador, mv Bill entre outros

Parabéns ai .. muita paz e sucesso na sua vida !


Thiago dos reis vilela

11:08 PM  
Blogger Auíri Au said...

...Os tempos são outros os problemas
são sempre os mesmos...




luz

3:16 AM  
Blogger Bernard Freire said...

As coias que escrevemos no decorre de nossas vidas são sempre bom guardala, nos faz lenbrar de cada coisas.
A letra da música é muito legal, deverias grava!!
Tem boas ideias..
Deve cifrar antes de sair do blog..
Blz!! Absç..

6:32 AM  
Blogger Thálita said...

Música linda.

eu tenho muitos textos guardados também,sempre gostei muito de escrever..penso em um dia publica-los....

sempre escrevendo as coisas mais verdadeiras.

beeeijos.

8:02 AM  
Blogger Thálita said...

Música linda.

eu tenho muitos textos guardados também,sempre gostei muito de escrever..penso em um dia publica-los....

sempre escrevendo as coisas mais verdadeiras.

beeeijos.

8:02 AM  
Blogger Altieres said...

Cara, você é fudido meu. Tem mais dessas musicas ai? não é puxar saco não (já puxando), mas...
se é foda.

"Mas, basta abrir a porta pra gente complicar"

Cara viciei!!!!!!!!

9:00 AM  
Blogger Marcos Seiter said...

Bah, que tri e de muita grandeza essa poesia.

Bah, as minhas que eu já escrevia quando eu tinha onze anos e adiante, não tiverem o meu cuidado e acabei perdendo-as. Mas creio que alguém já leu-as. hehhehhe

Um abraço pra ti!!!


Marcos Ster

9:09 AM  
Blogger André said...

linda a musica!!!

mas sem qerer ser xato...
e enquanto ao debate???

9:13 AM  
Blogger borboleta. said...

"É claro que eu sonho, mais não vou admitir."

Adorei !

Faz bem em guardar tudo...afinal são seus registros. Eu tb guardo um tanto de coisas que acho importante.

Beijosss super-lindo.

10:22 AM  
Blogger Sil said...

Para os seus 17 ou 18 anos, tá lindo... Mas a evolução se faz evidente!

Bjus

12:22 PM  
Blogger Daniel Barros said...

Letra bem bacana mesmo. E ainda tem gente por aí achando que vc começou a escrever 'bem' agora.

ABraços.

12:53 PM  
Blogger *Carol Carolina* said...

tbm tenho meu diário, meus caderninhos, meus bloquinhos....
td anotadinho.

amei isso: "Eu não acredito num amor sem compromisso
Sem intenção."


Eu te amo!!!!!!
e, só pelo bem querer viu!?
*rs*
beijos saturno

3:21 PM  
Blogger Simplesmente Paris said...

Oi Tico
Estive revirando o passado do seu blog, e encontrei um texto o qual me identifiquei muito, não so porque penso da mesma forma, como executo as mesmas ações para realizar meus sonhos, e tenho a mesma reação com relação às pesssoas que tentam me impedir.
é muito engraçado porque ja utilizei varias vezes os mesmos artificios para chegar a um objetivo: colar papeis na parede com a representação do meu sonho, fotos, ouvir musicas que falam de experiências ligadas ao meu sonho, que me fazem sentir como se ja os tivesse realizado. E até hoje continuo fazendo.
Obrigada porque sempre achei que fosse um pouco dificil encontrar alguem que pense como eu, mas lendo o texto
Dos sentimentos: Auto estima
(30jun04) descobri que não sou a unica.

Aqui vai um trecho que mais reflete a minha maneira de pensar

(com a sua permissão)

"Em muitos momentos da minha vida, escrevi numa cartolina gigante tudo que tinha que fazer naquele dia pelo meu sonho. NO fim do dia 90% das coisas haviam sido cumpridas.
Os "NÃOS" que recebi e recebo até hoje , nunca foram motivos para me deixar de baixo astral, pelo contrário. Usava como combustível para minha luta .
Uma vez recebi um e-mail de uma pessoa importante da industria fonográfica que não quis contratar o Detonautas .
Colei o e-mail na parede e todos os dias olhava e lia o que o cara havia escrito.
Num primeiro momento a frustração se tornou raiva .
Todos nós sentimos raiva , é uma bobagem grande tentar se esconder desse sentimento , o problema é quando a raiva se torna uma obsessão negativa. No meu caso .... a Raiva virou um bom motivo para pensar.....
- Vou fazer esse cara se arrepender de não ter nos contratado !!!!
Todos os dias olhava e pensava isso ....
Partia para minha batalha com força total."

Que sua evolução, hoje escrevendo de um jeito mais maduro, não mude nunca essa forma de ver a vida, de uma maneira adolescente, onde acreditavamos que tudo é possivel, basta querer, lembra de certas frases tipo: querer é poder, tudo posso, tudo quero...
Pois eu continuo acreditando nisso.

Eu acredito em você.

4:41 PM  
Blogger Junior São Gonçalo said...

Nós somos sempre nós mesmos. Só não somos sempre os mesmos.
Sua essência é visível nesse "passado-contemporâneo"!

Letra show!

Avante sempre!
Abraços meu brother.

Junior

6:00 PM  
Blogger (( Brunosauay )) said...

Você nasceu com um "dom" inagualável, soube aperfeiçoa-lo mais ainda, e hoje esta aí, um grande escritor.

Muito boa e instrutiva a letra da música.

Forte abraço, irmão!

5:11 AM  
Blogger Suelen said...

Linda música, bem atual mesmo sendo de algum tempo atrás, adorei a letra!
:D

Beijão querido, te amo!

2:41 PM  
Blogger * Santiago * said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:23 PM  
Blogger fellipe campos fernandes said...

