domingo, abril 20, 2008

Pesadelo

Tenho tido pesadelos com o caso da menina Isabella.
Não vou colaborar com mais letrinhas nesse mar de sensacionalismo e especulações que se tornou essa história desde de o ocorrido. Às vezes acho que imprensa torce por uma tragédia como essa para vender mais e mais jornais, para manter os anunciantes em seus noticiários com índices altíssimos de audiência. É claro que a todos nós interessa que seja esclarecido um crime tão inimaginável como esse, mas tenho sentido uma angustia exagerada tentando imaginar cada cena que antecedeu essa bizarrice. O Fato é que todos os dias em vários lugares desse país pais matam filhos, filhos se matam entre si e matam seus pais, pais de uns matam filhos dos outros, filhos dos outros matam os pais de alguém e assim vamos vivendo a idade média em pleno século XXI.
Pergunto-me se mudou alguma coisa de nossos antepassados para cá ou se simplesmente com o aumento da tecnologia e dos abrangentes meios de comunicação que nos colocam 24 horas on line com essas informações, passamos a ter mais acesso à natureza da natureza humana.
O ser humano é tão brilhante em alguns momentos e tão estúpido e cruel em outros. Esse mundo é realmente assim.
Tenho tido muitos pesadelos com a menina Isabella. Sonhos horríveis. Para nós que temos filhos é praticamente impossível cogitar algo como o que estão nos dizendo que aconteceu. Cheguei a torcer para que o pai e a madrasta não fossem os responsáveis por tamanha brutalidade, no entanto eles não tem mais por onde fugir.
Choro por dentro pois sei que a menina é só mais uma em meio a este mar de ignorância e violência que permeia nosso mundinho.
Infelizmente a vida nesse planeta é assim e fazer contato com isso para mim é o mesmo que estar constantemente tendo meu rosto esfregado numa bacia de vísceras.

O que é a raça humana?

Tico Sta Cruz

26 Comments:

Blogger Unknown said...

Todas as vezes que assisto casos como esse na imprensa, sinto uma profunda dor no peito. É verdade que muitas crianças, até mesmo nesse momento, são vítmas de formas diferentes de violência. A concepção de infância mudou, mas não os parâmetros de "poder" dentro de uma família. Quantas vezes escutamos nossos vizinhos em discussões ou mesmo presenciamos situações de risco e nada fazemos? Eu nem vou citar a lei. a única forma de ação que já vi (por experiência) é a de devolver a vítima para o agressor. Na verdade, nós em nossos pesadelos, o que estamos fazendo realmente para sair dele e ajudar outros tb?

9:51 AM  
Blogger Le said...

Raça Humana
Complexa
Egoísta
Cruel
Amorosa
Desonesta
Imoral

Cheia de Compaixão
Cheia de corrupção

As vezes parece que isto tudo não é verdade... ou eu não sou daqui!!

Beijo
Leticia

10:00 AM  
Blogger Danny Souza said...

CHORO POR DENTRO E POR FORA QUANDO LEIO SOBRE O CASO DA ISABELLA...PELO QUE ACONTECEU ...PELA BRUTALIDADE DAS COISAS...PARECE QUE QUANTO MAIS A GENTE PENSA QUE O SER HUMANO NÃO CONSEGUE SER MAIS CRUEL, VEM ALGO ASSIM E NOVAMENTE NOS TIRA DOS EIXOS JOGANDO-NOS CONTRA A REALIDADE QUE ACONTECE EM VÁRIOS LARES E DE QUE QUANDO EM VEZ ALCANÇA A MÍDIA E CONSEQUENTEMENTE NÓS...
QUANTAS CRIANÇAS PASSAM POR VIOLÊNCIA TODOS OS DIAS ? NÃO ESTOU MINIMIZANDO O CASO DA ISABELLA..DE MANEIRA ALGUMA...SÓ PENSANDO QUE ISSO É UMA PONTA DE UM ICEBERG....
JÁ TRABALHEI EM COMUNIDADES CARENTES E VI E OUVI COISAS DE DAR NOJO E PENA...FUI PARA TENTAR COMPREENDER UM PROBLEMA MEU E VI QUE NÃO ERA NADA COMPARADO AO QUE ME ERA RELATADO...
ABSURDO...TRISTE..CRUEL...
E O QUE MAIS ME DÓI É QUE AS PESSOAS ENVOLVIDAS SÃO AQUELAS QUE DEVERIAM ESTAR CUIDANDO DESSA CRIANÇA COM AMOR...SÃO PESSOAS ÀS QUAIS A CRIANÇA TEM COMO REFERÊNCIA E PROTEÇÃO...QUANDO SOBREVIVEM À TAIS CRUELDADES FICAM COM CICATRIZES PSICOLÓGICAS QUE NÃO SÃO CURADAS..APENAS APRENDE-SE A VIVER COM ELAS...
ME PERGUNTO QUE MUNDO É ESSE ?
AS AÇÕES ÁS QUAIS COLABORO QUE INFELIZMENTE SEI QUE SÃO POUCAS FRENTE AO QUE ACONTECE TODOS OS DIAS , COMO NUM PASSE DE MÁGICA TORNAM-SE MICROSCÓPICAS AO VER UM CASO DESSES...
DIÁLOGO..AMOR..ONDE ESTÃO ? PARECE QUE ESTAMOS IMERSOS NUM MAR DE ABSURDOS E INSANIDADE COLETIVA...
O SENSACIONALISMO ESTAMPADO NOS JORNAIS..NA NET..EMBRULHA-ME O ESTÔMAGO..E QUANDO LEIO OS DETALHES, PIORA...SINTO RAIVA..NOJO...
É ESSA A RAÇA HUMANA DA QUAL FAÇO PARTE ? SERES RACIONAIS ? INTELIGENTES ?
AS VEZES PENSO QUE O AGENTE SMITH DE MATRIX ESTAVA CERTO...
" Vocês, humanos, são um vírus no mundo, um câncer na Terra, uma doença no planeta. "

COM TRISTEZA E REVOLTA...
:(

DANNY

10:31 AM  
Blogger borboleta. said...

Não sou mãe ainda mas tenho 3 sobrinhos e 1 irmãozinho.

Isso me deixa angustiada também e acompanhar o resultado da investigação com as cenas me doeu muito.

De fato a mídia aproveitou e sempre irá, tudo para ganhar audiência com esse ou outro caso. Li até uma matéria que apontava o quanto a mídia tem faturado com o caso da Isabella.

Casos como esse acontecem muito mais do que imaginamos. E nos chocamos pois não vem de encontro com os nossos princípios.

Além de homícidos, ainda existem abandonos, violência sexual...já tive pesadelos com um caso de violência física e sexual com uma criança de 4 anos...esses pesadelos me acompanhama muito tempo tb.

Fico me questionando como um pai é capaz de cometer tudo isso...como pode ???

Poderia mesmo ter sido uma outra pessoa...mas realmente não cabia um terceiro ali.

Eu não me conformo...fico mal...meu peito se enche de um vazio frio...meu nariz arde...minha garganta seca...só imaginar esse ato bizarro.

Eu não sei o que é a raça humana.
Mas se ela for assim, bizarra, definitivamente eu não sou desta raça.

...

Eu não sou ninguém sem meus quatro amores!

11:57 AM  
Blogger Unknown said...

Meu indignado Santo Forte...Minha Santa Cruz

No dia 12/04 o Renato abriu um tópico lá no RC sobre esse caso e escrevi o seguinte:
"Ah Renato
Preferia que ele fosse inocente....meu coração se sentiria bem melhor!!!
Não julgo...tenho opiniões apenas e prefiro nem comentá-las!!!"

Da mesma forma que vc tb preferiria que não fosse verdade, pois é duro e cruel demais...mas diante de tantas evidências penso tb todos os dias o que vai na cabeça de um pai que faz isso??
Tenho uma filha e dois netos (4 e 2anos) e pensar em tamanha covardia com serezinhos tão indefesos diante de dois adultos...
Será que qualquer ato de violência que ele e a madrasta tenham cometido antes do crime só poderia ser reparado com o assassinato da criança??
Será que o medo do conceito que as pessoas poderiam ter deles a respeito da violência cometida antes do assassinato era tão grande que ele achou que poderia encobrir com o assassinato da própria filha/enteada??
Será que o conceito e a dor de cabeça que essa violência poderiam causar são maiores que uma vida humana??
Como é a cabeça do ser humano?? Como a vaidade, o orgulho podem transformar a mente numa fração de segundo??
É humano quem faz isso?? É tão fraco de caráter quem prefere matar uma criança a ter que responder por um mau ato??
É demais de perverso...não sou nenhuma santa...não faço carreira de boazinha pra alcançar um céu...mas estas perguntas não encontram respostas em minha mente...e se for assim...não conheço por completo onde pode chegar a mente humana....e disso tenho mais certeza a cada dia que vivo e me deparo com uma estupidez como essa....
Infelizmente não posso duvidar de mais nada....