Letra maneira!!! Você desde seus 17 anos já fazendo sua história na música. Ela tem algumas característica do CD O Retorno de Saturno. Estou á espera por mais registros de sua vida.

Grande abraço.

6:26 PM  
Blogger Danny Souza said...

ESSA SUA MANEIRA DE PASSEAR PELAS PALAVRAS APARENTEMENTE DE MANEIRA INGÊNUA, INCLUIR-SE MAS PROCURANDO PASSAR UMA MENSAGEM É MUITO FORTE E LATENTE EM VOCÊ...

Criam estórias e personagens, criam monstros para se divertir.
E quando o final se aproxima ninguém quer admitir.
Eu já não consigo mais me olhar e não ter vergonha.
Faço parte dos boçais que investe mas não sonha.

MAS SEMPRE HÁ UMA ESPERANÇA...

É claro que eu sonho, mas não vou admitir.

QUANTO SENTIMENTO E FORÇA JÁ EM 1995 !
;)

BEIJOS,

DANNY

2:49 AM  
Blogger Rosane Silva said...

É Tico, ta foda pra mim entrar na internet. Sinto falta dessas relações virtuais com vc e o resto da galera do grupo e FC , mas fazer o que né.
Quanto à mudança do blog fico meio desconfiada pois na verdade esse endereço aqui me trás boas lembranças porque acompanhou muitas fases da minha vida. Mas bola pra frente. Boa sorte no próximo espaço e que você possa continuar a propagar suas boas idéias e reflexões para muitas outras pessoas.

Bjos. Te amo tchau!

obs: responda algum e-mail de vez enquando seu metido. rs

5:37 AM  
Blogger Roberta Fernanda said...

É bom relembrar o passado, principalmente as coisas boas.

A música mostra como vc sempre foi. Escreve coisas lindas, que fazem sentido.

Beijos, Bom fim de semana!

Luz.

10:48 AM  
Blogger ¡¡¡Nadine!!! said...

Acho que de lá para cá os sonhos foram sendo cada vez mais admitidos, né?

Legal esse cuidado.
É gostoso ter esse comparativo. Ver quantas idéias se perderam no caminho. Ver quanta coisa continua exatamente igual.

Claro que um artista não é feito só de obras primas, mas é curioso ver como essa composição "gerada" em 95 é tão mais madura e bela que outras (que acredito serem mais recentes, apesar de não ter a data da composição) como "Outro Lugar".

Vamos lá rapaz, remexa mais em teu báu, traga-nos mais preciosidades. Aqui ou em qualquer outra casa :D

Beijos e ótimo feriado a todos!

2:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tico..
incrivel essa musicaa..
incrivel como suas palavras passam uma energia boa...

"As pessoas mentem a verdade e acreditam no que não vêem."
isso revela a humanidade..

Admiro muito vocee... e desejo muito sucesso com a mudançaa...
vai da saudade desse lugaar aquiii... mas tenho certeza q pra onde vc for vai haver felicidade..

mas gostaria saber sobre aquela novelaa... que a ultima postagem foi em novembro do ano passado...
eu acompanhei... e gostei bastant..
gostaria de saber se vc iria retomar...

Te desejo tuudo de BOOM Tico !!!
Te admiro de maiis !!
Beijos..

8:25 PM  
Blogger Bianca Xavier said...

Linda letra!!
Você ainda pensa assim?
Beijos e abraços...

3:15 PM  
Blogger ** Renata Ferri ** said...

Achei a música um tanto apropriada para o momento do nosso país.
Enfim..ainda nao me acostumei com a idéia da sua mudança!!! Mas sei que será pra melhor...claro!
Bêjo0s,
Rê!
Te amo MEU SANTO FORTE!

6:16 AM  
Blogger Rizzari said...

não dá pra ser perita em letras, mas põe uma melodia pesada,rápida e bem meio reagee(sei lá como escreve)ia ficar muito boa com uma parte meio lenta e explosiva.
isso pode não ser nada ,mas eh o que eu acho precisamos ter de volta um cenário independente que tome o que as bandas de hoje roubam a essencia de letras bem feitas para que miloes de jovens como eu possam ouvir e sentir vontade de fazer algo pra mudar o que esta errado....eh falei de mais
cheiro!!!!
e até.......

10:01 AM  
Blogger Janine said...

Esses dias tirei um tempo p fazer o mesmo q vc meu querido..
e posso dizer como é bom ver letras diferentes , cartas antigas, lembrar de quantas pessoas passaram por sua vida e deixaram literalmente a sua marca, bilhetes , cadernos, anotaçoes, musicas enfim..
como é bom !

Essa sua letra cabe ao nosso cotidiano tanto em 1995 ate nos dias de hoje nao é mesmo.. certas coisas nao mudam ..
mto boaaa!
é isso ai ! sou super fã.. adoro e admiro seu trabalho e vc como pessoa tbm!


beeijos
luzz =]

8:43 PM  
Blogger Unknown said...

Poxa ,cada vez mais gosto do que vc escreve...vc consegue expressar muito bem,tudo que acontece...

MARIANA CORDEIRO :)

5:40 AM  
Blogger Unknown said...

Ei, Tico. Se você musicar esta letra hoje, ninguém acreditará que foi escrita por uma criança na década de 90 do século passado. Senso de justiça e verdade são o seu forte. Parabéns.

4:07 AM  
Blogger Unknown said...

Tico, se você musicar esta letra hoje, ninguem acreditará que foi escrita por uma criança na década de 90 do século passado. Senso de justiça e verdade sempre foram o seu forte. Acredito em você. Parabéns, querido.

Abs.

4:08 AM  

Postar um comentário

<< Home