Beeeiiijooosss

1:05 PM  
Blogger Nathiane Capibaribe said...

Pensei que fosse eu que tivesse apavorada demais pois também estou tendo esses pesadelos e nem mãe eu sou...
A revolta me corroi e eu não consigo acreditar na justiça dos homens, nem em nada...
As vezes penso que o mundo me torna a cada dia uma pessoa fria e sem sentimentos.
É muita pressão de tudo que é ruim.
Até quando?
Será que em algum lugar existe paz?

Nathiane Capibaribe
Fortaleza/CE

2:29 PM  
Blogger :.Kittyap.: said...

O que é a raça humana?
Tb não sei tico...e tenho muito medo do bicho homem

2:31 PM  
Blogger Suzan kelly said...

Ola,tudo bem?? Estava a ler o seu blog e li o que vc colocou sobre o caso Isabella e estava a pensar como um pai q diz ser amoroso com os filhos, e fazer uma crueldades dessas com sua propria filha, sangue do seu sangue! Isso não é um pai, isso é um monstro nem o animais q são considerados irracionais são assim,vale lembrar q os animais matam suas crias por alguns motivos: Doenças ou fome!!Mas nós, ser humanos não somos irracionais para cometer um crime todo premetidado! até onde o ser humano e capaz de cometer um crime e dizer q não e culpado?? isso soa até ridiculo pq até então esta tudo sendo esclarecido pelos peritos q encontram na cena do crime varias coisas q incriminam eles(pai e madrasta). Eu estou muito triste por saber que nisso tudo eles só vaõ pegar pouca pena na prisão por ter dinheiro... Eu fico a pensar nessas pessoas q não tem dinheiro para pagar advogados e tal para resolver um crime parecido com esse de Isabella q nem em jornal e nem nada aparece e fica por isso mesmo, diz q foi suicido... e o criminoso fica ai´livre leve solto....Mas fazer o q né?? Bom queria q isso tudo fosse um pesadelo q não tivesse acontecido com esse anjinho tão inocente... Tristeza em meu coração!Espero q esse caso seja logo resolvido para essa alma descansar em paz e os monstros sejam presos e nunca mais saiam da prisão!!!
Beijos emuita luz no caminho de todos!!

3:24 PM  
Blogger Suelen said...

É lamentável ver que pessoas que deveriam ser suporte, possam ser frios e calculistas a tal ponto. Aqueles que uma criança confia, acredita e deposita todo seu amor, se torna um monstro!
Essa é a nossa raça humana, onde o desamor impera e transforma homens em boçais!

=(

O amor é única revolução verdadeira!

Beijão querido!
Te amo!

3:30 PM  
Blogger ¡¡¡Nadine!!! said...

Eu também não sei o que é a raça humana.
Sei que é o suprassumo da contradição.
Os seres pensantes que cometem as atrocidades mais irracionais.
Comparado com o animais que "não pensam", sinto-me ridícula.

Mais do que a morte desta garotinha, me entristece a idéia de que ela é apenas mais uma. Talvez não seja tão comum toda a barbárie envolvida, mas com certeza há infinitos casos muito semelhantes.


Me entristece também a forma como a mídia conduz tudo.
Já ouvi muito depoimentos reais de pais contando que seus filhos lhe perguntaram se eles iriam ser jogados pela janela também.
Depois disso, vi um advogado comentando quem há, especialmente, três grupos de crianças que estão desesperadas. Crianças quem moram em apartamentos altos, crianças filhas de pais violentos e crianças filhas de pais separados.

Fico imaginando o que passava na cabeça da pequena enquanto tudo acontecia?
O desespero é grande.
Claro que não resolve, mas prefiro não pensar muito.

E ah, eu acho que coisas parecidas sempre aconteceram, mas a frequência está aumentando.

Só me pergunto onde irá parar?!?!
Isso é... vai parar?

4:20 PM  
Blogger Unknown said...

Pelo pouco que li, a palavra RAÇA não possui um significado exato, não pode ser classificada com precisão.

E que triste coincidência...

Pelo pouco que vivi, percebi que também não consigo classificar a "RAÇA HUMANA" com precisão.



Vivemos acuados, com medo dos nossos predadores naturais, que tragicamente, somos nós mesmos!


Abraço a todos!
Paz sempre!

5:45 PM  
Blogger *Carol Carolina* said...

è realmente cruel e dolorido toda essa maldade disciminada e sem cabimento.
como se ja nao bastasse a violencia, as noções e sentidos estao se esvaindo....

Como jornalista, acredito que, o sensacionalismo nada mais é do que fruto de uma comunicação em massa feita de forma errada; e tbm um reflexo do que as pessoas querem ver, ouvir, ler...

A invez de se preocupar com sua família, com o andamento das coisas dentro de casa, com seus filhos, pais...etc...

Milhares de casos todos os dias acontecem.eu já estagiei num jornal de bairro mto pobre aqui, Capão Redondo, e cobri varios e ate piores crimes. u tinha q escrever artigos, e de alguma maneira fazer quem lia, refletir sobre o caso.
dificil tarefa nao?!
imposspivel eu diria.

ainda tenho mto q aprender dentro do jornalismo, e mais ainda sobre a vida. e uma coisa eu sei q nunca vai mudar.

o amor q eu sinto por acordar todos dias viva e olhar pro lado e ver q quem eu amo "ainda" esta aqui comigo, e q eu "ainda" tenho chance de dizer isso!

tente pensar nos seus queridos, em momentos alegres... antes de dormir, assim eles ocuparam seus pesadelos!

beijos de boa noite

ps: estranho ver duas pessoas se defendendo, interpretando, mascarando ..uma maldade via rede nacional..... um choro falso. uma entrevista q na minha humilde opiniao nao revertera nda!

6:24 PM  
Blogger Unknown said...

O caso Isabella é relmente muito chocante,bárbaro.E um caso de doença psiquica de quem o cometeu ,e não menosprezando,pra mim acaba por ai,precisa de uma solução e ponto.Mas o que realmente me apavora é a posição das pessoas perante o caso,o poder que a mídia influi sobre as suas atitudes ,e a banalização dos problemas sociais.Pra mim tão apavorante conto uma menina crelmente morta é uma criança faminta e desprotegida como encontramos nas ruas,crianças pelas quais passamos sem nem mesmo notá-las,mas porque para estas ninguem pede justiça?porque para eles ninguem dedica tempo algum?porque é banal,por para nós é comum.A um tempo atrás um mãe atirou um bebê dentro de um saco plástico em uma lagoa,a criança foi salva,porém cruel tanto quanto o caso isabella,mas esse eu não fiquei sabendo de mobilizações e não vi mas do que 3 ou 4 reportagens,porque?talves tivesse algo dando mais audiencia.

Vivemos em um mundinho que as atitudes de seus habitantes fogem da nossa percepção,do nosso entendimento.Onde desgraças viram graça.Onde o que mais da ibope mais importante é!

"Se podes olhar vê.Se podes ver repara"

beijos

7:22 PM  
Blogger Unknown said...

RECUSO-ME, terminantemente, a acreditar que a tal entrevista foi forjada, armada, ensaiada, encenada!

"Pára o mundo
Que eu quero descer!"

Boa semana a todos! Feriado bom, tempo livre pras idéias se ordenarem.

E beijos, meu Rei...todos do mundo!
Santiago

7:56 PM  
Blogger Leticia said...

Eu estou tendo pesadelos também, e tenho dificuldade de explicar pro meu filho como aquilo aconteceu.
Sou mãe solteira e meu filho também passa férias com o pai, o irmão mais novo e a madrasta, a quem todos chamamos de "boadrasta" tamanho seu carinho e atenção.
É muito difícil pra ele entender como uma situação tão parecida com a dele pôde ter um desfecho tão cruel. Ele me pergunta o que a menina fez de tão ruim pra que sua família não a queira mais.
A ingenuidade dele o faz acreditar que é impossível pais e protetores fazerem isto com uma criança, pois como ele mesmo diz, um filho é a melhor parte dos pais.
Tento confortá-lo dizendo que ninguém sabe se foram os "pais" que fizeram tamanha maldade, mas diante do que está sendo divulgado, é difícil acreditar em outra versão que não a que a polícia determinou, infelizmente.
Este é daqueles casos em que ninguém se importaria em estar errado, em ter que admitir que pré-julgou.
Como mãe, acabo sendo egoísta e agradecendo pelas demais tragédias diárias do país não aparecerem tanto na mídia. Não saberia explicar filhos sendo vendidos, explorados, abusados, maltratados e ignorados pelos seus pais. Ainda tento preservar ao máximo a ingenuidade do meu filho, ele ainda é muito novo pra saber que o mundo se encontra no oposto do que ele aprende em casa.
E eu gostaria de ser um pouquinho mais como ele, de ainda ter fé na bondade do ser humano.

6:10 AM  
Blogger Tânia said...

... eu procuro não pensar pq sou Mãe e isso tudo é uma coisa fora do comum na minha cabeça...monstruoso...nem vejo as reportagens......parece até que eles ja criaram um seriado sobre o acontecido ..:(...nem vejo ....as reportagens...parece até que eles ja criaram um seriado sobre o acontecido ..:(...

7:49 AM  
Blogger Sil said...

Por coisas desse gênero que eu não quero nem pensar mais em ter filhos...
Não saberia sobreviver a isso!!!
=(

3:12 PM  
Blogger Bianca Xavier said...

Tico,sinceramente não sei te responder o que é "a raça humana"
Estou perplexa,e não consigo acreditar que uma pessoa seja capaz de cometer um horror desses com uma criança,pior com a própria filha,que certamente era indefesa e não tinha nenhuma culpa de nada!
Estou horrorizada.
Bjs e abs

3:25 PM  
Blogger Unknown said...

Além do sensacionalismo da imprensa, que tomou dimensões inacreditáveis, fiquei me perguntando, vendo as imagens do "show", o que aquelas pessoas faziam ali, de prontidão na porta de uma delegacia, à espera de mais uma "cena" de um lamentável reality show. Todos nós (pessoas ainda sensíveis) ficamos chocados com os fatos. Mas daí a querer "aparecer" na tv a custa da tragédia alheia me parece o sinal dos tempos. Até "gente" fantasiada tinha. O que era aquilo? Compaixão, revolta ou simplesmente oportunismo e falta do que fazer em casa? A conclusão que se chega é que é muito fácil manipular a massa. Se fôssemos mais conscientes e menos "narcisos", aquelas pessoas deveriam estar em casa, cuidando do seus afazeres, educando melhor seus filhos, para que no futuro essas lamentáveis tragédias sejam evitadas. O amor e a compaixão devem começar em casa. A solidariedade não precisa de holofotes. Depois ainda não acreditam que exista "vida inteligente" em outros planetas.
O universo não pode ser tão pobre assim!

4:22 PM  
Blogger Jonathan said...

realmente a raça umana ainda é bem primitiva


homem primata

o que o tico disse tmb me lembro de uma musica do cazuza medieval II

mais po o ser humano espiritualmente
sinceramente é bem inferior o mundinho onde vivemos é bem inferior

as pessoas só praticam coisas que não consigo entender
coisas banas,bizarras ao extremo

7:09 PM  
Blogger Unknown said...

Muitos me acham louca qdo digo isso, mas já me fiz tanto essa pergunta que cheguei a conclusão de que a raça humana foi uma experiência que não deu certo,pode parecer fatalista esse comentário, mas quanto mais vivo mais acontecimentos comprovam minha teoria, muitas vezes me questiono sobre o que eu própria seria capaz de fazer, apesar de ( pelo menos tentar)ter consciência e ainda valorizar certas idéias e filosofias de vida, mas pertencendo a essa espécie duvido até de mim mesma;os animais já comprovaram pela sua forma de vida que são capazes de levar uma vida harmonica sem acabar coma sua espécie, sabem respeitar limites e territórios,sabem compartilhar e até aceitar outros de espécies diferentes, enfim formam uma sociedade extremamente organizada...e se formos aos outros reinos da natureza vemos a perfeiçaõ se refletindo em tudo, a única espécie que se auto-destói é a humana, então só nos resta a entrega absoluta dessa vida ao plano divino, de certo de lá eles consigam ver dias melhores pra essa terra, coisa que aqui ta difícil....

11:04 AM  
Blogger Jambú D`mente said...

Olá Tico e aos demais do Bem.
"Humanos",principalmente governantes, apenas se preocupam c/o desenvolv. econômico-financeiro e tecnológico p/ter meios d alienação, controle e poder,porém o desenvolv. moral,intelecto-cultural e espiritual são esquecidos e desvirtuados;desta forma caminhamos cegos e entorpecidos p/ o mal!
O desamor; a falta do auto amor,a falta de amor ao próximo e o egoísmo(perceba que td está dentro dos seres humanos, o mal q vemos no dia-a-dia é apenas exógeno disso)são a causa de todo o Mal; cabe a cada um combatê-lo com o auto-semear de Amor e de Bem!
Abraço forte deste amigo do NOrte (que não é com "M") Manuel Cardoso.

3:00 PM  
Blogger Observar e absorver said...

Enquanto a mídia explora o caso chocante da menina defenestrada, 24h por dia, omite que, entre os mais de 80 mortos de dengue, no Rio, pelo desvio de verbas de combate ao mosquito, ano passado, há mais da metade de crianças. Mas são crianças de outra classe, não merecem destaque, até porque pode chamar a atenção pra estrutura social que favorece a existência dessa mesma mídia, dessa concentração absurda de todos os benefícios da tecnologia e desenvolvimento, dessa abjeta expoliação da maioria da humanidade.
A humanidade é pejada de crimes hediondos, toda hora. Mas os mais hediondos, que negam à esmagadora maioria uma existência digna, não se pode falar, porque poriam a nu essa sociedade falcatruesca, hedionda, vergonhosa pra quem tiver consciência. E poriam em risco os privilégios exercidos hediondamente por minorias arrogantes e vendidas aos interesses do usurpador do mundo, o por mim batizado de Zum (os um por cento da humanidade).
Abraço e saudações engajadas.

7:36 AM  
Blogger Geraldo Gomes said...

Você acha que a imprensa torce para que haja anormalidades[tragédias e violências]?Eu não acho,tenho certeza!Qual veículo de comunicação de massa nos oferece crescimento pessoal?"Quanto ao que mudou em relação aos nossos antepassados"?Concordo piamente com a sua conclusão.Quanto ao "mundo"?Ele por si próprio nos diz que não é assim porém é necessário que saibamos "enxergar" além do nosso próprio "repertório".Quanto,"o que é a raça humana?Começamos a errar quando afirmamos "raça humana,HUMANA?Mas vamos lá,a raça humana é a única raça construtiva,destrutiva,omissa e violenta!Ela criou Deus e destrói o equílibrio,ela criou o Diabo para à ele atribuir suas anormalidades[VIOLÊNCIAS].Deixo-lhes também uma pergunta!Exceto minhas violências, o que fiz hoje que está repercutindo aos povos do continente asiático?Tenho dito:A violência é uma indústria fabricada pelos seres humanos[sem exceção]que gera lucros e que proporciona felicidades.Se desejarem um PARCEIRO SÈRIO para iniciar-mos um trabalho SÈRIO pela não-violência aqui estou eu.Se quiserem conhecer minhas idéias em relação a mesma acessem:[www.geraldo-gomes.blogspot.com]Muitas coisas boas para todos e saibam que somos a solução do que reclamamos.

9:20 PM  
Blogger Baby D said...

Na moral a imprensa é suja ao relatar esse fato, e acabam manipulando a sociedade as essas ideias toscas, de depedrar o casal. como se a lei fosse como nos tempos antigos, olho por olho e dente por dente.

6:55 AM  
Blogger baheadeaço said...

E que Um dia Possamos Fumir Com A Consciência tranquila.
Porque enquanto Houver o Contrário.
queremos tbem uma sociedade que se manifeste mais,que apresente projetos constantemente,
ou então infelizmente ainda teremos uma sociedade Sindicalizada por politicos covardes,politicos LADRÕES,Corruptos
ViVa Nosso Roque E Boas ENeRGIAS a todos

3:50 PM  

Postar um comentário

<< Home